quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VEJA DESCATA OS MAIORES TEMPLOS EVANGELICO DO BRASIL

EvangélicosNos países anglo-saxões, onde a Reforma Protestante eclodiu no século XVI, o termo "evangélico" é usado para definir quase todas as doutrinas cristãs protestantes. Na Alemanha, berço do luteranismo, seu uso chega a ser mais específico: é comum se referir aos membros da Igreja Luterana como evangélicos, excluindo-se o resto dos protestantes. Já no Brasil, quando se fala de evangélicos, trata-se de uma forma genérica de se referir às correntes protestantes pentecostais e neopentecostais (veja abaixo), surgidas somente no século XX. De forma simplificada, pode-se dizer que todo evangélico é protestante, mas nem todo protestante se considera evangélico.

Protestantismo HistóricoMovimento iniciado na Europa no século XVI, cujo marco célebre são as 95 teses do teólogo cristão Martinho Lutero criticando uma série de práticas e doutrinas da Igreja Católica. Ao romper com o Vaticano, Lutero desencadeia a Reforma Protestante, que culmina com a fundação de correntes cristãs dissidentes, como a própria Igreja Luterana, a Calvinista e a Metodista. A maioria das igrejas protestantes rejeito o culto a Maria e aos santos e o celibato clerical, além de admitir práticas como o divórcio e os métodos anticoncepcionais.

Protestantismo PentecostalCorrente que aparece nos Estados Unidos nos primeiros anos do século XX, entre fiéis metodistas insatisfeitos com a falta de fervor em suas igrejas. Devido aos cultos vibrantes, marcados por expressões de êxtase e fortes emoções, não demora a se difundir pelos EUA, e posteriormente por países mais pobres, especialmente na América Latina. Em linhas gerais, os pentecostais acreditam em aspectos milagrosos da fé, como o poder de cura do Espírito Santo, e enfatizam a pregação do Evangelho aos não convertidos. A maioria das igrejas pentecostais cobra dízimo de seus fiéis

Protestantismo NeopentecostalFenômeno surgido a partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça. Seus rituais espetaculosos, que não dispensam curas milagrosas e exorcismos, não escondem o fato de que grande parte das igrejas neopentecostais não são muito rígidas no que diz respeito aos hábitos e costumes de seus fiéis. Algumas delas mantém forte presença na mídia eletrônica, controlando a programação (quando não as finanças) de centenas de emissoras de rádio e televisão Brasil afora.




MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS PENTECOSTAIS

Assembléia de Deus*Fundação: 1910
História e doutrina: A maior igreja pentecostal brasileira surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários suecos vindos dos Estados Unidos, onde freqüentavam a Igreja Batista. Organizada nos moldes das igrejas pentecostais que surgiam então naquele país, a Assembléia de Deus acredita no poder supremo do Espírito Santo e prega com ênfase o Evangelho cristão. Nos cultos, fiéis oram e cantam em voz alta dentro dos templos.
Fiéis no Brasil: 8.500.000
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

* Este número diz respeito apenas à primeira Assembléia de Deus, surgida em Belém (PA) no início do século XX. Trata-se da denominação ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), a quem pertence a patente do nome no país. Ao longo do século, outras Assembléias de Deus surgiram, a maioria sem qualquer ligação institucional com a CGADB.

Congregação Cristã no BrasilFundação: 1910
História e doutrina: Fundada no Brasil por Luigi Francescon, um protestante italiano. No início, cresceu dentro da comunidade de imigrantes italianos do país, para, a partir da década de 1930, se expandir para o resto do Brasil. A exemplo da Assembléia de Deus, centra suas crenças nas virtudes do Espírito Santo, sem dar valor a outras figuras consagradas historicamente pelo cristianismo, como Maria ou os santos. Um de seus rituais mais conhecidos é o batismo de imersão em água corrente.
Fiéis no Brasil: 1.891.000
Templos: 4.700
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 403

Igreja do Evangelho QuadrangularFundação: 1918
História e doutrina: Nascida nos Estados Unidos, demorou quase 30 anos para chegar ao Brasil, pelas mão de dois missionários que se instalaram na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, e depois em São João da Boa Vista, em São Paulo. Enfatiza o dom da cura pelo Espírito Santo e a palavra de Deus contida na Bíblia, além de acreditar no retorno iminente de Jesus Cristo.
Fiéis no Brasil: 1.600.000
Templos: 7.500
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 213

Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo"Fundação: 1955
História e doutrina: Fundada por um ex-trabalhador da construção civil, que chegou a ser pastor da Assembléia de Deus e da Evangelho Quadrangular antes de se autoproclamar missionário da própria igreja. Os cultos são marcados por orações espontâneas e pelo testemunho dos fiéis, que também podem pregar.
Fiéis no Brasil: 1.937.000
Templos: 4.600
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 419

Igreja Pentecostal Deus é AmorFundação: 1962
História e doutrina: Criada a partir de uma mensagem divina que seu fundador, o missionário David Miranda, teria recebido. Assemelha-se às pentecostais tradicionais no conservadorismo no campo dos costumes e nos rituais mais exaltados. Possui hoje o autodenominado "maior templo evangélico do mundo", com capacidade para 60.000 fiéis, no centro de São Paulo.
Fiéis no Brasil: 3.600.000
Templos: 4.300
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 837






MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS NEOPENTECOSTAIS

Igreja Universal do Reino de DeusFundação: 1977
História e doutrina: Principal igreja do fenômeno neopentecostal brasileiro, foi fundada pelo bispo Edir Macedo, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Segue os preceitos gerais do cristianismo. Em seus cultos diários, estimula-se a doação do dízimo e é comum a prática do exorcismo. Aposta na mídia eletrônica para atrair fiéis – é dona da Rede Record de televisão, entre outras emissoras.
Fiéis no Brasil: 5.200.000
Templos: 13.000
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 400

Igreja Internacional da Graça de DeusFundação: 1980
História e doutrina: Dissidência direta da Igreja Universal, foi fundada no Rio por Romildo Ribeiro Soares, cunhado do bispo Edir Macedo. Suas pregações e rituais, repletos de curas e exorcismos, podem ser acompanhadas em diversas emissoras de televisão, que vendem seus horários para que a igreja arrebanhe seus fiéis.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

Igreja Apostólica Renascer em CristoFundação: 1986
História e doutrina: Uma das neopentecostais em que o incentivo à busca da prosperidade material é mais evidente, a Renascer foi fundada em São Paulo. Tendo como público alvo a classe média urbana, trouxe novidades para os cultos evangélicos, como o rock gospel e as festas jovens dentro dos templos. A exemplo de suas congêneres, se mantém à base de doações sistemáticas de seus fiéis.
Fiéis no Brasil: 120.000
Templos: 870
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 138

Comunidade Evangélica Sara Nossa TerraFundação: 1992
História e doutrina: Surgida em Brasília, ganhou notoriedade depois de conquistar fiéis entre as celebridades e as classes mais abastadas do país. Apesar de seguir os preceitos básicos do cristianismo e de promover rituais de fé exaltados, é tolerante no que diz respeito a hábitos controversos e normas morais pouco rígidas.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: 650
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis






EVANGÉLICOS PELO MUNDO

Embora o Brasil seja – de longe – o maior país pentecostal do mundo, o fenômeno não é exclusividade nacional. Por ser o berço desta tradição religiosa, os Estados Unidos ainda concentram a segunda maior massa pentecostal do mundo: quase seis milhões, ou perto de 2% de sua população. Quando se trata de evangélicos de forma geral, os americanos nos superam em larga margem: são 44 milhões nos EUA, contra 27,6 milhões no Brasil. Tirante os dois gigantes, o continente onde encontram-se mais evangélicos é a África. Só na Nigéria são mais de 25 milhões, seguidos pelos 10,3 milhões da Etiópia e os 9,4 milhões do Quênia. Na Ásia, os evangélicos representam mais da metade da população da Coréia do Sul, sendo um quarto deles de pentecostais, e também prosperam na Índia (11 milhões, pouco se comparado à maioria hinduísta do país) e na Indonésia (5,3 milhões). Entre os latino-americanos, destacam-se as massas evangélicas da Argentina, com 2,5 milhões de religiosos – quase todos pentecostais – e do México com 2,4 milhões. Toda esta presença internacional tem estimulado muitas das igrejas evangélicas brasileiras a abrir filiais no exterior. A Igreja Universal do Reino de Deus possui sede em todos os continentes do planeta - está em 70 países. A Internacional da Graça de Deus, do telepastor R.R. Soares vai pelo mesmo caminho: já chegou aos Estados Unidos, ao México e ao Japão. E dentre as mais antigas, a Assembléia de Deus possui endereços nas Américas, na Ásia e na Europa



Fontes: World Christian Database, arquivos de VEJA,
manual de redação do jornal Folha de S. Paulo.

Pastor é denunciado por possuir veículo com placa de segurança

Um veículo estacionado à Rua Rafael de Aguiar, no bairro Getúlio Vargas, causou suspeita durante a tarde dessa terça-feira, 13. Aparentava ser um carro comum, mas não era. O que diferenciava ele dos demais era a placa. A cor dela é cinza e, por isso, não geraria desconfiança por se tratar de um transporte particular, mas as iniciais da placa IAO e numeração 0145 demonstravam tratar-se de uma placa de segurança, utilizada apenas por policiais civis durante investigações sigilosas.


As placas com essas iniciais e com numeração de 0 a 200 são placas de segurança e que só devem ser utilizadas pela Secretaria de Segurança Pública no caso de investigações sigilosas. Os veículos com essas placas circulam pelos locais de forma secreta, sem gerar nenhum tipo de desconfiança. Elas são fixadas em veículos comuns, sem que a população perceba que está a serviço de investigações policiais e tem o objetivo de dar a polícia mais segurança e discrição para desvendar crimes de alta periculosidade como, por exemplo, o envolvimento de pessoas no tráfico de drogas.


Segundo uma denúncia anônima, o veículo prata – um Hyundai, modelo Casa Atos Prime - que ficou estacionado naquela rua por cerca de duas horas é de propriedade de um pastor evangélico, mais conhecido em Aracaju como ‘Severino das Castanhas’. Ele congrega em uma igreja no bairro Coqueiral e tem um programa evangélico numa emissora de rádio.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - SMTT – recebeu a informação do próprio Cinform, depois de apurar a denúncia anônima, de que aquele veículo tinha placa de segurança e deveria ser utilizado apenas por policiais civis, mas estava sob a guarda de um cidadão comum. A SMTT confirmou nos seus cadastros que a numeração da placa realmente tratava-se de uma de segurança e que enviaria uma viatura para averiguar se havia algum tipo de irregularidade.


Quando a equipe da SMTT chegou ao local e viu o veículo, a confirmação foi instantânea: era uma placa de segurança, mas os agentes da SMTT disseram que o veículo não cometia nenhuma irregularidade no trânsito como estar estacionado em local inapropriado e que por isso não poderia fazer nada se caso o veículo estivesse nas mãos de um cidadão comum e não a serviço da polícia. Nessa hora, o dono do veículo apareceu e, de fato, era o pastor ‘Severino das Castanhas’.


No momento em que foi abordado pelo Cinform sobre o veículo, ele disse que era de sua propriedade e perguntou o que estava acontecendo. O Cinform questionou ainda o porquê de ele estar circulando com uma placa de segurança que só policiais em investigações sigilosas podem utilizar. O pastor Severino, temerosamente, revelou: “O carro não é meu. É de um policial civil.


Estou sem o meu veículo e peguei esse carro emprestado de um amigo, que é policial civil. Ele é veterinário, trabalha no Denarc e se chama Maurício”, disse o pastor, tentando justificar um erro pela necessidade.


Após a afirmação do pastor, a equipe de reportagem do Cinform Online entrou em contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para checar a denúncia e foi informada que esta placa era utilizada em um veículo do tipo Ranger, do Denarc, mas que esse carro já havia sido devolvido para a locadora. “Provavelmente não tiveram o cuidado de recolher a placa de segurança e ela deve estar sendo utilizada indevidamente. A SSP já iniciou a investigação”, declara o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário.
PLACAS DE SEGURANÇA
As placas são regulamentadas por uma legislação específica e atendem a casos específicos. São usadas por delegados, por próprios policiais e também por outras autoridades, a exemplo de juízes, desembargadores, membros do Ministério Público, entre outras pessoas que, se sofrem ameaças, são incluídas em esquema especial de segurança.


O Detran tem o controle das placas de segurança, mas não tem o poder de liberar por iniciativa própria. A solicitação de placas de segurança é feita, rigorosamente, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública depois de avaliar inúmeros critérios específicos que são mantidos em sigilo para garantir ainda mais a segurança. Em Sergipe, 200 veículos circulam com esse tipo de placa com numeração que vai de 0 a 200.
Notícias cristãs com informações do Cinform




Via: www.guiame.com.br

FABRICA DA VOTORANTIM LEVA ESPERANÇA PARA DISTRITO DO AGUAÇU EM CUIABA - MT

RSS Assine nosso RSS
População de Aguaçu espera fábrica de cimento com otimismo
Foto:Otmar de Oliveira/PMC
População de Aguaçu espera fábrica de cimento com otimismo
O distrito do Aguaçu, em Cuiabá, passará por uma transformação com a chegada da nova fábrica de cimento da Votorantim, que será instalada no local. A previsão é que as obras comecem ainda este mês, assim que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema liberar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA). O empreendimento conta com o apoio da prefeitura de Cuiabá.
No dia 04 de agosto, foi realizada uma audiência pública para debater os impactos ambientais da obra e da fábrica no distrito. Compareceram aproximadamente 700 pessoas, entre moradores do Aguaçu, representantes da SEMA, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e da Votorantim.
Os representantes da empresa explicaram que a indústria não causará problemas ambientais na área e no entorno onde será instalada, deixando os técnicos da SEMA satisfeitos com as explicações. “A expectativa é que ainda este mês a Secretaria libere a licença ambiental”, informou o subprefeito do Aguaçu, Renato Pedroso. A previsão é de que a fábrica comece a operar em dois anos depois de iniciadas as obras.
Somente na construção das indústria serão gerados 1.200 empregos diretos. Já a fábrica irá gerar 600 empregos diretos. O Distrito do Aguaçu foi escolhido pela Votorantim devido a farta presença de minerais no solo da região. “A geração de emprego é a grande expectativa dos moradores, já que a maioria vive da agricultura”, explica o subprefeito.
Entre as reduzidas ofertas de trabalho no distrito, podem ser citados o Posto de Sáude da Família - PSF e a própria subprefeitura. “Tem ainda a geração de empregos indireta. Junto com a fábrica, virá toda a infraestrutura e investimentos necessários para a empresa funcionar, como postos de gasolina, hotéis”, destaca Renato. A própria Votorantim, em parceria com o Senai e o Sebrae já está organizando a realização de cursos de capacitação para a população local.
A nova fábrica da Votorantim funcionará em uma área de 1.900 hectares, já adquirida pela indústria. O governo do estado já se comprometeu a fazer o asfalto entre a MT 010 até a fábrica, passando pelo vilarejo de Machado, no Aguaçu. O Distrito de Aguaçu está localizado a 20 quilômetros de Cuiabá. A comunidade tem, atualmente, 3.200 moradores, que vivem basicamente da agricultura e pecuária der subsistência. O Distrito tem dois assentamentos rurais, que trabalham com hortifrutigrangeiros, uma escola municipal e um posto do Programa Saúde da Família - PSF.
Fonte: Da Redação/PMC

Construção civil é principal gerador de empregos em Cuiabá

Construção civil é principal gerador de empregos em Cuiabá
Por em 24 de agosto de 2011, às 7:14 Imprimir
Construção civil é principal gerador de empregos em Cuiabá
A construção civil foi o setor que mais se destacou na geração de empregos em Cuiabá, mês passado, apresentando saldo final de 665 empregados a mais. Contado outros setores da economia, Cuiabá gerou 1.088 novos empregos, resultado de 8.197 admissões e 7.109 desligamentos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O comércio foi o segundo setor com maior resultado, com 300 empregados a mais. Terminaram com desempenho positivo, ainda, a prestação de serviços, 81, serviço industrial de utilidade pública, 64, extrativismo mineral, 7, agropecuária, 4, e administração pública, 1.
Por outro lado, a indústria de transformação foi a que mais dispensou, fechando com menos 34 trabalhadores.
O resultado, conforme Só Notícias informou, deixou Cuiabá em primeiro na ranking da geração de empregos, onde Sinop aparece em quarto (229) e, Sorriso, em oitavo (72). No Estado, foram gerados no mês passado 4,5 mil novos empregos.
De janeiro a julho, foram gerados em Cuiabá 4.883 novos empregos, resultado de 59,2 mil admissões e 54,3 mil desligamentos

GREVE A PARTIR DE HOJE 00:00 HORAS

"AEROPORTOS"
Greve a partir de hoje deve atingir MT
22/12/2011
O Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, deve ser um dos afetados pela greve dos aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (operadores em solo), que pode ter início hoje (22) a partir das 23h por tempo indeterminado. A paralisação é vista pelas agências de viagem como uma estratégia da categoria para pressionar as empresas aeroviárias quanto às exigências e salientam que muitas pessoas que não compraram passagem ainda estão com receio em viajar neste momento.


O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen, determinou, ontem (21), que ao menos 80% dos trabalhadores das duas categorias estejam em seus postos de trabalho nos dias que antecedem os feriados de Natal e Ano Novo. Em caso de descumprimento da decisão por parte da categoria, o ministro Dalezan acatou o pedido das companhias aéreas e fixou multa diária de R$ 100 mil.


De acordo com o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e comissário Sérgio Dias, todos os aeroportos do país terão a paralisação. “Dois sindicatos no país aceitaram na terça-feira (20), após dissídio coletivo no TST, a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), mas os demais não deram resposta ainda, devido a isso a paralisação segue marcada para hoje a partir das 23h”. Há a estimativa de 40% a 50% de adesão, dentro do universo de aproximadamente 100 mil funcionários.


Os sindicatos que aceitaram o acordo foram o do Rio de Janeiro e Amazonas. O diretor do SNA esclarece que as categorias já contam com um plano de contingência para não causar transtornos aos passageiros, conforme a lei exige. O mesmo fez as empresas, segundo a assessoria de imprensa do SNEA.


A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), os sindicatos cutistas de aeroviários e o SNA pedem 14% de reajuste salarial das categorias pelo Índice Nacional ao Consumidor (INP-C) reduzido para 7%, contudo a SNEA oferece 6,18%. O SNEA ofereceu aos aeronautas e aeroviários ainda aumento de 10% para o ticket alimentação, vale refeição, cesta básica para aqueles que ganham o salário-piso. O sindicato das empresas criou ainda um piso salarial inicial de R$ 1 mil para operadores, cargo que ainda não contava com piso, porém a Fentac reivindica R$ 1,1 mil para esta categoria.


Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur-MT), Oiran Gutierrez, uma paralisação neste momento “será um desastre devido os voos já estarem lotados”. Ele comenta que são esperados para dezembro aumento de 30% no fluxo de passageiros no comparativo entre setembro e novembro e de 15% em relação ao mês em 2010.


Segundo o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem em Mato Grosso (Abav-MT), Nilson Freitas, quem ainda está indeciso se viaja ou não agora terá “receio” em comprar passagem. “Esse é o momento em que precisamos dos aeroportos funcionando 100%. É uma estratégia encontrada pelos trabalhadores em pressionar as empresas”. Conforme a recepcionista Voe Mais Tur, Katty Meire, as agências de viagens não acreditam em desistência por parte dos clientes.


Em nota a Infraero declara possuir um plano contingência, que é acionado em épocas específicas como Natal e Ano Novo. “O plano de contingência contém desde ações preventivas para assegurar o perfeito funcionamento de sistemas e equipamentos críticos, até medidas adicionais de segurança e procedimentos operacionais especiais”, diz a nota.


MOVIMENTO


O fluxo de passageiro no Aeroporto Marechal Rondon, entre embarques e desembarques, teve um aumento de 20,34% de janeiro a novembro em 2011 no comparativo com o período em 2010. O salto foi de 1,928 milhão de passageiros para 2,320 milhões.


As informações são da Infraero, que revelam ainda que o movimento até então foi 8,73% superior ao número de passageiros que pelo local passaram durante todo o ano passado, que foi de 2,134 milhões de pessoas. Freitas comenta que o setor já esperava por tais acréscimos no fluxo de passageiros no aeroporto em decorrência ao aumento da economia mato-grossense e do país, “além das facilidade em adquirir uma passagem e dos preços estarem mais baratos”. “Para 2012 esperamos alta de 15% no movimento de passageiros”.


JUIZADO


De janeiro a novembro, 129 reclamações foram realizadas no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao juizado especial que funciona naquele local. Entre as principais reclamações de 2011 estão queixas quanto a problemas de overbooking (quando o número de passagens vendidas é superior ao de assentos das aeronaves), atrasos, cancelamento de voos e falta de informação, além de extravio, violação e furto de bagagens. As informações são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Segundo relatório da CNJ, com base nos dados do juizado especial, 14,7% dos conflitos puderam ser resolvidos pelo órgão em Mato Grosso, ou seja, 19 queixas tiveram solução, colocando o Estado em 4º no ranking nacional.


Conforme o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Chimenti, a maneira mais rápida de solucionar a questão entre as partes é o acordo. “Já os processos judiciais, além de sobrecarregar o Poder Judiciário, levam mais tempo para ser concluídos e podem trazer prejuízos para as partes, sobretudo para as empresas aéreas”, diz Chimenti. No dia 16 de dezembro a Corregedoria realizou uma reunião no qual as empresas aéreas comprometeram-se a melhorar o atendimento nos aeroportos e a buscar soluções conciliadas para as reclamações que nos juizados especiais foram registradas.


O recordista de reclamações, entre os juizados especiais de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, é o Aeroporto Juscelino Kubitschek, de Brasília, com 7.182 reclamações. Em seguida surge o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 421 queixas, e o Aeroporto de Cumbica (SP) com 1.782 reclamações. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Tom Jobim registrou 6.275 queixas e o juizado do Aeroporto Santos Dumont teve 6.864. (VP)

A GRANDE CORREIA DO NORTE

Máquina de mitos, Coreia do Norte transforma e eterniza líderes
22 de dezembro de 2011 16h48 atualizado às 17h07
Comentários
Um quadro de Kim Jong-il está pendurado em um lobby de um prédio em Wason, na Coreia do Norte.. Foto: APUm quadro de Kim Jong-il está pendurado em um lobby de um prédio em Wason, na Coreia do Norte.
Foto: AP

Pouco antes da morte do líder Kim Jong-Il, o céu brilhava vermelho sobre o monte sagrado de Paektu e a impenetrável folha de gelo no coração do vulcão rachou gerando um rugido ensurdecedor.
Essa é a versão oficial das circunstâncias sobrenaturais que antecederam a morte do ditador, segundo a agência estatal, e mostra como funciona a propaganda governamental responsável pela ela criação de uma imagem quase religiosa e mística da família Kim, que governa o país desde 1948.
As ferramentas para a criação do mito foram desenvolvidas ao longo de duas gerações, desde o antecessor de Kim Jong-Il, Kim Il Sung. Com a morte repentina do último líder e a ascensão de Kim Jong-Un, os artesões da imagem do grande líder terão que trabalhar com rapidez. Conheça algumas das marcas da máquina de mitos norte-coreana:
Descendência
O fundador Kim Il-sung continua como eterno presidente da Coreia do Norte e seu corpo está embalsamado no palácio presidencial. Kim Jong-Il assumiu após a morte do pai, em 1994, na primeira sucessão hereditária comunista do mundo. Ao líder morto recentemente, é creditada a reedição das principais regras por trás da ideologia da família, chamada "dez princípios". Suas revisões incluem a criação do mito ao redor da família e a transformação deles na imagem central da identidade daquele povo.
Os aniversários dos líderes falecidos são os maiores feriados da nação. O calendário norte-coreano começa no ano do nascimento de Kim Il-Sung, em 1912.
Como cabe agora a Kim Jong-Um dar continuidade à dinastia da família, a Coreia do Norte tem construído sua imagem mitológica com ênfase na sua descendência e no legado da família, desde suas raízes como guerreiros revolucionários que lutaram contra os japoneses ao papel espiritual como protetores do povo norte-coreano.
A saga
Na sua biografia oficial, consta que Kim Jong-Il foi enviado dos céus, nascido em uma cabana no monte Paektu enquanto seu pai lutava contra os japoneses. "Desejando que ele seja a estrela que trará brilho ao futuro da Coreia do Norte, eles saudaram a Estrela Brilhante do monte Paektu", diz um trecho da biografia. No entanto, registros soviéticos indicam que Kim Jong-Il nasceu um ano antes, na Sibéria.
O relato de sua morte seguiu a mesma linha mística. Em seu obituário, a mídia estatal se refere a ele como "ilustre comandante nascido no céu". Na quarta-feira, a KCNA (agencia de notícias norte-coreana) informou que uma garça, que representa longevidade, foi vista na cidade de Hamhung ao redor da estátua de Kim Il-Sung, por horas, até baixar sua cabeça e decolar para a capital, Pyongyang.
A criação do mito ao redor de Kim Jong-Un já começou com um editorial no jornal Rondong Sinmun que diz que ele nasceu no céu, no entanto, maiores detalhes de seu nascimento e a mitologia que envolveu sua chegada ainda não foram revelados.
Autoridades americanas dizem que ele tem 27 anos, mas observadores acreditam que ele vai pular alguns anos para celebrar seu 30º aniversário, em janeiro de 2012. Isso possibilitaria a convergência de números: Kim Jong-l teria completado 70 anos, Kim Jong-Un, 30, e Kim Il-Sung, 100.
Ícone
Uma alta estátua de bronze de Kim Il-Sung, com seu braço estendido, toma conta da capital sobre o morro Mansu. Nos dias que seguiram a morte de Kim Jong-Il, populares tem subido o morro para depositar flores no local, assim como ocorre em seu aniversário e outras ocasiões.
O rosto sorridente de Kim Il-Sung que era visto nos maiores prédios da capital começou a ser trocado pelo retrato de Kim Jong-Il. Imagens dos dois líderes falecidos, lado a lado, são vistos em vários pontos do país. Alguns incluem ainda a imagem de Kim Jong Suk, mãe de Kim Jong-Il.
Propaganda
A maioria dos cartazes na Coreia do Norte não trazem slogans, mas sim slogans com mensagens do líder. Os mais recentes são focados na construção da economia: "Tudo em prol de melhorias para o dia-a-dia das pessoas". A TV local só exibe desenhos no final da tarde, notícias, novelas e filmes, durante a noite.
O visual
Kim Jong-Un tem uma surpreendente semelhança com a figura de Kim Il-Sung nos primeiros anos como líder. Alguns norte-coreanos dizem que choraram ao ver a imagem do novo líder pela primeira vez em virtude da semelhança com o avô.
Apelidos
A família Kim governa o país sob título de "suryong" ou líderes, mas também recebem outros títulos. Kim Il-Sung, o "eterno presidente", também é chamado de "grande líder". Ele era conhecido como "querido líder" até assumir o poder, depois passou a ser chamado de "grande camarada", "comandante supremo" ou "pai".
Kim Jong-Un, por sua vez, é chamado de "jovem general", depois de ter sido promovido a general de quatro estrelas no ano passado, mas também é o "respeitado general" e foi elevado ao posto de "grande sucessor" após a morte de seu pai. Nessa semana a mídia local já se refere a ele como "destacado líder".
Morre Kim Jong-il
O líder norte-coreano, Kim Jong-il, morreu nesse sábado, 17 de dezembro, vítima de "fadiga física", quando realizava uma viagem de trem. Sua morte só foi anunciada nessa segunda, 19, pela agência estatal norte-coreana. Após receber a notícia, o governo e o Exército da Coreia do Sul entraram em estado de alerta, enquanto a população da Coreia do Norte chorava o falecimento do líder, que abre espaço para ascensão de seu filho, Kim Jong-un, provável herdeiro em Pyongyang.
Jong-il, 69, comandava a Coreia do Norte desde 1994, após a morte de seu pai, Kim Jong-sun, fundador do país. Durante 17 anos, cultivou um dos regimes mais fechados do mundo, baseado no culto de si e do sistema comunista. O governo hermético não impediu que idiossincrasias de Jong-il viessem a público, como o autoproclamado título de inventor do hambúrguer, formando a imagem complexa de um líder excêntrico de um país isolado do mundo, cujo futuro na península coreana é agora incerto.
Com informações da AP.
Terra
  1. Um quadro de Kim Jong-il está pendurado em um lobby de um prédio em Wason, na Coreia do Norte. Ele e o ex-líder, Kim Il Jung, são responsáveis pela construção de certo misticismo religioso em torno do nome da família que comanda o país ao longo de dácadas

    Foto: AP
  2. Da loja de departamentos, é possível ver um monumento em homenagem a Kim Il Sung, o "presidente eterno". Na Coreia do Norte, existe uma espécia de misticismo religioso envolvendo a família de Kim Jong-il

    Foto: AP
  3. Um quadro de Kim Jong-il está pendurado em um prédio em Nampho, na Coreia do Norte

    Foto: AP
  4. Kim Il Sung, o comandante supremo, em foto de 1948. Ele é um dos responsáveis pela criação de um mito em torno da família de Kim Jong-il

    Foto: AP
  5. Livros expostos em Pyongyang, na Coreia do Norte, mostram a adoração pela família de Kim Jong-il

    Foto: AP
  6. Devotos mostram respeito à estátua do ex-líder da Coreia do Norte, Kim Il Sung

    Foto: AP
  7. Um monumento com as imagens de Kim Il Jung e Kim Jong-il pode ser visto no estacionamento de um hotel em Pyongyang

    Foto: AP
  8. Na Coreia do Norte, existem calendários de Kim Il Jung nas casas das pessoas

    Foto: AP
  9. Na entrada de um hotel em Pyongyang, existe um quadro de Kim Il Sung com Kim Jong-il

    Foto: AP
  10. Em um restaurante em Pyongyang, é possível ver as fotos de Kim Il Jung e Kin Jong-il na parede

    Foto: AP
  11. Monumento a Kim Il Sung é iluminado em Pyongyang, na Coreia do Norte

    Foto: AP
/mundo/foto/0,,00.html



Em evento com catadores de lixo, Dilma diz que é presidente dos pobres

Ricardo Leopoldo, da Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira, 22, que vai conversar com os governadores para que se empenhem no combate à violência contra os moradores de rua e os catadores de material reciclável. "O importante é criar com os governadores um diálogo para impedir isso, pois o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades desse País", argumentou a presidente, ao participar da celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis e moradores de rua no Sindicato dos Bancários, no centro da capital paulista.
Dilma prometeu 'lutar muito' em 2012 para combater a violência contra moradores de rua - JF Diorio/AE
JF Diorio/AE
Dilma prometeu 'lutar muito' em 2012 para combater a violência contra moradores de rua
"Vamos ter que lutar muito em 2012 contra a violência que atinge moradores de rua", disse Dilma, sinalizando a prioridade que dará à inclusão social das pessoas com esse perfil. "Sou a presidenta de todos os brasileiros, mas também dos pobres", frisou, numa menção a um dos trechos de seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro deste ano, no Congresso Nacional. "O meu governo tem compromisso com os catadores e população de rua", disse ela, destacando que todos os brasileiros precisam ter direitos iguais e acesso aos mesmos serviços prioritários, como educação, saúde e previdência.
Antes do pronunciamento da presidente, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando as cerca de 700 pessoas presentes ao evento, inclusive Dilma e outras autoridades, rezaram em voz alta um Pai-Nosso em intenção da rápida recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento de combate a um câncer na laringe. "O presidente Lula não pode vir hoje, mas tenho certeza que ele estará junto comigo aqui no ano que vem", disse a presidente.
Violência. No evento, Dilma pediu ao público que repetisse para ela o número de 142 mortes de pessoas em situação de rua registradas neste ano pelo movimento nacional que trata da questão, compiladas em vários órgãos de imprensa por todo o território nacional. "O governo federal vai fazer tudo o que puder nas cidades e Estados para evitar esse nível de violência", disse. Ela afirmou que o diálogo com os governadores será realizado, preservado os princípios da Constituição, entre os quais destaca que o País é uma República Federativa. "Não posso acabar com a federação e nem quero. O que temos que fazer é aperfeiçoar", afirmou.
De acordo com um assessor do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, há no Brasil cerca de 700 mil catadores de rua, sendo que 35 mil são organizados. No caso de moradores de rua, as estatísticas são muito divergentes, mas a Secretaria Geral trabalha com um número ao redor de 70 mil pessoas em todo o País.
No discurso que Dilma fez, depois de ter vestido o chapéu e segurado a bandeira do movimento nacional dos catadores de material reciclado, ela se comprometeu a promover o diálogo com prefeitos sobre a questão que envolve a incineração de resíduos sólidos. "Uma discussão séria de resíduos sólidos passa por cooperativas de catadores e a meta das prefeituras para 2014", disse. Segundo a presidente, o objetivo do debate é "impedir que um deles tenha prejuízo, que é o mais fraco, neste caso, os catadores."
Dilma ressaltou ser fundamental que a população tenha condições de renda, organização e possa educar de forma cada vez melhor os seus filhos. "Se eu fracassar nesse compromisso, eu fracassei na minha missão", complementou. "Eu juro que farei o possível e o impossível para que as populações marginalizadas sejam populações com direitos, oportunidades e elevada auto estima."

Greve dos aeroviários já atinge aeroporto Marechal Rondon

Greve dos aeroviários já atinge aeroporto Marechal Rondon

<!--[endif]-->

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Velhas regras

Áudios


Tocantins: acidente entre ônibus e caminhão deixa 5 mortos e 47 feridos

Tocantins: acidente entre ônibus e caminhão deixa 5 mortos e 47 feridos


22/12/2011



Pelo menos cinco pessoas morreram e 47 ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um caminhão na madrugada desta quarta-feira (21), na BR-153, próxima a cidade de Barrolândia, em Tocantins.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estiveram no local para atender as vítimas. Segundo a polícia, algumas ficaram presas nas ferragens do ônibus. A pista ficou interditada por cerca de 3 horas.

Ainda segundo a polícia, o ônibus da empresa Charles Tur seguia de Goiânia para Redenção (PA), quando invadiu a pista contrária e se chocou com um caminhão que vinha na direção contrária. Após a colisão o ônibus tombou na pista.

Os passageiros feridos foram encaminhados para hospitais de Paraíso do Tocantins e de Palmas. Segundo a PRF, haviam 56 passageiros no ônibus. Peritos estiveram no local, mas ainda não se sabe as causas do acidente.

*Com Folha Online

TABELA DO MATO GROSSENSE 2012

Federação divulga tabela de jogos do mato-grossense de futebol 2012
O campeonato estadual de futebol 2012 da 1ª divisão já tem data e hora para começar. A Federação Mato-grossense de Futebol divulgou a tabela da competição com os 10 times que vão disputar o título do campeonato. A estreia do Mato-grossense será no dia 21 de janeiro com dois times em campo. O REC vai pegar o Mixto, em casa, no Luthero Lopes, em Rondonópolis, a 213 quilômetros de Cuiabá.

A primeira fase dos jogos será dividida em dois turnos. O primeiro começa no dia 21 de janeiro e termina no dia 22 de fevereiro. Já o segundo turno terá início no dia 25 de fevereiro com término previsto para o dia 14 de abril. O primeiro turno terá 10 rodadas e o segundo turno, nove.

Times

Dez clubes estão confirmados no Estadual do ano que vem. São eles: Barra do Garças, CRAC, Cuiabá, Luverdense, Mixto, Palmeiras, REC, Sorriso, Vila Aurora e União. Caso haja alguma desistência, nenhum outro clube entrará na disputa. Pelo regulamento da competição, os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão, que será disputada em 2013.

globoesporte/tvca

FRANTENIDADE CRISTO SERVO

Ser a favor da vida é, necessariamente, ser contra o aborto!





Padre Overland de Morais Costa é Mestre em Teologia Dogmática e Pároco da Paróquia Cristo Rei.


Na primeira metade do século XX Adolf Hitler, líder do partido nazista, assumiu o poder como ditador da Alemanha. Tornou-se mundialmente conhecido pelo seu ódio aos judeus e pela maneira como os dizimou no chamado Holocausto. Hitler, como primeira justificativa para a matança indiscriminada de judeus, dizia que estes não eram seres humanos. Seis milhões de judeus foram mortos. Qualquer pessoa com dois neurônios pode desmascarar tal argumento, pode perceber que tal afirmação é descabida. Porém, o povo Alemão acreditou nesta mentira.
Nos tempos atuais, estamos vivendo algo muito parecido. Promovido e financiado por fundações internacionais, o aborto tenta ser implantado no nosso País. Repito: promovido e financiado por fundações internacionais, pois o povo brasileiro é majoritariamente contra o aborto. Esta não é uma bandeira do povo brasileiro. O aborto é não é aceito por 85% da população do nosso país.
Quem defende a descriminalização do aborto e candidamente se esconde atrás do argumento de que está defendendo a vida de mulheres que abortam clandestinamente na mão de “açougueiros”, está defendendo na verdade, quer saiba ou não, a agenda de fundações bilionárias. De acordo com estatística colhida pela organização pró-vida Human Life International, no período de vinte anos (1991-2011) gastaram-se mais de 400 BILHÕES de dólares para promover a legalização do aborto no mundo. Vê-se, portanto por que há tanta gente, ONGs, partidos e governantes preocupados em salvar a vida de umas poucas mães (saúde pública, lembram?) pagando para isto o preço da morte certa de milhões de crianças: este negócio dá muito dinheiro!
Mas o que é que os movimentos abortistas, ou melhor, movimentos genocidas, argumentam para legitimar a matança indiscriminada de bebês no ventre de suas mães? Partem do mesmo raciocínio que os nazistas. Estes, para justificar o Holocausto, diziam que os judeus não eram humanos. Os abortistas dizem a mesma coisa, isto é, não reconhecem no feto um ser humano. Assim, afirmam que se pode abortar, isto é, pode-se matar aquela vida, já que para eles não uma é vida humana, mas apenas um pedaço de carne pulsante.
Ao contrário do que dizem os abortistas, O FETO É UMA VIDA HUMANA. O aborto é o assassinato de bebês inocentes no ventre de suas mães. Isso é injustificável! Quem pode dizer que aquele feto não é uma vida humana? Fundamentado em qual ciência? Ou uma vida é humana desde sua origem e merece ser respeitada e defendida ou a questão de quem é ou não é humano ficará sujeita aos critérios mais arbitrários.
Um princípio moral universal e inquestionável é que o Direito deve proteger o indefeso e o inocente. E não se pode negar que não há neste mundo criatura mais indefesa e inocente do que uma criança no ventre de sua mãe.
Mas os abortistas confundem o povo brasileiro com mentiras do tipo:
• o aborto não deve ser tratado como uma questão teológica, mas de saúde pública;
• o aborto é um direito da mulher;
• se seus princípios e sua fé o fazem pensar que o aborto é errado, não aborte...
As justificativas pseudo-racionais são variadas, mas TODAS desprovidas de qualquer fundamento na realidade. Defender a vida humana em todas as suas fases, desde o ventre materno, não é uma questão teológica simplesmente, mas uma questão de justiça para com os mais fracos e indefesos. Há algum motivo que justifique o assassinato de uma criança no ventre de sua mãe? Eu posso matar uma criança porque ela vai atrapalhar minha vida profissional? Ou porque não tenho condições de sustentá-la? O que você diria para alguém que está pensando em matar o seu cachorro porque não tem condições de comprar ração para ele? No mínimo, espera-se que não se aconselhe matar, mas dar o cachorro a alguém que possa cuidar dele. Se isso vale para um animal, vale muito mais para um ser-humano, para um bebê no ventre de sua mãe.
O aborto não é uma direito da mulher. O feto é um outro ser humano, que da mãe recebe apenas alimento e ambiente propício para seu crescimento. É cientificamente um ser vivo distinto e não um órgão da mãe, nem extensão do seu corpo. Ninguém pode matar para tornar a própria vida mais fácil ou menos difícil. O nazismo está de volta? Eu posso matar alguém pelo fato de este alguém ser indesejável a mim? Os nazistas matavam os deficientes físicos e mentais, pois alegavam que estes além de não serem humanos e eram um peso para a Alemanha. Os movimentos abortistas querem tornar lícita a mesma atitude iníqua! A diferença é que os nazistas matavam as pessoas depois de nascidas e os abortistas querem matá-las ainda no ventre de suas mães, local este que deveria ser o mais seguro e sagrado para uma criança.
Ser a favor ou contra o aborto não é uma mera questão de fé. Dizer simplesmente que por causa da minha fé nunca praticarei o aborto, mas quem quiser fazer que o faça, seria o mesmo que dizer no tempo do Holocausto: “eu por causa da minha fé nunca matarei um judeu, mas se Hitler quer matá-los, então, que os mate. É uma escolha dele.” Não! Nem Hitler tinha o direito de escolher a morte de seis milhões de judeus, nem é um direito da mulher escolher abortar ou não abortar, matar ou não matar a criança que ela carrega em seu ventre. Não temos o direito sobre a vida de ninguém!
Enfim, afirmo que para defender a vida em todas as suas etapas, para ser contra o aborto, não é preciso ser religioso. É preciso estar disposto a defender quem ainda não tem vez nem voz. O aborto é um desprezo pela vida humana e uma desmoralização de toda uma sociedade que se torna cúmplice de um crime covarde. Hoje, olhamos para trás e dizemos, com toda gravidade de quem é a favor da vida, que o Holocausto foi uma vergonha não apenas para a Alemanha mas para toda humanidade. Mas esquecemos que existe um Holocausto silencioso e macabro muito mais vergonhoso e covarde que se chama aborto e contra o qual devemos levantar a nossa voz com toda coragem e valentia! Defendamos a vida, sejamos contra o aborto!
Enquete

Sérgio Ricardo quer voltar à presidência da Assembleia, com Riva de 1º secretário! E você...
Concordo
Discordo
Tanto faz!

CARTAS MARCADAS | 22/12/2011 - 07:30

Romoaldo é contra CPI que pode denunciar corrupção em 3 pastas

Glaucia Colognesi e Patrícia Sanches


O líder do Governo na Assembleia, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), é contra a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a concessão irregular de cartas de créditos no Paiaguás, esquema que desencadeou a "Operação Cartas Marcadas" da Polícia Fazendária. "Não vejo como um assunto para CPI, até porque a auditoria do Estado já fez um levantamento. O próprio governador mandou investigar e até prenderam algumas pessoas", avalia.

A proposta da CPI, no entanto, pretende investigar principalmente supostos erros e procedimentos suspeitos durante as investigações da polícia. As ações envolveriam inclusive certidões de procuradores do Estado. A ideia já tem três defensores na AL, que, por enquanto, preferem agir sem alarde mantendo sigilo sobre seus nomes até a volta do recesso parlamentar.

Um deles teria um dossiê contra a Polícia Fazendária contendo documentos que podem revelar corrupção também nas secretarias estaduais de Fazenda, durante a gestão do atual secretário extraordinário da Copa Éder Moraes, de Administração, sob Geraldo de Vitto, e na própria Procuradoria Geral do Estado, à época que era comandada por João Virgílio.

Acontece que foi a Sefaz que apresentou os cálculos e homologação das cartas crédito, enquanto a Sad foi a responsável pela emissão dos documentos. A PGE, por sua vez, deu o aval jurídico.

Apesar disso, Romoaldo não se mostra preocupado com as revelações e nem com o eventual estrago que uma CPI pode trazer para a imagem do Governo. "A Casa é democrática e pode definir o que é melhor", ponderou. O parlamentar reiterou que a intenção de criar o sistema de cartas de crédito era boa e lamentou que "espertinhos" tenham tentado tirar vantagem. "Isso é condenável", enfatizou.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, também alegou não ver necessidade de uma CPI, mas garantiu que o Governo não faria nenhum tipo de impedimento. Ele ressaltou ainda que, caso os deputados resolvam realmente abrir a comissão, o Estado irá contribuir como puder para os esclarecimentos dos fatos, fornecendo as informações necessárias.

BOMBA DO DIA

SANECAP | 22/12/2011 - 11:20

Apenas duas empresas apresentam proposta para concessão

Gabriela Galvão e Valérya Próspero


A prefeitura de Cuiabá deu início nesta quinta (22) ao recebimento das propostas das empresas interessadas em assumir os serviços de distribuição de água e coleta de esgoto da Capital e para surpresa do Executivo, apenas duas empresas apareceram. Ao todo, 23 concessionarias retiraram o edital, nove chegaram a fazer a visita técnica e quatro pagaram o seguro de R$ 16 milhões, mas somente a Companhia de Águas do Brasil - CAB Ambiental e Foz do Brasil pretendem assumir a Companhia de Saneamento de Cuiabá (Sanecap).

A previsão para conclusão do processo licitatório é entre o dia 20 e 25 de janeiro. “Não sei o que aconteceu para apenas duas empresas apareceram, não entendi porque as outras não vieram, nem mesmo a Delta e a Triunfo Participação e Investimentos que pagaram o seguro. Mas vamos devolver o dinheiro e vamos efetivar essa concessão”, afirmou o procurador-geral do município, Fernando Biral.

O próximo passo, segundo ele, será uma reunião no dia 12 de janeiro, às 9 horas. “Nesse dia será apresentado o resultado da proposta técnica, que dirá se as empresas estão aptas a participar. Após esse processo vem a apresentação da proposta comercial”, explicou.

Parece que as notificações feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e as ameaças de impugnação por parte da própria promotoria e da Rede Cemat acabaram fazendo com que muitas empresas desistissem de investir R$ 6 bilhões nos serviços da Capital. A CAB Ambiental e a Foz do Brasil, controlada pelo conglomerado econômico Odebrecht, são de São Paulo.

Mato Grosso paga R$ 300 milhões em precatórios a Construtora Andrade Gutierrez. OAB acha ‘estranho’ e pede punição

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábile, avaliou com estranheza o pagamento do precatório feito à empreiteira Andrade Gutierrez e confirmou ilegalidade no acordo firmado entre as partes. Ele ainda defendeu a punição aos responsáveis.

“Que o procedimento não é previsto em lei está claro, porque, a partir do momento que precatório requisitório está no Tribunal de Justiça, a ordem cronológica do pagamento tem que ser obedecida. Causa estranheza um pagamento ser feito fora do âmbito do Tribunal. Não é possível entender que isso ocorra. Não é o que a lei prevê. Isso precisa se investigar e punir os responsáveis”, afirmou Stábile em entrevista exclusiva ao Olhar Direto no começo da noite desta quinta-feira (15).

Ainda de acordo com presidente da OAB, a Comissão de Credores Público da OAB-MT fará uma avaliação para debater quais medidas podem ser tomadas com relação às denúncias feitas com exclusividade pelo Olhar Direto, as quais foram confirmadas pelo juiz José Luiz Lindote, da Central de Precatórios do TJMT.

O magistrado informou que a negociação ocorreu numa reunião entre o Estado e a empreiteira e o pagamento foi feito diretamente e sem a homologação do acordo pelo Poder Judiciário.

Ele explicou ainda que, apesar da dívida da Andrade Guitierrez ser com o antigo Departamento de Viação de Obras Públicas (DVOP) e existir uma decisão que autoriza uma lista a parte para os credores do órgão, ficou expressamente proibido o pagamento feito por fora.

Além disso, o estado já repassa mensalmente cerca de R$ 9,7 milhões, ou seja, 1,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) para o TJMT, para realizar as quitações dos precatórios, sendo assim, o governo ainda teria negociado uma dívida de quase R$ 300 milhões por fora do repasse mensal.

O governo, no entanto, alega que o pagamento foi feito para evitar o bloqueio das contas. No entanto, de acordo com o juiz, o sequestro só ocorre se o Estado deixar de repassar o percentual estipulado pela Emenda Constitucional 62, que entrou em vigor em dezembro de 2009. Fonte: Olhar Direto

Mãe pede ajuda para repatriar filho sequestrado pelo pai na Espanha

22/12/2011 - 17h00
Mãe pede ajuda para repatriar filho sequestrado pelo pai na Espanha
Thais Tomie
Redação JC NWES



Há seis meses a professora espanhola Beatriz Javier, que reside em Cuiabá, vive o drama de ter o filho de 10 anos de volta. Rômulo foi raptado pelo próprio pai durante as suas férias em Madri, na Espanha. Segundo Beatriz, o menino foi passar as férias com a avó paterna, Maria Eloya, que sempre o visitava no Brasil. O filho foi com uma ordem judicial com data de ida e volta, mas no dia do retorno ele não voltou.

Beatriz conta que ligou para falar com o filho, mas soube pelo namorado da avó paterna que Rômulo estava com o pai, que nunca teve interesse pelo menino e sumiu há mais de oito anos sem dar notícias. Ela pediu ao namorado da avó o endereço e o telefone do pai, mas ele disse que não tinha autorização para dar e que em breve iriam entrar em contato com ela.

A partir deste dia, começou a luta e o desespero. Beatriz explica que ligava para a avó paterna, porém ela não atendia suas ligações. A professora comunicou a embaixada Espanhola em Brasília, que a aconselhou ir para a Espanha em busca do filho. Ela também entrou em contato com as Autoridades Centrais Administrativas Federais (ACAF) competentes para este tipo de assunto, e informou que o caso era comum e ela teria que ir para a Espanha a procura da criança.

Quando soube do paradeiro do filho, que estava na casa do pai, a 380 quilômetros de Madri, na cidade Badajoz, fronteira com Portugal, não pensou duas vezes e com a ajuda da família e colegas de trabalho, Beatriz conseguiu embarcar para a Espanha. “A minha decepção veio quando me encontrei com as autoridades espanholas que me trataram como se eu fosse uma criminosa querendo levar o meu filho, segundo eles sem documentos que servissem lá, fizeram de conta que os documentos que eu levava não serviam, pois estavam escritos em português”, contou a professora.

Beatriz relata que neste dia, passou horas na delegacia tentando registrar o boletim de ocorrência, alegando que o ex-marido há mais de oito anos não se preocupava com o filho, e que nunca pagou pensão alimentícia. “De uma hora para outra ele tinha todo o tipo de direito e eu nenhum. Não pude tocar no meu filho, nem abraçá-lo. Colocaram o meu pequeno diante de um juiz e o testemunho dele, lembro-me como se fosse hoje. Quiero quedarme aquí porque aquí estoy mejor (quero ficar aqui porque aqui estou melhor), o juiz, junto ao fiscal, fez várias perguntas, mas o meu pequeno só repetia a mesma coisa”, disse.

A mãe acreditava que teria o filho de volta, mas a criança não a olhava nos olhos e parecia desconhecida para ele. Segundo Beatriz, o fiscal o liberou e ordenou que a abraçasse, pois ela tinha feito uma viagem muito longa e era sua mãe. “Lembro-me com muita tristeza e quando o abracei sussurrei no ouvido dele “te amo filho, te amo muito”.

Ela teve que voltar para o Brasil sem o filho. Quando chegou, procurou novamente a ACAF e fez a denúncia de retenção ilícita. Em Cuiabá, ela entrou na Justiça e conseguiu a guarda do menino. “Foi decretada a busca e apreensão do meu filho, foi feita a carta Rogatória e já foi mandado tudo com todas as traduções juramentadas e necessárias para Brasília”, frisou.

Emocionada, Beatriz acredita que é uma questão de tempo para ter o filho em seus braços. “Eu acredito muito em Deus tenho muita Fé, e sei que meu pequeno vai voltar, mas embora já foi feito tudo que tinha que fazer perante a justiça com ajuda de pessoas muito especiais, anjos que Deus colocou na minha vida, agora vejo os dias passar, as semanas, os meses, e vejo cada dia meu filho mais distante da gente. Ele tem um irmão de 3 aninhos que não o esquece. Parece que a justiça vai devagar, por isso rogo e suplico que nestas festas tão especiais não me deixassem passá-las sem o meu pequeno, sei que todo mundo está comemorando mais eu não o poderei fazer sem o meu filho”.