quarta-feira, 7 de março de 2012

Governo republica edital para licitação do VLT

Governo republica edital para licitação do VLT

Sessão pública para abertura das propostas será realizada no dia 23 de abril, na sede da Secopa

Secom-MT
Clique para ampliar
O secretário Eder Moraes, da Secopa: abertura das propostas será no dia 23 de abril
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado republicou nesta quarta-feria (07), no Diário Oficial, o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela implantação do VeículoLeve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande.

O aviso de licitação havia sido publicado no dia 20 de fevereiro, mas foirepublicado após recomendações do Tribunal de Contas de União (TCU). Issoporque foi necessário adequar o edital com as contribuições recebidas nas audiências públicas realizadas no dia 16 de fevereiro.

O processo licitatório será realizado nos moldes do Regime Diferenciado deContratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos,executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e materialrodante.

A sessão pública para abertura das propostas está agendada para o dia23 de abril, às 10h, na sede da Secopa, na capital.

Ao longo dos 22,2 Km do trajeto do VLT, serão necessárias intervenções viáriascomo a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nocanteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 deNovembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e FernandoCorrea da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terãouma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando opotencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojetoprevê também que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados naelaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução dasobras.

O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrada aos sistemas dearrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hojeem operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores).A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidadede operação prevista é 60 km.

“O prazo contratatual para conclusão das obras do VLT é de 24 meses, a contarassinatura da ordem de serviço. As obras de implantação ocorrerão de formasimultânea em vários pontos da cidade, deixando um legado significativo para apopulação que vai usufruir de um modal de transporte rápido, confortável eseguro”, disse o secretário Eder Moraes.

Majoritária se une a 4 correntes e decide apoiar candidatura de Lúdio

 

A corrente Construindo Um Novo Brasil (CNB ) decidiu nesta terça (6), após uma longa reunião, lançar o vereador Lúdio Cabral como pré-candidato ao comando do Palácio Alencastro. A definição é importante porque o grupo é composto por 47% dos mais de 6 mil filiados na Capital, por isso, praticamente decide a disputa interna dentro da legenda. “Chegamos a uma decisão de consenso de que ele é o melhor nome e vamos assinar junto com as outras quatro correntes que já o apoiam”, pondera um dos coordenadores da CNB e vice-presidente da sigla na Capital Edmilson de Carvalho.

Já decidiram apoiar o parlamentar outros 4 grupos, sendo eles a Graúna, O Trabalho, Esquerda Marxista e Identidade Petista, que representam mais 20% do partido. Assim, com a decisão da CNB, Lúdio passa a contar com 67% dos filiados. Ainda nesta semana, segundo Edmilson, o grupo vai se pronunciar oficialmente sobre a decisão numa coletiva à imprensa.
Participaram do encontro 30 membros da corrente majoritária, entre eles, o presidente estadual da legenda Willian Sanpaio e o suplente de deputado Alexandre César. Carlos Abicalil e Ságuas Moraes, por sua vez, não compareceram por terem compromissos em Brasília e na Capital, respectivamente.
Enquanto a CNB e outras quatro correntes definem apoio a Lúdio, grupos ligados a ex-senadora Serys Marly, Articulação de Esquerda e Mensagem Democracia Socialista (DS), começam a debater a possível candidatura dela ao comando do Palácio Alencastro. A própria petista demonstraria interesse em concorrer ao pleito. Edmilson, por sua vez, frisa que, por enquanto, Serys não oficializou a pretensão. “Ela deve ser inteligente para entender que o momento é do Lúdio”, contrapõe o vice-presidente.

Eder assina ordem de serviço para construção da nova ponte do Coxipó

Andréa Haddad

Mapa do local onde será construída uma nova ponte no Coxipó A ordem de serviço para construção da nova ponte de concreto armado sobre o Rio Coxipó, em Cuiabá, obra orçada em R$ 3,9 milhões, foi assinada pelo secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, nesta terça (6). A execução ficará a cargo da empresa Comércio e Indústria Brasileira de Estruturas Pré-Moldadas, que deve iniciar os trabalhos já na próxima segunda (12). Com 130 metros de extensão, a ser constrída em 180 dias, a ponte ligará o entroncamento da rua Eucaliptos com a avenida Arquimedes Pereira Lima, no Jardim das Palmeiras, e está incluída no “pacote” das obras de desbloqueio, com rotas alternativas de tráfego durante as principais intervenções de mobilidade urbana nas principais vias de Cuiabá.
A nova estrutura permitirá o acesso dos moradores da região do Jardim das Palmeiras, Parque Ohara e outros bairros da região quando iniciarem os trabalhos na avenida Fernando Corrêa da Costa, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Eder avalia que a mobilidade urbana é um dos principais projetos da secretaria, não só pela necessidade de criar alternativas viáveis para o trânsito durante o Mundial de 2014, mas pelo aumento do fluxo de veículos registrado na última década. “Em poucas semanas estaremos com 5 novas obras em andamento. Além da ponte sobre o Rio Coxipó, iniciaremos as trincheiras da Mário Andreazza, Santa Rosa, Verdão e Jurumirim. No próximo mês de maio, também já estará concluída a duplicação da ponte Mário Andreazza, conforme o cronograma previamente definido”, destaca.
O processo licitatório para as obras de prolongamento da rua dos Eucaliptos, no Jardim das Palmeiras, já teve início, com conclusão prevista para este mês, com pavimentação de 1.235,32 metros que, com a nova ponte, interligará as avenidas Fernando Corrêa e Archimedes Pereira Lima