sábado, 25 de agosto de 2012

Obras do VLT na Av. Fernando Corrêa começam em setembro

 

Moradores do Coxipó precisarão fazer uso do desvio para irem para casa

Secopa
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Viaduto da UFMT terá 428 metros; obras terão início em breve
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A rotina dos moradores da região do Coxipó deverá mudar a partir da segunda semana de setembro próximo, quando estão previstas para começar as obras de construção dos viadutos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros), que vai para Santo Antônio de Leverger (27 km ao Sul de Cuiabá).

O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pelas obras de implantação do novo modal de transporte público da Capital, já apresentou à Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), as rotas de desvio a serem usados pelos motoristas, durante as obras.

Inicialmente, a interdição na avenida precisará ser apenas de um dos lados da pista, no sentido Centro-Coxipó. Por isso, a sugestão do consórcio é para que os motoristas que precisarem passar pelo local, a fim de ter acesso aos demais bairros da região, desviem pelo bairro Jardim Petrópolis.

Enquanto isso, quem estiver trafegando no sentido contrário, Coxipó-Centro, poderá seguir normalmente pelo local onde estiverem sendo realizadas as obras.

Agora, cabe ao Município autorizar o uso das rotas traçadas ou sugerir alterações, para que as obras tenham início.

Obras

As obras a serem erguidas na avenida pertencem ao Eixo 2 do VLT.

O Viaduto da UFMT terá aproximadamente 428 metros e deverá ser construído sobre o entroncamento das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao Campus da UFMT. As obras desse viaduto estão previstas para ser concluídas até abril de 2013.

Já o Viaduto MT0-40 terá 445 metros de extensão. As obras estão previstas para terem início até setembro deste ano, com conclusão prevista para março de 2013.

Essa obra será constituída de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via permanente para circulação do VLT.

Interdição

Os moradores da região já sentiram uma alteração na rotina desde o último dia 9, quando teve início a construção do Complexo Viário do Tijucal – composto por um viaduto e uma trincheira – que será erguido no entroncamento da BR-364 com as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima. A obra faz parte do pacote de Travessia Urbana, com vistas ao Mundial de 2014.

Para que os trabalhos tivessem início, parte da BR-364, que liga a Capital mato-grossense ao Sul do Brasil, precisou ser interditada – Clique AQUI.

O Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos, será o responsável pela obra, orçada em R$ 30,1 milhões, e que tem previsão de entrega para até dezembro de 2013, segundo o cronograma apresentado pela Secopa.

Vereador critica briga de egos e pede estudo detalhado sobre tarifa do VLT

 

Da Redação - Victor Cabral
Foto: Reprodução/ilustração
O parlamentar critica o embate jurídico e político
O parlamentar critica o embate jurídico e político
O vereador Washington Barbosa (PRB) vai solicitar da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) estudo detalhado sobre o custo da tarifa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá e Várzea Grande. O parlamentar ainda diz que o modal tem sido usado para briga de egos.

O parlamentar critica o embate jurídico e político que gira entorno da implantação do VLT. “Em meio aos embates, estão esquecendo que se algo der errado, os usuários do transporte público serão os maiores prejudicados, infelizmente”. Ele ainda questiona a falta de participação da população no processo.

“Estão tirando a Prefeitura e a população fora do processo, tenho visto uma verdadeira briga de egos, acredito que não podemos ficar a mercê do que tem acontecido”, enfatizou o parlamentar.

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Ele faz uma observação quanto ao percurso que será feito pelo transporte. “O modal será implantado apenas nas avenidas centrais do município, os moradores dos bairros continuarão utilizando os ônibus para chegar até os terminais do VLT. É importante saber se esses veículos serão melhorados, pois grande parte está em péssimas condições de uso, muito deles, sem ar condicionado”, reclama o vereador.

Washington Barbosa ainda lembrou que o governo do Estado de Mato Grosso apresentou um parecer técnico sobre o custo da tarifa do modal que deverá ser em torno de R$ 1,75. “Quero analisar esse parecer técnico, saber que embasamento foi usado, vou estudar todos os detalhes”, disse o vereador na manhã desta sexta-feira (24) na Câmara.

O vereador, que também é membro da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa na Câmara de Cuiabá, garante que o oficio com o pedido será encaminhado segunda-feira (27) para a Secopa.
(Com informações da assessoria de imprensa).