terça-feira, 27 de março de 2012

Síria aceita plano de paz de Kofi Annan, diz porta-voz

27/03/2012 07h42- Atualizado em 27/03/2012 09h46

 

Plano de seis pontos proposto pelo Conselho de Segurança foi aceito.
Enviado da ONU e da Liga Árabe vai pedir aplicação imediata do acordo.

Do G1, com agências internacionais
2 comentários

O governo da Síria aceitou o plano de seis pontos de Kofi Annan, que considera esta decisão uma "etapa inicial importante" para acabar com a violência na Síria, anunciou o porta-voz do emissário da ONU e da Liga Árabe para o conflito.
"O governo sírio escreveu ao enviado especial conjunto Kofi Annan para aceitar seu plano de seis pontos, aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU", afirma o porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, em um comunicado.
"Annan escreveu ao presidente Assad para pedir ao governo sírio a aplicação imediata de seus compromissos", completa a nota do porta-voz.
O governo do presidente sírio Bashar al Assad enfrenta, há mais de um ano, uma revolta popular e grupos armados que contestam o governo.
A repressão aos protestos jogou o país na guerra civil e provocou pelo menos 9.100 mortes, segundo entidades oposicionistas.

Manifestante atrapalha missa campal do Papa em Santiago de Cuba

27/03/2012 08h35- Atualizado em 27/03/2012 08h35

Homem gritou 'abaixo o comunismo', mas foi logo detido.
Bento XVI não correu riscos, segundo autoridades do Vaticano.

Do G1, com agências internacionais



Um manifestante solitário conturbou a missa campal do Papa Bento XVI em Santiago de Cuba nesta segunda-feira (21).
O manifestante gritou "abaixo o comunismo", mas foi rapidamente detido pelas autoridades cubanas.
As autoridades do Vaticano afirmaram que foi um "incidente menor" e que não chegou a haver ameaça à segurança do pontífice.
Bento XVI pediu aos cubanos que lutem por uma sociedade 'aberta e renovada' e os exortou à reconciliação em discurso no qual disse que Cuba 'já olha para o futuro'.
Quatorze anos depois da histórica visita do Papa João Paulo II, o atual pontífice pisou pela primeira vez na ilha, um dos últimos bastiões do comunismo, onde foi recebido em Santiago de Cuba, aos pés de Sierra Maestra, ícone da revolução liderada por Fidel Castro, e por seu irmão, o presidente Raúl Castro.
Cerca de 200 mil cubanos, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, muitos deles vindos do exterior, receberam a Sua Santidade nesta segunda-feira (26) de maneira muito calorosa e assistiram na Praça Antonio Maceo, em Santiago, à missa comemorativa do 400º aniversário da descoberta da imagem da Caridad del Cobre, padroeira de Cuba.
Papa celebra missa em sua primeira visita a Cuba (Foto: AP)Papa celebra missa em sua primeira visita a Cuba (Foto: AP)
'Perante o olhar da Nossa Senhora da Caridad del Cobre, desejo fazer uma chamada para que deem novo vigor a sua fé, para que vivam de Cristo e para Cristo, e, com as armas da paz, do perdão e da compreensão, lutem para construir uma sociedade aberta e renovada, uma sociedade melhor, mais digna do homem, que reflita mais a bondade de Deus', afirmou.
Diante da presença de Raúl Castro, Bento XVI também defendeu a dignidade do ser humano e manifestou que Deus 'encomendou à família, fundada no casamento, a altíssima missão de ser a célula fundamental da sociedade e da verdadeira Igreja doméstica'.
'Sociedade justa'
Em um discurso muito estudado, Bento XVI tocou em seu primeiro dia de estadia em todos os temas da situação política, econômica e social de Cuba e reiterou a disponibilidade da Igreja para colaborar na construção de uma sociedade fraternal e justa.
Presidente de Cuba, Raúl Castro, antes da chegada do Papa (Foto: AP)Presidente de Cuba, Raúl Castro, antes da
chegada do Papa (Foto: AP)
'Venho a Cuba como peregrino da caridade, para confirmar meus irmãos na fé e encorajá-los na esperança. Levo em meu coração as justas aspirações e os legítimos desejos de todos os cubanos, onde queira que se encontrem, seus sofrimentos e alegrias, suas preocupações e seus desejos mais nobres', disse o Papa perante Castro.
O pontífice acrescentou que, de maneira especial, pensava nos jovens, nas crianças e nos idosos, nos doentes e nos trabalhadores, nos presos e em seus parentes, assim como nos pobres e necessitados.
'Queridos amigos, estou convencido de que Cuba, neste momento especialmente importante de sua história, já está olhando para o amanhã, e para isso se esforça por renovar e alargar seus horizontes', acrescentando depois que a Igreja 'renova seu compromisso de seguir trabalhando sem descanso para servir melhor aos cubanos'.
João Paulo II
Bento XVI disse que a visita de João Paulo II foi uma 'suave brisa de ar fresco que deu novo vigor à Igreja em Cuba' e que um dos frutos mais importantes da mesma foi a inauguração de uma nova etapa nas relações entre a Igreja e o Estado cubano.
O papa precisou, no entanto, que ainda é preciso avançar em muitos aspectos, 'especialmente na contribuição imprescindível que a religião está chamada a desempenhar no âmbito público da sociedade'
O pontífice se referiu também à crise econômica que afeta várias partes do mundo e assegurou que muitos concordam que se trata de uma profunda crise de tipo espiritual e moral que deixou o homem 'vazio de valores e desprotegido frente à ambição e ao egoísmo de certos poderes'.
'Não se pode seguir por mais tempo na mesma direção cultural e moral que causou a dolorosa situação que tantos experimentam. O progresso verdadeiro tem necessidade de uma ética que coloque no centro o ser humano e leve em conta suas exigências mais autênticas', avaliou o papa.
Bento XVI acrescentou que a regeneração das sociedades e do mundo requer 'homens retos, de firmes convicções morais e altos valores que não sejam manipuláveis por estreitos interesses'.
Papa durante Missa em Cuba; milhares ouviram pontífice (Foto: AP)Papa durante Missa em Cuba; milhares ouviram pontífice (Foto: AP)
Raúl Castro
Raúl Castro, por sua vez, destacou as 'estreitas relações' entre a Santa Sé e Cuba, precisando que sempre estiveram baseadas no respeito mútuo. Também assinalou as 'coincidências' entre seu país e a Santa Sé 'em muitos temas'.
Castro criticou o bloqueio dos Estados Unidos voltado à ilha e assegurou que a corrupção da política e a falta de verdadeira democracia são males do nosso tempo.
Bento XVI viajará nesta terça-feira (27) a Havana, onde se reunirá novamente com Raul Castro e pode encontrar também Fidel Castro.
Hugo Chávez
Por outro lado, a possibilidade de uma reunião com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que vinha sendo ventilada pela imprensa local, não acontecerá, segundo confirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
'Não há nenhum pedido de audiência pessoal do presidente Chávez com o papa', disse Lombardi em entrevista coletiva. O porta-voz acrescentou que 'se (Chávez) deseja ir à missa (de quarta-feira em Havana) pode fazê-lo como qualquer um'.

Com 750 homens no Alemão, PM diz que desafio é conquistar população

27/03/2012 08h11- Atualizado em 27/03/2012 09h47

 

Comunidades de Nova Brasília e Fazendinha ganharão UPP em breve.
Exército será substituído pela Polícia Militar de forma gradativa.

Janaína CarvalhoDo G1 RJ
Comente agora

Cerca de 750 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BChoque), do Batalhão de Ações com Cães e do Grupamento Aero-Marítimo ocupam as comunidades da Fazendinha e Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (27). A ocupação faz parte do processo de troca da Força de Pacificação pela Polícia Militar para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no local.
Nesta manhã, moradores e motociclistas são revistados num dos principais acessos ao Alemão, a Estrada do Itararé.

Segundo o coronel Francisco Caldas, porta-voz da PM, o grande desafio da polícia é conquistar a confiança dos moradores.

“Temos o desafio de ganhar a confiança da população. A relação de confiança que foi construída foi com os homens do Exército, que fizeram um ótimo trabalho”, afirmou Caldas, ressaltando que a polícia depende muito das informações passadas pela população para ajudar no trabalho de inteligência da PM.
Nova Brasília e Fazendinha
Segundo Caldas, os homens foram divididos por áreas. A equipe do Bope ocupa a Nova Brasília e o BChoque está na Fazendinha. Ainda de acordo com ele, essa fase é de vasculhamento e revista, como nas outras ocupações feitas pela Polícia Militar. Ele acredita ainda que o trabalho realizado pelo Exército vai facilitar e tornar o processo mais tranquilo.
Motociclistas são revistados no Alemão (Foto: Janaína Carvalho/G1)Motociclistas são revistados no Alemão
(Foto: Janaína Carvalho/G1)
Caldas explica que a data em que as UPPs serão instaladas ainda não foi definida porque tudo depende do processo de transição. O porta-voz diz ainda que as bases passam por obras e ficarão no mesmo local onde já funcionam o teleférico da Fazendinha e da Nova Brasília.

“Estamos diante de uma situação nova, pois desde novembro de 2010 essas áreas já estavam ocupadas pela Força de Pacificação. Mas isso, com certeza, vai tornar o nosso caminho muito mais tranquilo. Além disso, o Bope e o Choque já trazem uma metodologia, então sabemos os caminhos e os atalhos da integração”, afirmou Caldas.

Ainda de acordo com ele, essa pacificação é fundamental, inclusive, para garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Desde que o Exército entrou, as pessoas ganharam muito em qualidade de vida”, afirmou o coronel.

Para o coronel Fernando Fantazzini, relações públicas da Força de Pacificação, a expectativa é que a transição também ocorra de uma forma tranquila. “Conforme a PM vai chegando, o Exército vai cedendo espaço para a substituição. Mas ficamos no patrulhamento até o último minuto. Estamos numa área que já está acostumada com o nosso patrulhamento, então não acredito que tenhamos problema nesse processo”, explicou Fantazzini.
Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69.143 mil pessoas moram no Conjunto de Favela do Alemão, sendo 16.185 só na Nova Brasília.
Saída do Exército será gradativa
Pelo acordo inicial, as tropas do Exército ficariam nas comunidades até outubro de 2011, mas o governo do estado conseguiu a prorrogação até junho deste ano. A saída dos soldados será gradativamente. Eles serão substituídos por 2,2 mil PMs, que devem ser distribuídos num total de oito unidades, segundo informações publicadas na página do Ministério da Defesa na internet.
Exército na Fazendinha (Foto: Janaína Carvalho/G1)Exército na Fazendinha (Foto: Janaína Carvalho/G1)
A Secretaria de Segurança, porém, ainda não confirmou o número de bases. Segundo o Comando Militar do Leste, o Conjunto de Favelas da Penha terá as tropas substituídas entre maio e junho.
Desde fevereiro, as tropas do Exército têm reforçado o patrulhamento nos acessos à comunidades. De acordo com a Força de Pacificação, a intensificação já havia sido planejada e não tem ligação com a instalação das UPPs. A Força de Pacificação informou, ainda, que fará uma varredura na comunidade antes da chegada do Bope.
Morro do Adeus também terá cobertura
O Morro do Adeus - que hoje não está na região pacificada - passará a fazer parte da área de cobertura das UPPs. Em setembro do ano passado, a comunidade chegou ter o policiamento reforçado após a invasão de traficantes, que trocaram tiros com militares do Exército.

Na mesma semana, o comando da Força de Pacificação divulgou um vídeo que, segundo militares, comprovava a presença do tráfico, mesmo na área ocupada. As imagens mostravam o funcionamento de um suposto ponto de vendas de drogas na Vila Cruzeiro.
Escolha levou em conta disponibilidade de terrenosSegundo o Exército, a escolha das comunidades Nova Brasília e Fazendinha para a instalação das primeiras UPPs levou em conta principalmente a disponibilidade de terrenos para a construção das unidades.
“Até 31 de março, final deste mês, serão ocupadas algumas comunidades do Complexo do Alemão. Até o final de abril, outras comunidades do Complexo do Alemão, completando todo complexo, incluindo aí Adeus e Baiana”, disse o general Adriano Pedeira Júnior, do Comando Militar do Leste, ao RJTV no início do mês.

Com 12km de extensão, avenida deve ser construída paralela ao Rio Cuiabá

Via Verde faz parte das obras de mobilidade para a Copa de 2014.
Processo licitatório para implantação foi publicado no Diário Oficial.

Do G1 MT

Via Verde deve ser construída paralelamente ao Rio Cuiabá (Foto: Divulgação / Secopa)Via Verde deve ser construída paralelamente ao Rio
Cuiabá (Foto: Divulgação / Secopa)
O processo licitatório para contratação de projetos básicos e executivo para implantação da Avenida Via Verde foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa última sexta-feira (23). De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), avenida foi planejada para facilitar a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, cidades que sofrem com o excesso de veículos, e que por esse motivo, deve fazer parte da grandes obras para copa de 2014.
A implantação da nova avenida inclui uma série de intervenções divididas em três trechos e duas obras de artes especiais, ligando o entroncamento da Barão de Melgaço até a Rodovia Helder Cândia.
A previsão é de que o primeiro trecho tenha mais de 4 quilômetros e ligue a Avenida Beira Rio até a rua Moacir de Freitas, no bairro Santa Izabel. O segundo trecho começa na Rua Moacir de Freitas e vai até a avenida Mário Palma, somando 4,6 km. Já a ligação do entroncamento da avenida Barão de Melgaço com a Estrada da Guarita compreende o terceiro trecho da obra, com uma extensão de 2,8 km.
Ainda conforme a Secopa, a Avenida Via Verde deve ter 12 km de extensão, além da construção de um viaduto de 350 metros e uma ponte sobre o rio Cuiabá interligando a Via Verde à Estrada da Guarita.
A Via Verde deve ser construída paralelamente ao Rio Cuiabá para mostrar as paisagens naturais da região. Conforme o governo, o edital da obra deve ser lançado ainda neste ano. “O projeto vai fomentar o turismo na região do Rio Cuiabá e também melhorará a distribuição do fluxo de veículo entre Cuiabá e Várzea Grande”, explicou o secretário Eder Moraes.
Contudo, a Secopa ainda não divulgou os estudos do conceito da obra, como visão paisagística e como será feito as calçadas, quiosques e espaços públicos voltados para o turismo e lazer. De acordo com as informações repassadas pela assessoria de imprensa, o valor da obra e o prazo de início para sua construção só devem ser divulgados após aprovação do projeto base

Lugar sagrado de índios faz Justiça Federal cassar licença de UHE

A juíza Célia Regina Ody Bernardes, da 2ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, concedeu liminar em Ação Pública Ambiental e determinou a suspensão imediata do licenciamento da Usina Hidrelétrica do Teles Pires, no Norte do Estado. A licença foi expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e teria uma série de irregularidades, entre as quais, a violação da Constituição Federal por não ter sido feita a consulta prévia a comunidades indígenas Apiaká, Munduruku e Kayabi. Eles se queixam que a obra irá suprimir o Salto de Sete Quedas. O local é considerado “lugar sagrado”;
A ordem judicial manda ainda a empreendedora paralisar obras e também todos as detonações programadas, na região. A multa diária, caso a ordem não seja cumprida, é de R$ 100 mil. Em seu ato, a magistrada declarou invalida a Licença de Instalação da hidrelétrica – extremamente contestada pelas entidades da sociedade civil e segmentos do poder público.
A validade da licença prévia foi condicionada a aspectos que protegem as comunidades indígenas. A Companhia Hidrelétrica Teles Pires S. A, não apresentou, segundo a magistrada, “uma linha que demonstre ter havido tentativas idóneas de promover, adequadamente, a consulta prévia, livre e informada”, bem como não há referência ao Salto Sete Quedas como local sagrado para os povos indígenas.
“Muito pelo contrário: da leitura do PBAI se percebe que o empreendedor apresenta aos índios (e aos órgãos públicos envolvidos) uma decisão já tomada, de cujo processo decisório não participaram e em relação à qual nada há a fazer a não ser lamentar a perda de sua identidade cultural e de seu local de culto” – frisa a juíza.
Em documento encaminhado na época do licenciamento da obra, os índios há condenavam a atitude do Governo em conceder a autorização para a hidrelétrica. “A construção desta hidrelétrica, afogando as cachoeiras de Sete Quedas, poluindo as áiiiias e secando o Teles P/res rio abaixo, acabaria com os peixes que são a base de nossa alimentação. Além disso, Sele Quedas é um Inpar sagrado para nós, onde vive a Mãe dos Peixes e outros espíritos de nossos antepassados — um lugar onde não se deve mexer.'Y ndo isso já está sendo destruído com as explosões de dinamite sem qualquer processo de consulta livre, prévia e informada junto às comunidades indígenas” – escreveram, tratando o assunto como “uma violência”.
O Salto Sete Quedas se caracteriza como área de reprodução de peixes migratórios, base alimentar das populações indígenas que vivem na bacia
do Rio Teles Pires. O fato é atestado pela FUNAI, que caracteriza o Salto Sete Quedas "como um refúgio da vida aquática". Também o Ibama é enfático ao reconhecer que o estágio incipiente do conhecimento da ictiofauna do rio Teles Pires "não permite uma análise mais acurada nos padrões de distribuições e casos de endemismo das espécies mais dependentes das corredeiras".

PJC vai investigar tiroteio entre policiais Federal e Civil

27/03/2012 - 08:08

 

Da Redação - Julia Munhoz
Foto: Midia NewsPJC vai investigar tiroteio entre policiais Federal e Civil
A Polícia Civil é quem conduzira as investigações referentes ao tiroteio entre o perito Fabrício Francisco Costa Leite e o policial federal Walter Sebastião Piovan Júnior, na noite dessa segunda-feira (26), na Avenida do CPA, próximo ao viaduto da Miguel Sutil.

Após a realização da perícia no local, os delegados plantonistas das duas instituições (Civil e Federal) estiveram reunidos com o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, para definir de quem seria a competência de apurar o caso, que foi submetida à Civil.

Segundo a própria Polícia Federal, o agente, que conduzia um Fox se envolveu em uma discussão de trânsito com o perito da Politec, que dirigia uma S10. A briga teria iniciado na Avenida Mato Grosso e os disparos ocorreram nas proximidades da Superintendência da PF, localizada na Avenida do CPA.

Ao todo, foram disparados 14 tiros, sendo oito munições da arma de Walter e seis tiros do revólver de Fabrício Francisco, que sofreu alguns cortes no rosto por conta dos estilhaços do vidro de sua caminhonete.

Decidido qual instituição daria prosseguimento aos trâmites investigativos, a corregedora da Polícia Federal e o delegado plantonista da Civil, acompanham o depoimento dos policiais.

As duas pistas da Avenida do CPA foram fechadas nos dois sentidos para que as equipes de investigação colhessem provas (cápsulas dos projéteis). O trânsito foi liberado por volta das 22h45.