sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lugo confirma que acatará resultado de seu julgamento político no Senado

 

Presidente paraguaio falou a rádio da Argentina sobre o impeachment.
Ele afirmou que vai resistir à possível queda 'a partir de outras instâncias'.

Do G1, com agências internacionais
6 comentários

Manifestantes protestam em apoio ao presidente Fernando Lugo nesta sexta-feira (22) em frente ao Congresso em Assunção, capital do Paraguai (Foto: AFP)Manifestantes protestam em apoio ao presidente Fernando Lugo nesta sexta-feira (22) em frente ao Congresso em Assunção, capital do Paraguai (Foto: AFP)
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou nesta sexta-feira (22) que acatará o julgamento político no Senado que pode provocar a sua destituição, mas advertiu que impulsionará uma resistência "a partir de outras instâncias organizacionais", em declarações à Rádio 10, da Argentina.
O Senado do Paraguai começou no início da tarde o julgamento do processo de impeachment do presidente. Lugo, acusado de "mau desempenho de suas funções" pelo parlamento dominado pela oposição, decidiu não comparecer ao julgamento e apenas enviou sua equipe de cinco advogados para apresentar sua defesa ao Senado.
"É preciso acatá-lo (o julgamento político), é um mecanismo constitucional, mas a partir de outras instâncias organizacionais certamente decidiremos fazer uma resistência para que o âmbito democrático e participativo do Paraguai vá se consolidando", afirmou Lugo.
O ex-bispo de 61 anos, eleito em 2008, apresentou nesta sexta-feira uma ação de inconstitucionalidade à Suprema Corte de Justiça contra o processo de impeachment votado na véspera pela Câmara dos Deputados, anunciou o seu advogado.
"Não é mais um golpe de Estado contra o presidente, é um golpe parlamentar disfarçado de julgamento legal, que serve de instrumento para um impeachment sem razões válidas que o justifiquem", disse o chefe de Estado.
Ele afirmou ainda ter recebido ligações de apoio de seus colegas Hugo Chávez, da Venezuela, Rafael Correa, do Equador, Evo Morales, da Bolívia, assim como de Dilma Roussef e de Cristina Kirchner, da Argentina.

"O Paraguai deve saber que não é uma ilha e que o processo de integração baseia-se em compromisso mútuo", disse Lugo.

Na quinta-feira à noite, os oito principais ministros das Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) chegaram ao Paraguai com a missão de defender o presidente Lugo.
Lugo, que acaba de ser tratado de um câncer no sistema linfático, já anunciou que não irá se candidatar às eleições de abril de 2013.
Anteriormente conhecido como o "bispo dos pobres", Lugo foi eleito com o apoio de uma coalizão de partidos, principalmente de esquerda, que depois se mostrou frágil.
O assessor juridico da Presidência Emilio Camacho disse, diante dos senadores, que não há provas contra Lugo e pediu que as acusações contra ele sejam desconsideradas.
Manifestações
O Militantes de movimentos sociais ocuparam a praça do Congresso, no centro da cidade, na expectativa do resultado do julgamento.
Início da crise
O processo contra Lugo foi iniciado por conta do conflito agrário que terminou com 17 mortos na semana passada no interior do país. A oposição acusa Lugo de ter agido mal no caso e de estar governando de maneira "imprópria, negligente e irresponsável".
O presidente também é acusado por outros incidentes ocorridos durante o seu governo, como ter apoiado um motim de jovens socialistas em um complexo das Forças Armadas ou não ter atuado de forma decisiva no combate ao pequeno grupo armado Exército do Povo Paraguaio, responsável por assassinatos e sequestros durante a última década, a maior partes deles antes mesmo de Lugo tomar posse.
O processo contra Lugo foi aberto depois que o Partido Liberal Radical Autêntico, do vice-presidente Federico Franco, retirou seu apoio à frágil coalizão do presidente socialista. A Câmara aprovou a abertura do processo numa votação quase unânime, por 76 votos a 1, e o Senado - onde Lugo também não tem maioria - marcou o julgamento político muito rapidamente já para esta sexta.
Policiais guardam o prédio do Congresso do Paraguai, em Assunção, nesta sexta-feira (22), diante de manifestantes que apoiam o presidente Fernando Lugo (Foto: AFP)

Corpo de Eliza está em convento, diz carta

Advogado da mãe da modelo disse que as investigações devem começar ainda hoje


r7.com
Na manhã desta sexta-feira (22) foi entregue à Polícia Civil a carta anônima que supostamente indica o paradeiro do corpo de Eliza Samudio. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, o delegado Wagner Pinto, responsável pelas investigações do caso, não irá se pronunciar até serem comprovados a procedência do documento e o conteúdo das informações. José Arteiro, advogado da mãe da modelo, acredita que essa carta possa causar uma reviravolta no caso.
— O delegado disse que começará a investigação ainda hoje. Esperamos que esse caso se resolva o quanto antes, até para levar paz à dona Sonia, que quer os restos mortais da filha para lhe dar um enterro digno.
A carta enviada por um anônimo à mãe de Eliza Samudio nesta quarta-feira (20) traz detalhes sobre a possível localização do corpo da ex-modelo.
Segundo Sônia de Fátima, o documento dava o endereço completo do local, com informações, inclusive, sobre como chegar até o poço onde estariam os restos mortais da ex-modelo.
— (A carta) fala de uma rua sem saída no bairro Planalto, onde há um convento de padres, um colégio e uma reserva florestal.
Sônia diz ainda que o conteúdo fala de uma passagem secreta que leva a um poço profundo, cercada com fios de arame farpado, próximo ao convento.

O autor anônimo pede desculpas por não poder se identificar, mas fala que não quer se envolver no caso. O encerramento é simbólico.
— Um grande abraço, e que Deus dê forças para suportar essa dor.
Reconhecimento de paternidadeA mãe de Eliza também disse que não recebeu nenhuma notificação sobre o reconhecimento de paternidade de Bruninho e não vê possibilidade de que isso aconteça. Para Sônia, a defesa do goleiro Bruno Fernandes está tentando mudar a figura do jogador, que ficou marcada pelo crime.
— O advogado está tentando limpar a imagem dele, coisa que não vai acontecer. Estão querendo que a sociedade engula um assassino goela abaixo.

Noticia/Internacional

Manifestação contra julgamento de Lugo cerca Congresso paraguaio

Presidente terá 2 horas para defesa e pode ter mandato cassado à tarde.
Parlamentares o acusam de ser responsável por 17 mortes em confronto.

Do G1, com agências internacionais

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, pode ter o mandato cassado nesta sexta-feira (22). Na quinta-feira (21), O Congresso aprovou a abertura de um processo de impeachment contra Lugo, sob acusação de mau desempenho das funções e de ser responsável por uma operação policial que terminou com 17 mortos, entre policiais e integrantes de movimentos sociais, na semana passada.
Conforme relato do enviado da TV Globo a Assunção, José Roberto Burnier, o clima está tenso nesta sexta-feira na praça em frente ao Congresso. Centenas de pessoas que integram movimentos sociais, sem-terra, camponeses e moradores da capital se aglomeram no entorno do prédio, que está cercado por 4 mil militares.
“Os manifestantes passaram a noite em vigília de apoio a Lugo e, a todo o momento, gritam palavras de ordem, chamando de ‘golpe de estado’ o rito sumário de julgamento político ao qual Lugo está sendo submetido”, relatou Burnier.
O processo de impeachment correu em uma velocidade muito rápida. A votação foi realizada na Câmara na manhã de quinta-feira e até mesmo parlamentares que integravam partidos da coalizão do governo votaram contra Lugo. À tarde, o Senado definiu as regras do processo. A votação sobre se o presidente poderá ou não permanecer no poder será realizada às 17h30 desta sexta-feira (horário de Brasília).
No início da tarde, Lugo terá duas horas para fazer sua defesa. Ele havia pedido 3 dias ao congresso para se defender, mas o prazo lhe dado foi de 24 horas. O governo é minoria e não possui apoio do Congresso.
O presidente afirmou que não vai renunciar e enfrentar julgamento político.
"Estamos aqui para protestar contra esse julgamento do nosso presidente, um representante genuíno do povo", gritava Manuel Martinez, um manifestante que se dizia ser um dos coordenadores da manifestação.

Negociações com Unasul

Durante a madrugada desta sexta-feira, uma comitiva liderada pelo ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, chegou a Assunção com diplomatas dos países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para negociar o caso.
ário.
Os ministros viajaram de emergência procedentes do Rio de Janeiro, onde participavam da cúpula do desenvolvimento sustentável Rio+20. Ao chegar ao Paraguai, a comitiva seguiu do aeroporto de Assunção direto para a residência oficial de Lugo. Além de Patriota, integram o grupo os chanceleres Héctor Timerman (Argentina), Luis Almagro (Uruguai), Alfredo Moreno (Chile), Nicolás Maduro (Venezuela), Rafael Roncagliolo (Peru), Ricardo Patiño (Equador) e María Angela Olguín (Colômbia), além da ministra de Desenvolvimento Rural da Bolívia, Nemesia Achacollo, e o secretário-geral da Unasul, Ali Rodríguez.
Lugo é acusado "de mau desempenho de suas funções em razão de ter exercido o cargo de maneira imprópria, negligente e irresponsável, trazendo o caos e a instabilidade política a toda a República".
Entenda o caso
A origem do pedido de impeachment promovido pela Câmara dos Deputados foi a morte de 11 trabalhadores sem-terra e de 6 policiais em um confronto armado na sexta-feira passada, em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, durante a desocupação de uma fazenda.
"O mau desempenho de suas funções aparece em sua atitude de desprezo pelo direito e pelas instituições republicanas, minando os cimentos do Estado Social de Direito proclamado em nossa Carta Magna", afirma a ata de acusação.
Em um processo relámpago, Lugo terá menos de 24 horas para preparar sua defesa, e a destituição poderá ocorrer já na tarde desta sexta, após votação no Senado.
Diante do risco de conflito, os bispos católicos do Paraguai pediram ao presidente Lugo que renuncie ao cargo "pelo bem do país" e evite atos de violência.
"Falamos com muita sinceridade e franqueza para pedir que ele renuncie ao cargo e acabe com esta tensão", disse à imprensa o bispo Claudio Giménez, secretário-geral da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), após se encontrar com Lugo, um ex-bispo católico.

Politica/Eleições 2012

Governador tenta se livrar de Totó e incentiva Faiad a continuar no páreo

 


-- Governador Silval Barbosa se vê forçado a apoiar a prefeito de Cuiabá o ex-vereador Totó Parente e tem se articulado pela desistência do colega do PMDB
Governador Silval Barbosa se vê forçado a apoiar a prefeito de Cuiabá o ex-vereador Totó Parente e tem se articulado pela desistência do colega do PMDB
O ex-vereador Totó Parente deixou numa saia-justa o governador Silval Barbosa ao se lançar, pela segunda vez, como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Ele se torna um fardo pesado demais para o Palácio Paiaguás carregar e o ônus do iminente fracasso nas urnas será atribuído ao chefe do Executivo, já que ambos são do mesmo partido, o PMDB. Preocupado com o efeito-Totó, Silval tem dito nos bastidores que não perdeu as esperanças do colega peemedebista desistir do projeto majoritário e vem incentivando o advogado Francisco Faiad a se manter no páreo. No fundo, o que Silval deseja mesmo é se livrar de Totó, que já é conhecido como integrante da chamada "turma da boquinha" - pessoas que se movimentam nos bastidores pesando em garantir cargo comissionado para si próprias, parentes e amigos.
Totó não perdeu mais espaço com a cúpula porque tem apoio do padrinho político, o deputado Carlos Bezerra, que comanda o PMDB há praticamente duas décadas. Após 8 anos morando no Rio, ele retornou a Cuiabá recentemente e já chegou fazendo barulho e, no atropelo, se lançou a prefeito. Primeiro, tratou de "minar" a pré-candidatura do empresário Dorileo Leal. E conseguiu. Queria ser vice de Mauro Mendes (PSB), mas encontrou resistência. Numa tentativa de sobrevivência política, anunciou projeto de candidatura ao Palácio Alencastro. Em 2004, Totó concorreu a prefeito. Ficou em quarto lugar, com apenas 12.110 votos. Depois disso, sumiu da capital mato-grossense. Reapareceu agora.
Com Totó estão apenas o cunhado Rafael, o advogado Clóvis Cardoso e Carlinhos Miranda. Nos bastidores, o bloco tem aval de Bezerra. Trata-se de um grupo minoritário dentro do PMDB que é alimentado pelo cacique Bezerra. Uma candidatura do ex-vereador tende a trazer desgaste para Silval, que será forçado a aparecer no horário eleitoral defendendo o nome do seu partido, mesmo sabendo que a chance será mínima de vitória, diante de outras candidaturas fortes, como do deputado Guilherme Maluf (PSDB), do ex-deputado Carlos Brito (PSD), do vereador Lúdio Cabral (PR) e do empresário Mauro Mendes (PSB).

Noticia/Politica

Após ser excluído para vice, Totó garante que PMDB não apoiará Mauro
21/06/2012 - 20h11
Gazeta
“Mauro disputa a eleição pelo PSB e nós pelo PMDB”. Desta forma, o pré-candidato pemedebista Totó Parente definiu o estágio das negociações entre as duas siglas para as eleições deste ano à prefeitura de Cuiabá. Ele descartou se sentar à mesa com qualquer partido que já tenha pré-candidato a prefeito.
No entanto, não descartou a hipótese de que outros dirigentes façam isso. “Já conversamos com o PC do B, com o PR e vamos conversar com o PSC e com o PPL, partidos que não têm candidato, o que não impede outras lideranças de fazerem isso”.
A afirmação, feita na manhã de hoje (21) após o encontro com dirigentes do PR, joga um balde de água fria nas pretensões do pré-candidato Mauro Mendes (PSB), que busca o apoio do governador Silval Barbosa e praticamente implodiu o Movimento Mato Grosso Muito Mais, colocando de lado outras agremiações como o PDT, do senador Pedro Taques.

TCE constata problemas em obras e multa ex-secretário de Obras de Cuiabá

Da Redação
A representação interna contra o vereador Paulo de Campos Borges Júnior (PSDB), ex-secretário
municipal de Infra-Estrutura de Cuiabá, foi julgada procedente pela 1ª Câmara de Julgamento
 do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
O processo é referente a irregularidades na execução do contrato decorrente da Concorrência
Pública nº.001/2009, cujo objeto é a operação “Tapa Buraco”. A representação foi relatada pelo
 conselheiro Domingos Neto na sessão ordinária do dia 19 de junho.
Neto acolheu o parecer do Ministério Público de Contas e julgou procedente. O gestor foi multado
 em 10 UPF-MT e foi determinado ao atual gestor da SEMINFE que convoque a empresa contratada
 para corrigir os defeitos apontados na execução do contrato decorrente da Concorrência 01/2009 e
que designe representante da administração para acompanhar e fiscalizar a execução contratual.

Pacto é resultado de esforço entre governos e sociedade, diz Vizentin

 

Do Rio de Janeiro - Vinícius Tavares
Foto: Vinícius Tavares/OD
Vizentin presidindo mesa de debates
Vizentin presidindo mesa de debates
O presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (Icmbio), Roberto Vizentin, disse que o documento entregue ao representantes da ONU com as contribuições dos estados da Amazônia Legal para a sustentabilidade é o resultado de inúmeras reuniões entre os governos e a sociedade civil.

Recém empossado no cargo, Vizentin participou da reunião entre os governadores da região ao lado do vice-governador Chico Daltro (PSD), que substituiu a Silval Barbosa (PMDB).

Para Vizentin, a entrega do pacto não se significa apenas a sinalização dos que os povos da Amazônia querem e necessitam nos termos da sustentabilidade mundial.

"É muito mais do que isso. Temos estratégias concretas para a sustentabilidade", pontuou.

Representante de Sinop, Vizentin foi diretor da Secretaria Nacional de Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente antes de assumir a presidência do Icmbio. Ele foi o mediador do debate entre governadores e que contou com a participação da ministra de relações institucionais da presidência da república, Ideli Salvatti.

Transportes

ONU traz solução caseira para fazer o transporte dos participantes

Do Rio de Janeiro - Vinícius Tavares
Foto: Vinícius Tavares/OD
Rápido e fácil
Rápido e fácil
Joel Oliveira é comerciário e trabalha na cidade do Rio de Janeiro em uma loja de sapatos. Ele aproveitou a realização da Conferência das Nações Unidas pela Sustentabilidade (Rio+20) para faturar um dinheiro extra. Trabalha como motorista.

Mas não é um motorista que se arrisque no tumultuado trânsito carioca. Ele é um dos responsáveis por transportar o público pelos imensos pavilhões do Rio Centro, na zona oeste do Rio.

"É um dinheiro extra, sim, que sempre ajuda", confirmou Joel. Detalhe: sem carteira assinada.

Os carros utilizados são iguais aqueles que levam os praticantes do golfe. Para desfrutar do serviço, basta querer. Ou melhor, mostrar o crachá de identificação da organização do evento.

No início até parece bobagem recorrer ao transporte. Mas depois de dias caminhando longas distâncias, até que uma carona ão vai mal. Sem falar na possiblidade de encontrar com alguém que venha do outro lado do planeta e tenha uma visão de mundo bem diferente.

Noticia /Eleição

DEM e PSD 'ensaiam' aliança na disputa pela prefeitura de Cuiabá

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Reprodução
DEM e PSD 'ensaiam' aliança na disputa pela prefeitura de Cuiabá
Assim como fez com o PSDB e com o PMDB, o Democratas reuniu-se com Partido Social Democrático (PSD) nesta quinta-feira (21) para discutir eleições em Cuiabá e uma possível aliança partidária em torno das candidaturas de Roberto França (DEM) e Carlos Brito (PSD).

Depois de quase quatro horas reunidos, os partidos decidiram postergar para meados da próxima semana, dia 27, o desfecho da conversa, segundo França, com o intuito de ver o desfecho das alianças formadas pelos outros pré-candidatos.

“Não adianta agir na loucura, as coisas tem que analisadas, estudadas. Vamos esperar para saber a estratégia que usaremos, ou de pulverizar candidaturas ou de concentrar em uma chapa única para forçar o segundo turno”, revela França.

Mais comedido Brito declarou que a conversa de hoje foi a primeira para uma aproximação das siglas e para quem sabe caminharem juntos nesta eleição.

Justiça concede habeas corpus a advogado preso por rombo de R$ 100 milhões na Sefaz

 

Da Redação - Renê Dióz
Foto: Renê Dióz/OD
Justiça concede habeas corpus a advogado preso por rombo de R$ 100 milhões na Sefaz
O desembargador Manoel Ornellas, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acaba de conceder habeas corpus em favor do advogado Vicente Ferreira Gomes, investigado na Operação Vespeiro como beneficiário do esquema de desvios de recursos superiores a R$ 100 milhões da Conta Única do Estado. A informação é do advogado de defesa de Vicente, Eustáquio de Noronha Neto.

Vicente se apresentou na tarde de ontem à Polícia Civil e prestou depoimento de quase cinco horas na Delegacia Fazendária (Defaz) no qual negou participação no esquema de desvios, perpetrados por meio de fraudes no sistema BB PAG, utilizado na Secretaria de Fazenda (Sefaz) para efetuar débitos na Conta Única do Estado.

Antes do habeas corpus concedido nesta quinta-feira, Vicente já havia tentado a mesma medida no TJMT e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília, mas sem sucesso.

Vicente tinha mandado de prisão temporária (cinco dias prorrogáveis) expedido contra si pelo juiz José Arimatéia quando da Operação Vespeiro, deflagrada pela Polícia Civil para desmantelar o esquema do BB PAG. Ele era considerado foragido até a apresentação à polícia. Após o interrogatório, ao contrário do esperado, Vicente não foi liberado; a polícia resolveu cumprir o mandado de prisão.

Porém, de acordo com Noronha e diferente do que havia sido publicado ontem, Vicente não foi detido na Polinter. Noronha explicou que, por suas prerrogativas de advogado, seu cliente deveria ficar detido em uma sala separada. Contudo, Vicente é cardiopata, hipertenso e chegou a contrair dengue durante o tempo em que foi considerado foragido – segundo declarou uma irmã sua após o interrogatório ontem – e houve a necessidade de hospitalizá-lo. Um médico atestou a situação assim que Vicente chegou à Polinter. Vicente teria sofrido um princípio de infarto.

Desde a noite de quarta-feira, ele se encontra internado no Hospital Santa Rosa. Segundo Noronha, seu quadro sofreu piora com a notícia de que seria preso após o interrogatório.

Nesta quinta-feira, surgiram informações de que Vicente estaria algemado ao leito do hospital e que representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estariam se dirigindo ao local para averiguar o suposto abuso, mas a informação não foi confirmada.