sexta-feira, 4 de maio de 2012

Corpo de Tinoco é velado em cemitério da Zona Leste de SP

04/05/2012 11h54- Atualizado em 04/05/2012 13h16

 

Ele morreu após ter duas paradas respiratórias em hospital da capital.
Cantor se apresentaria no domingo no Largo do Arouche, no Centro.

Paulo Toledo PizaDo G1 SP
3 comentários

velório tinoco (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Fãs, familiares e amigos comparecem a velório de Tinoco na Zona Leste de São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O corpo do cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, era velado desde as 10h desta sexta-feira (4) no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, Zona Leste de São Paulo. O enterro está programado para às 17h, no Cemitério da Vila Alpina, também na Zona Leste. Tinoco morreu nesta madrugada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite desta quinta (3) com insuficiência respiratória e morreu à 1h42. Tinoco tinha 91 anos. Por volta das 11h30, familiares, amigos e fãs de Tinoco velavam o corpo do artista.
Dezenas de parentes, amigos e fãs foram até o velório na manhã desta sexta. O aposentado Elcio Perez, 66 anos, um dos seis filhos de Tinoco, falou sobre a humildade do pai e sua paixão pela roça no velório. “Meu pai amava o sertão, trazia o sertão junto dele. Era isso que ele cantava. Não era da boca para fora”, afirmou. “Meu pai era feliz na roça. Terra, para ele, era sagrada, era para cultivar. Por isso ele não queria ter fazenda, para deixar parada.”
Perez contou que o pai era um entusiasta da música em geral, e gostava também de outros gêneros, como o rock. “Meu pai gravou músicas do Raul Seixas. Ele sempre falava de músicas boas, ele apreciava muito isso.”
O filho também relembra as lições deixadas por Tinoco. “Sempre nos ensinou a ser humilde, porque assim, você sempre vence”. Perez afirma que o pai sempre foi muito querido e bem recebido em todos os lugares. “Mas ele sempre foi muito humilde, ele queria era ser recebido como lavrador, não como rei.”
O corpo do cantor será enterrado no Cemitério da Vila Alpina, onde está enterrada sua segunda mulher, morta há alguns anos. “Ele foi definhando quando ela morreu. Nunca retornou ao normal, perdeu o chão. Ela veio buscá-lo. O aniversário dela foi ontem, fico até arrepiado”
O cantor Mariano, que fazia dupla com João Mineiro, disse que soube da morte pelo rádio, quando seguia para um show, e resolveu ir até o velório para se despedir de Tinoco. “Ele é a verdadeira bandeira da música sertaneja. Uma pessoa maravilhosa, tive a honra de conviver com os dois, que eram verdadeiros artistas”, afirmou. “O céu deve estar em festa, pois foi o João Mineiro, o Chico Anysio, o Wando e agora o Tinoco.”
Cantor Mariano foi até o velório de Tinoco (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Cantor Mariano foi até o velório de Tinoco (Foto:
Paulo Toledo Piza/G1)
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Tinoco foi levado para uma sala de emergência assim que chegou ao hospital e, em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundos os médicos, ele não resistiu à segunda parada respiratório que sofreu.
Carreira
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.
Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". Na ocasião, Tinoco completava 90 anos e 75 de carreira e, no palco, ao receber uma placa das mãos de Roberto Carlos e Chitãozinho e Xororó, afirmou que aquela era a saudação mais importante que havia ganhado por sua trajetória até então. "É a maior pelo valor humano. Sabe o que é o valor humano? É a coisa mais linda que nós temos", disse.
Tinoco se apresentaria neste domingo (6) na Virada Cutural de São Paulo, no palco Arouche, no Centro. Em nota, a Prefeitura de São Paulo, que organiza o evento, lamentou a morte do artista que, segundo a Prefeitura, "contribuiu expressivamente para a história da música sertaneja."

Vereador Néviton apresenta indicação cobrando melhorias para o Mercado do Porto

 

O vereador Néviton Moraes (PTB) apresentou indicação cobrando melhorias para o Mercado do Porto de Cuiabá. O parlamentar reivindica da prefeitura e da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico a liberação de recursos para a reforma do salão de trabalho dos profissionais da Associação dos Manuseadores Artesanais de Peixe de Cuiabá.

Segundo o parlamentar, o local, por ser final de corredor, fica um tanto escondido da população que necessita de seus serviços. “Com o advento da Copa do Mundo, o Mercado do Porto deverá ser um local bastante visitado pelos turistas interessados em conhecer os usos e costumes de nossa cidade e na maneira como os manuseadores artesanais daquela Associação fazem a limpeza do peixe”, argumenta.

O vereador lembra

Homem morre de mal súbito durante perseguição em Várzea Grande

04/05/2012 - 11:50

 

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Reprodução/Ilustração
Homem morre de mal súbito durante perseguição  em Várzea Grande
Um homem morreu em Várzea Grande ao ser perseguido pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), durante operação desencadeada nesta quinta-feira (3).

Segundo informações da assessoria do Gaeco, Geovani Santos da Silva, de 31 anos, era um dos alvos dos policiais e ao receber voz de prisão correu na tentativa de fugir.

Ele começou a pular os muros de residências vizinhas à sua, no bairro Jardim Marajoara, e foi então que se sentiu mal. Ele disse aos policiais que não estava bem e pediu ajuda. O Samu foi chamado, mas ele morreu a caminho do Box de emergência do Pronto Socorro Municipal.

A causa da morte até agora está sendo tratada como ‘mal súbito’. O Gaeco dará uma coletiva às 16 horas onde falará sobre o foco da operação e relatará o ocorrido.

Notícias / Cidades

 

04/05/2012 - 09:55

Sitiante “amarra” cobra sucuri de cinco metros e chama bombeiros

De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Corpo de Bombeiros
Soldados capturaram o réptil e levaram para o Teles Pires
Soldados capturaram o réptil e levaram para o Teles Pires
Um sitiante da região do Rio Preto, que fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Sinop, encontrou uma cobra sucuri de aproximadamente cinco metros aos fundos de seu sítio, ontem à tarde, e não teve dúvidas: pegou uma corda e amarrou o pescoço do bicho.

Quando os bombeiros chegaram ao local, se depararam com o homem segurando a ponta da corda para a sucuri não fugir. O sitiante reclamou que há dias a cobra está comendo as galinhas de seu sítio.

Os bombeiros capturaram a cobra e a levaram para o rio Teles Pires. Segundo os soldados, o réptil pesava cerca de 70 quilos.

A sucuri não é uma cobra venenosa, mas ataca presas pequenas somente para se alimentar. Ela se enrola na presa, a mata por asfixia e depois a engole. Há algumas décadas, quando da colonização de Mato Grosso, registrou-se o ataque de sucuris a humanos.

Sefaz afasta da vida pública três servidores envolvidos com rombo na conta única do Estado

ImprimirAAA
04/05/2012 - 09:33

 

Da Redação - Renê Dióz
Foto: Reprodução
Sefaz afasta da vida pública três servidores envolvidos com rombo na conta única do Estado
Secretário estadual de Fazenda (Sefaz), Edmilson José dos Santos decidiu afastar os servidores da pasta investigados pela Polícia Civil como integrantes da quadrilha do BB PAG. Estes, num esquema de fraudes, desviaram mais de R$ 12,9 milhões da Conta Única do Estado.

A decisão, publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta sexta-feira (04), diz respeito aos servidores Magda Mara Curvo Muniz, agente da área instrumental do Governo (AAIG) e coordenadora do controle da Conta Única do Estado, Avaneth Almeida das Neves, técnica da área instrumental do Governo (TAIG) e secretária adjunta do Tesouro Estadual, e Paulo Alexandre França, técnico do setor financeiro da Sefaz.

Magda e Avaneth são consideradas duas das principais peças do esquema de rombo que perdura desde 2007, alvo da Operação Vespeiro, da Delegacia Fazendária (Defaz), na manhã de ontem. Paulo também é investigado pela polícia como partícipe do esquema.

Como a polícia não conseguiu localizar Paulo e Magda para o cumprimento de mandado de prisão expedido pelo juiz José Arimatéia, ambos são considerados foragidos, além de outros 21 investigados que tiveram a prisão temporária decretada. Já Avaneth foi presa ontem.

Quando a investigação sobre o rombo tornou-se de conhecimento público pela imprensa, logo os servidores foram afastados de suas funções (sendo remanejados provisoriamente para outros setores) e foram abertos processos administrativos para averiguar a participação deles em atividades ilícitas dentro da Sefaz.

Agora, o afastamento imposto aos servidores é da vida pública, o que os priva de qualquer acesso aos sistemas que operavam. Em nota, a assessoria de imprensa da Sefaz informou que a medida atende a determinação judicial do mesmo juiz que decretou a prisão temporária dos acusados pelo rombo da Conta Única.

Um quarto servidor, Antônio Ricardino Martins, que estava atuando como assessor na Sefaz, foi colocado pelo secretário à disposição de sua lotação de origem – o Centro de Processamento de Dados (Cepromat).

Ricardino teria cooptado sua empregada doméstica Miralva Alves dos Santos para que ela disponibilizasse seu nome para a abertura de uma conta bancária na qual recursos desviados da Conta Única seriam movimentados por ele.

A polícia conseguiu flagrá-lo em imagens sacando dinheiro de um caixa eletrônico com o cartão magnético em nome de Miralva, considerada mera laranja no esquema todo. Ricardino teve mandado de prisão temporária expedido pelo juiz José de Arimatéia e, no momento em que a polícia fazendária o localizou em sua casa, lá estava o cartão de banco da empregada.

POLITICA

04/05/2012 - 08:35

Dono da Verde Transporte desafia vice-governador e presidente da Ager e os chama de marionetes

Especial para Olhar Direto - Victor Cabral
Foto: Reprodução
Dono da Verde Transporte desafia vice-governador e presidente da Ager e os chama de marionetes
Proprietário da Verde Transportes, Eder Pinheiro lançou desafio para debater sobre edital e licitação do sistema de transporte intermunicipal do Estado. Ele desafia o vice-governador Chico Daltro (PSD) e o presidente da Agência Reguladora (Ager), Aroldo Cavalcante, e os chama de marionetes.

“Nem Chico Daltro nem o presidente da Ager conhecem o sistema de transporte. Sugiro uma discussão sobre edital, licitação e outras coisas do sistema de transporte de Mato Grosso”, alfineta.

Pinheiro sugere um debate técnico em qualquer meio de comunicação, preferencialmente na Assembleia Legislativa, para discutir publicamente o transporte de Mato Grosso.

“Chico Daltro e Aroldo Cavalcante são marionetes da Márcia Vandoni [ex-presidente da Ager]. Existe um rolo compressor para destruir as empresas do setor em Mato Grosso”, declara Pinheiro.

O dono da Verde Transportes lançou o desafio após a declaração do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager), ao Olhar Direto, de que Eder Pinheiro exagerou em dizer que a indicação de Cavalcante para o cargo "é um tapa-buraco".

“Ele [presidente da Verde Transportes] exagerou em dizer que [a indicação] é um tapa-buraco. A gente [também foram empossados novos diretor, ouvidor e diretor de transportes] já vinha acompanhando o processo de licitação, e todos conhecemos o funcionamento. É questão de bom senso que pessoas da Ager deem continuidade”, defendeu Cavalcante.

O proprietário da Verde Vale reafirma as declarações proferidas recentemente de que o peemedebista Silval Barbosa, com a nomeação do ex-diretor Administrativo da Ager e agora presidente interino, está obedecendo à figura da ex-presidente Márcia Vandoni, que estaria mandando na autarquia por meio de influência sobre o vice-governador Chico Daltro (PSD).

“O espírito que norteia a existência de qualquer agência reguladora do mundo é o da despolitização, contrário do que está acontecendo em Mato Grosso”, diz Eder Pinheiro.