segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DENGUE

13/02/2012 16h16- Atualizado em 13/02/2012 16h55

Governo vê risco de surto de dengue em 18 estados

Tocantins e Pernambuco já estão em surto, segundo Ministério da Saúde.
Cidade do Rio de Janeiro é foco de preocupação, com maior incidência.

Iara LemosDo G1, em Brasília
2 comentários

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (13) que verificou risco de surto da dengue em 91 municípios em 18 estados brasileiros. Desses estados, segundo a pasta, em dois já se pode considerar situação de surto da doença: Tocantins e Pernambuco. Nesses estados, além da alta incidência - em Tocantins, foram 249,4 casos por grupo de 100 mil habitantes - foram localizados mais focos de infestação (mais de 3,9% dos imóveis com larvas do mosquito transmissor).
Outra preocupação do ministério está centrada no município do Rio de Janeiro, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A cidade concentra o maior número de casos, segundo o levantamento de infestação do Aedes Aegypti (LIRA), feito pelo ministério.
De 1º de janeiro até 11 de fevereiro, foram 2.322 casos da doeça registrados na capital fluminense. O estado do Rio de Janeiro também concentra o maior número de incidências, com 4.275 casos.
"A cidade do Rio de Janeiro é a que mais preocupa desde agosto do ano passado. O LIRA do Rio de Janeiro que apresentamos hoje teve uma redução, o que significa que o trabalho que tem sido feito pelas equipes do Rio de Janeiro tem surtido efeito para a redução, mas não afasta o Rio de Janeiro de ter a pior epidemia da sua história", afirmou o ministro.
Dos demais municípios que apresentam risco de surto, 22 estão na Bahia, 12 no Maranhão, 12 em São Paulo, sete na Paraíba, sete em Goiás, seis em Pernambuco, seis no Amazonas, cinco no Pará, três no Ceará, dois em Alagoas e Sergipe e um em Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Redução de casos
O Ministério da Saúde também informou que o número de casos de dengue registrados no país entre os dias 1º de janeiro e 11 de fevereiro de 2012 teve uma redução de 62% em relação a 2011. De acordo com o balanço divulgado pela pasta na nesta segunda, no ano passado, no mesmo período, foram registrados 106.373 casos, contra 40.486 neste ano.
Do total, 75% estão concentrados em 10 estados: Rio de Janeiro (4.275), Minas Gerais (3.531), Pernambuco (3.495), Tocantins ((3.450), Pará (3.304), Bahia (2.743), Goiás (2.690), São Paulo (2.590), Ceará (2.322) e Espírito Santo (1.982).
"Em síntese, é uma notícia boa. No entanto, como ainda estamos na metade de fevereiro temos de manter o alerta, a mobilização, para que a gente chegue até o final do verão com este grau forte de compromisso", disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
Segundo o ministério, o número de casos de casos considerados graves da doença reduziram em 86% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre primeiro de janeiro e 11 de fevereiro de 2011, foram registrados 1.345 casos graves, contra 183 neste ano. Os números de mortes causadas pela dengue também apresentaram redução nos primeiros dias de 2012. Foram 95 mortes em 2011 contra 32 em 2012.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a redução de casos neste ano são resultado de uma série de ações de combate ao mosquito transmissor. O Ministério da Saúde fez repasse adicional de R$ 92, 8 milhões a 1.159 municípios para o controle da doença. Também foram distribuídas 2,5 mil toneladas de larvicidas e 350 mil litros de inseticidas.
"Nós queremos reafirmar que o caso de termos 62% a menos de casos de dengue nestas primeiras semanas revelam a importância de se manter a estratégia do controle, seja do foco do mosquito, da qualificação dos profissionais e também de intensificar as ações neste momento. Temos um primeiro quadro do início do ano", disse Padilha.
Para o ministro, embora os números tenham sido reduzidos, não há motivo para reduzir as ações. "Dados positivos não são motivos para baixarmos a guarda. São motivos para vermos o que deu certo e reforçarmos as ações", disse Padilha

Eleições 2012

Assembléia de Deus de Cuiaba  irá se filiar em massa no PSC já de olho nas eleções 2012
Associação evangelica de Cuiaba, reuni-se neste ultimo dia da semana, para definir alguns nomes para eleições desse ano, compostas por diversas igrejas, das Assembleia de Deus de Cuiaba, entre outras reuniu-se cerca de 500 pessoas onde discutem alguns nomes, associação evangelica apresentou alguns nomes, Celio Bispo da Assembleia de Deus de Belem, Edinho da Assembléia de Deus de Perus, e José Conceição da Assembleia de Deus de Belém, Julio Bispo e José Conceição já tem uma historia na politica, Celio Bispo já disputou três eleições passadas e José Conceição, disputou pelo PRTB a disputa da presidencia municipal da juventude em 2008, onde foi vice-presidente da juventude do PRTB, onde no mesmo ano renuciou ao cargo, pois foi para PR apoia Mauro Mendes na época canditado a prefeito de Cuiaba, José Conceição Foi para Base de Mendes e junto com Luiz Roberto foi coordenador da Juventude do PR, associação acredita se lançar três canditados em partido pró-evangelico consegirar eleger, hoje as assembléia de Deus tem mais de 30 mil membros em Cuiaba.
José Conceição já Foi filiados ao PMDB,1999 e no ano de 2000 foi para PPS onde apoio Gelcimar Amorim, neste ano foi indicado a trabalhar na secretaria de educação do municipio até 2002, onde foi convidado pelo Romulo a trabalhar em pró do então dep.Huberto Bosaipo, José teve passagem pela PJ - pastoral da Juventude em 2001\02 onde foi eleito pelos grupo de jovens de Cuiaba, em 2003 concorreu a eleição para presidente de bairro do Itamarati obteve 396 votos perdendo por uma diferença de 6 votos, neste ano José se filio-se ao PT , hojé no meio evangelico a potilica é vista como uma prioridade para povo evangelica, com tantos temas na sociedade as igreja predente envistir pesado neste ano, com Célio Bispo, filho do Pr.  que dirige a igreja do Jd-Novo Paraiso, teve uma boa votação na eleição passada e acredita que este ano é ano da vitoria.

hojé Cuiaba conta com mais de 70 mil evangelicos, jovens que buscam uma nova geração sem corrupção. A sociação deve neste ano cadastrar mais de 30 mil pessoas PSC de Cuiabá.

um movimento articulado por lideranças da Igreja Assembleia de Deus, em Mato Grosso, prepara uma filiação em massa, para fortalecer o Partido Social Cristão (PSC).
Tal atitude seria planejada pelo suplente de deputado federal Victorio Galli, atualmente no PMDB, com apoio do deputado estadual Sebastião Rezende (PR).
A migração para a legenda cristã teria como objetivo às eleições de 2012 e 2014.
A estratégia é fazer frente ao poder político da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, que tem base sólida no PRB e é liderado nacionalmente pelo senador Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro.
A filiação de evangélicos do PSC também é liderada por Manoel Abílio Mourmer Ribeiro, filho do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, vice-presidente nacional da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Para alcançar sucesso nas urnas, já é considerada certa a filiação da ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, do ex-comandante geral da Polícia Militar, Orestes Oliveira, e do segundo suplente do PT na Câmara de Cuiabá, Oséas Machado de Oliveira.
O mesmo ocorre com o pastor José Marcos, que é filiado ao DEM, o suplente de vereador Célio Bispo (PV) e Marcrean dos Santos, filiado ao PRTB e presidente do bairro Pedregal, em Cuiabá, por mais de 10 anos.
Até 2014, o grupo ainda trabalha com a possibilidade de inclusão do vereador por Cuiabá, Misael Galvão (PR), que obteve 3.069 votos na eleição de 2008 e assumiu uma vaga na Câmara, em função da nomeação de Francisco Vuolo (PR) para o secretariado do governador Silval Barbosa (PMDB).
O presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), engenheiro civil Tarciso Bassan, é cotado para concorrer à Prefeitura de Várzea Grande pelo PSC.
Acessoria :Ada

MATO-GROSSENSE 2012

MATO-GROSSENSE

Mixto terá mudanças contra o Palmeiras

Eduardo Henrique confirma que vai promover alterações na equipe e que o objetivo é jogar mais no ataque, em busca da vitória


GERALDO TAVARES/DC
O Mixto terá mudanças para a partida desta noite diante do Palmeiras e onde apenas a vitória interessa
ADMAR PORTUGAL
Da Reportagem

Mixto e Palmeiras se enfrentam hoje, no Estádio Dutrinha a partir das 18 horas, em confronto válido pela 7ª rodada do Campeonato Mato-grossense. Uma semana inteira não foi suficiente para o técnico, Eduardo Henrique, definir o time mixtense. O zagueiro Cris cumpre suspensão automática e a dúvida está entre Nando e Evandro e até Edivan, da categoria de base também aparece na preferência do treinador. “É um jogo importante e preciso do time todo”, diz Eduardo Henrique.

Outro que deve começar jogando é o zagueiro e volante Kal, que nas últimas duas partidas ficou como opção no banco e desta vez deve começar jogando fazendo a dupla de zaga Edivan, Nando ou Evandro.

Sem jogar no meio de semana, o Mixto perdeu a vice-liderança para Vila Aurora e Luverdense que venceram respectivamente Atlético Campoverdense e Sorriso e chegaram a nove pontos contra sete do Alvinegro. O Palmeiras jogou na quarta-feira e perdeu de 2 a 0 para o Cuiabá e aparece em sexto lugar com seis pontos ao lado de Sorriso e Barra do Garças. “Não podemos perder a tranqüilidade e jogar pra vencer para permanecemos entre os quatro primeiros. Entendo que será um jogo complicado, mas temos que fazer valer o mando de campo e jogar pra vencer”, anunciou Eduardo Henrique.

No Palmeiras a principal novidade é o novo comandante técnico do clube, Gilmar Ferreira, que assumiu o clube na noite de quarta-feira no jogo contra o Cuiabá, quando perdeu de 2 a 0. É que o técnico Arildo Berdun, depois da vitória de 1 a 0 sobre o Barra do Garças no Zeca Costa, no domingo passado, na terça-feira anunciou sua saída do clube. E Gilmar Ferreira vai depender do Departamento Médico para definir o time que deve começar jogando contra o Mixto. Um dos principais jogadores do time, o atacante Gil, no jogo de quarta nem terminou o primeiro tempo e foi substituído em virtude de uma lesão na virilha.



MIXTO

Heverton Perereca; Ricardinho, Kal, Nando e Alemão; Cleber, Jean Carlos, Jackson e Julian; Furlan e Eder Belém. Técnico: Eduardo Henrique

PALMEIRAS

Rogério; Felipe Carioca, Renan (Pedro Bala), Márcio Júnior (Alexandre) e João Márcio; Felipe, Rochinha, Lê e Valderrama; Marcos e Lulu. Técnico: Gilmar Ferreira

Árbitro: Alinor Silva da Paixão.

Assistentes: Paulo Cezar da Silva Farias e Gislan Antônio Garcia

Horário: 18 horas

Local: Estádio Dutrinha, em Cuiabá

Lula


13/02/2012 12h33- Atualizado em 13/02/2012 12h35

Lula está bem e faz radioterapia nesta segunda, diz boletim médico

Ex-presidente está desde sábado no Hospital Sírio-Libanês.
Exames revelaram ausência de tumor na laringe.

Do G1 SP
1 comentário

Boletim médico divulgado às 11h45 desta segunda-feira (13) pelo Hospital Sírio-Libanês informa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está clinicamente bem e continua realizando tratamento fonoaudiológico, fisioterápico, hidratação endovenosa e assistência nutricional, mantendo alimentação por via oral.
Segundo o hospital, conforme planejado, nesta segunda-feira o ex-presidente se submeterá a radioterapia. O paciente está sob os cuidados da equipe médica coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, João Luís Fernandes da Silva e Cláudia Cozer.

Lula está internado desde sábado (11) quando apresentava sinais de desidratação. Exames realizados para verificar as causas do mal-estar do ex-presidente revelaram ausência do tumor na laringe. Mas de acordo com Kalil Filho, só dentro de cinco anos será possível dizer se o ex-presidente está curado do câncer.

Julgamento do ano

13/02/2012 12h19- Atualizado em 13/02/2012 13h15

Mãe e irmão de Eloá vão depor como testemunhas de defesa

Eles vão substituir testemunhas que faltaram; júri acontece em Santo André.
Lindemberg Alves é julgado por 12 crimes, entre eles a morte de Eloá.

Do G1 SP
4 comentários


A mãe de Eloá Cristina Pimentel, Ana Cristina Pimentel, e o irmão mais novo da jovem de 15 anos morta em 2008 irão depor como testemunhas de defesa no julgamento de Lindemberg Alves, que começou na manhã desta segunda-feira (13) no Fórum de Santo André, no ABC paulista.
Eles substituem duas testemunhas convocadas pela advogada do acusado e que não apareceram no júri – no total, quatro dos convocados faltaram.
A pedido da advogada Ana Lúcia Assad, a mãe de Eloá substitui uma jornalista e o irmão entra no lugar do perito Nelson Gonçalves, que fez os laudos do caso pelo Instituto de Criminalística (IC). O pedido para a mãe da jovem ser testemunha seria uma estratégia da defesa para tirá-la do plenário e evitar manifestações de emoção que poderiam influenciar a decisão dos sete jurados – seis homens e uma mulher.
O julgamento foi interrompido por volta das 13h para almoço e será retomado por volta das 14h ainda com exibição de vídeos com imagens do dia do fim do sequestro.
Nayara (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)Nayara, amiga de Eloá que foi baleada durante
sequestro (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)
Início do júri
O julgamento de Lindemberg Alves Fernandes começou por volta 10h50 desta segunda-feira. O júri presidido pela juíza Milena Dias ocorre mais de três anos após um dos sequestros mais longos do país - cerca de 100 horas - acompanhado ao vivo pela TV, que terminou com a morte da estudante, com 15 anos à época.
O réu chegou algemado, mas ficou definido que ele não usará algemas durante o julgamento.
Pouco depois do início do julgamento, a defesa passou um vídeo com imagens da ação policial ocorrida nos dias do sequestro. Em seguida, deve começar o depoimento das testemunhas de acusação. A primeira a ser ouvida, segundo a previsão inicial, será Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá que também foi feita refém e acabou baleada no rosto durante o desfecho do sequestro.
Relembre o caso
Conforme denúncia do Ministério Público, movido por ciúmes de Eloá porque a ex não queria mais reatar o romance de três anos, o então auxiliar de produção Lindemberg, com 22 anos na época, invadiu armado o apartamento em que a estudante morava com os pais em Santo André no dia 13 de outubro de 2008.
Lá, Lindemberg manteve Eloá e outros três colegas de escola dela como reféns - Nayara, Iago e Victor Campos. Depois, os dois meninos foram libertados.
Após cem horas de cárcere privado, a polícia invadiu o apartamento. Durante a confusão, Lindemberg atirou na cabeça de Eloá e na de Nayara. Eloá foi atingida por dois disparos e teve morte cerebral no dia 18 de outubro. Alguns dos órgãos de Eloá foram doados. Nayara foi baleada no rosto, mas sobreviveu.
Doze crimes
Lindemberg responde por 12 crimes. Além da morte de Eloá, são duas tentativas de homicídio (contra Nayara e o sargento Atos Antonio Valeriano, que escapou do tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor, Iago e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).
Segundo o Ministério Público, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos.
O julgamento de Lindemberg deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Arte: Julgamento Caso Eloá (Foto: Arte G1)
tópicos:
 

Julgamento do ano

13/02/2012 08h15- Atualizado em 13/02/2012 08h42

Lindemberg chega a Fórum de Santo André para julgamento

Acusado de matar Eloá deixou prisão em Tremembé nesta manhã.
Julgamento deve ser iniciado às 9h desta segunda.

Kleber TomazDo G1 SP
7 comentários

Lindemberg chega a Fórum acompanhado de carros da polícia (Foto: Kleber Tomaz/G1)Lindemberg chega a Fórum acompanhado de carros da polícia (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Lindemberg Alves, acusado da morte da adolescente Eloá Pimentel em 2008, chegou por volta das 8h10 desta segunda-feira (13) ao Fórum de Santo André, no ABC, onde será julgado. O julgamento está previsto para começar às 9h. Lindemberg saiu pouco antes das 6h30 da Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, onde está preso.
A advogada de Lindemberg disse que seu cliente falará pela primeira vez sobre o caso no julgamento. O acusado se manteve em silêncio em todas as vezes que foi chamado a prestar depoimento. No julgamento, ele também poderia ficar calado.

“Ele vai falar, ele vai dar a versão dele do que aconteceu”, afirmou Ana Lúcia Assad, que disse que novas provas podem mudar os rumos do processo. “Toda história tem no mínimo duas versões", disse a advogada. Ela afirma que juntou novas provas ao processo, mas não as revela. Questionada se as provas mudam a versão sobre o caso, ela respondeu: "Digamos que parcialmente sim." A advogada chegou ao Fórum pouco depois de seu cliente, e não falou com os jornalistas.
Lindemberg deixou, por volta das 6h20, o presídio de Tremembé 2, em direção ao Fórum de Santo André. O veículo em que ele estava foi escoltado por seis policiais que seguem em dois carros da Polícia Militar.
Pouco depois da chegada de Lindemberg, também chegaram ao fórum uma das testemunhas de acusação, Iago Vilera, que estava no apartamento de Eloá quando o acusado chegou e foi feito refém por algumas horas. Ele não falou com a imprensa.

Além desse crime, o réu responde por duas tentativas de homicídio (contra Nayara Rodrigues da Silva, baleada no rosto, e o sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor Lopes de Campos, Iago Vilera de Oliveira e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro) praticados entre os dias 13 e 17 de outubro de 2008 dentro do apartamento onde Eloá morava, no segundo andar de um bloco da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Jardim Santo André.
No presídio, que fica a cerca de 140 km da capital, Lindemberg trabalha para uma fábrica que produz peças para boxes de banheiro. Ele participa de grupos de oração e costuma ler bastante. Na madrugada, algumas pessoas já aguardavam na frente ao Fórum para assistir ao julgamento. Cerca de 170 senhas serão distribuídas para o público.
O julgamento de Lindemberg está marcado para iniciar às 9h e deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Ao todo, foram arroladas 19 testemunhas para prestarem depoimentos, que poderão ser gravados pela Justiça. Pela lei, as testemunhas que moram fora de Santo André não precisam comparecer. Mais de 180 pessoas deverão assistir ao júri na plateia, entre parentes do réu, familiares das vítimas, público interessado que adquiriu senhas, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estudantes de direito, magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e jornalistas (serão cerca de 50 profissionais). A segurança em torno do fórum será reforçada pela PM para garantir a integridade física das pessoas que participarão do júri. Estão sendo aguardados eventuais protestos do lado de fora do prédio.
Depois será feito o interrogatório de Lindemberg, que está preso preventivamente na Penitenciária de Tremembé, no interior de SP, à espera do júri. Quando foi preso pela PM, ele nunca falou oficialmente sobre o desfecho do sequestro na delegacia, na reconstituição e na audiência de instrução na Justiça. Terá de comparecer agora ao fórum, mas tem o direito continuar em silêncio se quiser e não responder a nenhuma pergunta.
Sete jurados vão votar secretamente e decidir se o acusado é culpado ou inocente. Em seguida, a juíza Milena Dias, que presidirá o júri, contará os votos e dará a sentença de condenação ou absolvição do réu. Segundo o Ministério Público, responsável pela denúncia, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos.
Arte: Julgamento Caso Eloá (Foto: Arte G1)

Mundo

13/02/2012 07h42- Atualizado em 13/02/2012 08h07

Capriles vence primárias e disputará presidência com Hugo Chávez

Vencedor enfrentará presidente venezuelano, há 13 anos no poder.
Participação foi de 2,9 milhões de eleitores, acima das expectativas.

Da Reuters
Comente agora

O governador Henrique Capriles foi eleito no domingo (12) por esmagadora maioria como o candidato da oposição venezuelana para concorrer com o presidente Hugo Chávez na eleição presidencial de outubro.
Na eleição primária realizada por uma coalizão de 30 partidos contrários a Chávez, a chamada Mesa da Unidade Democrática, participaram 2,9 milhões de pessoas - o dobro da estimativa inicial.
Capriles governa o estado de Miranda, o segundo mais povoado do país, e recebeu 62% dos votos. Em segundo lugar ficou o governador do Estado de Zulia, Pablo Pérez, com cerca de 870 mil votos, ou seja, perto de 29% do total.
As últimas pesquisas divulgadas indicavam uma vitória folgada de Capriles. A disputa funciona como um termômetro para a eleição presidencial em 7 de outubro, em que Chávez busca o terceiro mandato. Sem dar sinais de esgotamento após ter anunciado estar curado do câncer na “região pélvica” diagnosticado no ano passado, o venezuelano chegou ao 13º ano de governo, no último dia 2, com 51% de aprovação, segundo uma pesquisa recente.
Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias deste domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias deste domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Grammy marcado por morte de Whitney Houston

12/02/2012 22h03- Atualizado em 13/02/2012 07h57

Adele triunfa no Grammy, marcado por morte de Whitney Houston

Apresentador abriu evento com uma prece para Whitney Houston.
Cerimônia de premiação musical aconteceu na noite deste domingo (12).

Do G1, em São Paulo
8 comentários

Adele brinca com o peso dos 6 Grammys que recebeu (Foto: Reuters)Adele brinca com o peso dos 6 Grammys que recebeu (Foto: Reuters)
A "princesa do soul" britânica Adele triunfou no domingo (12) no Grammy em uma cerimônia marcada pelo luto provocado pela inesperada morte da cantora pop Whitney Houston.
Adele fez exatamente o que se esperava dela e venceu em todas as categorias a que foi indicada, levando para casa seis prêmios Grammy, incluindo álbum, música e gravação do ano. E ainda fez uma das performances mais aplaudidas da noite, ao voltar aos palcos depois de meses parada por causa de uma cirurgia na garganta, cantando "Rolling in the deep" para uma plateia de figurões da música que a aplaudiram empolgados. Ao subir ao palco para o prêmio final, a cantora britânica que dominou as paradas de 2011 chorou.
Aberta com uma apresentação do músico Bruce Springsteen, a cerimônia do Grammy que aconteceu na noite de domingo não demorou a entrar nas homenagens a Whitney Houston, morta na noite de sábado (11). O cantor LL Cool J, apresentador da cerimônia, abriu seu discurso dizendo que "tivemos uma morte na família", e dando início a uma prece para Whitney Houston. "Nosso Pai Celeste, obrigado por ter nos dado nossa irmã Whitney Houston". A oração foi seguida por um vídeo da própria cantora interpretando seu hit "I will always love you" em outra edição do Grammy.
Já na reta final, logo após o tradicional segmento que lembra as perdas que a indústria do entretenimento sofreu no ano, outra homenagem: iluminada por um único holofote, a cantora Jennifer Hudson é a encarregada da responsabilidade de cantar ao vivo "I will always love you", maior sucesso de Houston e de qualquer cantora da história.
Além do tributo a ela, os destaques da noite ficaram por conta de dois retornos aos palcos - da cantora Adele, que não se apresentava desde outubro de 2011 por conta de uma cirurgia na garganta, e da banda Beach Boys, que há décadas não reunia seus membros remanescentes, incluindo Brian Wilson.

A celebração em torno da volta do Beach Boys começou com o Maroon 5 cantando "Surfer girl". Em seguida, eles chamaram Foster the people, que fizeram uma interpretação do clássico "Wouldn't it be nice". Então entraram em cena, para uma plateia de músicos já de pé, os Beach Boys reunidos para cantar Good Vibrations, arrancando gritinhos da audiência, especialmente nos primeiros vocais de Brian Wilson. Antes do fim da canção, eles foram discretamente acompanhados pelos vocalistas das bandas anteriores. Depois, aplaudidos em pé.

Os saudosistas aproveitaram de um fôlego só - o show seguinte, apresentado por Stevie Wonder, foi Paul McCartney cantando "My valentine". Também foi aplaudido em pé. Mas quem realmente empolgou o público foi Adele, com "Rolling in the deep", não à toa eleita a música do ano.
A cerimônia do Grammy é dividida em duas partes. Os prêmios principais fazem parte do evento que é transmitido ao vivo pela TV americana e pela TV paga no Brasil. Mas outros integram uma cerimônia que acontece horas antes do programa e que é composta principalmente de categorias técnicas, mas não apenas.

Neste domingo (12), por exemplo, nomes pop como Adele, Foo Fighters, Taylor Swift, Tony Bennett e Amy Winehouse foram premiados no evento secundário. Esta divisão acontece por causa do grande número de categorias do prêmio - este ano, são 78 ao todo.

Rumos as eleições

Toninho quer romper com Galindo; Brito resiste e defende PSD na base

Patrícia Sanches


Prefeito Chico Galindo conta com apoio de Brito para manter PSD na base; Toninho defende entrega de cargos
O recém-criado PSD já rachou em Cuiabá por causa de divergências internas. Enquanto o vereador Toninho de Souza defende que o partido rompa com a gestão Chigo Galindo, deixando a base governista, o assessor especial do Palácio Alencastro Carlos Brito tenta manter o PSD com o petebista. O PSD se tornou uma importante peça no pleito deste ano e deve ter um peso significativo no processo eleitoral deste ano.
Na Câmara conta com uma bancada expressiva, tendo: Toninho, Edivá Alves e Everton Pop. Leve Levi, titular de uma das cadeiras, está licenciado e completa o grupo. Além da forte atuação no Legislativo, a legenda participa da gestão Galindo por meio das pastas de Habitação, sob João Emanuel, de Cultura, com Luiz Poção, e a assessoria especial de Brito, que tem status de secretário e deve assumir uma vaga no staff do petebista ainda neste mês. Poção e Emanuel devem deixar os postos em abril para disputar o cargo de vereador.
Diante do impasse, o rumo do partido deve passar por uma discussão da cúpula. Neste contexto, o voto do presidente da Assembleia José Riva, um dos fundadores da sigla, terá peso. Da bancada do PSD, por enquanto, apenas Toninho defende uma ruptura com Galindo. Ele segue orientação de uma parte da legenda que busca facilitar uma coligação com o PMDB, de Dorileo Leal.
Nos bastidores, o parlamentar tem dito que se Brito quer ficar com Galindo, deve entrar na cota do prefeito e não na do partido. A briga deve prosseguir até as convenções. Acontece que, se de um lado, quem está no cargo deve ficar, Toninho não tem força para forçar um rompimento.

bolsa de valores

13/02/2012 08h04- Atualizado em 13/02/2012 08h04

Bolsas asiáticas sobem após Grécia aprovar pacote de austeridade

País está mais perto de garantir um essencial pacote de ajuda financeira.
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,58%.

Da Reuters
Comente agora

As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (13), com a Grécia mais perto de garantir um crucial pacote de ajuda financeira e, assim, evitar um calote desastroso, embora boa parte do otimismo parecesse já precificada nos mercados.
O parlamento grego aprovou nesta madrugada a lei amplamente impopular de austeridade fiscal, enquanto a violência explodia nas ruas de Atenas e espalhava-se pelo país, destacando o difícil desafio que o governo enfrenta para implementar as reformas econômicas.
A alta dos mercados das últimas semanas - parcialmente pela expectativa de um acordo na Grécia - trouxe muitos mercados a níveis que exigiriam mais notícias positivas para produzir mais ganhos, disseram analistas.
O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,9%, mas chegou a operar no negativo, refletindo a preocupação do mercado sobre os muitos obstáculos que a Grécia e outros países altamente endividados da zona do euro enfrentam.
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,58%, superando a negatividade de dados mostrando contração de 0,6% na economia japonesa durante o último trimestre de 2011, acima do esperado.
Alguns mercados tiveram a alta limitada pela realização de lucros, como o de Seul, que reduziu os ganhos do início do pregão para fechar com um avanço de 0,60%.
"A notícia grega melhorou a confiança do investidor mais cedo, mas os investidores institucionais estão vendendo após as altas recentes", disse o analista da Bookook Securities Eom Tae-woong.
O mercado avançou 0,50% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan ganhou 0,64%, enquanto o índice referencial de Xangai ficou praticamente estável, com variação negativa de 0,01%. Cingapura subiu 0,55%, e Sydney fechou com valorização de 0,94%.

Economia Grecia

12/02/2012 21h22- Atualizado em 12/02/2012 21h27

Parlamento grego aprova plano de austeridade e resgate financeiro

Plano foi exigência de credores para ativar resgate financeiro ao país.
Noite em Atenas foi marcada por violentos protestos contra medidas.

Do G1, com agências internacionais

O Parlamento grego aprovou neste domingo (12) o plano econômico de austeridade solicitado pelos credores do país com o qual se ativará o resgate financeiro e sua manutenção na Zona Euro.
Após uma noite caracterizada por violentas manifestações contra a austeridade em Atenas, o programa econômico foi adotado por maioria de votos, pouco antes das 23 horas (21h de Brasília).
O primeiro-ministro Lucas Papademos fala ao Parlamento grego neste domingo (12) (Foto: John Kolesidis / Reuters)O primeiro-ministro Lucas Papademos fala ao Parlamento grego neste domingo (12) (Foto: John Kolesidis / Reuters)
Pouco antes da votação crucial para o país e a Zona Euro, o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, disse que os deputados gregos "assumirão sua responsabilidade" e "definirão a escolha mais importante" para a Grécia, que é "avançar com a Europa e a moeda única".
"A violência e a destruição não têm lugar em uma democracia", completou o premiê, ao se referir às violentas manifestações ocorridas na capital grega neste domingo à noite contra o programa econômico apresentado para análise dos deputados.
Em seu terceiro discurso público em três dias, o primeiro-ministro insistiu novamente diante dos deputados sobre a importância de suas decisões: "avançar com a Europa e a moeda única" ou levar o país à "miséria, à bancarrota, à marginalização e à exclusão do euro".
Franquia da Eurobank em Atenas, na Grécia, é consumida pelo fogo durante protestos realizados neste domingo. (Foto: Thanassis Stavrakis/AP)Franquia da Eurobank em Atenas, na Grécia, é consumida pelo fogo durante protestos realizados neste domingo. (Foto: Thanassis Stavrakis/AP)
O plano apresentado aos deputados prevê um pacote de medidas de austeridade em troca de um novo resgate financeiro do país por parte de seus credores institucionais e uma operação de eliminação da dívida por parte dos credores privados.
Papademos lembrou que os três objetivos do plano são o saneamento das finanças públicas, o restabelecimento da competitividade do país e o reforço de seu sistema bancário.
Ataques
Cinemas históricos, cafés e lojas foram incendiados enquanto a polícia anti-protesto tentava conter manifestantes mascarados no centro de Atenas.
Um fotógrafo da agência de notícias Reuters testemunhou prédios envoltos em chamas e grandes faixas de fumaça no céu noturno. O confronto com a polícia, na parte exterior do parlamento grego, durou horas.
A Grécia precisa dos fundos antes de 20 de março para atender o pagamento da dívida de 14,5 bilhões de euros e o projeto de lei suscitou a ira nas ruas e tumultos dentro do governo de coalizão.
Bombeiros tentam abrir com serra-elétrica caminhão utilizado para conter incêndios, já que manifestantes tomaram as chaves durante protesto realizado em Atenas. À direita, loja é consumida pelo fogo (Foto: Thanassis Stavrakis/AP)Bombeiros tentam abrir com serra elétrica um caminhão da corporação utilizado no combate a incêndios, já que manifestantes tomaram as chaves do veículo durante protesto realizado em Atenas. À direita, loja é consumida pelo fogo. (Foto: Thanassis Stavrakis/AP)
veja também