sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prouni

Adesão à lista de espera do Prouni

Podem participar candidatos não-convocados ou de cursos sem turma.
Lista de espera terá duas convocações para vagas remanescentes.

Do G1, em São Paulo
Comente agora

O Ministério da Educação abriu na quarta-feira (22) o período de manifestação de interesse em vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Podem participar os candidatos inscritos nesta edição do Prouni que não foram convocados nas outras chamadas, ou foram convocados para cursos sem formação de turma.
A manifestação deve ser feita no site do programa até a sexta-feira (24). Para se inscrever e constar da lista de espera do Prouni é necessário informar o CPF e o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
Site do Programa Universidade para Todos (Prouni) (Foto: Reprodução)Site do Programa Universidade para Todos (Prouni) (Foto: Reprodução)
A lista será usada pelas instituições participantes do programa para o preenchimento das vagas com bolsas para estudantes de escola pública eventualmente ainda não ocupadas.
Após a formação da lista, serão feitas duas convocações. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.
Recorde de inscritosO Prouni tem um total de 1.208.398 candidatos participantes. O número de inscritos é recorde na história do programa, criado pelo governo federal em 2004. No ano passado foram inscritos 1.048.631 candidatos.
Cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos. Dessa forma, o número de inscrições chegou a 2.323.546.
Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo, com 211.431; Minas Gerais, 151.437; Bahia, 92.983; Rio Grande do Sul, 82.046, e Rio de Janeiro, 73.534.
A oferta para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas. sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.
A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada no site do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do Prouni o sistema de pesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa.
Critérios
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Criado em 2004, o Prouni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Cientistas desvendam profecia maia do 'fim do mundo em 2012'

24 de fevereiro 16:40

Especialistas se reúnem no México para discutir teorias apocalípticas geradas a partir da filosofia do tempo de antiga civilização.

Da BBC
47 comentários

Arqueólogos discutem se Maias teriam previsto, no passado, que o mundo terminaria em 2012. (Foto: BBC)Previsão apocalíptica maia é descartada por
boa parte dos especialistas. (Foto: BBC)
Arqueólogos de diversos países se reuniram no Estado de Chiapas, uma área repleta de ruínas maias no sul do México, para discutir a teoria apocalíptica de que essa antiga civilização previra o fim do mundo em 2012.
A teoria, amplamente conhecida no país e contada aos visitantes tanto no México como na Guatemala, Belize e outras áreas onde os maias também se estabeleceram, teve sua origem no monumento nº 6 do sítio arqueológico de Tortuguero e em um ladrilho com hieróglifos localizado em Comalcalco, ambos centros cerimoniais em Tabasco, no sudeste do país.
O primeiro faz alusão a um evento místico que ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012, durante o solstício do inverno, quando Bahlam Ajaw, um antigo governante do lugar, se encontra com Bolon Yokte', um dos deuses que, na mitologia maia, participaram do início da era atual.
Até então, as mensagens gravadas em "estelas" - monumentos líticos, feitos em um único bloco de pedra, contendo inscrições sobre a história e a mitologia maias - eram interpretadas como uma profecia maia sobre o fim do mundo.
Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah), uma revisão das estelas pré-hispânicas indica que, na verdade, nessa data de dezembro do ano que vem os maias esperavam simplesmente o regresso de Bolon Yokté.
"(Os maias) nunca disseram que haveria uma grande tragédia ou o fim do mundo em 2012", disse à BBC o pesquisador Rodrigo Liendo, do Instituto de Pesquisas Antropológicas da Universidade Autônoma do México (Unam).
"Essa visão apocalíptica é algo que nos caracteriza, ocidentais. Não é uma filosofia dos maias."
Novas interpretações
Durante o encontro realizado em Palenque, que abriga uma das mais impressionantes ruínas maias de toda a região, o pesquisador Sven Gronemeyer, da Universidade australiana de Trobe, e sua colega Bárbara Macleod fizeram uma nova interpretação do 6º monumento de Tortuguero.
Para eles, os hieróglifos inscritos na estela se referem à culminação dos 13 baktunes, os ciclos com que os maias mediam o tempo. Cada um deles era composto por 400 anos.
"A medição do tempo dos maias era muito completa", explica Gronemeyer. "Eles faziam referência a eventos no futuro e no passado, e há datas que são projetadas para centenas, milhares de anos no futuro", afirma.
Para a jornalista Laura Castellanos, autora do livro "2012, Las Profecias del Fin del Mundo", o sucesso da teoria apocalíptica junto à cultura ocidental se deve a uma "onda milenarista" que, segundo ela, "antecipa catástrofes ou outros acontecimentos cada vez que se completam dez séculos".
Para Castellanos, esse tipo de efeméride é reforçada por uma 'crise ideológica, religiosa e social'.
Ela observa que as profecias sobre 2012 não têm somente uma 'vertente catastrófica', mas também uma linha que "prognostica o despertar da consciência e o renascimento de uma nova humanidade, mais equitativa".
Crença no final
A asséptica explicação científica e histórica vai de encontro à crença popular no México, um país onde há quem procure adquirir os conhecimentos necessários para sobreviver com seu próprio cultivo de alimentos em caso de uma catástrofe mundial.
Muitos dos que vivem fora procuram regressar ao país porque sentem que precisam estar em casa em 2012, e há empresas que oferecem espaço em bunkeres subterrâneos, com todas as comodidades.
Afinal, o possível fim do mundo também é negócio. O próprio governo mexicano lançou uma campanha para promover o turismo no sudeste do país, onde estão localizados os sítios arqueológicos maias.
Muitos governos dos Estados onde existem ruínas da antiga civilização maia já estão registrando aumento na chegada de turistas.

Pery Ribeiro morre aos 74 anos, vítima de um infarto

24/02/2012 12h44- Atualizado em 24/02/2012 16h16

Pery Ribeiro morre aos 74 anos, vítima de um infarto

Segundo a esposa, cantor estava internado havia 30 dias no Rio.
Artista era filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

Do G1 RJ
19 comentários

Pery Ribeiro em foto da capa do disco 'Cores da minha bossa', de 2006 (Foto: Divulgação)Pery Ribeiro em foto da capa do disco 'Cores da
minha bossa', de 2006 (Foto: Divulgação)
O cantor e compositor Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira (24), aos 74 anos, vítima de um infarto, no Rio de Janeiro. Ele era filho da cantora Dalva de Oliveira (1917-1972) e do cantor e compositor Herivelto Martins (1912-1992).
De acordo com a esposa de Pery, a empresária Ana Duarte, ele estava internado havia 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte, para tratar de uma endocardite e tinha alta programada para esta semana. "Hoje [sexta-feira] pela manhã fomos surpreendidos com esse infarto fulminante", lamentou Ana, casada há 20 anos com o artista. Ele deixa dois filhos: Paula, do seu primeiro casamento, e o produtor de comerciais Bernardo Martins.
A carreira
Pery iniciou a carreira artística aos três anos, quando fez a dublagem do anão Dengoso em filmes de Walt Disney ao lado de sua mãe, que interpretava a Branca de Neve. Aos 5 anos, em 1942, participou de “It’s all true”, o filme inacabado de Orson Welles, filmado no Brasil. Em 1959, trabalhando na TV Tupi como operador de câmera, foi convidado para participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional.
Assumiu, então, o nome artístico de Pery Ribeiro, seguindo sugestão de César de Alencar. Ainda em 1960, gravou seu primeiro disco, um compacto duplo contendo a canção "Sofri você" (Ricardo Galeno e Paulo Tito), entre outras.
Pery gravou a primeira versão comercial de "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além de 12 discos dedicados à bossa nova. A partir da década de 1970, se dedicou a trabalhos mais voltados para o jazz, ao lado de Leny Andrade, viajando por México e Estados Unidos, onde atuou também ao lado do conjunto de Sérgio Mendes.
Ganhou mais de 60 prêmios na carreira, incluindo o Troféu Roquette Pinto, o Chico Viola e o Troféu Imprensa. Além da carreira musical, foi apresentador de programas de televisão e participou de filmes no cinema nacional.

Gaviões expulsa integrantes

24/02/2012 16h21- Atualizado em 24/02/2012 16h41

Gaviões irá expulsar integrantes que colocaram fogo em carro alegórico

Torcedores não tinham sido identificados até a tarde desta sexta-feira.
Incêndio em carro da Pérola Negra ocorreu após tumulto no Anhembi.

Márcio PinhoDo G1 SP

Carro alegórico da Pérola incendiado no Anhembi (Foto: Reprodução/TV Globo)Carro alegórico da Pérola incendiado no Anhembi
durante apuração (Foto: Reprodução/TV Globo)
O advogado da Gaviões da Fiel, Davi Gebara Neto, disse na tarde desta sexta-feira (24) que a escola irá expulsar os integrantes que colocaram fogo em uma alegoria da Pérola Negra na dispersão do Sambódromo do Anhembi, depois da confusão durante a abertura das notas do Grupo Especial, nesta terça-feira (21). Eles ainda não foram identificados.
"O Wagner [da Costa, vice-presidente da Gaviões] se comprometeu a tentar localizar quem são as pessoas responsáveis, trazer os nomes e expulsá-los. Isso não pode acontecer", disse o advogado.
Imagens feitas pela emissora Rede TV mostraram pessoas com camisetas pretas e que acompanham a torcida da Gaviões da Fiel atirando objetos em direção ao carro alegórico. O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), investiga o caso e tenta identificar os responsáveis pelo incêndio.
Neto acompanhou Costa durante depoimento na delegacia que investiga o tumulto. Na saída, o vice-presidente da Gaviões só explicou por que se dirigiu até a área restrita, onde eram lidas as notas, antes de a confusão começar - a polícia investiga se houve uma ação orquestrada entre dirigentes. "Como dirigente, queria conversar com os integrantes da Liga. Não era cabível aquele 8,9”, disse, reclamando sobre uma nota recebida pela escola.
Pagamento do prejuízo
Na quarta-feira (23), o presidente da Pérola, Edilson Casal, compareceu à sede da Gaviões da Fiel no Bom Retiro, na região central de São Paulo. Segundo o diretor da Pérola Jairo Roizen, conversas estão sendo mantidas entre as duas diretorias para tentar resolver o imbróglio.
"Queremos que a Gaviões faça o ressarcimento ou que a Liga faça isso. A intenção real é que todos sejam punidos. Por enquanto, a única escola que está sendo punida é a Pérola Negra, que está sendo rebaixada sem que as notas de dois jurados tenham sido lidas e ainda teve um carro incendiado."
A Pérola Negra afirmou que o incêndio é prejuízo para a escola, apesar do fato de que o carro não será mais usado em desfiles. Segundo Jairo Roizen, a Pérola mantinha conversas com a própria Prefeitura de Itanhaém, cidade que foi tema do samba-enredo, para vender as esculturas presentes na alegoria. Outra opção, afirma Jairo, seria vender as esculturas para escolas menores do interior de São Paulo. É um procedimento adotado pelas escolas de samba todos os anos para se livrar material que não será utilizado novamente.

EUA e Israel coordenam medidas contra o Irã, diz diplomata

EUA e Israel coordenam medidas contra o Irã, diz diplomata

Países suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares.
República Islâmica nega, alegando que interesse é gerar energia.

Da Reuters
2 comentários

Estados Unidos e Israel estão coordenando as medidas adotadas contra a suposta ameaça nuclear iraniana e fazem planejamentos para garantir que "todas as demais opções" continuem disponíveis, disse nesta quinta-feira (23) o embaixador norte-americano em Israel, Dan Shapiro.
Segundo ele, ambos os países torcem para que as sanções econômicas em vigor bastem para persuadir o Irã a abandonar seu programa nuclear e entendem que essas medidas já estão tendo um "efeito significativo", embora ainda sem alcançar o seu objetivo.
EUA, Israel e outros governos suspeitam que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares, algo que a República Islâmica nega, alegando que seu interesse é apenas gerar energia para fins pacíficos.
"Está claro que o Irã está sob uma significativa pressão econômica", disse Shapiro a líderes da comunidade judaica dos EUA. Segundo ele, as sanções ainda não "atingiram seu objetivo, que é parar o programa nuclear".
"É também verdade", prosseguiu ele, "que estamos coordenados com nossos parceiros israelenses ... para que outras opções, todas as demais opções, estejam sobre a mesa para alcançar esse objetivo". "O planejamento necessário foi feito para garantir que essas opções estejam realmente disponíveis a qualquer momento que for necessário."
Um processo de negociação entre o Irã e seis grandes potências mundiais está suspenso há mais de um ano. Sua retomada parece mais improvável depois do fracasso de uma missão da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) que esteve neste mês em Teerã solicitando acesso a instalações iranianas onde supostamente há testes de explosivos.
Shapiro disse que as constantes visitas de altos funcionários dos EUA a Israel e vice-versa permitem que ambos os governos mantenham sua coordenação sobre como lidar com o Irã.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, irá no começo de março a Washington, e a questão do Irã será o principal ponto da sua reunião com o presidente norte-americano, Barack Obama.
O governo Obama dá sinais de crescente preocupação com a possibilidade de Israel decidir atacar o Irã sem consultar previamente seus aliados, mas Shapiro afirmou que há uma coordenação estreita e produtiva entre os dois países.
"É o tipo de diálogo, eu lhes asseguro, que a gente gostaria que dois aliados diante de um desafio comum de segurança tivessem. É essa qualidade, esse detalhe ... e é exatamente o que deveria estar acontecendo. Vai continuar quando o primeiro-ministro Netanyahu visitar Washington."

Eder reage às críticas e diz que Taques age como traficante do medo

Eder reage às críticas e diz que Taques age como traficante do medo

 

Eder de Moraes O executivo Eder de Moraes, secretário da Copa-2014, reagiu duro às críticas feitas nesta quinta, da tribuna do Senado, pelo pedetista Pedro Taques, que cobrou transparência na execução das obras preparativas de Cuiabá para o Mundial e reclamou que requereu informações ao Governo de Mato Grosso e ao Ministério das Cidades sobre o projeto do Veículo Leve sobre Trilho e não obteve resposta. Na bronca, Eder dispara: "O senador Pedro Taques age como um traficante do medo. Todas as suas falas são permeadas de ameaças ou de prognósticos do caos. Para ele (Taques), todos são desonestos e corruptos, mas essa regra não vale para aqueles que compartilham de seus interesses".
Segundo o secretário, Taques "fala muito e realiza pouco". Observa que "é muito fácil ficar criticando e criando obstáculos e, em tom de ironia, afirma que o senador "tem tempo de sobra para isso". Considera que as ações políticas de Taques demonstram claro objetivo eleitoreiro, convicto de que possui uma suposta rede de proteção anelada em algumas esferas do poder público.
Ex-presidente do MT Fomento e ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil do Estado, Eder, agora à frente dos projetos preparativos de Cuiabá para a Copa de 2014, afirma que "o governo como um todo está trabalhando num sacrifício desumano para realizar a Copa em Cuiabá" e garante que o evento será orgulho para todos e, por outro lado, avalia que Mato Grosso está sentindo vergonha por ter um senador prepotente, que sobe à tribuna do Senado para diminuir o Estado que representa e com viés político porque, na avaliação de Eder, Pedro Taques está visando as próximas eleições. "Ele (Taques) está praticando a teoria do quanto pior, melhor!, destruindo trabalho dos outros, enquanto deveria harmonizar e luta por recursos para o nosso desenvolvimento".
Eder nega omissão de informações sobre projetos e obras. Garante que os dados são compartilhados e a Secopa responde aos inúmeros relatórios solicitados pelos órgãos fiscalizadores. "Somos a secretaria de Governo mais fiscalizada da história de Mato Grosso. A mim, o senador não vai intimidar e nem tampouco surtirá efeito suas críticas destrutivas. Mato Grosso não precisa de quem bate e esconde a mão e nem daqueles que se especializam em colocar pau na estrada", dispara Eder de Moraes.
Em outro momento da entrevista ao RDNews, o secretário comenta que, como constitucionalista, o senador deveria respeitar a lei do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Explica que os parlamentares aprovaram a Lei 12.462, em 5 de agosto do ano passado, e que foi regulamentada pela presidente Dilma Rousseff pelo Decreto 7.581, em outubro. Destaca que a lei leva ainda a chancela da Controladoria-Geral da União. "Além do mais, quem criou o RDC não fui eu. Isso é produto de lei".
Para o secretário da administração Silval Barbosa, "o senador Taques é frontalmente contra a Copa do Mundo em Cuiabá". Observa que o pedetista chegou a colher denúncias apócrifas, tentando impedir a construção da mais importante trincheira da avenida Miguel Sutil, que será realizada no trevo da rotatória do Bosque da Saúde. Segundo Eder, as argumentações técnicas da Secopa foram consideradas pelos órgãos fiscalizadores, que mandaram arquivar a denúncia anônima fomentada por Taques. "É por isso que digo que as ações do senador prejudicam MT. Alguém precisa levantar a voz e desmascarar pseudos-moralistas".
Velhas práticas
Eder de Moraes diz ainda "ser lamentável ver um senador estreante na política, que pregou ser o novo, fazendo uso de velhas práticas, usando mandato conferido pelo povo como trampolim para futuros projetos políticos". Destaca também que Taques nunca se prontificou a visitar e/ou acompanhar as ações e obras da Copa em Cuiabá. Prefere, diz o secretário, ficar teorizando e expondo MT ao ridículo.
Observa que, mesmo com dificuldades, devido à desoneração da produção primária, o Estado conseguiu limites de investimentos, através de empréstimos, diferentes de outras Unidades da Federação, como o Rio Grande do Sul, que tem uma bancada forte e obteve R$ 1,2 bilhão a fundo perdido e que entra como contrapartida para usar na mobilidade urbana. "Portanto, ao invés de Taques usar MT e Cuiabá como saco de pancada, deveria utilizar suas energias em algo concreto, capaz de resultar em melhoria da qualidade de vida das pessoas e não se notabilizar, no primeiro mandato, como campeão de gastos com verba indenizatória".

Articulação Pinheiro

| 24/02/2012 - 07:30

Pinheiro aposta em ações polêmicas para "marcar posição" na prefeitura

Glaucia Colognesi

O prefeito interino Júlio Pinheiro (PTB) aposta em projetos polêmicos para marcar posição nas gestões relâmpago. Diferentemente do que ocorreu na primeira vez em que cobriu férias de 15 dias do prefeito Chico Galindo (PTB), em julho do ano passado, as novas medidas de Pinheiro foram conversadas com o titular do Palácio Alencastro antes dele se afastar.
Na primeira vez que substituiu Galindo, Pinheiro surpreendeu até o prefeito quando o esperou apenas virar as costas para enviar ao Legislativo a mensagem que autorizava a concessão do saneamento e para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a instalação dos radares.
Desta vez, além do aumento aos servidores DAS que já foi consolidado, Pinheiro quer dar continuidade ao projeto de instalação dos pardais com o apoio do Ministério Público e da OAB. Os equipamentos devem começar a ser implantados em 40 pontos da cidade dentro de 30 a 45 dias.
Outra ordem de serviço que deverá ser assinada por Pinheiro é a abertura do processo licitatório para a reforma do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. O objetivo é preparar o espaço para um centro de treinamento para a Copa de 2014. O vereador começou a preparar o local para o mundial desde a primeira vez em que atuou como prefeito, ao desapropriar o estádio que pertencia à Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF). Após desembolsar R$ 5 milhões, o município passou a ser proprietário.
Apesar de negar que entrará nesta ceara durante a ausência de Galindo, Júlio Pinheiro poderá reduzir o acesso de estudantes e até acabar com o passe livre. Desde que assumiu a presidência da Câmara, em janeiro de 2011, o petebista critica o fato do município arcar sozinho com a gratuidade. Pinheiro corre contra o tempo para poder executar todas as propostas nos dez dias que ficará a frente do Executivo. Ele assumiu a prefeitura no último sábado (18) e permanece até terça (28).

Horário de verão termina domingo

24/02/2012 08h53- Atualizado em 24/02/2012 08h53

Horário de verão termina com queda de 4% no consumo de energia em MT

A eletricidade economizada no período é de 24.650 megawatt.
Estado tem quatro localidades cuja energia é gerada por usina a diesel.

Do G1 MT
Comente agora

Com o horário de verão, que termina no domingo (26), Mato Grosso economizou 24.650 megawatt de energia, suficiente para abastecer um município como Chapada dos Guimarães por 13 meses. O consumo no período teve uma redução de 4,2% no horário de ponta (18h às 21h), onde há maior registro do uso de energia elétrica, e de 0,9% no consumo geral.
De acordo com o gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Magri, a redução se refere aos municípios atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que são a maioria em Mato Grosso.
Somam apenas quatro localidades atendidas pelo Sistema Isolado, que é a geração de energia por usinas a diesel. São elas: Comodoro, Rondolândia e distritos de Guariba e Paranorte, representando 0,2% do total consumido em todo o estado. A economia nesse sistema foi de 39,43 MWh, suficiente para atender ao município de Rondolândia por oito dias. Magri ressalta que o maior ganho no sistema isolado é ambiental, com a economia de quase 12 mil litros de diesel que deixaram de ser queimados nos 133 dias do horário de verão.
Os números referentes ao Sistema Isolado tiveram redução se comparados à edição 2010/2011 do horário de verão, quando a economia de energia no Sistema Isolado foi de 78,55 MWh, com 23,5 mil litros de diesel poupados. Essa redução ocorreu devido à desativação das usinas térmicas de Cotriguaçu, Juruena e Colniza, municípios que passaram a fazer parte do SIN entre 2010 e 2011 e que, antes, respondiam por mais da metade do Sistema Isolado.
O gerente de Operação do Sistema da Cemat explica que a principal consequência do horário de verão é a diminuição do carregamento nas linhas de transmissão, subestações e sistemas de distribuição de energia, aliviando também a geração. “A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidas ao fim do horário de verão, quando se aproxima o período de seca”, explica o engenheiro.

Polícia investiga mineradora de MT após identificar dinamites apreendidas

Polícia investiga mineradora de MT após identificar dinamites apreendidas

Explosivos foram roubados e polícia apura se funcionários forneceram.
Exército monitora empresas especializadas nas vendas.

Do G1 MT
Comente agora

Dinamites teriam poder para explodir até 300 caixas eletrônicos (Foto: Divulgação / Polícia Civil)Polícia apreende 98 dinamites que poderiam explodir até 300 caixas eletrônicos (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
O 44° Batalhão do Exército de Mato Grosso confirmou que as 98 dinamites encontradas em uma fazenda localizada na região de Nobres, distante 151 km de Cuiabá, pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), era de uma mineradora que foi arrombada e, na ocasião, os ladrões conseguiram levar 800 dinamites. A empresa está localizada em São José do Rio Claro, a 235 km da capital, e o crime ocorreu no último ano.
De acordo com a delegada Ana Cristina Feldner, responsável pela investigação, a polícia também vai apurar se há envolvimento de funcionários da mineradora no fornecimento dos explosivos para quadrilhas que assaltam bancos em Mato Grosso e em outros estados.
Ela ressalta que está ocorrendo uma “migração” das quadrilhas para esse tipo de crime, onde envolve explosivos. Isso, segundo a delegada, pelo fato dos assaltos com o uso de dinamites serem mais rápidos e eficientes. Conforme os dados divulgados pela polícia, somente no ano passado foram 106 ataques a caixas eletrônicos ao passo que em 2012 já foram registrados 15.
Recentemente uma adolescente foi detida dentro de um ônibus com 30 bananas de dinamites e três conectores de explosivos, no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, região metropolitana da capital. “Naquela ocasião, onde a adolescente transportava as 30 dinamites, ela poderia ter explodido o ônibus inteiro, semelhante a um ato terrorista”, alertou a delegada.
A delegada disse ainda que várias quadrilhas estão praticando esse tipo de crime, usando adolescentes para transportar os explosivos e posteriormente usá-los para cometer assaltos. “O maior risco está na hora em que as quadrilhas usam os adolescentes para transportar esses explosivos. Apenas uma trepidação do veículo já é suficiente para detonar os explosivos”, lembrou a delegada que atua no Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
Desde dezembro do ano passado, o Exército vem monitorando as empresas especializadas na venda de dinamites. Em janeiro deste ano a instituição resolveu fiscalizar in loco as empresas e identificar supostas irregularidades. Após a fiscalização, o Exército Brasileiro elaborou um plano de segurança para essas empresas.
De acordo com tenente coronel Mario Anselmo Marszalel, o Batalhão do Exército tem a responsabilidade de fiscalizar 63 municípios de Mato Grosso. Dentre os municípios, conforme o coronel, 32 empresas usam o material explosivo e 16 são prestadoras de serviço, que também utilizam dinamites. No entanto, o Exército não divulgou as empresas que não se enquadram nos padrões de segurança.
Mas advertiu que as empresas que não seguem a legislação, correm o risco de ter o serviço interrompido. “Temos sugerido que essas empresas adotem o sistema de segurança eletrônico que é mais eficiente e satisfatório”, afirmou o coronel.
Crime
Na ação que ocorreu no ano passado, os assaltantes levaram 800 dinamites. Dois homens rederam um vigia e, posteriormente, mais dois suspeitos foram ao local com dois caminhões e recolheram o material. A Polícia Civil conseguiu recuperar apenas 98 explosivos e, de acordo com a polícia, as dinamites não apreendidas estão na clandestinidade e podem ser usadas em novos assaltos, além de arrombamentos de caixas eletrônicos.

Veja cidades que mais contrataram em janeiro; em demissões, Rio lidera

24/02/2012 07h12- Atualizado em 24/02/2012 07h12

Veja cidades que mais contrataram em janeiro; em demissões, Rio lidera

São Paulo lidera ranking, com a criação de 8.853 vagas no mês passado.
Rio de Janeiro perdeu 3.280 vagas formais no primeiro mês de 2012.

Do G1, em São Paulo

Das dez cidades brasileiras que registraram o melhor desempenho na geração de emprego formal em janeiro, seis são capitais de seus respectivos estados, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgados nesta quinta-feira (23).
São Paulo voltou a liderar o ranking, com a criação de 8.853 vagas no mês passado, seguido por Belo Horizonte, com 4.823 vagas a mais. Vacaria, no Rio Grande do Sul, surpreendeu e aparece em terceiro no ranking, com a criação de 4,357 mil empregos formais.
Demissões
Já o Rio de Janeiro - que chegou a liderar a lista em novembro - foi a cidade que mais perdeu postos de trabalho no mês passado, com o fechamento de 3.280 vagas formais.O segundo lugar na lista ficou com Pelotas, no Rio Grande do Sul, que perdeu 1,944 mil postos. Outra capital, Fortaleza, aparece em terceiro lugar no ranking de demissões, com o corte de 1,573 empregos com carteira assinada.
Em todo o país, foram criadas 118,8 mil vagas com carteira assinada em janeiro, o que representa queda de 21,8% frente ao mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 152.091 empregos formais.
Confira abaixo as listas das 50 cidades que mais geraram postos de trabalho em janeiro de 2011 e as 50 que mais demitiram no período. As capitais estão em negrito.
50 CIDADES QUE MAIS CONTRATARAM EM JANEIRO
Cidade Saldo de vagas
(diferença entre contratações e demissões)
São Paulo (SP)8.853
Belo Horizonte (MG) 4.823
Vacaria (RS) 4.357
Curitiba (PR) 4.237
Brasília (DF) 2.507
Franca (SP) 2.433
Salvador (BA)2.190
Goiânia (GO)2.118
Maringá (PR) 1.632
Ribeirão Preto (SP) 1.584
Londrina (PR) 1.576
Sertãozinho (SP) 1.547
Uberlândia (MG) 1.427
Fraiburgo (SC) 1.355
Itaboraí (RJ) 1.335
Vista Alegre do Alto (SP) 1.184
Serra (ES) 1.135
Joinville (SC) 1.112
Duque de Caxias (RJ) 1.091
Blumenau (SC) 1.066
Barueri (SP) 1.002
Pontal (SP) 967
Sorriso (MT) 952
Florianópolis (SC) 944
Birigui (SP) 939
Santa Cruz do Sul (RS) 885
Jaboticabal (SP) 883
Jaboatão dos Guararapes (PE) 853
Contagem (MG) 852
Porto Velho (RO) 844
Cascavel (PR) 842
Sorocaba (SP) 784
Caxias do Sul (RS) 760
Campo Grande (MS) 726
Nova Serrana (MG) 717
Primavera do Leste (MT) 710
Betim (MG) 677
Recife (PE) 668
Lucas do Rio Verde (MT) 637
Aparecida de Goiânia (GO) 636
Olímpia (SP) 633
Aracaju (SE)606
Campinas (SP) 601
Novo Hamburgo (RS) 591
Rio Verde (GO) 588
Itu (SP) 587
Rio Negro (PR) 584
Feira de Santana (BA) 561
Macaé (RJ) 547
Erechim (RS) 547
50 CIDADES QUE MAIS DEMITIRAM EM JANEIRO
Cidade Saldo de vagas
(diferença entre contratações e demissões)
Rio de Janeiro (RJ)-3.280
Pelotas (RS) -1.944
Fortaleza (CE) -1.573
Porecatu (PR) -1.444
Bacabeira (MA) -1.369
Manaus (AM) -1.114
Itápolis (SP) -968
Catanduva (SP) -867
Osasco (SP) -828
Morro Redondo (RS) -792
Sapé (PB) -787
Matão (SP) -699
Tabatinga (SP) -689
Mauá (SP) -627
São Bernardo do Campo (SP) -626
Nova Andradina (MS) -611
Santos (SP) -609
Itapevi (SP) -572
Ulianápolis (PA) -556
Estreito (MA) -548
Monte Azul Paulista (SP) -538
Mauriti (CE)-537
Jacareí (SP) -519
São Francisco do Conde (BA) -507
Morrinhos (GO) -473
Vitória (ES) -469
Ponte Nova (MG)-466
Jaraguá do Sul (SC) -442
São José dos Campos (SP) -435
Marabá (PA) -374
Barcarena (PA) -370
São Gonçalo (RJ) -366
Capão do Leão (RS) -366
Boa Vista (RR) -365
São Caetano do Sul (SP) -363
Nova Iguaçu (RJ)-350
Parauapebas (PA) -337
Rio Branco (AC)-331
Natal (RN)-317
Cambuí (MG)-314
Cruz Alta (RS)-312
Maceió (AL)-311
Colônia Leopoldina (AL)-292
Itapeva (SP) -284
Conselheiro Lafaiete (MG) -281
Barreiros (PE) -276
Matelândia (PR) -275
Boa Vista do Buricá (RS) -273
Quixerê (CE) -269
São Gonçalo do Amarante (CE) -268