sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ludio Cabral Sai vencedor em debate aponta pesquisa TVCA.

Candidatos à Prefeitura de Cuiabá participam de debate na TVCA

Participaram candidatos do PT, PSDB, PSD, PSB e PSOL.
Debate foi realizado na noite desta quinta-feira (4) na TV Centro América.

Kelly MartinsDo G1 MT

Cinco candidatos participaram do último debate antes das eleições (Foto: Marcy Monteiro Neto/G1 MT)Cinco candidatos participaram do último debate antes das eleições (Foto: Marcy Monteiro Neto/G1 MT)
Cinco candidatos à Prefeitura de Cuiabá participaram, na noite desta quinta-feira (4), do debate realizado pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. Foram confrontadas propostas sobre lixo, educação, creche, plano diretor, habitação, segurança pública, além de projetos para melhorar a saúde pública, mobilidade urbana, iluminação e orçamento público.
Os candidatos puderam fazer perguntas entre si nos quatro blocos do debate. No primeiro e no terceiro blocos, os temas para as perguntas foram determinados por sorteio. Já no segundo e no quarto blocos, os temas foram livres. O quinto bloco foi dedicado às considerações finais.
Participam do debate na TVCA os candidatos que possuem representação na Câmara Federal. Em ordem alfabética: Carlos Brito (PSD), Guilherme Maluf (PSDB), Lúdio Cabral (PT), Mauro Mendes (PSB) e Procurador Mauro (PSOL).
Nas considerações finais, o primeiro a falar foi o candidato Guilherme Maluf, do PSDB. Ele avalia que o encontro foi positivo para expor seus projetos e considerou que a população teve oportunidade de conhecê-lo. “Foi muito positivo esse momento, ocasião em que expus os planos e projetos para Cuiabá”.
Carlos Brito, do PSD, aproveitou a ocasião para alertar a população quanto a algumas pesquisas eleitorais que, segundo ele, estão sendo divulgadas tendenciosamente. “É bom que sirva de alerta muitas pesquisas para os eleitores. Algumas estão sendo divulgadas com dados manipulados”, frisou.
O candidato do PT, Lúdio Cabral, preferiu encerrar declarando estar “muito feliz” e querendo uma Cuiabá mais saudável. “Estou muito feliz e querendo Cuiabá saudável, significativa, e foi o momento de mostrar isso para a população”, declarou.
Mauro Mendes, do PSB, considerou que o debate foi o último momento para poder expor suas propostas à população. “Talvez foi o grande último momento com a mídia e os eleitores optar por quem escolher”, pontuou.
Para o Procurador Mauro, do PSOL, chegou o momento do eleitor decidir quem é o melhor. “Tivermos a oportunidade de apresentar os projetos e agora o eleitor vai decidir quem é o melhor”, observou.
Para ler mais notícias de Mato Grosso, clique em g1.globo.com/mt. Siga também o G1 Mato Grosso no Twitter e por RSS

Eleições 2012

Pesquisa estimulada Access aponta indefinição na eleição de Cuiabá

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Divulgação
Pesquisa estimulada Access aponta indefinição na eleição de Cuiabá
Última pesquisa do Instituto Access em parceria com o Olhar Direto neste primeiro turno aponta o candidato do PT a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral, com 39,39% das intenções de votos na versão estimulada (na que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor) e mauro Mendes, do PSB, com 35,51% de votos, o que confirma polarização extrema entre os dois líderes.

Mauro cai cerca de 10 pontos e Lúdio assume liderança, revela pesquisa
Pesquisas confirmam uma polarização extrema em Cuiabá
Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno

Se esses percentuais se confirmarem nas urnas, a eleição deverá ir para o segundo turno, a exemplo do que ocorreu no pleito de 2008. Em terceiro lugar aparece o médico e deputado estadual tucano Guilherme Maluf (PSDB), com 7,03%. Na sequência vem Calos Brito (PSD), com 2,90%, seguido pelo procurador Mauro Lara (Psol), com 1,57%, e Adolfo Grasso (PPL), com 0,24%.

Desde a rodada passada Lúdio assumiu a liderança da disputa. O levantamento anterior apontou o petista com 26,82% das intenções de voto. Mendes que até então liderava todas as pesquisas desde o início da disputa, apresentou naquela rodada uma queda de 10% e apareceu com 22,24%.

O levanto de campo foi realizado entre os dias 01 e 04 de outubro e está registrado na Justiça Eleitoral sob número TSE – MT 000566/2012. Ao todo 800 entrevistas residenciais em 94 bairros da capital foram realizadas. O percentual de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

De acordo com o cientista do Instituto Access, Jeverson Missias, a análise do quadro mostra que a eleição deve ir para o segundo turno em função da polarização entre os dois dos candidatos Lúdio e Mauro, com diferenças próximas à margem de erro admitida de 4%.

“Entretanto, é comum se observar às vésperas do pleito, maior migração de intenção votos de outros candidatos que já não mostram possibilidade de reação, para os que estão ponteando a disputa. Aí, ambos reúnem condições de ampliar esses números aqui apresentados e encerrar a disputa neste primeiro turno”, avalia