quinta-feira, 21 de junho de 2012

Marcha para Jesus de Guarulhos será neste sábado

 

Redação21 de junho de 20121
Marcha para Jesus de Guarulhos será neste sábado
Guarulhos está em contagem regressiva para a 9ª edição da Marcha para Jesus, que ocorrerá neste sábado, dia 23 de junho. Grandes nomes da música gospel estão confirmados, a concentração será na Avenida Paulo Faccini (Bosque Maia), com saída às 12 horas. Em seguida, o público caminhará rumo à Avenida Transguarulhense (Parque Continental), onde estará montado o palco central do evento. No local vão se apresentar Thalles Roberto, Bruna Karla, Renascer Praise, Rose Nascimento, Oficina G3, Davi Sacer, Adhemar de Campos, Jotta A., Pregador Luo, Benner Jacks, Nasci pra Deus, Jéssica Sena e Quarteto Hodsi. A expectativa é que essa seja a maior Marcha da cidade, superando o recorde de público de 2011, que contou com cerca de 130 mil pessoas.
Além de muito louvor, o evento também abençoará um dos participantes com uma Kombi na promoção “Minha Igreja vai de Kombi”. O sorteio ocorrerá no dia da Marcha, no local dos shows. O veículo irá para a igreja do contemplado.
Oração
Este ano, a Coordenação da Marcha preparou ainda o movimento “Eu Oro por Guarulhos”, que levou as igrejas da cidade a intercederem pelas autoridades guarulhenses e pela cidade. E a ação continua, durante o evento todos os participantes orarão a favor de Guarulhos. Esta campanha de oração estampa, inclusive, a camiseta da Marcha.
Sustentabilidade
Algumas práticas da edição anterior serão repetidas, como a Marcha Sustentável – ação que, este ano, contará com a participação da IDECON e da Cooperativa Recicla Cidadã. Durante o evento, seja na caminhada ou nos shows, haverá equipes para coletar o lixo reciclável. O público também pode colaborar descartando o lixo nos locais corretos.
Solidariedade
Também está confirmada a arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade — no ano passado, a organização da Marcha recolheu 10 mil toneladas de alimentos por meio da troca do cupom da promoção que sorteou um carro modelo Celta zero-quilômetro. Assim como em 2011, para concorrer a Kombi deste ano, os participantes terão de trocar o cupom por um quilo de alimento não perecível. Haverá ainda, postos de arrecadação para a Campanha do Agasalho. Leve uma peça em bom estado e exercite a solidariedade.
Ação social
Quem estiver na Marcha também terá a disposição uma série de serviços de saúde e cidadania. A organização das Igrejas colocará à disposição do público equipes e materiais para testes de diabetes, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, manicure, pedicure, higienização de pele, orientação antidrogas, atendimento pastoral, atendimento Procon, informações de saúde, exame de vista, atendimento jurídico. Quem precisar tirar documentos como RG e Carteira de Trabalho contará com um posto de atendimento no local. Já as crianças terão diversão garantida no Espaço Kids.
O evento é uma realização do Conselho das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB), Conselho de Ministros Evangélicos de Guarulhos (COMEG) e Igrejas Batistas de Guarulhos, e conta com o apoio da revista Exibir Gospel e da Prefeitura Municipal.

Rio+20

Acordo entre países do Brics lembra Nova Ordem Mundial

Diego Machado21 de junho de 20120
Acordo entre países do Brics lembra Nova Ordem Mundial
Um acordo firmado entre os cinco principais países emergentes para criar um fundo anticrise tem chamado atenção por causa de profecia apocalíptica. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que fazem parte do Brics, se comprometeram em aportar 75 bilhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional (FMI) durante reunião do G20 no México esta semana.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o objetivo é criar “uma solidariedade financeira” entre os emergentes e aumentar a confiança não só nos cinco mercados, mas internacionalmente.
“Está claro que os países do Brics entraram num estágio em que podem exigir ser reconhecidos (no processo de reforma do FMI)”, disse o vice-ministro das Finanças russo, Sergei Storchak, a repórteres.

Os cinco países do Brics representam 43% da população mundial e cerca de 18% da produção econômica global. Juntos, eles têm cerca de 4 trilhões de dólares em reservas, com a maior parte nas mãos da potência exportadora China.

O acontecimento lembra a profecia sobre o surgimento do anticristo, já que na profecia ele terá uma “influência mundial” (Apocalipse 13.8). Além disso de acordo com interpretação ele surgirá de uma das 10 nações mais poderosas ou influentes. Além disso este líder político será capaz de organizar a Nova Ordem Mundial e firmar um acordo político e financeiro.

A Rússia e seus parceiros ex-soviéticos Cazaquistão e Belarus já compartilham um fundo anticrise, que emprestou dinheiro a Belarus para enfrentar a crise.
As nações emergentes querem ampliar sua força dentro do FMI através do seu poder de voto, as chamadas cotas. A Rússia quer que as cotas sejam recalculadas com base no PIB e nas reservas externas de cada país.

PT perde pré-candidatos e pode não eleger 1 vereador; veja quem restou


-- Enelinda Scala, após obter garantia de estrutura e tempo privilegiado de TV, concorre novamente à Câmara, enquanto Luiz Scaloppe e Verinha desistem na disputa
Enelinda Scala, após obter garantia de estrutura e tempo privilegiado de TV, concorre novamente à Câmara, enquanto Luiz Scaloppe e Verinha desistem na disputa
O PT corre risco de não eleger um vereador em Cuiabá. Da lista de 46 pré-candidatos, o partido conseguiu, com muito esforço, receber 27 inscritos e a ex-vereadora e sanfoneira Enelinda Scala só aceitou entrar na relação após uma negociação com o pré-candidato a prefeito Lúdio Cabral, de quem recebeu garantia de estrutura para a campanha e de tempo privilegiado no horário eleitoral. A ex-deputada Vera Araújo, hoje secretária-adjunta de Estado de Justiça e Direitos Humanos, e o procurador de Justiça do Estado, Luis Alberto Esteves Scaloppe, desistiram.
Scaloppe até havia retornado à militância, com propósito de concorrer a vereador e, de última hora, preferiu ficar de fora. Ele já disputou pelo PT a governador, em 1990. Teve votação pífia. Nesta campanha, o petismo não terá mais a participação efetiva da velha guarda como se imaginava. Na reunião da Executiva municipal nesta terça à noite, Lúdio se mostrou preocupado com a possibilidade do partido não conquistar vaga, mesmo com ampliação do quadro de vereadores de 19 para 25, e se articula para fechar chapa com o PDT. Admite que não há um "puxador de voto". O quociente eleitoral deve chegar a 11 mil votos por vaga. Hoje, a legenda conta com uma cadeira, ocupada por Lúdio, que concorrerá ao Palácio Alencastro.

Os nomes mais competitivos são de Enelinda, que tem apoio do deputado Ademir Brunetto; de Aparecido Mendonça, com aval do secretário de Estado de Educação Ságuas Moraes; de Arilson da Silva, cujos padrinhos são a ex-senadora Serys Marly e Verinha e apoio do ex-presidente do PT da Capital Jairo Rocha; e o professor Allan Kardec, respaldado pelo deputado Alexandre Cesar. Kardec é sobrinho de Valdebran Padilha, classificado pelo ex-presidente Lula de "aloprado" por causa do envolvimento no escândalo da compra de dossiê anti-tucano.
Há outros nomes do petismo de "olho" na Câmara, mas considerados fracos do ponto de vista eleitoral, como dos líderes comunitários Cledson Torquato, do Tijucal; José Carlos de Araújo, do Monte Líbano; e Robson Cireia, do Jardim Itália - veja ao lado a lista completa dos pré-candidatos.
Petistas avaliam que, por causa do enfraquecimento da legenda, o máximo que pode conseguir seria uma cadeira na Câmara da Capital. O cenário é pior do que aquele do pleito de 2000, quando elegeu Enelinda e Verinha. O primeiro vereador pelo PT na Capital foi Vanderley Pignatti, em 1988. Depois, o partido elegeu Ivan Evangelista, em 96, com 1.503 votos. A maior bancada petista veio em 2004, com a garantia de 3 cadeiras, ocupadas por Domingos Sávio, Valtenir Pereira e Lúdio. O primeiro foi para o PMDB, enquanto Valtenir se tornou deputado federal e está no PSB. Restou Lúdio na sigla petista

Lista de inelegíveis tem 194 de Mato Grosso por contas irregulares no TCU

 

Especial para Olhar Direto – Jonas da Silva
Foto: Montagem
Lista de inelegíveis tem 194 de Mato Grosso por contas irregulares no TCU
Mato Grosso conta com 194 responsáveis e 316 ocorrências por contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que podem ser considerados inelegíveis na eleição deste ano. A relação é composta por decisão válida e contra a qual não há mais recurso.

A lista é entregue à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho em anos eleitorais. Ela é formada a partir de julgamentos transitados em julgado nos oito anos anteriores ao pleito. A lista foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira. Há diversos ex-prefeitos na listagem.

Entre os que poderão ser declarados inelegíveis estão o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França; a prefeita de Colniza, Nelci Capitani; o ex-prefeito de Nobres, Devair Valim de Melo, com cinco ocorrências; assim como o ex-prefeito de Confresa, Iron Marques Parreira. Além do ex-senador e suplente de senador, Osvaldo Sobrinho.

A lista ainda apresenta responsáveis por contas julgadas pelo TCU, como o secretário de Indústria, Minas, Energia, Pedro Nadaf e o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, com três citações.

Veja a lista de inelegíveis elaborada pelo TCU. O inelegíveis de Mato Grosso então nas páginas 198 a 209 do documento, click aqui

Inverno começa nesta quarta-feira no Brasil com chuva para toda capital

 

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Reprodução/Ilustração
Inverno começa nesta quarta-feira no Brasil com chuva para toda capital
Com início às 19h09 desta quarta-feira (20), o inverno começa com previsão de chuva para hoje em Cuiabá, segundo estimativa do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Ainda segundo o Inpe, o tempo chuvoso deve perdurar até sábado (23). Uma frente fria se forma sobre o sul do país, atingindo o Mato Grosso do Sul. Apesar de não atingir Mato Grosso, ela deve mudar o tempo no Estado.

Fora as chuvas iniciais da estação, o inverno chega trazendo tempo seco e temperaturas mais amenas na maior parte do país. O período também é marcado pela baixa umidade relativa do ar, que propicia a ocorrência de queimadas, principalmente no Centro-Oeste.

Durante toda esta semana, as temperaturas devem oscilar entre 18 e 31 graus. Para hoje e amanhã, há previsão de pancadas de chuva nos períodos vespertino e noturno.

Projeto Verde Rio de MT é mostrado como caso de sucesso na Rio + 20

 

Do Rio de Janeiro - Marcos Coutinho
Foto: Reprodução
Projeto Verde Rio de MT é mostrado como caso de sucesso na Rio + 20
O projeto Verde Rio – uma parceria da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Instituto Ação Verde e seus mantenedores (Fiemt, Senar, Senai etc), Ministério Público Estadual (MPE) e Governo do Estado – foi apresentado há pouco na Rio + 20 como um case de sucesso em termos ambientais e de sustentabilidade.

Sinteticamente, o projeto consiste na recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) às margens do Rio Cuiabá, que corta oito municípios de Mato Grosso nos quais estão mais de 1/3 da população do Estado.

De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, o projeto Verde Rio, se ampliado, pode ser um modelo não só para o Brasil, mas para todo o mundo.

Em palestra proferida no estande da Confederação Nacional da Agricultura, Prado salientou que a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), já reconhece o projeto como modelo.

Leia cobertura do Olhar Direto na Rio + 20

O Verde Rio será contemplado com R$ 711 mil, que beneficiarão 125 famílias ribeirinhas (mais de 400 pessoas), salientou o deputado estadual Carlos Avalone, em aparte complementar à palestra de Rui Prado.

Com 828 quilômetros de extensão, o Rio Cuiabá é um dos mais importantes das bacias Pantaneira e do Prata e está com suas matas ciliares comprometidas, sobretudo nos oito municípios cortados por ele. Vale lembrar que a APP é uma área de 100 metros a partir da margem do rio.

Dados do MPE apontam que mais de 500 propriedades já assinaram o TAC proposto pelo Verde Rio. O projeto teve início em Santo Antonio e consiste em, além do simples plantio de plantas e árvores nativas, derrubada de construções às margens do rio e na remoção de estradas.

“O Verde Rio é um grande sucesso e já está produzindo resultados altamente positivos, mas o mais importante é que está colaborando para formação de uma nova consciência ecológica”, afirmou o promotor de justiça Domingos Sávio de Arruda Barros.