terça-feira, 5 de junho de 2012

Elizabeth II celebra último dia do Jubileu de Diamante com missa

 

Festividades marcam os 60 anos do reinado.
Marido da rainha foi hospitalizado na véspera com infecção na bexiga.

Da AFP
11 comentários

A rainha Elizabeth II iniciou nesta terça-feira (5) o último dia da celebração do Jubileu de Diamante com uma missa de ação de graças na Catedral de São Paulo, sem a companhia do príncipe Philip, hospitalizado desde a véspera por conta de uma infecção na bexiga.
A soberana chegou ao templo anglicano, no centro de Londres, ao lado de uma das damas de honra, a bordo de um elegante Bentley oficial. Elizabeth II foi recebida por milhares de admiradores que passaram horas no local e gritaram "Longa vida à rainha".
A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, deixa o Palácio de Buckinhham rumo à missa nesta terça-feira (5) (Foto: AFP)A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, deixa o Palácio de Buckinhham rumo à missa nesta terça-feira (5) (Foto: AFP)
A monarca vestia um abrigo de seda de cor verde menta com pequenas flores bordadas, com um chapéu de acordo com a roupa.
A rainha chega à catedral para a celebração desta terça-feira (5) (Foto: AP)A rainha chega à catedral para a celebração desta
terça-feira (5) (Foto: AP)
A cerimônia acontece um dia depois do grande show em homenagem à rainha diante do Palácio de Buckingham.
A cerimônia religiosa, presidida pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, contava com a presença de 2.000 pessoas, incluindo membros da família real como o príncipe Charles e sua esposa Camila, além de William e Catherine, assim como o primeiro-ministro David Cameron e outros líderes políticos.
Após a missa, a rainha participa em uma recepção na Mansion House, a residência oficial do prefeito de Londres.
O príncipe Charles, herdeiro do trono, a representará em outra recepção na histórica sede da prefeitura.
A família real participará em um almoço que reunirá 700 pessoas representativas da sociedade civil no Palácio de Westminster, onde será servido um menu clássico britânico composto por salmão marinado, cordeiro com aspargos e batatas.
A rainha liderará em seguida uma procissão real que passará pelo centro da capital na "State Landau" de 1902, a mesma carruagem utilizada por William e Catherine no casamento em abril de 2011.
A procissão, acompanhada por milhares de pessoas, terminará no Palácio de Buckingham, onde Elizabeth II encerrará com chave de ouro as celebrações com uma aparição na sacada

Vênus passa entre a Terra e o Sol nesta terça

 

Fenômeno ocorre à noite e será visto em poucos pontos do Brasil.
Trânsito de Vênus só deverá se repetir em 2117.

Da EFE
24 comentários

O trânsito de Vênus, que poderá ser visto nesta terça-feira (5) nas Américas Central e do Norte e na Europa, é uma oportunidade única para a ciência, mas também para a curiosidade humana, asseguram especialistas. No Brasil, ele só deve ser visto em alguns pontos do Acre, do Amazonas e de Roraima.
"O interessante é que o fenômeno volta a ocorrer apenas em centenas de anos", disse Eduardo Araujo, cientista da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). "O planeta passa entre a Terra e o Sol e é visto como um pontinho que percorre o Sol", explicou.
Vênus passa à frente do Sol em imagem de arquivo de junho de 2004. (Foto: Geert Vanden Wijngaert / Arquivo / AP Photo)Vênus passa à frente do Sol em imagem de arquivo de junho de 2004. (Foto: Geert Vanden Wijngaert / Arquivo / AP Photo)
A distância é tão grande que não tem nenhum efeito sobre a Terra, mas é uma "grande oportunidade" para os cientistas estudarem os movimentos ondulares, as forças gravitacionais, a densidade e outros aspectos.
Já começou o recolhimento de dados, mas os resultados não serão vistos imediatamente, uma vez que os estudos que apresentarão as primeiras descobertas só serão concluídos em meses.
"É uma oportunidade do ponto de vista do mundo científico, mas do ponto de vista da curiosidade humana é única também", assegurou Araujo, ao lembrar que nem todas as gerações têm a oportunidade de ver uma transição.
Os Trânsitos de Vênus são pouco comuns, acontecem em pares separados por oito anos e depois não voltam a ocorrer em menos de 100 anos. O último foi em 2004, e, após esse, que completa o par, os especialistas calculam que não acontecerá outro até 2117.
A Nasa prevê seu início entre 19h09 e 19h27 (horário de Brasília), e a saída para algum momento entre 1h32 e 1h50 de quarta

Brito diz que irá enfrentar Rabello, desde que critérios sejam sérios

 

Da Redação - Priscilla Vilela
Secretário Municipal de Comunicação, Carlos Brito oficiou que irá se desincompatibilizar do cargo para concorrer ao pleito pela Prefeitura de Cuiabá e irá inclusive, se necessário, enfrentar o deputado estadual Walter Rabello – que demonstrou interesse na corrida eleitoral – para representar o Partido Social Democrático (PSD).

Em entrevista ao JCNWES, o gestor argumentou que ainda não teve conhecimento a respeito do desejo do colega de agremiação, mas que em nada muda sua decisão.

“Eu continuo seguindo na construção de uma pré-candidatura, e se tiver que enfrentar mais essa dificuldade, eu vou enfrentá-la. Se ele quiser participar, eu aceito, desde que os critérios a serem discutidos sejam sérios. Eu vou seguir na viabilização pelo que for melhor para Cuiabá”, argumentou.

A decisão por uma candidatura própria à majoritária foi tomada ainda na semana passada, logo quando o atual prefeito da Capital, Chico Galindo (PTB), anunciou que desistiu do pleito, deixando a porta aberta para que agremiações da base aliada pudessem concorrer sem nenhum constrangimento.

Na quinta-feira (31), Brito então anunciou interesse pela corrida eleitoral e logo teve o apoio das lideranças do partido, encabeçada pelo presidente municipal, o deputado federal Eliene Lima, que convocou até mesmo uma reunião com o PTB para discutir uma possível aliança na caminhada do cenário eleitoral 2012.

O PSD está mantendo ainda conversações com outras siglas para viabilizar a candidatura própria, mas os possíveis aliados ainda não foram revelados. Ainda nesta semana, o maior assediado, PTB, irá se reunir novamente com as lideranças sociais democratas, entre elas o vice-governador Chico Daltro e o presidente da Assembléia Legislativa, José Riva.

Acidente

Colisão entre três caminhões mata duas pessoas na BR-158; veja fotos

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: Água Boa News
Caminhão de mudança bate em duas carretas
Caminhão de mudança bate em duas carretas
Um caminhão de mudança que seguia de Barra do Garças para Água Boa colidiu com duas carretas que vinham no sentido contrário fazendo duas vítimas fatais. A dona da mudança Sandra Marques Ferreira, 45 anos, e Adelar Pimmel, conhecido por Gauchinho, do distrito de Vale dos Sonhos.

O acidente foi por volta das 7 horas de segunda-feira (4), na Br 158, entre Nova Xavantina e Água Boa, próximo ao assentamento Santa Maria. O caminhão de mudança, Mercedes Benz, com placas BWG 5644 de Aragarças-GO, pegou de raspão na carreta de soja, e depois colidiu frontalmente com uma carreta de bois da Friboi conduzida por Nélio Serafim da Silva, 46 anos.

Nélio teve ferimentos leves e foi conduzido para hospital de Nova Xavantina. A carreta da Friboi saiu da pista e os animais ficaram soltos com a batida. A dona-de-casa Sandra, que estava mudando para Confresa, deixa quatro filhos: Vinícius, Deibson, Rafaela e Fabiana, todos adolescentes.

As vítimas deste acidente perto de Água Boa aumenta para número de oito mortes nas rodovias do Araguaia, no período de 96 horas de sexta-feira para segunda-feira.

A primeira vítima fatal foi a cabeleireira Lusirene Oliveira Lima, 42 anos, esmagada por uma carreta, sexta-feira (1), no centro de Barra do Garças; A funcionária da Viação Xavante, Neli Mourão Borges, 53 anos, que estava hospitalizada há 18 dias vítima do tombamento de um ônibus na Br 070 dia 15/05, faleceu no sábado (2).

Dois adolescentes bateram uma pick-up numa árvore e morreram em Piranhas-GO, na madrugada de domingo (3): Eder Jorge Nascimento, 26 anos e Emerson Silva Salsicha, 23 anos.

No domingo à noite, Carlos Campos Assunção, 46 anos: Júlio César da Silva Mendonça, 26 anos, morreram no choque frontal de duas motos na Br 070 próximo a Ponte Alta-GO. Com fotos do Água Boa News e informações Tv Vale: Gilnei Macari, Isac Coelho e Kassu.

Atualizada 07h44

Com relação ao acidente próximo a Água Boa, o nome do motorista, que havia uma dúvida, foi confirmado posteriormente pela perícia e bombeiros após checarem os documentos entre os destroços do acidente.

Consórcios entram com recurso na licitação do VLT e Secopa dá cinco dias úteis para contrarrazões

 

Da Redação - Victor Cabral
Foto: Reprodução / ilustração
Consórcios entram com recurso na licitação do VLT e Secopa dá cinco dias úteis para contrarrazões
O grupo Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom e o Consórcio VLT Cuiabá entraram com pedido de recurso no processo licitatório para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande. As empresas têm cinco dias úteis para apresentar as contrarrazões.

Após os consórcios apresentarem as contrarrazões, a comissão da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) fará o julgamento, só então será dada a ordem de serviço. O grupo, que ficou em segundo lugar na licitação do VLT, Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom ofereceu o segundo menor preço, R$ 1,54 bilhão, abaixo do primeiro colocado, VLT Cuiabá, que propôs a obra em R$ 1 bilhão, 477 milhões, 617 mil, 277 reais e 15 centavos

A licitante vencedora vai ter que implantar o VLT no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, percorrendo 22,2 quilômetros. As obras devem ficar prontas no primeiro trimestre de 2014, conforme anunciou o secretário extraordinário da Secopa, Mauricio Guimarães.

Após o prazo recursal dos consórcios será iniciado o período de negociação. O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário da Copa, Maurício Guimarães, já manifestaram intenção de pedir desconto nas propostas apresentadas.

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou em abril o montante de R$ 423,7 milhões para o governo estadual implantar, em Cuiabá e Várzea Grande, o modal de transporte de passageiros Veículo Leve sobre Trilhos, principal obra do pacote de mobilidade urbana criado para preparar a Capital para a Copa do Mundo de 2014. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de empréstimo com recursos do BNDES.

Cuiabá terá nesta semana chuvas, ventanias e queda de temperatura

 

Da Redação - Priscilla Vilela
Foto: Olhar Direto
Cuiabá terá nesta semana chuvas, ventanias e queda de temperatura
A semana em Cuiabá começou com calor intenso, mas já a partir da noite desta segunda-feira (04) o quadro começa a mudar. Na terça-feira (05) a capital deve registrar chuvas intensas, com precipitação de até 24 mm e decréscimo nos índices de temperatura.

A manhã começa com temperatura amena em 20º e com alta circulação de ventos, em até 6 km/h. A sensação de frio, no entanto, aumenta ainda mais a partir da tarde, quando, apesar de haver aumento do calor, os ventos estarão mais fortes.

Quanto à temperatura, a máxima do dia não passa dos 26º no período vespertino, acompanhado de alto padrão de umidade, em 84%, segundo dados apontados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na quarta-feira (06), as precipitações devem ocorrer no período vespertino, porém, em um volume menor, em no máximo 10mm. Os termômetros devem ainda registrar índices maiores em 30º para o maior valor a ser registrado durante o dia.

Chuvas fortes voltam a ocorrer na quinta-feira (07) durante a manhã e a tarde, em grandes volumes, ainda segundo os levantamentos. Ventania também atingirá a Capital, com velocidades de até 16 km/h, aumentando o conforto térmico.

A previsão para até sexta-feira é que o frio se intensifique e na região de Cuiabá a temperatura poderá chegar aos 14º. Com isso na Baixada cuiabana, a temperatura deve ficar entre os 13°C e os 22°C.