sábado, 23 de junho de 2012

Secopa conclui primeira obra de drenagem na Miguel Sutil

Da Redação

Após receber novo sistema de drenagem para escoamento da água da chuva, o trecho que estava
parcialmente interditado na Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do parque Mãe Bonifácia,
 irá ser liberado para o fluxo de veículos no final da tarde desta sexta-feira (22.06). Esta
foi a primeira intervenção na avenida Perimetral para obras de travessia urbana.
O trecho tem cerca de 470 metros e fica entre a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal e
 o Parque Mãe Bonifácia. As obras são decorrentes da implantação de trincheiras e melhorias
ao longo da Avenida Miguel Sutil.
Além do recebimento de manilhas de drenagem, a via recebeu colocação de guias e sarjetas,
 recapeamento, iluminação e implantação de sinalização.
Ao todo sete obras ocorrem simultaneamente na avenida Miguel Sutil e mais uma começará
neste domingo (24.06). A nova interdição será iniciada na rotatória do trevo do Bairro
 Despraiado, reduzindo o fluxo para apenas uma faixa da via.

Cachoeira passará por avaliação psiquiátrica, diz advogada

Bicheiro teria se desentendido com agente penitenciário por causa de TV.
Ele está preso desde 29 de fevereiro; na terça, TJ-DF negou liberdade.

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília
74 comentários

A advogada Dora Cavalcanti, que defende o bicheiro Carlinhos Cachoeira, afirmou nesta sexta-feira (22) que seu cliente passará por avaliação psiquiátrica após a briga com um agente penitenciário da Penitenciária da Papuda, em Brasília, na quinta (21).
"Ele não passou bem. O psiquiatra vai avaliar o que aconteceu. A briga foi por conta de um canal de televisão, uma questão irrelevante. A questão é que ele não estaria bem do ponto de vista psicológico, como uma descompensação", afirmou ao G1.
Perguntada se seu cliente estaria passando por um estresse, ela respondeu: "Ele não estava bem, foi mais do que um estresse."
Na noite desta quinta (21), Cachoeira foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília para prestar esclarecimentos sobre suposto desacato a um servidor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) na Papuda, onde ele está preso desde 29 de fevereiro. Mais cedo, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) havia negado pedido de liberdade a Cachoeira. Estavam presentes à sessão a noiva de Cachoeira, Andressa Mendonça, e outros familiares, como o pai Sebastião Ramos, o Tião Cachoeira, e um dos irmãos.

Segundo a PF, o desentendimento com o servidor ocorreu por volta das 13h de quinta, logo após o almoço na penitenciária. A PF não informou como se deu o desacato nem as circunstâncias. De acordo com a Polícia Federal, Cachoeira foi levado para a superintendência do órgão por volta das 19h30 e prestado esclarecimentos por cerca de uma hora.
O Código Penal define o desacato a servidor público no exercício da função como crime punível por detenção de seis meses a dois anos ou multa. Para virar processo, no entanto, o servidor que fez a representação na PF deve acionar a Justiça.
Cachoeira está preso desde a deflagração da operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Ele foi acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal com a ajuda de agentes públicos e privados.
Em abril, a Polícia Civil deflagrou a Operação Saint-Michel, que investigou a atuação do grupo no DF e na qual foi expedido um mandado de prisão contra Cachoeira, mesmo com ele já preso pela Monte Carlo.
Habeas corpus
Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) revogou a prisão pela Monte Carlo, mas nesta quinta o TJ-DF manteve a prisão da Saint-Michel (veja vídeo acima). O habeas corpus que beneficiaria o bicheiro também foi cassado.
O habeas corpus analisado nesta quinta foi o primeiro protocolado pela defesa do bicheiro, logo após a Saint-Michel. Há outros dois pedidos de liberdade em andamento da Justiça do DF também sobre a Saint-Michel, que já tiveram pedido de liminar negada, mas ainda precisam ser analisados no mérito.
Antes do início do julgamento, a Segunda Turma Criminal do TJ-DF decidiu retirar o segredo de justiça do habeas corpus. Assim, o público e jornalistas puderam acompanhar a sessão.
Dora Cavalcanti argumentou que a prisão da Operação Saint-Michel foi proposta apenas depois de oferecida a denúncia. Ela pediu a revogação do "constrangimento ilegal a que vem sendo submetido o paciente".
Por causa da decisão do TJ-DF de manter a prisão da Operação Saint-Michel, Cachoeira foi transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda nesta quinta logo após prestar esclarecimentos à PF. Antes, Cachoeira estava na ala de presos federais da Papuda. O CDP é o local onde ficam os presos comuns do DF ainda sem condenação

Não houve golpe, diz novo presidente do Paraguai após destituição de Lugo

Membros da Unasul dizem que não vão reconhecer governo de Franco.
Ex-vice afirmou que vai se esforçar para ter reconhecimento dos vizinhos.

Amauri ArraisDo G1, em Assunção (*)
16 comentários

Após assumir a Presidência do Paraguai na esteira do rápido impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, o ex-vice Federico Franco disse que vai se esforçar para conquistar o reconhecimento dos países vizinhos.
“Estou consciente que estou assumindo numa condição desfavorável, mas vou fazer todo o esforço para que o governo seja reconhecido pelas nações como o que é: um país democrático”, disse Franco em entrevista à rede CNN em espanhol.
O novo presidente disse se preocupar com o fato de nenhum país ter declarado reconhecê-lo como presidente após o julgamento político que depôs Lugo em apenas dois dias, mas reforçou que assumiu o cargo num processo legal e respeitando a Constituição do país.
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, dá entrevista no palácio presidencial, em Assunção, na noite desta sexta-feira (22) (Foto: AFP)O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, dá entrevista no palácio presidencial, em Assunção, na noite desta sexta-feira (22) (Foto: AFP)
“Meu país se orienta por regras muito claras, aqui não há nada de golpe, se fez um julgamento político, o Congresso por uma maioria praticamente unânime aprovou. O presidente teve apenas um voto no Câmara e quatro no Senado. O povo paraguaio está satisfeito com essa decisão”, disse.
Neste sábado, o novo presidente deve anunciar mais nomes do novo ministério, após nomear os ministros de Relações Exteriores e do Interior após a posse.
Franco também disse ainda estar tranquilo quanto a uma possibilidade de sanção ou expulsão do Paraguai por parte de organismos regionais com a Unasul ou o Mercosul, como sugeriu a presidente brasileira Dilma Rousseff na sexta.
“Em primeiro lugar, tenho tranquilidade, [o processo] não foi atropelado, nada. Os presidentes dos países vizinhos saberão conversar. A única função que eu tenho é substituir um presidente em caso de impedimento.”
Referindo-se diretamente ao venezuelano Hugo Chávez, disse respeitar a opinião do colega, mas afirmou que suas declarações “não ajudam em nada as relações” entre os dois países.
Eleições
Questionado sobre uma suposta tentativa do Partido Liberal Radical Autêntico, que votou contra Lugo, de usar o cargo para chegar à Presidência nas eleições de abril de 2013, Franco reafirmou que não tentará uma candidatura após o período (a lei paraguaia não prevê a reeleição).
“Estou sendo claro com meu país. Vou terminar este mandato e entregar o poder no dia 15 de agosto de 2013 ao homem ou mulher eleito, sem me candidatar. Não vou violar o estado de direito, não vou apresentar nenhuma candidatura para nenhum cargo legislativo ou para o governo.”
Lugo
O caminho para o processo de impeachment ficou aberto depois que o Partido Liberal Radical Autêntico, do vice-presidente, retirou seu apoio à frágil coalizão do presidente socialista.
Fernando Lugo deixou o Palácio López, a residência oficial da Presidência, ainda na noite de sexta, em direção a sua casa no bairro de Lambaré, em Assunção onde, segundo o diário "ABC Color", foi recebido por vizinhos que lhe deram boas vindas ao bairro.
Um dos países a rejeitar a destituição do ex-presidente, a Costa Rica ofereceu asilo político a Lugo ou algum membro de sua equipe, segundo comunicado divulgado pelo chanceler do país, Enrique Castillo.
Assessores do agora ex-presidente, no entanto, não confirmavam até sexta se ele permanecerá no país ou se falará à imprensa após deixar a residência oficial da Presidência.
*Com agências internacionais

Noticia/Eleição

PCdoB desiste de Mauro Mendes e fecha apoio ao PMDB para as eleições

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: MidiaNews
PCdoB desiste de Mauro Mendes e fecha apoio ao PMDB para as eleições
O PCdoB decidiu caminhar com o PMDB e apoiar a candidatura de Totó Parente à Prefeitura de Cuiabá. Inicialmente inclinado a apoiar o pré-candidato socialista Mauro Mendes (PSB), a sigla sucumbiu à possibilidade de indicar o vice na chapa de Totó, caso o PR não aceite compor o grupo.

“Historicamente o PCdoB sempre foi ligado ao PMDB em Mato Grosso, desde a época em que Dante de Oliveira pertencia à sigla. Vamos apoiar a candidatura de Totó e acreditamos no projeto dele”, justificou Miranda Muniz, presidente do PCdoB em Cuiabá.

No dia do lançamento da candidatura de Mauro Mendes à prefeitura, Muniz esteve presente e com o mesmo discurso de proximidade, falou que esperava que as siglas estivessem juntas neste pleito. Ao Olhar Direto o presidente da sigla afirmou que seguir com o PMDB foi uma decisão de grupo, não individual.

O PMDB oficializou esta semana convite para que o PR apoie a candidatura de Totó Parente e em troca ofereceu a vaga de vice. Mesmo sendo o quinto partido a conversar com o PR, Totó afirma estar esperançoso sobre a parceria.

Politica

Brito anuncia aliança com três partidos e Riva aposta em PSD com cinco minutos de horário eleitoral

Da Redação - Lucas Bólico
Foto: Marício Barbant
Brito anuncia aliança com três partidos e Riva aposta em PSD com cinco minutos de horário eleitoral
O pré-candidato do PSD na Capital, Carlos Brito, anunciou na tarde desta sexta-feira (22) aliança com três partidos. A candidatura da nova legenda será apoiada pelo PSDC, PSC e pelo PRTB.

De acordo com lideranças peessedistas, a agremiação deve anunciar até a semana que vem mais nomes de aliados. O número exato de partidos que irão compor com o PSD deve ser confirmado apenas no próximo dia 30, data em que o prazo das convenções se encerra.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), afirma que, com a composição do arco de sustentação da candidatura de Carlos Brito, o PSD deve ter na capital aproximadamente cinco minutos de tempo no horário eleitoral gratuito da televisão.

O que determina o tempo de televisão das alianças é a representatividade das agremiações que compõe o bloco no Congresso Nacional. Mais de cinco partidos já pediram ao Supremo Tribunal Federal que as novas legendas sejam impedidas do direito de usar mais tempo no horário eleitoral com o intuito de prejudicar o PSD