sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eleições 2012

Pesquisa estimulada Access aponta indefinição na eleição de Cuiabá

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Divulgação
Pesquisa estimulada Access aponta indefinição na eleição de Cuiabá
Última pesquisa do Instituto Access em parceria com o Olhar Direto neste primeiro turno aponta o candidato do PT a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral, com 39,39% das intenções de votos na versão estimulada (na que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor) e mauro Mendes, do PSB, com 35,51% de votos, o que confirma polarização extrema entre os dois líderes.

Mauro cai cerca de 10 pontos e Lúdio assume liderança, revela pesquisa
Pesquisas confirmam uma polarização extrema em Cuiabá
Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno

Se esses percentuais se confirmarem nas urnas, a eleição deverá ir para o segundo turno, a exemplo do que ocorreu no pleito de 2008. Em terceiro lugar aparece o médico e deputado estadual tucano Guilherme Maluf (PSDB), com 7,03%. Na sequência vem Calos Brito (PSD), com 2,90%, seguido pelo procurador Mauro Lara (Psol), com 1,57%, e Adolfo Grasso (PPL), com 0,24%.

Desde a rodada passada Lúdio assumiu a liderança da disputa. O levantamento anterior apontou o petista com 26,82% das intenções de voto. Mendes que até então liderava todas as pesquisas desde o início da disputa, apresentou naquela rodada uma queda de 10% e apareceu com 22,24%.

O levanto de campo foi realizado entre os dias 01 e 04 de outubro e está registrado na Justiça Eleitoral sob número TSE – MT 000566/2012. Ao todo 800 entrevistas residenciais em 94 bairros da capital foram realizadas. O percentual de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

De acordo com o cientista do Instituto Access, Jeverson Missias, a análise do quadro mostra que a eleição deve ir para o segundo turno em função da polarização entre os dois dos candidatos Lúdio e Mauro, com diferenças próximas à margem de erro admitida de 4%.

“Entretanto, é comum se observar às vésperas do pleito, maior migração de intenção votos de outros candidatos que já não mostram possibilidade de reação, para os que estão ponteando a disputa. Aí, ambos reúnem condições de ampliar esses números aqui apresentados e encerrar a disputa neste primeiro turno”, avalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário