quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Elevador pode ter caído em MT após rompimento de eixo, aponta inspeção

17/01/2012 18h50- Atualizado em 17/01/2012 19h54

Elevador pode ter caído em MT após rompimento de eixo, aponta inspeção

Três trabalhadores morreram no acidente e outros três ficaram feridos.
Superintendência do Trabalho interditou totalmente a obra após mortes.

Ericksen VitalDo G1 MT
Comente agora

Prédio passou por vistoria em dezembro de 2011 (Foto: Denise Soares / G1)Três trabalhadores morreram após queda de
elevador (Foto: Denise Soares / G1)
A queda do elevador da obra de um prédio em construção em Cuiabá, que causou as mortes de três trabalhadores, pode ter sido provocada pelo rompimento do cabo de um dos três eixos que sustentavam o equipamento. A informação, obtida com exclusividade pelo G1, foi constatada preliminarmente pela equipe do Ministério do Trabalho em Mato Grosso que inspecionou a obra.

“O rompimento de um dos três eixos do elevador pode ter ocorrido devido à sobrecarga de peso. Esta é, por enquanto, a nossa principal hipótese. Até porque a investigação da causa do acidente ainda está no começo”, relatou Aline Roberto Amoras, chefe do Núcleo de Segurança da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso.

Aline Amoras também explicou que no dia 17 de outubro do ano passado três profissionais técnicos comprovaram, por meio de testes, que o elevador estava em condições de uso. “As documentações atestaram que o elevador passou por três ensaios (testes) que comprovaram as condições para operar”, afirmou. A reportagem do G1 entrou em contato com os representantes da empresa, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto até o fechamento desta matéria.
InvestigaçãoA chefe do Núcleo de Segurança da SRT-MT destacou que a investigação da causa do acidente é bastante delicada. Isso porque, por exemplo, o elevador tinha seis meses de uso e há dois meses havia sido inspecionado. Contudo, os laudos dos profissionais poderiam valer por um ano, mas antes do prazo foi verificado um problema que pode ter causado a queda.
Além disso, um dos trabalhadores mortos era capacitado para identificar algum problema no equipamento. O profissional tinha a atribuição de verificar o elevador todos os dias, logo de manhã, antes de o equipamento entrar em operação. Ele observava se havia condições de uso. Quando é confirmada alguma irregularidade, o equipamento não é liberado para funcionar.
O elevador que despencou de uma altura de 18 metros já havia sido interditado em outubro do ano passado após uma vistoria constatar 11 irregularidades, mas voltou a funcionar normalmente depois que a empresa resolveu os problemas apontados.
AcidenteNa manhã do último dia cinco de janeiro, seis pessoas estavam no elevador no momento em que o elevador despencou repentinamente. Dois trabalhadores morreram na hora e outros quatro foram socorridos, porém um deles não resistiu e morreu ainda naquele dia.
Após as três mortes, todo o canteiro de obras do prédio foi interditado no dia seis de janeiro por fiscais do Ministério do Trabalho. A chefe do Núcleo de Segurança da SRT-MT, disse que foram encontradas uma série de irregularidades em relação à segurança dos operários. Agora, o elevador que ficou destruído deverá ser substituído integralmente.

Homem morre preso nas ferragens após colisão de 4 veículos em MT

17/01/2012 19h01- Atualizado em 17/01/2012 19h09

Homem morre preso nas ferragens após colisão de 4 veículos em MT

Israel dirigia um carro que ficou imprensado entre dois veículos.
Irmão do motorista foi levado para o Pronto Socorro de Cuiabá.

Do G1 MT
1 comentário

Passageiro do veículo que ficou imprensado teve lesões leves (Foto: Deivison Almeida)Passageiro do veículo que ficou imprensado teve fraturas nas pernas (Foto: Deivison Almeida)
O motorista Israel dos Apóstolos, de 32 anos, morreu no acidente que envolveu três carros e um ônibus, nesta terça-feira (17), na rodovia Hélder Cândia, também conhecida como Estrada da Guia, em Cuiabá. O irmão da vítima, Isaiás dos Profetas de Sousa , de 31 anos, ficou gravemente ferido, com fraturas nas pernas, e foi encaminhado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).
Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu quando um ônibus, que ia para Cuiabá, colidiu com um carro da Enecol Engenharia que estava parado na beira da pista ocupando parte da rodovia. Com a batida, outro carro seguia em direção a Jangada, a 82 quilômetros da capital, bateu de frente com o ônibus. Um terceiro veículo bateu na traseira do carro da vítima, que ficou encurralado. Os três ocupantes do último carro e o motorista do ônibus não ficaram feridos.
O irmão da vítima fatal, Tadeu de Jesus de Sousa Pinto, de 45 anos, esteve no local e ficou abalado com a situação. “Eu encontrei um dos meus irmãos morto e o outro tinha sido levado para o pronto socorro”, disse ao G1.
O diretor regional da Enecol Engenharia, Gelson Nunes, disse ao G1 que a empresa aguarda resultados da perícia. “Sentimos muito pelo falecimento. Ninguém queria que isso tivesse acontecido, mas a informação que temos dos funcionários que estavam trabalhando na área, é de que o carro estava no acostamento da pista e que o ônibus bateu na lateral do nosso carro”, destacou.