quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Politica MT

Sinop | 23/02/2012 - 08:54

Dorner recua e apoia Juarez; Dilceu polariza disputa como voz opositora

Romilson Dourado


O prefeito de Sinop Juarez Costa busca a reeleição e tem mais chances de atrair Roberto Dorner (PSD) para o palanque no embate contra o oposicionista Dilceu Dal Bosco (PSDB), que tem apoio do ex-prefeito e deputado federal Nilson Leitão (PSDB)
O suplente de deputado federal e empresário Roberto Dorner (ex-PP e hoje no PSD) não deve concorrer à Prefeitura de Sinop, cidade-pólo do Nortão. Ele se mantém no páreo apenas para valorizar o "passe", a exemplo do pleito de 2008, e a tendência, seguindo orientação da cúpula estadual, é de apoiar o projeto de reeleição do prefeito Juarez Costa, do PMDB, mesmo partido do governador Silval Barbosa. Dorner tem peso político importante, depois da experiência de alguns meses como deputado federal no lugar de Pedro Henry e de ter ganhado destaque como um dos parlamentares mais produtivos da bancada mato-grossense. Além do mais, ele mantém três emissoras afiliadas do SBT, em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis, e que, certa forma, direciona a linha editorial para beneficiar a candidatura de sua preferência.
O Palácio Paiaguás passou a monitorar as articulações políticas sobre as eleições municipais, especialmente nas cidades pólos. No caso de Sinop, a leitura é de que os grupos tendem a se convergir para duas candidaturas, a de Juarez e a do ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco, do DEM.
Comandado no Estado pelo presidente da Assembleia José Riva e pelo vice-governador Chico Daltro, o PSD mantém o discurso de se construir uma terceira via com Dorner, mas o próprio empresário não tem feito articulação com vistas a encabeçar uma chapa a prefeito. Ele foi procurado por Dilceu, mas, nos bastidores, sinaliza para se reaproximar do prefeito Juarez. Também tende a se juntar ao peemedebista o deputado estadual Baiano Filho, que chegou a se distanciar de Juarez por causa de conflitos e interesses paroquiais. Com a força das máquinas municipal e estadual, Juarez deve construir um amplo arco de alianças, com possibilidade de repetir o trunfo das eleições de 2008, quando se elegeu com mais de 70% dos votos.
Já as oposições devem a se afunilar à candidatura de Dilceu, irmão do deputado estadual Dilmar Dal Bosco. Dilceu foi candidato a vice-governador do tucano Wilson Santos, que saiu das urnas de 2010 em terceiro lugar. O ex-deputado tem como um dos principais cabos eleitorais o deputado federal e ex-prefeito por dois mandatos Nilson Leitão, do PSDB. O PV do empresário Paulo Fiúza corre por fora mas, no fundo, deve se unir aos democratas e tucanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário