quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Invasão a sites chineses foi falsificada por funcionários, diz jornal

12/01/2012 11h53- Atualizado em 12/01/2012 11h53

Invasão a sites chineses foi falsificada por funcionários, diz jornal

Ataques teriam expostos 100 milhões de chineses.
Dados foram vazados internamente, adivinhados ou forjados.

Altieres RohrEspecial para o G1
Comente agora

China Software Developer Network: site de programadores foi invadido e seis milhões de senhas foram publicadas na web (Foto: Reprodução)China Software Developer Network: site voltado a
programadores teve invasão forjada por rapaz de 19
anos (Foto: Reprodução)
Investigações da polícia revelaram que a série de ataques que teria exposto dados de um em cada cinco internautas chineses foi fabricada, segundo o jornal “China Daily”. Dados foram falsificados, adivinhados ou vendidos por funcionários que trabalhavam nas empresas, mas não houve ataques de hackers. Oito pessoas já foram “advertidas”, afirmou o jornal, e quatro outras estão presas.
As investigações começaram depois que surgiram na internet pacotes contendo dados de endereços como das redes sociais Kaixin001, Tianya, Renren e Sina Weibo, bem como os portais de jogos 17173.com e duowan.com, além do site voltado a programadores “China Software Developer Network” (CSDN).
A polícia já resolveu 12 casos. Em nove deles, os dados vazados saíram de funcionários das empresas, que estavam praticando a atividade ilegal de venda de informações. Nos demais, as razões variam. No caso da rede social Sina Weibo – um Twitter chinês -, as senhas dos usuários foram adivinhadas por tentativa e erro
Já o caso do CSDN, segundo a polícia, foi forjado: um rapaz desempregado de 19 anos, apelidado de “Xu”, teria mentido sobre o incidente "para aparecer”. O pacote do CSDN trazia supostas informações de seis milhões de internautas chineses.
Xu e outras sete pessoas foram “punidas formalmente”, mas o “China Daily” não explicou no que consiste a punição.
“A Secretaria Nacional de Informações da Internet, o Ministério e Indústria e Informações e o Ministério da Segurança Pública vão punir severamente quem atacar websites e vazar informações pessoais ou fabricar e disseminar boatos dessa natureza”, afirmou um porta-voz do governo chinês ao “China Daily”.
A China atingiu a marca de 505 milhões de internautas em novembro de 2011.

Vídeo com fuzileiros urinando em talibãs é autêntico, diz Pentágono

12/01/2012 13h18- Atualizado em 12/01/2012 14h16

Vídeo com fuzileiros urinando em talibãs é autêntico, diz Pentágono

Militantes islâmicos classificaram imagens como 'ato de barbárie'.
Investigação sobre o caso está em curso, disse porta-voz militar dos EUA.

Do G1, com agências internacionais

O Pentágono afirmou nesta quinta-feira (12) que não há dúvidas sobre a autenticidade do vídeo que mostra o que seriam fuzileiros navais urinando sobre cadáveres de talibãs mortos no Afeganistão.
"Não temos nenhuma indicação de que não seja autêntico", disse o capitão John Kirby, porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos
"Certamente nos parece ser nossos homens, militares urinando em cadáveres. Mas há um processo de investigação. Precisamos deixar ele ir adiante para determinar todos os fatos sobre o caso."
O secretário americano de Defensa, Leon Panetta, lamentou o comportamento dos militares. "Vi as imagens e considero o comportamento absolutamente lamentável", afirmou em um comunicado o chefe do Pentágono.

A força da Otan no Afeganistão (Isaf) denunciou um "ato desrespeitoso cometido por um pequeno grupo de indivíduos americanos, que certamente não servem mais no Afeganistão e que desonram os sacrifícios e os valores centrais de cada membro representando as cinquenta nações da coalizão".
'Barbárie'
Os talibãs denunciaram como um "ato de barbárie" o vídeo.

"Nos últimos 10 anos, aconteceram centenas de atos similares que não foram revelados", afirmou à France Presse Zabihullah Mujahed, porta-voz dos talibãs, que lutam há 10 anos contra o governo do Afeganistão e seus aliados da força da Otan, dirigida pelos Estados Unidos.

Imagem de vídeo mostra os soldados que estariam desrespeitando corpos de militantes (Foto: Reprodução de vídeo)Imagem de vídeo mostra os soldados que
estariam desrespeitando corpos de
militantes (Foto: Reprodução de vídeo)
Na quarta-feira, o corpo de infantaria da Marinha dos Estados Unidos anunciou ter iniciado uma investigação sobre o vídeo amador divulgado na internet e, ao que parece, filmado durante uma operação no Afeganistão.
Nas imagens (veja uma cópia na internet) aparecem quatro homens com uniformes militares americanos que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, conscientes de que outra pessoa está filmando.

Também é possível ouvir um deles dizendo "tenha um bom-dia companheiro" para o corpo sobre o qual urina.

Este tipo de comportamento é punido pelo código de justiça militar, afirmou uma fonte militar em Washington.

De acordo com a mesma fonte, o tipo de capacete e a arma de um dos homens parecem indicar, caso a autenticidade do vídeo seja confirmada, que se trata de um grupo de franco-atiradores.

As imagens do que parece ser um ato isolado podem fazer o mundo muçulmano recordar do escândalo de Abu Ghraib em 2004, quando imagens de prisioneiros iraquianos humilhados por militares americanos deram a volta ao mundo.

Segundo o Conselho para as Relações Americana-Islâmicas, principal associação muçulmana americana, as imagens colocam em risco outros soldados e civis afegãos.

Nos últimos anos, vários casos similares de suposta profanação por soldados (boatos de exemplares do Alcorão jogados no vaso sanitário, por exemplo) ou por jornais ocidentais (caricaturas de Maomé) provocaram revolta no Afeganistão e manifestações violentas que provocaram mortes.

Sobe para 20 número de vítimas em Sapucaia, diz Defesa Civil do RJ

12/01/2012 11h49- Atualizado em 12/01/2012 11h49

Sobe para 20 número de vítimas em Sapucaia, diz Defesa Civil do RJ

Equipes de busca e salvamento ainda procuram 2 pessoas nesta quinta.
Dois corpos foram encontrados nesta manhã em Jamapará.

Do G1 RJ
11 comentários

Subiu para 20 o número de vítimas do deslizamento em Jamapará, em Sapucaia, no Centro Sul Fluminense, segundo informou a assessoria da Defesa Civil do estado do Rio nesta quinta-feira (12). Dezenove pessoas morreram em decorrência do deslizamento de terra que atingiu oito casas no distrito de Jamapará e uma decorrente de uma casa que desabou no município.

Ainda segundo a Defesa Civil estadual, as vítimas são 16 adultos – 11 homens e 5 mulheres – e 4 crianças – um menino e três meninas.

Equipes de busca e salvamento continuam no local à procura de outros dois desaparecidos e contam com o auxílio de cães farejadores.

Corpos achados em Fusca
Na quarta-feira (11), foram encontrados cinco corpos dentro de um Fusca. As duas mulheres, dois homens e uma criança de aproximadamente 10 anos da mesma família tinham se escondido no veículo com medo da chuva, e acabaram soterrados. A casa da família, no entanto, não foi atingida. Parentes da família disseram que uma das vítimas estava grávida de três meses.
Arte Sapucaia Grande (Foto: Arte G1)
Cortejo
As buscas só foram interrompidas para a passagem de mais um cortejo. Era o enterro de Francisco Martins, de 82 anos. As filhas contaram que ele não quis sair de casa durante a chuva forte de segunda-feira (9).
“Meu pai só deu um grito. Ai me acode". Aí quando eu gritei ele, ele não respondeu mais. Se ele saísse junto com a gente, ele estaria aqui agora não é?”, falou Maria Aparecida Martins, uma das filhas da vítima.
Enterro
Na terça-feira (10), três vitimas do deslizamento que soterrou oito casas em Jamapará tiveram que ser enterradas à noite. Não havia condições de esperar o amanhecer.
Pela manhã, as famílias que saíram das casas interditadas pela Defesa Civil puderam voltar para pegar móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais.
“Estamos na luta aí correndo atrás para tirar o que puder”, comentou o segurança Sebastião dos Santos.
Mapeamento no estado
Na quarta, o vice-governador Luiz Fernando Pezão fez uma visita à Jamapará. Na ocasião, ele prometeu que em no máximo dois anos todo o estado do Rio será mapeado para a identificação das áreas de risco.
O município de Sapucaia não entrou na lista dos 31 municípios prioritários para serem mapeados pelo governo. Segundo Pezão, os 60 restantes - a cidade do Rio já realizou o estudo - serão analisados até o fim de 2013.
"Estamos fazendo aos poucos mesmo, vamos apresentar aos prefeitos, fizemos (o mapeamento) de 31, já tínhamos feito dos municípios da Região Serrana e agora vamos complementar com todos os municípios, porque não dá para fazer os 91, já que o Eduardo Paes (prefeito) já tinha feito dentro da cidade do Rio de Janeiro, então até o final de 2013 nós vamos entregar os outros 60 que faltam", afirmou ele, que presenciou o cortejo de mais uma vítima que foi enterrada.
Jamapará foi mapeada, diz Defesa Civil
Vice-governador Pezão visita distrito de Jamapará, em Sapucaia (Foto: Carolina Lauriano/ G1)Vice-governador Pezão visitou distrito de Jamapará,
na quarta-feira (Foto: Carolina Lauriano/ G1)
O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, informou que uma equipe do Departamento de Recursos Minerais do estado (DRM) fez um mapeamento da área de Jamapará que foi atingida pelo temporal, para saber de fato quantas casas correm risco de desabamento e precisam ser interditadas. Esse estudo, segundo ele, já está com a Defesa Civil de Sapucaia.
"Nós vamos apoiar o prefeito no que ele precisar para ajudar, para reconstruir essas casas. Apoiá-lo com infraestrutura, se precisar desapropriar terreno, nós vamos apoiá-lo no que ele precisar através do programa Somando Forças. E pleitear à presidente Dilma que se estenda ao interior o Minha Casa Minha Vida", disse o vice-governador do Rio.
Pezão falou que o governo vai fazer intervenções também em outras áreas atingidas pelas cheias do Rio Muriaé.
"Ali é uma obra que vai demandar estudos e trabalhos da Agência Nacional de Águas. O governo federal está capitaneando esse trabalho. O governador determinou que a gente faça intervenções na área que nos cabe, que é em Laje do Muriaé. Vamos fazer o canal extravasor e o desvio do rio, para tentar minorar esse sofrimento. As outras intervenções, a barragem de Cantagalo, o canal extravasor de Italva, de Cardoso Moreira, depende de estudos federais porque ali são cinco rios que vêm de outros estados, quatro de Minas e um do Espírito Santo", explicou o vice-governador.

Presidentes de Cuba e Irã defendem uso pacífico da energia nuclear

12/01/2012 06h18- Atualizado em 12/01/2012 06h47

Presidentes de Cuba e Irã defendem uso pacífico da energia nuclear

Programa nuclear iraniano é foco de tensão na comunidade internacional.
Ahmadinejad denunciou 'decadência' do sistema capitalista.

Da AFP
Comente agora

Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Irã, Mahmud Ahmadinejad, defenderam na quarta-feira (11) em Havana o direito de todos os países ao uso pacífico da energia nuclear, em um momento de tensão na comunidade internacional por conta controverso programa nuclear de Teerã.
Os dois governantes "ratificaram o compromisso dos dois países na defesa da paz, do direito internacional e dos princípios da Carta das Nações Unidas, assim como do direito de todos os Estados ao uso pacífico da energia nuclear", afirma um comunicado oficial.
O apoio cubano ao programa nuclear iraniano foi anunciado na mesma semana em que os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Nicarágua, Daniel Ortega, fizeram o mesmo.
De acordo com a nota oficial, durante o encontro no Palácio da Revolução de Havana, Raúl Castro e Ahmadinejad conversaram sobre "o excelente estado das relações bilaterais e temas do âmbito internacional".
O presidente de Cuba, Raúl Castro, e o do Irã, Mahmud Ahmadinejad, passam tropas em revista nesta quarta-feira (11) em Havana (Foto: AP)O presidente de Cuba, Raúl Castro, e o do Irã, Mahmud Ahmadinejad, passam tropas em revista nesta quarta-feira (11) em Havana (Foto: AP)
Antes do encontro com Raúl Castro, Ahmadinejad depositou flores no monumento ao Herói Nacional, José Martí.
Mais cedo, o presidente iraniano recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Políticas na Universidade de Havana.
"Estamos observando que o sistema capitalista está em decadência, em diferentes cenários, como em um beco sem saída, e é necessária uma nova ordem, uma nova visão, que respeite todos os seres humanos, um pensamento baseado na justiça", disse Ahmadinejad.
veja também

Governo de MT regulamenta o regime de contratação do VLT para Copa 2014

12/01/2012 15h56- Atualizado em 12/01/2012 08:h31

Governo de MT regulamenta o regime de contratação do VLT para Copa 2014

Licitação do VLT deve ser publicada ainda no mês de janeiro deste ano.
Obra do VLT vai custar 1,2 bilhão de empréstimo junto a Caixa Econômica.

Ericksen VitalDo G1 MT
Comente agora

Modelo de VLT que será implantado em Cuiabá para a Copa 2014 (Foto: Assessoria/Agecopa)VLT será o novo modelo de transporte para Copa
em Cuiabá (Foto: Assessoria/Agecopa)
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), regulamentou nesta quarta-feira (11) o Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC) para executar as futuras obras para a Copa do Mundo em 2014, em Cuiabá. O processo de contratação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície, será realizado por meio do RDC. Ele consiste em um processo mais rápido que foi criado nacionalmente em agosto de 2011 visando as obras do mundial.

A previsão inicial do governo era lançar a licitação até a metade de dezembro do ano passado, mas foi adiada para janeiro, em parte, influenciado pelas denúncias envolvendo o trâmite do VLT. Uma reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostrou que o Ministério das Cidades forjou documento que autorizou mudanças no projeto de mobilidade urbana na capital, ampliando o custo da obra.
Segundo o governo do estado, os recursos para o VLT serão obtidos por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. O montante está estruturado da seguinte forma: os R$ 423 milhões que já haviam sidos aprovados para o Bus Rapid Transit (BRT), ônibus com linha exclusiva, foram redirecionados para o VLT, e os outros R$ 740 milhões serão viabilizados por meio de um novo empréstimo com a Caixa.
O Diário Oficial do Estado, que circula nesta quarta-feira, traz também o decreto que institui a Comissão Especial de Licitação com competência para realizar a Concorrência Pública exclusiva para contratação do VLT, pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). De acordo com o decreto, vai caber a comissão promover todos os atos necessários à licitação.
A obra do trem de superfície deve começar no primeiro trimestre de 2012 e a previsão de término será em dezembro de 2013, conforme informou o governo do estado.
Ainda conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da Secopa, o governo está dependendo de uma publicação do Ministério das Cidades para continuar o trâmite para a licitação do VLT. O governador Silval Barbosa já recebeu a informação de que a publicação deve sair no Diário Oficial da União (DOU) da próxima quinta-feira (12).
A partir disso, a Caixa poderá informar ao Tesouro Nacional sobre a capacidade do governo do estado de se endividar em R$ 1,2 bilhão. Na sequência, a Caixa vai liberar inicialmente os R$ 423 milhões que eram provenientes do BRT. Só depois deste trâmite, o governo espera publicar a licitação do VLT pelo regime diferenciado. A previsão é que ela seja publicada até o dia 16 de janeiro. O restante do dinheiro, mais de R$ 700 milhões vindo do BNDES, será liberado por meio da Caixa em outro momento.
Pelo RDC, o governo de Mato Grosso, segundo o decreto, vai contratar as obras de infraestrutura e do Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Uma maquete eletrônica divulgada pela Infraero revelou preliminarmente como vai ficar o novo aeroporto depois das reformas e ampliações. Os serviços têm início previsto para abril de 2012 e prazo de execução de seis meses. A Infraero vai destinar o valor de R$ 6 milhões para o início das obras de licitação.

Cemat "derruba" liminar que autoriza concessão da Sanecap

Cemat "derruba" liminar que autoriza concessão da Sanecap

Andréa Haddad

A Rede Cemat obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça que “derrubou” a liminar proferida em favor da Prefeitura de Cuiabá para a exploração por empresas privadas dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto na Capital. A responsável pelo fornecimento de energia elétrica alega que, com o novo despacho, volta a valer os efeitos da decisão, em caráter liminar, que suspendeu o edital de concessão da Sanecap devido à dívida superior a R$ 100 milhões da companhia de saneamento, que vem se acumulando desde 2007.
A nova decisão, expedida pelo desembargador Luiz Carlos da Costa, foi publicada nesta quarta (11). O magistrado alega que o procurador-geral de Cuiabá, Fernando Biral, não poderia ter ingressado com recurso, na condição de pessoa física, para reverter a primeira decisão desfavorável ao Alencastro. O desembargador pondera que o pedido teria que ser feito em nome da prefeitura. “O que é certo é que o agravo de instrumento é manifestamente improcedente em sentido lato (ilegitimidade de parte) e está em confronto com a jurisprudência mansa e pacífica do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça”, diz trecho da decisão, de 9 deste mês.
O novo despacho foi publicado a apenas um dia da comissão responsável pelo edital divulgar o resultado técnico, previsto para as 9h desta quinta (12), das únicas duas empresas que se interessaram em exploração a concessão, a Companhia de Águas do Brasil - CAB Ambiental e a Foz do Brasil.
Da última vez em que o processo foi suspenso, a Cemat conseguiu a liminar, em 22 de dezembro do último ano, proferida pelo juiz Paulo Marcio Soares de Carvalho. No mesmo dia, a prefeitura conseguiu reverter a decisão em tempo recorde. Agora, a equipe de Biral deve ingressar com novo recurso na tentativa de derrubar a suspensão para, somente então, finalizar o processo com a apresentação das propostas comerciais pelas empresas interessadas.