terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sistema Nacional de Emprego oferece 183 vagas em Mato Grosso

27/12/2011 12h41- Atualizado em 27/12/2011 12h41

Sistema Nacional de Emprego oferece 183 vagas em Mato Grosso

Servente de obras e carpinteiro são as funções com mais vagas abertas.
Sine em Cuiabá funciona das 7h30 às 17h no bairro Bandeirantes.

Do G1 MT
Comente agora

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Mato Grosso oferece nesta terça-feira (27) um total de 183 vagas de empregos em diferentes áreas. Para quem tiver interessado em uma das vagas disponíveis, em Cuiabá o Sine funciona na rua Baltazar Navarros e também no Ganha Tempo, que fica na Praça Ipiranga, no centro da capital. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 647-4400.
Confira abaixo a lista de vagas:
Oficial de serviços gerais - 1 vaga
Ajudante de motorista - 2 vagas
Armador de ferragens - 15 vagas
Atendente de balcão - 1 vaga
Atendente de lanchonete - 5 vagas
Auxiliar de enfermagem - 1 vaga
Auxiliar de linha de produção - 20 vagas
Babá - 1 vaga
Carpinteiro - 25 vagas
Caseiro - 1 vaga
Chapista de lanchonete - 1 vaga
Copeiro de bar - 1 vaga
Copeiro de bar - 1 vaga
Cozinheiro geral - 1 vaga
Empregado doméstico nos serviços gerais - 2 vagas
Garçom - 5 vagas
Lavador de ônibus - 2 vagas
Motorista de caminhão - 5 vagas
Motorista de ônibus urbano - 5 vagas
Oficial de serviços gerais - 5 vagas
Operador de caixa - 1 vaga
Pedreiro - 25 vagas
Recepcionista secretária - 2 vagas
Servente de obras - 50 vagas
Soldador - 1 vaga
Técnico de segurança no trabalho - 1 vaga
Topógrafo - 1 vaga
Vendedor interno - 3 vagas

Garota de 16 anos pode ter forjado o próprio sumiço em MT, diz delegada

27/12/2011 15h19- Atualizado em 27/12/2011 15h19

Garota de 16 anos pode ter forjado o próprio sumiço em MT, diz delegada

Maiana foi vista pela última vez descontando cheque em banco de Cuiabá.
Segundo delegada, testemunhas disseram que Maiana se sentia muito só.

Dhiego MaiaDo G1 MT
53 comentários

Pai e namorado de Maiana prestaram depoimento à polícia (Foto: Arquivo pessoal)Pai e namorado de Maiana prestaram depoimento
à polícia (Foto: Arquivo pessoal)
O desaparecimento da adolescente de 16 anos, Maiana Vilela, vista pela última vez trocando um cheque de R$ 500 em uma agência bancária do bairro CPA II, em Cuiabá, completou nesta terça-feira (27), sete dias ainda envolto de mistério.
A suspeita de que a jovem tenha sumido de propósito surgiu depois que a ex-mulher do namorado da adolescente, um empresário de 38 anos, prestou depoimento à polícia. De acordo com a delegada que preside as investigações, Anaíde Barros, o empresário, apesar de estar com Maiana, inclusive, morando na mesma casa, ainda mantinha relacionamento com a ex-mulher e o fato, para a delegada, teria motivado a adolescente a sumir de propósito, para chamar a atenção.
“Isso veio em concordância com uma testemunha que disse que a adolescente alegou que estava se sentindo muito sozinha, porque o empresário estava saindo nos finais de semana e não estava ficando em casa. Ele estava saindo com ex-mulher, que tem filhos com ele”, disse Barros.
Apesar da nova suspeita, a delegada disse que não descarta nenhuma outra possibilidade sobre o desaparecimento da jovem e, por isso, aumentou efetivo de investigadores. “Nós estamos intensificando as investigações, aumentamos o grupo de investigadores e não descartamos os indícios de violência. Nossa intenção agora é localizar a jovem”, explicou Barros.
A delegada também informou que Maiana conseguiu descontar o cheque na agência bancária na última quarta-feira (21). Por estar com o dinheiro, a polícia acredita que a adolescente desapareceu de propósito, para cobrar presença do namorado. “Reclamando de solidão, ela poderia ter usado esse dinheiro para se esconder. Essa é uma nova linha que estamos investigando”, apontou a delegada.
Ao G1, a prima da adolescente, Poliana Martins, chegou a dizer que a relação de Maiana com o empresário era conturbada, por conta dos laços que ele ainda mantinha com a ex-mulher. Além de ter filho com ela, a ex-mulher é funcionária da fábrica de pré-moldados do empresário, localizada no bairro Dr Fábio.
“Ele estava em dificuldade com a ex-mulher, mas estavam envolvidos [namorado e Maiana]. Ele trabalha bastante. Quando não estavam juntos, ela estava sempre na casa da sogra", informou a prima.
Maiana e a ex-mulher do empresário chegaram a ter um desentendimento. " A ex-mulher disse que viu ela [Maiana] com o marido no carro. Ela disse que xingou Maiana, mas não passou disso, informou a delegada. Ainda segundo ela, não existe registros de ameaça e agressão entre ambas.
MistérioSegundo a família da adolescente, no dia em que desapareceu, na quarta-feira passada, Maiana ligou às 08h39 para o celular do empresário, fez almoço, foi ao banco e, a partir daí, não mais foi vista. Para tentar localizar a adolescente, a Polícia Civil já requisitou as imagens do circuito interno do banco e de empresas próximas à agência.
Maiana foi até o banco de motocicleta, um presente dado pelo empresário. A moto, segundo a polícia não foi localizada. Do banco, ela seguiria para a chácara da família, para pagar o caseiro. O funcionário da propriedade rural disse, porém, que a jovem não esteve no local e nem mesmo recebeu nenhum pagamento. A mãe da adolescente que passava férias no interior do Paraná já está em Cuiabá para acompanhar as investigações.O pai de Maiana, um cabo da PM, também acompanha o caso.
Quem souber ou tiver pistas concretas do paradeiro da garota pode ligar para o 197. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.

Bispo Edir Macedo afirma que o diabo arrancou o coração de ex-obreiro que teria falecido em acidente de moto

Bispo Edir Macedo afirma que o diabo arrancou o coração de ex-obreiro que teria falecido em acidente de moto
Um acidente de moto, que aconteceu em Março de 2010, envolvendo dois carros e uma moto, segundo informações do site Guarapari Virtual, tornou-se motivo de polêmica entre internautas e fiéis da Universal. No acidente, Adão Marcelino foi atingido por um carro e atropelado por outro, tendo sua cabeça e coração arrancados do corpo.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
O Bispo Edir Macedo postou em seu blog um vídeo com um texto em que ele afirma que o diabo arrancou o coração de um ex-obreiro por ele estar afastado da igreja. Horas mais tarde foi retirado do Youtube devido às críticas dos internautas pelo conteúdo chocante, porém foi repostado pelo blog do Bispo em um outro servidor.

Minas Gerais tem 31 cidades em estado de emergência

27/12/2011 11h54- Atualizado em 27/12/2011 15h17

Minas Gerais tem 31 cidades em estado de emergência

Moradores ainda enfrentam danos das chuvas.
Veja os municípios que decretaram estado de emergência.

Do G1 MG
2 comentários

A Defesa Civil de Minas Gerais afirmou, nesta terça-feira (27), que subiu para 31 o número de cidades que decretaram estado de emergência por causa das chuvas no estado, desde outubro. De acordo com o órgão, Setubinha, na Região do Vale do Jequitinhonhai; São João do Oriente, na Região do Rio Doce; Raposos e Vespasiano, na Grande BH; e Conceição do Pará, no Centro-Oeste, foram os últimos municípios a confirmar a situação de emergência.

A assessoria de imprensa da Defesa Civil informou que, apesar de não haver mais chuva em algumas regiões, os danos causados, na época, continuam a ser enfrentados pelos moradores. Um balanço divulgado pelo órgão, nesta terça-feira, apontou que duas pessoas morreram, 31 ficaram feridas, 335 desabrigadas e 7.759 desalojadas. Sendo que, 93 municípios foram afetados pelas chuvas.

INDICADORES

Indicadores


Bolsas Variação(%) Pontuação
Dow Jones 1.02 124.35
Nasdaq 0.74 19.19
PSI 20 0.96 52.02
Merval 0.42 10.36
Taiwan -0.11 -7.55
NIKKEI -0.46 -38.78

Programa Minha Casa, Minha Vida tem novas regras para candidatos

27/12/2011 08h31- Atualizado em 27/12/2011 10h07

Programa Minha Casa, Minha Vida tem novas regras para candidatos

Idosos e pessoas com deficiência devem ter, no mínimo, 3% das unidades.
Beneficiários devem estar inscritos em programas habitacionais locais.

Do G1, em São Paulo
14 comentários

O governo federal alterou os critérios de seleção dos candidatos a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. A regulamentação foi publicada em portaria publicada nesta terça-feira (27) no "Diário Oficial da União". Entre as mudanças está a indicação de percentual de unidades que devem ser reservadas para idosos e portadores de necessidades especiais.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional do governo federal para construção de moradias em parceria com estados e municípios. Ele foi lançado em março de 2009, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a meta inicial de construir 1 milhão de moradias populares.
O novo texto, que revoga a portaria número 140 publicada em 6 de abril de 2010, determina que sejam reservadas, no mínimo, 3% das unidades para idosos. O mesmo percentual deve ser respeitado para portadores de necessidades especiais e famílias de pessoas com deficiências.

Na portaria de 2010, ficava determinado que os dois grupos deveriam ser atendidos segundo "percentuais mínimos previstos nos normativos específicos dos programas integrantes", sem determinar textualmente os números.
Limite de renda
Entre as novidades, o novo texto retira a citação à exigência de que os candidatos tenham renda familiar mensal bruta limitada a R$ 1.395,00. O governo já havia anunciado adequação nos valores quando deu detalhes da programação do Minha Casa, Minha Vida 2.
Com a mudança, a primeira condição da seleção é que o candidato já esteja inscrito em cadastros habitacionais do Distrito Federal, estados ou municípios. A mesma condição já estava citada na portaria anterior. Cada um dos programas habitacionais locaisi já deve prever critérios de renda e condição social para inscrever os candidatos.
Fiscalização
A Ministério das Cidades incluiu na regulamentação novos procedimentos operacionais que exigem que a Caixa Econômica Federal seja responsável por finalizar o processo seletivo com validação das informações prestadas pelos candidatos.
O banco deverá enviar aos responsáveis pela seleção uma lista com os candidatos aptos e outra com os que tiverem informações incompatíveis. De acordo com a portaria, esta relação deve ser publicada pelo responsável pela seleção.

Em outubro, reportagem do Fantástico apresentou a existência da cobrança de taxas por ONGs que forjavam documentos para burlar regras de acesso ao programa.

Salário mínimo passa a valer R$ 622 a partir de janeiro

A presidente Dilma Rousseff assinou hoje (23) o decreto que determina o valor de R$ 622,00 para o salário mínimo a partir de janeiro de 2012.
O reajuste representa aumento de 14,13% em relação ao valor atual, de R$ 545,00. O decreto será publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 26.
O método de reajuste do salário mínimo foi definido no início de 2010 por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso. O valor é calculado com base na inflação dos dois anos anteriores, acrescido do percentual de crescimento da economia do ano anterior de sua validade. Pela primeira vez, o valor do reajuste obedece a esses critérios.
A MP também determina que até 2015 todas as definições sobre o valor do mínimo serão feitas por meio de decreto presidencial.

Juiz Julier nega articulação ENTREVISTRA ECLUSIVA NA MIDIANEWS(JCNWES).

  • Julier nega articulação para as eleições em 2012




  • Se receber convite para disputar, juiz federal diz que irá "pensar a respeito e com bastante carinho"





  • Secom-MT

    Julier em audiência com o governador Silval: juiz nega articulação para disputar a Prefeitura

    RODRIGO VARGAS E RAMON MONTEAGUDO
    DA REDAÇÃO
    Em setembro passado, uma pesquisa realizada pelo instituto Voice apontou o juiz federal Julier Sebastião da Silva com 1,7% das intenções de voto numa eventual disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2012.

    Em entrevista exclusiva ao MIDIANEWS , o magistrado procurou minimizar o resultado, mas reconheceu que costuma ser assediado por eleitores que encontra nas ruas.

    "Na rua, no posto de gasolina, no mercado, as pessoas falam: "Doutor, o senhor não vai ser candidato?", revelou.

    Quando questionado sobre as reais chances de trocar os tribunais pela carreira política, porém, o juiz evita responder.

    "O que posso dizer é que tenho muito carinho por este reconhecimento e sou grato à população por se lembrar do meu nome. Isso mostra que não tenho trabalhado em vão, sem resultados", afirmou.

    Julier negou os rumores de que já estaria se articulando politicamente para viabilizar uma possível candidatura a prefeito no ano que vem.

    "O que existe hoje é que sou juiz há 16 anos, exercendo meu trabalho com muita dedicação, uma pessoa pública conhecida no Estado inteiro. O resto, o tempo dirá", afirmou.

    Para o juiz, Cuiabá enfrenta "problemas sérios do ponto de vista administrativo", com alta inadimplência do IPTU, saneamento básico insuficiente e um sistema de saúde "falido".

    Confira a seguir os principais trechos da segunda parte da entrevista com Julier Sebastião:

     MIDIANEWS- Uma pesquisa de opinião realizada em setembro passado, na modalidade estimulada, indicou o seu nome com 1,7% das intenções de voto para prefeito de Cuiabá em 2012. O resultado o surpreende?

    JULIER
    - Sou um agente público conhecido, daqui da região, então é normal que seja assim. Mas isso, por si só, não quer dizer nada. Se você colocar o nome do Faustão em uma lista de candidatos a prefeito, ele também vai ser citado por alguns eleitores.

    MIDIANEWS - Mas, há algum tempo, se ouve falar que existe uma articulação em curso para uma possível candidatura. O que há de real e o que há de especulação nesse campo?

    JULIER
    - O que existe hoje é que sou juiz. Sobre as especulações, eu uso a sabedoria popular, que diz que o apressado come cru. Estamos muito longe para falar sobre isso. Eu me lembro que, em 2006, disseram que eu seria candidato, depois passaram para 2008, 2010. Agora, falam em 2012.

    MIDIANEWS - O senhor não será candidato em 2012?

    JULIER
    - Eu, a princípio, não tenho essa motivação. Além do mais, como juiz, eu aprendi que você só fala do que tem, não do que não tem. Eu não vou falar de 2012. Nem de 2014. Até hoje, ninguém chegou e me falou: "Ô, Julier, você quer ser prefeito?". O que existe hoje é que sou juiz há 16 anos, exercendo meu trabalho com muita dedicação, uma pessoa pública conhecida no Estado inteiro. O resto, o tempo dirá.

    MIDIANEWS - Quer dizer que o senhor não descarta a possibilidade? Haveria ao menos uma simpatia em relação ao caminho da política?

    JULIER
    - Vou te dar um exemplo. Eu não sei pescar, mas, se alguém me perguntar se posso aprender até 2012, direi que sim. O que há hoje, e isso eu tenho como juiz, tive como procurador e vou ter ao longo da minha vida, é uma preocupação de que os serviços públicos atendam à população de forma correta, de que haja políticas públicas para a redução da desigualdade de renda, que haja medidas apropriadas a que nossos filhos e netos estudem em boas escolas públicas, que não sejamos obrigados a viver o caos na saúde em Cuiabá e Várzea Grande, que o saneamento chegue não só à casa do rico, mas também à casa do pobre, que o IDH do Estado melhore. Esse é o desejo. Agora, esse objetivo eu persegui como procurador do Estado, busco como juiz federal e posso vir a perseguir em qualquer outro cargo que eu venha a ocupar.

    MIDIANEWS - Há pessoas que são categóricas em afirmar que jamais se envolveriam com política. Não parece ser o seu caso.

    JULIER
    - Eu confesso que sou assediado. Quando digo que não recebi convites, me refiro aos partidos, mas, na rua, no posto de gasolina, no mercado, as pessoas falam: "Doutor, o senhor não vai ser candidato?". Isso é fato para se pensar? É fato para se respeitar. O que posso dizer é que tenho muito carinho por este reconhecimento e sou grato à população por se lembrar do meu nome. Isso mostra que não tenho trabalhado em vão, sem resultados. Isso até me lembra de um fato: se eu fosse somar todo o dinheiro que eu ajudei a economizar para o erário, passaria da casa dos bilhões. Então, acho que, se um dia essa questão me for formulada, eu pensarei a respeito com bastante carinho.

    MIDIANEWS - O exemplo do senador Pedro Taques o anima?

    JULIER
    - Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    MIDIANEWS - Mas, o senador, que é seu amigo, já lhe fez algum convite neste sentido? Recentemente, um encontro que vocês tiveram em um hotel despertou especulações.

    JULIER
    - Naquele dia específico, eu estava conversando com ele sobre o projeto de reforma do Código de Processo Penal. Eu estava sugerindo a ele algumas proposições específicas para alterações no código. Foi uma conversa mais jurídica.

    MIDIANEWS - Sim, mas, até mesmo pela amizade, vocês devem conversar sobre o assunto.

    JULIER
    - Mas é que está muito longe. Se você me perguntar em 2012 se posso ser candidato a prefeito, poderei te responder. Se me perguntar em 2014, posso te responder. Agora, isso não existe. A gente fala de futebol, do Barcelona goleando o Santos, essas coisas de política não se encaixam em conversa de amigos.

    MIDIANEWS - Como avalia a eleição de Pedro Taques ao Senado. Houve ali a sinalização de um clamor popular?

    JULIER
    - Vejo como fruto de um novo ambiente que se colocou na população brasileira. A Ficha Limpa foi de iniciativa popular. Ela é reflexo de uma nova postura da população de tentar qualificar a sua representação política.

    MIDIANEWS - Ainda no campo das especulações políticas, e considerando o episódio da reclamação disciplinar, crê que encontraria dificuldades para se relacionar com a classe política local?

    JULIER
    - Você tem que encarar estas questões com espírito desarmado e democrático. Senão vai sair dando soco em todo mundo que discorda de você. Convivência democrática pressupõe equilíbrio. Então, obviamente, o interesse público é que tem de guiar estas questões. Não estamos no parlamento coreano, em que tudo se resolve no tapa. As pessoas têm que se relacionar adequadamente, de acordo com o seu histórico. Eu tenho orgulho da minha história e ela vai me acompanhar aonde eu for.

    MIDIANEWS - O senhor acha que o crescimento econômico dos últimos anos se refletiu na mesma medida na vida da população mato-grossense?

    JULIER
    - Não. É evidente que temos descompasso entre o PIB do Estado e a melhoria das condições de serviços públicos essenciais como saúde, educação, segurança pública e saneamento. Eu sempre vejo nos jornais que Mato Grosso está entre os primeiros em produção e exportação de produtos agrícolas, então é importante que isso seja revertido para áreas fundamentais.

    MIDIANEWS - Sob o ponto de vista administrativo, como avalia a situação de Cuiabá?
    JULIER - Cuiabá tem problemas sérios do ponto de vista administrativo. Eu dou um exemplo: Cuiabá tinha R$ 500 milhões para investir em saneamento, que era um dinheiro que vinha da União, por meio do PAC. E, até hoje, nada. Independentemente dos problemas de malversação e criminais, tinha que ter sido dada continuidade. Existem três problemas básicos que têm de ser resolvidos em Cuiabá e que são responsabilidade da prefeitura: o Pronto-Socorro, o saneamento e a questão fiscal. O índice de inadimplência da cidade é monstruoso. Qualquer prefeito sério vai ter que fazer uma medida impopular, que é cobrar o IPTU, para que seja possível resolver os outros dois problemas, que são crônicos. Tem que ter política fiscal adequada, ou seja, IPTU progressivo. É o principal imposto da cidade.

    MIDIANEWS - O Pronto-Socorro viveu momentos críticos em 2011.

    JULIER
    - O Pronto-Socorro ilustra a questão da Saúde, ou seja, o sistema de Cuiabá está falido. Tanto é que estão falando em passar a gestão para o Estado, o que acho que não seria a melhor solução para o problema. Enfim, há que se melhorar muito o sistema. Eu acho que Cuiabá vem enfrentando problemas sérios.

    MIDIANEWS - O senhor é favorável à privatização da Sanecap?

    JULIER
    - Eu acho que a privatização nem sempre é o melhor caminho para algumas questões. O Estado deve sempre manter sob seu controle mais direto os setores essenciais à população. Também acho que este tipo de decisão deve ser discutido de forma ampla, democrática, não deve ser feita às escondidas e acho que deveria ser feita depois da eleição municipal. Este assunto deveria ser debatido na eleição e o prefeito que fosse eleito obviamente teria de debater esta proposta e levá-la ao conhecimento da população. Neste caminho, o da transparência, seria melhor.

    MIDIANEWS - Como o senhor define política?

    JULIER
    - Os gregos já fizeram isso muito bem quando disseram que política é arte de bem administrar a polis, com todos participando e definindo seus rumos. No conceito moderno, política é a melhor forma de gerir o Estado e atender ao interesse da população. Não tem porque existir Governo, se não for para atender à população