sábado, 4 de fevereiro de 2012

Racha na camara

RACHA | 04/02/2012 - 15:50

Clovito diz que Dilemário é doido e se nega a deixar a liderança do PTB

Glaucia Colognesi

img_direita O vereador Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), afirmou, neste sábado (4), que não deixará a liderança da sigla e nem a vice-liderança do prefeito Chico Galindo (PTB) na Câmara como quer o presidente do seu partido em Cuiabá, Dilemário Alencar. O parlamentar chamou ainda Dilemário de doido por querer desestitui-lo de funções apenas porque defende a aliança do PTB com o empresário Mauro Mendes, pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá pelo PSB. "Esse Dilemário é doido, ele briga com todo mundo. Acho que é ciúmes, pois ele é candidato a vereador também", reagiu Clovito.
Ele disse ainda que o correligionário não tem credibilidade por mudar de legenda de acordo com a conveniência. "Quando Wilson estava na Prefeitura, ele era do PSDB, depois que Galindo assumiu, ele foi para o PTB. Eu estou há 30 anos no PTB e vou morrer na mesma sigla", disparou Clovito.
Segundo ele, quem deve decidir sobre sua permanência ou não na liderança do PTB na Câmara é a executiva petebista composta por 5 vereadores. Além dele, representam o partido no Legislativo o presidente da Casa, Júlio Pinheiro, Marcus Fabrício, professor Néviton Fagundes, e Totó César. Clovito garantiu que já tem o apoio de 3 colegas. "Eles me autorizaram a falar em nome deles e não aceitam que eu seja destituído da liderança. Assim que Pinheiro chegar de viagem vou conversar com ele e também tenho certeza que vai me apoiar", frisou.
O parlamentar afiançou por telefone que o prefeito Galindo também prometeu que não irá tirá-lo da vice-liderança do Alencastro no Legislativo. "Ele disse que não é para tanto e que entende a minha postura", contou Clovito. Ele alega ser vítima de perseguição política por parte de Dilemário desde a votação da lei que autorizou a concessão da Sanecap. Na época, o presidente do PTB orientou que os colegas votassem a favor da proposta, mas, mesmo à contragosto e depois que já havia proferido voto, ele bradou na tribuna que só naquele momento havia recebido uma carta de liberação do partido para que se posicionasse como bem entendesse.
Clovito lembrou que no ato de filiação do empresário Dorilêo Leal ao PMDB compareceram diversos vereadores de outros partidos e nenhum deles foi acionado pelos dirigentes das siglas. O vereador argumentou que não pode ser considerado infiel por ter comparecido ao ato de filiação do PSB e defendido o apoio do PTB à pré-candidatura do empresário Mauro Mendes à Prefeitura da capital, no decorrer da semana. Segundo Clovito, o próprio Galindo já reiterou por diversas vezes que não irá disputar a reeleição.
Ele também disse que não começaram as campanhas políticas e o período eleitoral, com início em abril, e que o momento é de buscar alianças com os outros partidos. "Eu só tentei abrir a porta para uma futura composição, num segundo momento o grupo dos dois partidos pode sentar para aprofundar o diálogo", ponderou.
Por fim, Clovito rebateu às acusações de Dilemário de que ele não defende o prefeito na Câmara e de não ter assinado o requerimento para a abertura da CPI da Cemat. "Nunca bati em Galindo e sempre o defendi. Também não posso assinar uma CPI, porque é ilegal usar dessa prerrogativa para fazer devassa em empresa privada", afirmou.
Ele disse que vai conversar com Pinheiro sobre qem propôs a medida para tentar convencê-lo a mudar de ideia e para que, em vez de CPI, seja feita um auditoria na Sanecap. O objetivo é apurar se realmente a dívida milionária da autarquia com a Cemat é justa ou foi superfaturada

Eleições E.U.A

04/02/2012 07h00- Atualizado em 04/02/2012 16h00

Favorito a rival de Obama, Romney enfrenta nova prévia nos EUA

Disputa do Partido Republicano chega a sua 5ª rodada em Nevada.
Pesquisas indicam que o empresário deve vencer sua 3ª prévia.

Do G1, em São Paulo
2 comentários

Após vencer a primária do Partido Republicano no estado da Flórida e se consolidar como principal pré-candidato na corrida para definir o rival de Obama nas eleições de novembro, o empresário Mitt Romney lidera as pesquisas de intenção de voto para a prévia de Nevada, que será realizada neste sábado (4). O ex-governador de Massachusetts tem entre 20 e 25 pontos percentuais à frente do seu principal concorrente, Newt Gingrich, segundo as pesquisas mais recentes.
A pré-candidatura de Romney ganhou força após ele vencer duas das quatro prévias realizadas. Ele conseguiu despontar depois de ganhar na Flórida, o maior e mais importante estado a realizar votações primárias até agora.
pré-candidatos republicanos prévias eleições eua (Foto: Editoria de Arte/G1)
Desde a vitória de terça-feira, Romney passou a ser tratado como amplo favorito e até como o virtual candidato por parte da mídia americana. Mesmo assim, Gingrich, que foi vitorioso nas primárias da Carolina do Sul, defende que vai disputar as prévias de todos os estados.
Um duelo interno acirrado e prolongado, segundo analistas, pode prejudicar as chances republicanas de evitar a reeleição de Obama em 6 de novembro. Obama, atual presidente e candidato à reeleição, alega que só começará oficialmente sua própria campanha quando os republicanos tiverem decidido seu candidato.
Entenda como funcionam as prévias nos eua (Foto: Editoria de Arte/G1)

A prévia em Iowa vai ser realizada em formato de caucus, que são assembleias entre eleitores do estado, sem votação direta. Estão em jogo 28 delegados que vão ser divididos proporcionalmente em relação ao número de votos da cada candidato.
A definição do candidato a presidente que vai concorrer com Obama é feita de forma indireta, através de votações realizadas em todos os estados do país. Em cada estado, o vencedor recebe o apoio dos delegados que representarão os eleitores dali na Convenção Nacional do Partido, em agosto, quando a nomeação do candidato ocorre oficialmente - o número de delegados de cada estado é proporcional à população que vive nele.
Para se tornar formalmente o candidato do partido, é preciso ganhar o apoio de 1.144 delegados. Romney conquistou até agora, oficialmente, 65 delegados, contra 23 de Newt Gingrich, 6 de Rick Santorum e 3 de Ron Paul. Além dos delegados conquistados nas primárias, parlamentares do partido também têm voto na Convenção, e segundo a rede de TV CNN, Romney já teria 84 delegados.
Continuação das prévias
Para Gingrich, a grande esperança é sobreviver ao mês de fevereiro, à espera das votações de março nos Estados sulistas onde ele pode vencer. Para isso, porém, ele precisa arrecadar mais dinheiro e melhorar a organização da sua campanha. Se o resultado da Flórida serve de indicador, a briga para ele será dura.
A vitória de Romney na Flórida faz dele o alvo principal dos adversários em campanha. Gingrich e Romney se agrediram mutuamente nos anúncios televisivos exibidos nos últimos dias na Flórida. E o tom de contrapropaganda pode ser mantido nas próximas disputas.
Além de Nevada, o estado do Maine abre neste sábado o seu próprio caucus, que tem um formato diferente e só terá uma definição após mais de uma semana. Na próxima terça-feira (7) acontecem os caucus dos Estados do Colorado e Minnesota, e a eleição primária no Missouri.
calendário eleições eua 31/1/12 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Greve da PM Salvador e região têm 29 homicídios

04/02/2012 08h33- Atualizado em 04/02/2012 10h41

Salvador e região têm 29 homicídios em 30 horas, registra SSP-BA

Só na sexta-feira foram 28 assassinatos, segundo boletim da Secretaria.
Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira.

Do G1 BA
164 comentários

Entre a 0h de sexta-feira (3) e as 6h deste sábado (4) 29 pessoas foram vítimas de homicídios em Salvador e região metropolitana. De acordo com o balanço registrado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), só na sexta-feira (6) foram registrados 28 homicídios, além de dez tentativas de homicídios. Neste sábado (7), mais um assassinato foi registrado no início da madrugada. Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira (3). Tropas do Exército foram deslocadas do Recife para Salvador para ajudar na segurança pública da capital baiana.
O caso mais recente aconteceu às 0h23 na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, onde foi encontrado o corpo de um homem com identidade não identificada.
Na noite da sexta-feira, a SSP-BA registrou as mortes de dois homens em Cosme de Farias, outros dois homens em Canabravas, uma mulher que estava na Praça da Liberdade, e de mais um jovem em Itinga.
Na quinta-feira (2), segundo dia após anúncio da greve, o órgão somou 14 homicídios. Já no dia 1°, primeiro dia do movimento, foram confirmadas oficialmente sete mortes decorrentes de crimes.
Já na Avenida Jorge Amado, em Pituaçu, quatro corpos foram encontrados no início da manhã. De acordo com as informações da polícia, por conta da proximidade em que os corpos foram encontrados, a primeira hipótese levantada pelos investigadores é a de que possa ter acontecido uma chacina no bairro.
Já no bairro do Sete de Abril, uma mulher de 39 anos e um adolescente de 17 foram mortos na frente de casa. As primeiras informações da polícia dão conta de que se tratavam de mãe e filho, mortos por volta das 6h.
A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
largo vazio dinha rio vermelho (Foto: Imagens/TV Bahia)Largo do Rio Vermelho, que costuma receber turistas, ficou vazio na noite de sexta (Foto: Imagens/TV Bahia)
Ministro deve ir a SalvadorO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve viajar para Salvador neste sábado (4) para participar das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia.
A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Pronunciamento do governador
O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 desta sexta-feira (3). “A democracia é o império da lei. Não podemos conviver com esse movimento já considerado ilegal pela Justiça baiana, além dos 12 mandados de prisão que já foram emitidos”, diz. "Não aceito que um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a nossa população", relata.
Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirma.
Salvador recebe 1,5 mil soldados ainda nesta sexta, diz Exército (Foto: Carla Ornelas/Secom)Soldados chegaram de Recife na capital no fim da
tarde (Foto: Carla Ornelas/Secom)
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata.

GREVE NA BAHIA

04/02/2012 13h03- Atualizado em 04/02/2012 15h00

Policial da BA que cometer crime irá para presídios federais, diz ministro

Ministro relatou que o movimento é "inaceitável" em um estado de direito.
José Eduardo Cardoso participa de reunião para discutir a segurança na BA.

Do G1 BA
154 comentários

Ministro da Justiça e Jaques Wagner em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)Ministro da Justiça e Jaques Wagner em Salvador. (Foto: Egi Santana/G1)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que já fez o pedido de reserva de vagas em presídios de segurança máxima para encaminhar, caso seja necessário, os policiais militares que tenham cometido algum tipo de crime durante a mobilização grevista que já dura cinco dias na Bahia. Durante coletiva à imprensa, realizada na manhã deste sábado (4) ainda na Base Aérea, onde desembarcou, o ministro frisou a relação que o governo federal mantém com as políticas de segurança estadual.

"A nossa compreensão é que o nome dessa polícia e das ações de segurança, o nome desse estado não pode atingido por um grupo de pessoas que imagina que as suas reinvindicações corporativas possam fazer valer qualquer tipo de ação, possam fazer valer a prática de crimes, abusos de todas as naturezas. Isso é inaceitável em um estado de direito", disse. Cardozo cita ainda que o governo federal oferece um "incondicional apoio na defesa da ordem e do estado de direito da Bahia".
Ele chegou em Salvador por volta das 10h, acompanhado do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki.
O ministro da Justiça comenta que a presidente Dilma autorizou a 'operação de lei e de ordem', prevista na legislação em vigor. "Isso significa a possibilidade de além de mobilizarmos a Força Nacional, a Polícia Federal e as Forças Armadas, sob comando do Ministério da Defesa, trazer para o estado da Bahia talvez o maior contingente operacional que se fez em operações dessa natureza. São mais de três mil homens", relata.
O ministro diz, também, que a Polícia Federal já foi autorizada para investigar os crimes de modo complementar ao trabalho desenvolvido pela polícia civil de âmbito estadual. "A Polícia Federal já está orientada para que transgressões sejam apuradas e punidas com o máximo de vigor. Eventuais depredações a equipamentos, que estão nesse momento submetidos à operação de lei e ordem, qualifica-se como crime federal", acrescenta.
ministro chega a salvador (Foto: Imagens/TV Bahia)Comitiva de Justiça chegou pela manhã
(Foto: Imagens/TV Bahia)
Até o momento, 12 mandados de prisão foram expedidos para pessoas distintas do movimento. Há previsão oficial de que soldados federais sejam deslocados para Assembleia Legislativa, onde acampam os grevistas, para cumprir mandados de reintegração de posse de viaturas da PM, expedidos pela Justiça na manhã deste sábado. Até as 13h, uma viatura havia sido recolhida.
O governador Jaques Wagner, que também participou da coletiva, junto ao general do Exército Gonçalves Dias e o secretário de Segurança Pública, acrescentou que não irá conceder anistia aos policiais que praticaram atos de vandalismo contra a sociedade ou depredação do patrimônio público. Ele ressalvou que irá enquadrar crime como crime, independente de serem policiais militares.
Questionado sobre o alto número de homicídios, que já somam 30 casos de sexta (3) para sábado (4), o governador diz que está sendo criada uma "guerra psicológica". De 0h de sexta até 6h de sábado, foram 29 homicídios, porém um policial civil à paisana foi assassinado por volta das 10h durante tentativa de assalto.
O general Dias reafirma que a população deve ficar tranquila por conta do reforço militar. Segundo ele, três mil homens devem desembarcar em helicópteros das Forças Armadas, Aeronáutica, Marinha e Força Nacional ao longo do dia. O ministro reiteirou que é o maior contigente deslocado para controlar situação de greve policial dos últimos anos.
A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31) e, desde então, uma série de violência e furtos foram registrados na capital baiana. De acordo com o balanço registrado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), só na sexta-feira (6) foram registrados 28 homicídios, além de dez tentativas de homicídios.
A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Mais soldados do Exército chegam a Salvador (Foto: Carla Ornelas/Secom)Mais soldados do Exército chegam a Salvador
(Foto: Carla Ornelas/Secom)
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata.
Policiais militares fazem manifestação na frente do prédio da Assembleia Legislativa, em Salvador, nesta quarta-feira (1º) (Foto: Reprodução/TV Bahia)Policiais militares fizeram manifestação na frente
do prédio AL, em Salvador, na quarta-feira (1º).
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Estado de greveDesde a madrugada de quarta-feira (1º), sindicalistas filiados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) ocupam a sede da Assembleia Legislativa, situada no CAB, em estado de greve. Na ocasião, Marco Prisco, presidente da Associação, informou que os manifestantes só sairão do local após serem atendidos por algum representante do governo do estado.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, juntamente com o Comando da Polícia Militar, se reuniu na manhã desta sexta com representantes de associações da categoria policial para discutir as questões trabalhistas reivindicadas pela categoria. De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), essas reuniões já vinham ocorrendo e o governo não discute a legitimidade das reivindicações dos policiais, mas sim a forma com que está sendo abordada por parte da categoria.
O Comando da Polícia Militar também diz que não há previsão de negociação com os grevistas por causa da suspeita de envolvimento policial em ações que estariam provocando pânico na população de Salvador e de cidades do interior do estado.
“A apresentação de razões de crime está sendo feita. Eu não posso chegar aqui e dizer a vocês que não está, porque a gente tá, nesse caso, prevaricando, a Polícia Civil está integrada com a Polícia Militar em ações que visam debelar e conduzir essas pessoas à Justiça”, afirma o Coronel Alfredo Castro, comandante geral da PM. Segundo informações do Comando da Polícia Militar, a Bahia tem 31 mil policiais, e acredita-se que um terço deste número, cerca de 10 mil policiais, estejam participando da greve.
As lideranças do movimento negam ter promovido ações que tenham causado pânico à população. “Enquanto a negociação não ocorrer e nossas pautas não forem aceitas, o movimento continua firme e forte aqui na Assembleia Legislativa”, diz Marco Prisco, presidente da Aspra.

POLITICA MT

Várzea Grande | 04/02/2012 - 10:00

Júlio Neto fala 3 idiomas e tem contatos, diz deputado sobre a pré-candidatura de filho

Nayara Araújo

Iniciando as articulações para o pleito deste ano, o deputado federal Júlio Campos (DEM) rasga elogios ao próprio filho e pré-candidato a prefeito de Várzea Grande, Júlio Neto. “Ele é jovem entusiasmado, fala 3 idiomas e tem bons contatos empresariais”, dispara. Em seguida, o democrata alfineta o irmão, senador Jayme Campos, que nos bastidores resistiria à ideia de lançar o sobrinho, e também o deputado Wallace Guimarães, pré-candidato do PMDB ao Paço Couto Magalhães. “Chega de de Jayme e Wallace, vamos dar uma oxigenada aqui”, enfatiza.
Contudo, em 2008 o próprio Júlio Campos concorreu a prefeito da cidade e amargou derrota para o então prefeito Murilo Domingos (PR), reeleito. A família Campos governou o município por 20 anos. Apesar disso, o deputado não mede esforços para colocar um sucessor na prefeitura. “A nova geração precisa ter oportunidades. Ele (Júlio Neto), é muito dedicado! Sai de casa às 6h da manhã para percorrer os bairros e ver o que é melhor para a cidade”, exalta.
Assim como Wallace e Jayme, o prefeito da cidade, Tião da Zaeli (PSD), também é criticado por Júlio. Ele chegou, inclusive, a chamar o social-democrata de farinheiro. “Aquele farinheiro é um ganhador de dinheiro, começou vendendo amendoim e agora está como prefeito por consequência do destino”, dispara o democrata.
O deputado aproveitou o encontro da cúpula do DEM, no final de janeiro, para dizer que pretende articular um movimento cobrando o acompanhamento pelo Ministério Público da venda do Departamento de Água e Esgoto do município (DAE).

POLICIA

04/02/2012 09h46- Atualizado em 04/02/2012 09h47

Idoso é preso suspeito de abusar da sobrinha de 10 anos em Mato Grosso

Mãe fez a denúncia após notar que filha chorava o tempo todo.
Segundo a PM, suspeito colocou filmes pornográficos e abusou de menina.

Pollyana AraújoDo G1 MT
Comente agora

Um pedreiro de 61 anos foi preso por volta das 23h desta sexta-feira (3) no bairro Parque Sabiá, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de 10 anos. A denúncia foi feita pela mãe da criança após notar um comportamento estranho da filha, principalmente porque chorava o tempo todo sem motivo aparente desde dezembro do ano passado, quando ocorreu o crime.
De acordo com a polícia, a mãe informou que a vítima relatou que o suspeito a levou para a casa dele e, no local, teria tocado nos órgãos genitais dela e ligou a televisão com filmes pornográficos. Ele tirou a roupa e ficou nu na frente da criança e o tempo todo tentou convencê-la a manter relações com ele, porém, não chegou a ter conjunção carnal, como consta no boletim de ocorrência registrado no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do Centro de Várzea Grande.
A mãe disse à polícia que a menina lhe contou sobre o ocorrido na noite passada e, logo em seguida, ela foi até a polícia fazer a denúncia. Os policiais militares então se dirigiram para a casa do idoso, conforme endereço passado pela mãe da vítima, porém, em princípio, não o encontrou. Mas em rondas pela região, a polícia conseguiu prendê-lo cerca de uma hora depois. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes para prestar depoimento à Polícia

POLICIA

Corpo é encontrado carbonizado dentro de forno de pizzaria em Cuiabá

Pizzaria está localizada no bairro Barbado, região Sul de Cuiabá.
A suspeita é de que a vítima seja uma mulher por conta das bijuterias.

Do G1 MT
33 comentários

Corpo carbonizado é retirado de pizzaria de Cuiabá (Foto: Tita Mara/G1)Corpo carbonizado é retirado de pizzaria de Cuiabá
(Foto: Tita Mara/G1)
Um corpo foi encontrado carbonizado dentro de um forno de uma pizzaria em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (03). De acordo com a Polícia Civil, há indícios de que a vítima seja uma mulher por conta de bijuterias que também foram achadas junto ao corpo.
A pizzaria está localizada no bairro Barbado, próximo a Avenida General Mello. Ainda conforme a polícia, o corpo da vítima foi localizado pelo dono do próprio estabelecimento nesta sexta, após vizinhos relatarem que viram seu filho sair do local com marcas de sangue nas roupas. Testemunhas contaram à Polícia Civil que nesta madrugada ouviram gritos dentro da pizzaria e provavelmente uma discussão. A suspeita da polícia é que o corpo teria sido esquartejado antes de ser jogado no forno.
O corpo ficou totalmente carbonizado e foi retirado pela equipe da Politec. A vítima, de acordo com a polícia, ainda não foi identificada e o crânio passará por exames de DNA. As bijuterias encontradas foram um anel (com uma pedra rosa) e uma pulseira. No momento em que os policiais foram atender a ocorrência no local, as chamas ainda estavam acesas e por conta disso uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para conter o fogo no forno.
Em depoimento a Policia Civil, o dono da pizzaria informou que estava viajando e que havia acabado de retornar a Cuiabá. Antes de ir ao estabelecimento, ele contou que havia passado em sua residência e disse que seu filho estava dormindo.

greve eleição na Russia

04/02/2012 10h26- Atualizado em 04/02/2012 10h38

Milhares voltam às ruas da Rússia para exigir eleições limpas

Opositores e partidários fazem manifestações neste sábado (4) em Moscou.
Premiê Putin, candidato à presidência, é alvo dos protestos.

Do G1, com informações de agências
1 comentário

Milhares de opositores e partidários do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, se reuniram neste sábado (4) em Moscou para duas manifestações, anunciou a polícia da capital da Rússia.
"Às 12h30 (6H30 de Brasília), 90.000 pessoas estavam reunidas em Poklonaia Gora (local da passeata a favor de Putin) e 23.000 na Bolshaia Iakimanka (local do protesto da oposição). As pessoas continuam chegando", informa o site da polícia moscovita.
Os organizadores das duas manifestações não divulgaram estimativas e até o momento não foi possível obter informações com fontes independentes.
Os números da oposição e da polícia geralmente são muito diferentes durante as manifestações contra Vladimir Putin.
manifestantes carregam cartazes no centro de Moscou, durante protesto contra Putin (Foto: AFP)Manifestantes carregam cartazes no centro de Moscou, durante protesto contra Putin (Foto: AFP)
Já as estimativas das forças oficiais e dos simpatizantes do premiê geralmente são similares.
Os moscovitas marcham 2,5 quilômetros pelas ruas do centro da cidade com cartazes que exigem a renúncia do líder do partido do Kremlin, Rússia Unida (RU), e lembram às autoridades que não esqueceram as fraudes maciças que foram registradas em todo o país nas eleições parlamentares de dezembro.
Naquele mês, dezenas de milhares de pessoas já haviam saído às ruas de praticamente todas as cidades para denunciar a fraude eleitoral a favor do RU, que saiu vitorioso na votação.
Muitos dos manifestantes vestem casacos de pele, calçam 'valenki' (típicas botas de lã russas), e cobrem seus rostos com lenços e cachecóis para combater o frio, enquanto alguns nacionalistas usam máscaras integrais que impedem que se veja sua face.
Na entrada da Rua Bolshaya Yakimanka, onde os manifestantes precisam atravessar detectores de metal para aderir à manifestação, oito postos recolhem assinaturas para pedir ao Tribunal Supremo a anulação dos resultados das parlamentares e recrutam observadores para as presidenciais.
Ao final do percurso pelo centro de Moscou, alguns líderes da oposição extraparlamentar, entre eles o liberal Grigory Yavlinsky, do 'Yabloko', e também alguns ativistas das legendas Partido Comunista e Rússia Justa, subirão ao palanque da Praça Bolótnaya para discursar.
No comício será exigida a renúncia do presidente da Comissão Eleitoral Central, Vladimir Churov, a libertação dos presos políticos, a anulação dos resultados das eleições parlamentares de dezembro e sua repetição.
Além disso, exigirão que Yavlinsky, cuja candidatura à presidência foi rejeitada pela comissão por não conseguir reunir dois milhões de assinaturas válidas, possa concorrer às eleições.
Enquanto isso, a jornada de protestos não começou muito bem nas cidades do Extremo Oriente e na Sibéria, onde a participação dos cidadãos foi sensivelmente menor do que o esperado pelos organizadores, sobretudo devido às temperaturas próximas aos 20 graus negativos.
Já em Poklonnaya Gora, em Moscou, segundo estimativas da polícia, cerca de 90 mil pessoas se reuniram neste sábado em uma contramanifestação para defender a candidatura do primeiro-ministro russo Vladimir Putin à presidência

Greve da PM

04/02/2012 08h33- Atualizado em 04/02/2012 10h41

Salvador e região têm 29 homicídios em 30 horas, registra SSP-BA

Só na sexta-feira foram 28 assassinatos, segundo boletim da Secretaria.
Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira.

Do G1 BA
54 comentários

Entre a 0h de sexta-feira (3) e as 6h deste sábado (4) 29 pessoas foram vítimas de homicídios em Salvador e região metropolitana. De acordo com o balanço registrado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), só na sexta-feira (6) foram registrados 28 homicídios, além de dez tentativas de homicídios. Neste sábado (7), mais um assassinato foi registrado no início da madrugada. Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira (3). Tropas do Exército foram deslocadas do Recife para Salvador para ajudar na segurança pública da capital baiana.
O caso mais recente aconteceu às 0h23 na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, onde foi encontrado o corpo de um homem com identidade não identificada.
Na noite da sexta-feira, a SSP-BA registrou as mortes de dois homens em Cosme de Farias, outros dois homens em Canabravas, uma mulher que estava na Praça da Liberdade, e de mais um jovem em Itinga.
Na quinta-feira (2), segundo dia após anúncio da greve, o órgão somou 14 homicídios. Já no dia 1°, primeiro dia do movimento, foram confirmadas oficialmente sete mortes decorrentes de crimes.
Já na Avenida Jorge Amado, em Pituaçu, quatro corpos foram encontrados no início da manhã. De acordo com as informações da polícia, por conta da proximidade em que os corpos foram encontrados, a primeira hipótese levantada pelos investigadores é a de que possa ter acontecido uma chacina no bairro.
Já no bairro do Sete de Abril, uma mulher de 39 anos e um adolescente de 17 foram mortos na frente de casa. As primeiras informações da polícia dão conta de que se tratavam de mãe e filho, mortos por volta das 6h.
A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
largo vazio dinha rio vermelho (Foto: Imagens/TV Bahia)Largo do Rio Vermelho, que costuma receber turistas, ficou vazio na noite de sexta (Foto: Imagens/TV Bahia)
Ministro deve ir a SalvadorO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve viajar para Salvador neste sábado (4) para participar das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia.
A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Pronunciamento do governador
O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 desta sexta-feira (3). “A democracia é o império da lei. Não podemos conviver com esse movimento já considerado ilegal pela Justiça baiana, além dos 12 mandados de prisão que já foram emitidos”, diz. "Não aceito que um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a nossa população", relata.
Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirma.
Salvador recebe 1,5 mil soldados ainda nesta sexta, diz Exército (Foto: Carla Ornelas/Secom)Soldados chegaram de Recife na capital no fim da
tarde (Foto: Carla Ornelas/Secom)
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata