sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Santorum lidera 2 semanas antes da prévia de Michigan, dizem pesquisas

Santorum lidera 2 semanas antes da prévia de Michigan, dizem pesquisas

Após vitórias em 3 estados na semana passada, ele rivaliza com Romney.
Republicanos decidem quem vai enfrentar Obama, que tenta a reeleição.

Da AFP
Comente agora

O cristão ultraconservador Rick Santorum foi o destaque das pesquisas publicadas nesta segunda-feira (13), duas semanas antes das próximas primárias republicanas de Michigan (norte dos Estados Unidos).
Santorum surpreendeu ao vencer na semana passada nos estados de Missouri, Colorado e Minnesota, "embolando", assim, a corrida pela indicação republicana para a eleição presidencial de 6 de novembro. Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, era até então o favorito, em particular graças a sua esmagadora vitória na Flórida.
"Pensamos que agora esta é uma corrida entre dois candidatos e queremos deixar bem claro para as pessoas que somos a melhor alternativa a Barack Obama, com mais chance de derrotá-lo", disse Santorum à CNN domingo.
Segundo uma pesquisa realizada pela Public Policy Polling, Rick Santorum tem 39% das intenções de voto em Michigan, contra 24% para Romney, 12% para Ron Paul e 11% para Newt Gingrich.
Rick Santorum fala em evento do Partido Republicano nesta sexta-feira (10) em Washington (Foto: AP)Rick Santorum fala em evento do Partido Republicano nesta sexta-feira (10) em Washington (Foto: AP)
Em outra pesquisa, realizada pelo American Research Group, o ex-senador pela Pensilvânia, obstinado defensor dos valores conservadores, recebe 33% das intenções de voto, contra 27% para Romney, 21% para Gingrich e 12% para Paul.
O crescimento de Santorum em Michigan foi atribuído ao excelente indicador de favorabilildade de 67% e o "crescente declínio de Gingrich" pelos eleitores republicanos, segundo o Public Policy Polling.
"Santorum está se tornando cada vez mais próximo a um consenso sobre um candidato conservador, enquanto Gingrich perde apoio", disse a empresa de pesquisas ao divulgar os resultados.
Enquanto as intenções a favor de Gingrich caíram para 38%, sua presença na corrida é ainda um grande incentivo para Romney.
Cerca de 54% dos apoiadores de Gingrich disseram que votariam em Santorum se ele desistir, comparado com apenas 21% para Romney e 14% para Paul. Isso levaria a liderança de Santorum a 48% enquanto Romney ganharia 27% e Paul,13%.
"Há muito potencial para fluidez na corrida de Michigan, com apenas 47% dos eleitores dizendo que estão fortemente comprometidos com seus candidatos enquanto 53% estão abertos a mudar de ideia nas próximas duas semanas".
A margem de erro da pesquisa da PPP, realizada entre os dias 10 e 12 de fevereiro com 404 eleitores das primárias republicanas, é de 4,9%. A pesquisa do American Research Group foi feita com 600 eleitores no mesmo período e tem 4% de margem de erro.
As primárias de Michigan serão realizadas dia 28 de fevereiro, no mesmo dia das de Arizona (sudoeste).
Eleições EUA 2012 - calendário primárias Republicanos 08.02 (Foto: Editoria de Arte/G1)Eleições EUA 2012 - calendário primárias Republicanos 08.02 (Foto: Editoria de Arte/G1)
veja também

Ficha limpa coloca 'filtro' na política brasileira, diz presidente do TSE

Ficha limpa coloca 'filtro' na política brasileira, diz presidente do TSE

Lei aprovada pelo STF proíbe candidaturas de condenados em colegiados.
Partidos agora obedecerão 'critérios objetivos', disse Lewandowski ao G1.

Débora SantosDo G1, em Brasília
53 comentários

O ministro Ricardo Lewandowski durante o julgamento da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (Foto: Gervasio Baptista / STF)O ministro Ricardo Lewandowski no julgamento da
Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal
(Foto: Gervasio Baptista / STF)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ao G1 que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a aplicação integral da Lei da Ficha Limpa vai criar um "filtro" contra a corrupção na política brasileira, que, para ele, começará pelos partidos políticos.
Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
“Foi uma vitória da cidadania, da democracia participativa. A lei terá impacto benéfico já nas eleições de 2012. Os partidos terão de escolher candidatos baseados nos critérios da lei. Os que passarem por esse filtro dos partidos serão os melhores.”, afirmou o presidente do TSE.
Para Lewandowski, a ficha limpa "aumenta muito a responsabilidade dos partidos". O ministro avalia que a escolha dos candidatos não ficará mais restrita a um critério subjetivo dos dirigentes partidários.
"Agora, temos critérios objetivos que permitem eliminar os que não estão aptos em função de uma vida pregressa desabonadora”, declarou.
Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional na noite desta quinta-feira (16) pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro.
Principal defensor de Lei da Ficha Limpa, desde os primeiros questionamentos na Justiça Eleitoral, Lewandowski explicou que a decisão é definitiva e impede as incertezas que marcaram as eleições gerais de 2010. Em março, o próprio Supremo chegou derrubar a validade da norma para as eleições daquele ano.
“A população terá de se acostumar que a lei é uma realidade e pode confiar que os candidatos escolhidos terão a ficha limpa. Os poucos que passarem serão barrados pela Justiça”, disse o ministro.
Agora, temos critérios objetivos que permitem eliminar os que não estão aptos em função de uma vida pregressa desabonadora"
Ricardo Lewandowski, presidente do TSE
Para Lewandowski, o resultado de longo prazo da validade da ficha limpa será uma “conscientização” por parte do eleitor.
“Acho que vai gerar grande conscientização do eleitor, que fará pressão sobre partidos para que os melhores candidatos sejam escolhidos, do ponto de vista da vida pregressa. Saio em abril com a consciência tranqüila e o sentimento de dever cumprido”, disse o ministro, que deixará a presidência do TSE antes das eleições deste ano.
Confira abaixo os principais pontos da Lei da Ficha Limpa sobre os quais o STF se manifestou.
Presunção de inocência - O principal questionamento sobre a ficha limpa era o de que a lei seria inconstitucional ao tornar inelegíveis políticos condenados que ainda poderiam recorrer da decisão. O STF decidiu que a lei não viola o princípio que considera qualquer pessoa inocente até que ela seja condenada de forma definitiva. Essa decisão permite a aplicação da lei a pessoas condenadas por órgão colegiado, mas que ainda podem recorrer da condenação.
Fatos passados - A ficha limpa também foi contestada por atingir fatos que ocorreram antes da sua vigência, inclusive ao determinar o aumento de três para oito anos do prazo que o político condenado ficará inelegível. A maioria do STF decidiu que a lei se aplica a renúncias, condenações e outros fatos que aconteceram antes de a ficha limpa entrar em vigor, em junho de 2010.
Renúncia - A proibição da candidatura nos casos de renúncia de cargo eletivo para escapar de cassação foi mantida pelos ministros do STF. A maioria do tribunal defendeu que a renúncia é um ato para "fugir" do julgamento e que deve ser punido com a perda do direito de se eleger.
Prazo de inelegibilidade - A Lei da Ficha Limpa determina que os políticos condenados por órgão colegiado fiquem inelegíveis por oito anos. Esse período é contado após o cumprimento da pena imposta pela Justiça. Por exemplo, se um político é condenado a 10 anos de prisão, ficará inelegível por 8 anos a contar do fim do cumprimento da pena. Na prática, ele não poderia se candidatar por 18 anos.
Rejeição de contas - A lei torna inelegíveis políticos que tiveram contas relativas a cargos públicos rejeitadas. Por exemplo, um prefeito que tenha tido as contas do mandato reprovadas por um tribunal de contas.
Órgãos profissionais - O Supremo manteve o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que torna inelegíveis pessoas condenados por órgãos profissionais, devido a infrações éticas, como nos casos de médicos e advogados que eventualmente forem proibidos de exercer a profissão pelos Conselhos da classe.
veja também

Promotora diz não crer em anulação do júri que condenou Lindemberg

17/02/2012 12h00- Atualizado em 17/02/2012 12h05

Promotora diz não crer em anulação do júri que condenou Lindemberg

Ao G1, Daniela Hashimoto disse que defesa tentou 'cavar' nulidade.
Lindemberg foi condenado a 98 anos por morte de Eloá e outros crimes.

Do G1 SP
7 comentários

Promotora caso eloá (Foto: globo news)A promotora Daniela Hashimoto, que atuou no caso
Eloá (Foto: Reprodução / Globo News)
A promotora Daniela Hashimoto, que participou do julgamento que condenou Lindemberg Alves a 98 anos e 10 meses de prisão, afirmou nesta sexta-feira (17) ao G1 que não acredita na anulação do júri que terminou na noite desta quinta (16). A advogada de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, anunciou logo após a leitura da sentença que pedirá a anulação do julgamento.

“Durante os quatro dias de julgamento, ela [Ana Lúcia Assad] fez diversos requerimentos, procurando eventualmente cavar ou alegar depois uma nulidade. Não teve nenhuma irregularidade. Muito pelo contrário, todo mundo viu tudo que foi resguardado. Então, no meu entendimento, acredito que não [haverá anulação]”, declarou Daniela Hashimoto.
Ana Lúcia Assad tem cinco dias para entrar com o pedido de nulidade no Tribunal de Justiça. Depois, ela terá oito dias para apresentar os fundamentos do recurso. A decisão de anular ou não o júri caberá aos desembargadores do tribunal.

CondenaçãoApesar da pena de quase 100 anos de reclusão, a legislação brasileira determina que uma pessoa condenada só cumpra até 30 anos em regime fechado. De acordo com a promotora, a redução da pena na prática não lhe causa nenhuma frustração.
"Para mim, não era tão importante o quanto da pena, mas que ele [Lindemberg] fosse condenado. O promotor de justiça aplica a lei. Se a lei estabelece que são 30 anos no máximo, são 30 anos que ele vai ficar preso. Mas acho que o efeito maior não é tanto da pena, mas sim da condenação. De que foi condenado, de que a sociedade deu essa resposta, de que não pode tirar a vida de uma pessoa, não pode ter essa conduta", comentou a promotora nesta sexta.
Novo processoNa quinta, Daniela Hashimoto havia informado que Lindemberg deverá responder a um novo processo, dessa vez por porte ilegal de arma. De acordo com ela, peças do processo do caso Eloá serão encaminhadas ao Ministério Público para que outro promotor avalie a possibilidade de instaurar um novo procedimento que apure a responsabilidade de Lindemberg por ter adquirido um revólver calibre 32 sem autorização para isso.
Até a manhã desta sexta (17), não havia um posicionamento da Promotoria se o novo caso será levado adiante.

“Como ele não tinha falado ainda, a gente não sabia da onde que era essa arma. Então no interrogatório ele acabou reconhecendo que ele já tinha comprado essa arma 20 dias antes e andava com essa arma supostamente para todos os lugares”, disse a promotora. O caso vai ser encaminhado para o promotor de justiça local, segundo Daniela. “Na verdade, não é questão de mudar [a pena]. Iria crescer mais três, quatro anos nesse total dos 98 anos. Mas o importante é que se praticou um crime, vai ter responder também.”
Em seu depoimento à Justiça no Fórum de Santo André, o condenado chegou a afirmar que pagou R$ 700 para comprar o revólver de um homem num parque.
Segundo a promotora, essa arma foi usada para matar Eloá, e tentar assassinar Nayara Rodrigues e o policial militar Atos Valeriano. Também foi utilizada para manter reféns em cárcere privado Eloá, Nayara, Iago Vilera e Victor Campos no apartamento da vítima fatal num conjunto habitacional popular. O mesmo revólver ainda serviu para fazer disparos durante o sequestro, há três anos, entre os dias 13 a 17 de outubro.
Condenação
Após ser julgado por quatro dias um júri popular, Lindemberg foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão pelos 12 crimes que respondeu. A legislação brasileira, no entanto, não permite que ninguém fique preso por mais de 30 anos. A sentença foi dada pela juíza Milena Dias.
Em sua defesa, o agressor alegou que atirou em Eloá sem querer e que teria se assustado após a invasão da Polícia Militar no apartamento. Ele também tentou minimizar sua responsabilidade nos demais crimes, mas não convenceu os sete jurados (seis homens e uma mulher).

Ameaça nuclear

Ameaça nuclear

Irã quer negociar após anúncio de avanços no setor nuclear

Diálogo com as potências ocidentais está interrompido desde janeiro de 2011

Ahmadinejad (à dir.) mostrou avanços do programa nuclear ao lado de cientistas Ahmadinejad (à dir.) mostrou avanços do programa nuclear ao lado de cientistas (Reuters)
O Irã voltou a falar em "negociar" com as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha), um dia depois de anunciar uma série de avanços importantes em seu programa nuclear. "Sempre recebemos favoravelmente o princípio de negociações e pensamos que, com um enfoque positivo e um espírito de cooperação, podemos fazer progressos", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast.
O chefe dos negociadores nucleares iranianos, Said Jalili, respondeu a uma carta enviada em outubro pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, representante do grupo 5+1, sobre a possibilidade de reinício das negociações. As últimas conversações aconteceram em janeiro de 2011 em Istambul, Turquia. O Irã parece ter esperado o anúncio de seus avanços nucleares para dar sua resposta a Ashton. O presidente Mahmoud Ahmadinejad e outros dirigentes iranianos repetiram que o Irã obteve progressos, apesar de todas as pressões e sanções internacionais. "Negociar em posição de força" é a manchete do jornal oficial iraniano.
O Irã anunciou na quarta-feira que conseguiu produzir o próprio combustível nuclear a 20% para seu reator de pesquisas, depois que várias autoridades e especialistas nucleares ocidentais afirmaram que o país não possuía as capacidades tecnológicas. Da mesma forma, Ahmadinejad declarou que o Irã aumentou em 50% o número de centrífugas de primeira geração em funcionamento, passando de 6.000 a 9.000. Também anunciou que os cientistas iranianos fabricaram uma nova centrífuga, de quarta geração, três vezes mais potente que as existentes.
Receio - Os anúncios demonstraram a vontade e determinação de Teerã de prosseguir com o programa nuclear, apesar das sanções ocidentais, em particular sobre o petróleo. Israel e Estados Unidos, que suspeitam que o Irã deseja fabricar armamento atômico, afirmaram em várias ocasiões que não descartam o uso da força contra a República Islâmica.
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, afirmou nesta quinta-feira que o Irã exagera seu êxito. "Os iranianos continuam avançando, mas o que foi apresentado ontem (quarta-feira) foi um espetáculo. Há várias coisas que foram apresentadas de forma exagerada, em parte para dissuadir o mundo de interferir com eles", disse. "Os iranianos querem dar a impressão de que superaram o ponto de não retorno, o que não é verdade", acrescentou. "Francamente, não vemos nada de novo", declarou também uma fonte do Departamento de Estado americano.
A Rússia pediu ao Irã uma cooperação maior com Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). "O mais importante é que tudo o que foi anunciado e feito no setor nuclear permaneça sob controle total da AIEA", declarou o chanceler russo Serguei Lavrov. Moscou também defendeu a retomada rápida das negociações entre o Irã e as grandes potências, além de ter afirmado que as sanções não têm efeito sobre Teerã. Uma nova delegação de alto nível da AIEA deve ter novas reuniões na segunda-feira no Irã para questionar as ambiguidades e responder as perguntas sobre uma possível dimensão militar das atividades nucleares.
(Com agência France-Presse

Irã ataca mais uma vez contra a interferência estrangeira



O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, repudiou a interferência estrangeira na região em um encontro no Paquistão realizado para tentar obter um acordo político no Afeganistão. O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu mais ações e menos palavras no encontro presidido por Asif Ali Zardari, enquanto Cabul busca ajuda para trazer o Talibã para as negociações. O Paquistão, aliado histórico do Talibã, foi mais uma vez forçado a desmentir que estivesse fazendo um jogo-duplo ao apoiar a milícia, cujos líderes são conhecidos por manter relações próximas com pelo menos alguns elementos do Exército paquistanês. "Todos os problemas estão vindo à tona. Visando alcançar os seus objetivos e ambições... eles não querem permitir que nossas nações se desenvolvam", afirmou Ahmadinejad em uma coletiva de imprensa, em uma clara, mas implícita, alusão ao ocidente.
No centro das discussões estava o confronto de dez anos no Afeganistão, onde os Estados Unidos lideram uma tropa estrangeira com 130 mil militares e onde todas as partes do conflito agora aceitam que negociações são a única solução. "Estamos aqui para fortalecer o caminho para solidificar a cooperação entre essas três nações. Iremos agir em direção a uma solução... e devemos impedir que outros interfiram", disse Ahmadinejad.
Israel acusou o Irã de atacar seus diplomatas em Geórgia, Índia e Tailândia nesta semana, diante da especulação de que o Estado judeu ou os Estados Unidos poderiam estar a alguns meses de realizar ofensivas militares contra o Irã. A polícia da Tailândia informou nesta sexta-feira que está procurando um quinto suspeito iraniano ligado ao plano frustrado de atentado, mas Teerã rejeitou todas as acusações.
Apenas quatro perguntas foram permitidas durante a coletiva na sexta-feira, nenhum repórter ocidental recebeu permissão para falar e o assunto das bombas não foi mencionado. O Paquistão disse que irá fazer tudo o que for solicitado por Cabul para apoiar um processo de pacificação no Afeganistão, mas há um índice elevado de ceticismo por parte do Afeganistão e dos Estados Unidos sobre sua sinceridade. "Precisamos agora formular uma política resoluta e implementável e que realmente aja sobre isso", declarou Karzai na coletiva.
As relações entre Cabul e Islamabad são tradicionalmente carregadas de desconfiança, mas ambos os lados fizeram movimentos para uma reconciliação, buscando facilitar uma solução política no Afeganistão para reduzir a instabilidade na região. "Nosso encontro de hoje entre os três países foi voltado para reconhecer no futuro oportunidades e perigos ao redor", esclareceu o líder afegão. Karzai disse, em uma entrevista ao Wall Street Journal nesta semana, que contatos em segredo têm sido feitos entre os Estados Unidos, o Afeganistão e o Talibã. A milícia desmentiu qualquer negociação. A Casa Branca afirmou que estava participando de uma reconciliação com o Afeganistão.
Islamabad está se encaminhando para um relaxamento de suas relações com Washington, que deu uma guinada drástica após uma operação secreta americana no ano passado, que terminou com a morte de Osama Bin Laden, e nos ataques aéreos que mataram 24 soldados paquistaneses. "Eu nego essa ideia de que alguma de nossas Forças Armadas esteja direta ou indiretamente envolvida", disse Zardari em uma coletiva, quando perguntado sobre evidências apontando para um envolvimento de espiões paquistaneses e oficiais de alta patente no conflito. "Sim, eu não posso negar que haja resíduos no Paquistão da guerra contra a União Soviética", referindo-se ao apoio dos mujahedines contra os soviéticos na ascensão da Al-Qaeda.
"Os três presidentes que você vê sentados juntos, nós iremos lutar contra esta ameaça. Ninguém está mais preocupado ou envolvido pessoalmente com isso do que eu", afirmou o presidente do Paquistão. Apesar das fortes objeções norte-americanas, o Paquistão afirmou que está avançando em um projeto bilionário para construir um gasoduto com o objetivo de importar combustível do Irã.

Confira o que abre e o que fecha durante o período de Carnaval em MT

Confira o que abre e o que fecha durante o período de Carnaval em MT

Na quarta-feira, o comércio e o serviço público funcionam após o meio-dia.
Bancos devem voltar a atender o público apenas na quarta-feira de Cinzas.

Do G1 MT

O Carnaval começa nesta sexta-feira (17) e segue até terça-feira (21). Neste período, o comércio em Cuiabá deve funcionar normalmente, já que de acordo com o calendário oficial do comércio em Mato Grosso apenas o dia 21 de fevereiro é considerado feriado durante o Carnaval, porém na data é permitido que haja expediente no comércio. Os dias 20 e 21 (segunda e terça-feira) são pontos facultativos para o funcionalismo público e bancos. O comércio de Cuiabá pode funcionar normalmente nos dias 21 e 22.
Para os servidores municipais e estaduais será ponto facultativo de segunda-feira a quarta-feira até as 12h, funcionando apenas serviços essenciais.
Comércio
O comércio de Cuiabá pode funcionar normalmente nos dias 21 e 22, no entanto, tradicionalmente, pelo menos na Quarta-Feira de Cinzas (22), a grande maioria dos lojistas só abre após o meio dia.
Com a maioria do funcionalismo público de folga e com o aumento do fluxo de pessoas vindas de outros estados, a tendência é que haja maior procura por restaurantes, shoppings centeres e supermercados durante o Carnaval. A estimativa da CDL é de um incremento de 13% no movimento nesse setor. Já em supermercados, o aumento deve chegar a 5%.
Shoppings
Shopping Pantanal
Durante o período carnavalesco, o Pantanal Shopping abrirá todos os dias, mas com horário especial. No sábado, domingo e na segunda-feira (18, 19 e 20) as lojas funcionarão normalmente. Na terça-feira de Carnaval (21), o shopping abrirá com o mesmo horário de domingo: Praça de Alimentação e Lazer, das 11h às 22h, e demais lojas, das 14h às 20h. Na quarta-feira (22), a Praça de Alimentação abrirá a partir das 11h e, as lojas, das 12h.
Shopping Três Américas
No dia 21 e 22 (terça-feira e quarta-feira), a praça de alimentação e farmácias funcionarão das 11h às 22h. Cinemas e área de lazer, das 14h às 22h, as demais lojas, das 14h às 22h. No dia 22 (quarta-feira), as demais lojas funcionarão das 12h às 20h.
Shopping Goiabeiras
No dia 21 (terça-feira), o horário de funcionamento da praça de alimentação será das 11h às 22h e as lojas devem abrir das 14h às 20h. Nos outros dias o horário volta à normalidade.
Ganha Tempo
O atendimento no Ganha Tempo funcionará normalmente durante o carnaval. Apenas no dia 21, feriado, que não abrirá. No sábado, o estabelecimento abre a partir das 12h. Na quarta-feira, o atendimento será reaberto ao público também a partir das 12h.
Governo
Nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feira) será ponto facultativo para o funcionalismo público. Na Quarta-feira de Cinzas (22) até as 12h, para os servidores municipais e estaduais será ponto facultativo, funcionando apenas serviços essenciais.
Saúde
Os serviços de atendimento de saúde serão realizados normalmente, inclusive o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estará disponível 24 horas por meio do telefone 192.
Segurança
As delegacias e unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) vão funcionar normalmente. O horário de atendimento das quatro unidades do Cisc (Coxipó, Verdão, Planalto e Parque do Lago), do Ciosp e das delegacias, tanto da capital quanto do interior de Mato Grosso não sofrerão nenhuma alteração. Os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também vão atender a população normalmente.
Banco
Segunda e terça-feira (21 e 22) será ponto facultativo para os bancos. Na quarta-feira (22) o atendimento deve começar a partir das 12h.

Criança que nasceu em maior evento religioso de MT sonha em ser padre

17/02/2012 11h01- Atualizado em 17/02/2012 11h01

Criança que nasceu em maior evento religioso de MT sonha em ser padre

Mãe entrou em trabalho de parto durante maior evento católico de MT.
Avó diz que menino tem um ‘dom’ e criança diz que quer ser padre.

Do G1 MT
2 comentários

Criança que nasceu durante evento religioso (Foto: Denise Soares/G1)Danilo Gabriel nasceu durante o Vinde e Vede, em
Cuiabá (Foto: Denise Soares/G1)
Danilo Gabriel nasceu há quatro anos durante o maior evento católico de Mato Grosso. A mãe dele, que à época tinha apenas 14 anos, entrou em trabalho de parto durante a 22ª edição do Vinde e Vede, tradicional encontro religioso realizado anualmente durante o período de Carnaval em Cuiabá. Hoje, Danilo Gabriel vive com a avó no bairro CPA 4, na capital, e revela ter um sonho: ser padre.
O menino leva uma vida normal, apesar de ser lembrado como a criança que nasceu no Vinde e Vede. Ao G1, a avó dele, Marilene Cunha, disse que o garoto é visto como sinal de Deus na vida da família, em meio a tantos problemas. "No começo, a casa vivia cheia, todo mundo queria vê-lo. Hoje, as pessoas ainda se lembram dele, que conversa com todos", contou.
Ela ainda lembrou que o garoto nasceu justamente no dia que a igreja católica lançava a Campanha da Fraternidade com o tema ‘Defesa da vida’. A família conta que o garoto é diferente das outras crianças com quem convive. "Ele já falou que quer ser padre. Acho que Deus o escolheu para algo especial. Ele tem um dom", relatou a avó. O menino fica com a família de manhã e vai à escola pela parte da tarde.
Criança que nasceu durante evento religioso (Foto: Reprodução/TVCA)Um dia após o parto, a criança foi apresentada
durante o evento pelo arcebispo da capital
(Foto: Reprodução/TVCA)
NascimentoNo dia 3 de fevereiro de 2008, a mãe de Danilo, Ana Paula, grávida de nove meses, tinha ido participar do Vinde e Vede no antigo estádio Governador José Fragelli, conhecido como Verdão. A estrutura foi demolida para a construção da Arena Pantanal, que vai sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014.
Segundo a família, no começo daquela tarde a jovem sentiu fortes dores e foi socorrida em uma ambulância, enquanto entrava em trabalho de parto. "Eu estava trabalhando quando me ligaram. Fui correndo", disse Marilene.
A criança nasceu com 3,255kg dentro da ambulância, a caminho do hospital. No outro dia, Danilo foi apresentado à multidão que estava presente no estádio pelo atual arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Santos.
De acordo com a avó, desde pequeno o garoto demonstra uma fé e devoção especial. "Ele ama Nossa Senhora e Jesus Cristo. Dá beijo nas imagens e as respeita. Faz sinal da cruz na testa e me acompanha nas missas", completou a avó.
Neste ano, é a terceira vez que Danilo participa da festa católica. Ele e a avó vão trabalhar como voluntários na venda de sorvetes durante o evento.
Vinde e Vede
A 26ª edição do Vinde e Vede será realizada entre os dias 18 e 21 de fevereiro no Memorial João Paulo II, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Segundo os organizadores, são esperadas mais de 30 mil pessoas por dia participando das diversas atividades, que reúnem todas as paróquias e comunidades católicas de Mato Grosso. A entrada é gratuita.
Na programação estão previstas palestras, missas e apresentações musicais. Haverá também lojas de artigos religiosos e pontos de venda de alimentos. O evento começa neste sábado (18) com o Micarecristo, um carnaval para jovens. Serão mais de 10 horas de músicas, shows, orações e atividades voltadas para jovens.

STF valida Ficha Limpa para 2012; Mendes pode ficar fora

STF valida Ficha Limpa para 2012; Mendes pode ficar fora

Glaucia Colognesi

Mauro Mendes, pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá O pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo PSB, o empresário Mauro Mendes, pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ser impedido de disputar as eleições de outubro. Ao declarar a constitucionalidade da regra e determinar sua aplicação no pleito deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que ficariam inelegíveis os políticos condenados em decisão colegiada, inclusive aqueles que tiveram as contas de campanha reprovadas, conforme reportagem exibida no Jornal Nacional desta quinta (16). A regra vale para todos os casos julgados após a data de vigência da Ficha Limpa, sancionada em junho de 2010.
Mendes teve as contas da campanha de 2008 reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso em novembro de 2010 por não apresentar recibos de doações. Na última eleição municipal, ele disputou pela primeira vez o comando do Alencastro e saiu derrotado pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB).
Além do empresário, também pode ser atingido o presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Júlio Pinheiro (PTB). O petebista poderá ter o projeto de reeleição frustrado, pois também teve as contas da campanha de 2008 rejeitadas pela Justiça Eleitoral no início deste ano. Ele não conseguiu comprovar gasto contabilizado, de 200 litros de combustível.
Outro que também poderá ficar impedido de disputar cargo eletivo é o prefeito cassado de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). Ele poderá se tornar inelegível pelos próximos oito anos, pois foi afastado do cargo, pelo Tribunal de Justiça por improbidade administrativa e teve o mandato extinto pela Câmara de Vereadores. Acontece que o STF decidiu suprimir da lei o trecho que restringia a inelegibilidade aos casos transitados em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso ao acusado.
A Ficha Limpa entrou em vigor em junho de 2010, mas acabou não aplicada nas últimas eleições. O resultado foi um verdadeiro "festival" de recontagem de votos de candidatos que, inicialmente, seriam enquadrados e disputaram o pleito sub judice. Em Mato Grosso, entre os casos mais marcantes esteve o do ex-deputado federal Ságuas Moraes (PT), que perdeu a cadeira na Câmara para Nilson Leitão (PSDB). O tucano foi beneficiado com o descongelamento dos votos de Willian Dias.
Nesta quinta (16), a Ficha Limpa, que estava sendo questionada há quase dois anos, foi declarada constitucional pelo STF e teve a aplicação aprovada para as eleições deste ano

Após morte de 89 crianças, Xavantes cobram melhoria na saúde em MT

Após morte de 89 crianças, Xavantes cobram melhoria na saúde em MT

Índios pedem mais estrutura e atendimento médico nas aldeias do estado.
Mortes ocorreram em 2011 e foram confirmadas pelo Ministério da Saúde.

Iara VilelaDo G1 MT
Comente agora

Um total de 89 crianças indígenas da etnia Xavante morreram durante o ano de 2011 em Mato Grosso. Conforme o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a maioria das mortes poderia ser evitada se houvesse um melhor atendimento médico nas aldeias. O Ministério da Saúde afirma que houve reforço no atendimento na região.
Os xavantes reclamam que falta estrutura no atendimento da saúde indígena. Por isso, desde o dia 8 de fevereiro, representantes de várias aldeias da região de Barra do Garças, distante 516 quilômetros de Cuiabá, invadiram a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Cerca de 30 índios continuam no local e apenas nesta quinta-feira (16) é que eles permitiram que os servidores voltassem a trabalhar.
Entre as aldeias da região, a que mais registrou mortes de crianças foi a aldeia São Marcos, que fica nas proximidades da cidade de Barra do Garças. A aldeia é liderada pelo cacique Raimundo Urebete Airero e, segundo ele, 38 crianças com idades entre 0 e 4 anos morreram no local em 2011.
Em entrevista ao G1, o cacique contou que na maioria das vezes o diagnóstico era de que as crianças sofriam de desnutrição. “Na aldeia fica um técnico em enfermagem. Quando as crianças começavam a passar mal, o técnico dizia que era desnutrição. Não sabemos porque tanta criança teve isso (desnutrição), já que não falta alimento pra gente”, analisou o cacique.
Raimundo Airero afirmou que faltam remédios para os índios e que o transporte de pacientes da aldeia até a cidade é difícil. “Temos apenas um carro e como a estrada é de terra, às vezes ele estraga”, declarou.
Gilberto Vieira, coordenador do Cimi em Cuiabá, afirmou que desde 2009 acompanha as reclamações acerca da falta de estrutura na saúde indígena. Desde essa época, as doenças que atingem as crianças são praticamente as mesmas. “Dos anos anteriores, as doenças registradas são desnutrição e problemas respiratórios. São doenças de fácil tratamento e se realmente houvesse um bom tratamento, essas crianças não morreriam”, destacou.
O coordenador afirmou ainda que o índice de mortes aumentou depois que um grupo de atendimento de emergência montado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) deixou de atender as aldeias xavantes. “Em 2010 houve uma ação da Sesai para atender essas aldeias. O atendimento emergencial foi feito, médicos e enfermeiros de vários lugares do país vieram, fizeram um mutirão e foram embora. Depois que eles deixaram as aldeias, a situação voltou a se agravar”, detalhou.
O Ministério da Saúde informou ao G1 que foi notificado sobre as 89 mortes de crianças xavantes e que a situação está sendo monitorada pelos técnicos do órgão. Ainda de acordo com o Ministério, desde 2010 houve um reforço nas ações de saúde e assistência na região de Barra do Garças, inclusive com a contratação de 143 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas,agentes indígenas de saúde e saneamento.

Justiça suspende lei ambiental MT

Justiça suspende lei do zoneamento ambiental de Mato Grosso

MP apontou que estado poderia perder recursos naturais com a lei em vigor.
Governo do estado ainda não foi notificado da decisão.

Ericksen VitalDo G1 MT
Comente agora

A Justiça de Mato Grosso determinou a suspensão dos efeitos da Lei 9.523/11, que trata do Zoneamento Socioecológico e Econômico, sancionada em abril do ano passado pelo governador Silval Barbosa (PMDB). O zoneamento é um instrumento fundamental para a política de planejamento e ordenamento territorial para atividades econômicas do estado.
O juiz da Vara Especializada de Meio Ambiente de Cuiabá, José Zuquim Nogueira, atendeu ao pedido formulado em setembro de 2011 pelo promotor Domingos Sávio, que apresentou uma série de irregularidades e eventuais prejuízos ambientais com a entrada em vigor da lei. Ao G1, o procurador-geral do estado, Jenz Prochnow, afirmou que ainda não notificado sobre a decisão judicial. O estado pode recorrer da decisão.
O MP contestou aspectos específicos da lei que foram integralmente considerados procedentes pelo juiz. Na ação, o MPE sustentou que os estudos técnicos que subsidiaram a elaboração do zoneamento, inserido na referida lei, são inconsistentes, apresentam erros metodológicos e não atendem as normas procedimentais previstas no Decreto Federal 4.297/2002, que orienta os zoneamentos no Brasil.
Prejuízos ambientais
A ação é resultado de inquérito civil público que apurou as irregularidades na lei aprovada pelo governo do estado. O promotor apresentou no pedido de liminar um estudo produzido por 12 técnicos. Com a sanção da lei do zoneamento, apontou o estudo, Mato Grosso pode perder mais de 85% das áreas protegidas pelo governo estadual e federal; e também reduzir em até 81% o potencial hídrico do estado. As áreas seriam destinadas, segundo o MPE, para atividades econômicas ligadas à agricultura.
O estudo revelou também que o zoneamento, do modo como foi sancionado, deve reduzir especificamente quase 12% das áreas indígenas no estado, além de acabar com 23,73% do potencial florestal de Mato Grosso. A lei não chegou a ser analisada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Falhas na leiRepresentante da organização não governamental Instituto Centro de Vida (ICV), o economista João Andrade afirmou que o zoneamento é uma lei importante para se conseguir estruturar as atividades econômicas no estado de uma maneira sustentável. Porém, ele também entendeu que a lei, do modo como foi aprovada, poderia realmente produzir prejuízos aos ambientais mais frágeis do estado. “A lei é importante mas ela deve estar devidamente estruturada com base em normais técnicas, permitindo o uso racional dos recursos naturais”, comentou.
Itens suspensosDe acordo com a liminar concedida foram suspensos os efeitos dos seguintes dispositivos: artigo 10, 'caput' e os incisos I e II do seu parágrafo 1º; Arts. 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23. Consta na ação do MPE, que no 'caput' do art. 10 é definida a divisão do espaço geográfico do estado em categorias de uso conforme o Mapa do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Já os incisos I e II do parágrafo primeiro do referido artigo promovem a integração do referido mapa. Os dispositivos referentes aos artigos 11 a 23 descrevem as categorias e subcategorias de uso definidas no mapa do Zoneamento Socioeconômico Ecológico.
“É certo que, conforme demonstrado, aparentemente houve, de fato, os vícios de forma e motivo, capazes de viciar a lei, na qualidade de ato administrativo. No entanto, mais importante é que se por razão destes vícios, houve comprometimento dos bens e serviços naturais e do desenvolvimento sustentável, logo, há o risco de comprometimento da vida humana. Este é, então, o argumento mais forte que, mais que permitir, impõe a concessão da medida liminar, na forma pleiteada pelo Ministério Público”, diz trecho da decisão liminar do juiz José Zuquim.
Desacordo
No pedido, Domingos Sávio disse que os estudos apresentados pela Assembleia Legislativa (ALMT) embasando a lei podem ser considerados “insuficientes, incongruentes e disparatados” por terem sido elaborados em desacordo com o Decreto Federal 4.297/2002 que estabeleceu os critérios para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil. O presidente da AL, José Riva, disse na ocasião da apresentação da imprensa o estudo de impacto ambiental que não há ilegalidade na lei e que todos os setores foram atendidos pela lei estadual.
Em outro momento, o promotor destacou as principais consequências da aplicação desta lei nas zonas inadequadamente enquadradas. "Fomento às atividades econômicas em ambientes inadequados, resultando em pressões do mercado internacional de commodities agrícolas (…), perda de recursos naturais, em especial da água (…), além de reflexos sociais como problemas de saúde sobre a população, em especial contaminação por agrotóxicos, desemprego, pressões sobre comunidades tradicionais, principalmente indígenas”, consta na ação.
Pensando em um reflexo no cenário internacional, o economista João Andrade avaliou que a falta de um zoneamento realmente bem elaborado poderá até prejudicar futuras transações comerciais envolvendo Mato Grosso. Ele disse que países podem, por exemplo, propor sanções ao estado devido a falta do zoneamento.
Entenda o caso
A proposta do ZSEE/MT teve início no Executivo Estadual, na década de 2000. O estado ouviu técnicos, contratou assessorias especializadas e formulou um documento com bases científicas e metodológicas sólidas que foi encaminhado para a Assembleia Legislativa que realizou audiências públicas para referendar a proposta. O texto inicial foi modificado para incorporar o resultado dessas audiências e novamente apresentado para a sociedade, transformando-se em substitutivo ao projeto do Executivo.
Na votação pela Assembleia, segundo criticou o ICV, o substitutivo foi rejeitado e os deputados construíram outras duas propostas sem divulgação e que, mais tarde, demonstraram desrespeito tanto aos estudos técnicos quanto as propostas recolhidas nas audiências públicas. Depois disso, a lei foi votada pela Assembleia Legislativa e encaminhada para o governador sancionar.

venezuelana de 'porco'

17/02/2012 08h27- Atualizado em 17/02/2012 08h45

Chávez chama candidato da oposição venezuelana de 'porco'

Henrique Capriles foi eleito rival de presidente para eleições de outubro.
'Minha missão será tirar a máscara, medíocre', disse Hugo Chávez.

Da France Presse
2 comentários

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou na quinta-feira (16) de "porco" o recém-eleito candidato presidencial da oposição, Henrique Capriles, seu adversário nas urnas nas eleições de outubro.
"Minha missão" será "tirar a máscara, medíocre, porque por mais que se disfarce, medíocre, tem rabo de porco, tem orelhas de porco, ronca como um porco: é um porco", disse Chávez sobre Capriles.
Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias deste domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias no domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
"Quanto mais se empenhar em se disfarçar, mais vai se ver comigo. Todos os dias deste mundo, medíocre, não vai poder me evitar, não vai poder evitar o confronto com Chávez, que é o confronto com os patriotas, com a pátria", acrescentou o presidente, referindo-se ao discurso de unidade e não confrontação apresentado pelo agora candidato da oposição.
Na quarta-feira, Chávez, em sua primeira reação, acusou Capriles - eleito no domingo candidato da oposição em inéditas primárias nas quais obteve mais de 60% dos votos - de encarnar a burguesia e de tentar imitá-lo sem sucesso.
"Ele é progressista, quase socialista, mas não se atreve a ir até lá. Um dia destes vai sair dizendo que é bolivariano também, é o que falta, diga a verdade (...) você é um burguês, defende a burguesia", reiterou na quinta-feira Chávez, defensor do que denomina o "socialismo bolivariano" e crítico feroz das classes ricas.
Chávez, no poder desde 1999, tentará ser eleito em outubro para um terceiro mandato.
tópicos: