quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NOTICIA NO MUNDO

Temperatura atinge -34º C na Rússia

'Frio anormal' afeta várias regiões do país, segundo o governo.
Frio matou ao menos 60 na Europa, 50 no Japão e deve continuar.

Do G1, com agências internacionais
49 comentários

Termômetro em rua da cidade siberiana de Novosibirsk, cerca de 2.800 km ao leste de Moscou, marcava -34º C nesta quarta-feira (1º). (Foto: Ilnar Salakhiev/AP)Termômetro em rua da cidade siberiana de Novosibirsk, cerca de 2.800 km ao leste de Moscou, marcava -34º C nesta quarta-feira (1º). (Foto: Ilnar Salakhiev/AP)
Um termômetro localizado na cidade siberiana de Novosibirsk, a cerca de 2.800 km ao leste de Moscou, na Rússia, marcava -34º C nesta quarta-feira (1º).
Segundo o Ministério russo de Situações de Emergência, um "frio anormal" atingiria o país com temperaturas de -30º C em várias regiões, principalmente na zona central do país, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.
A queda de temperatura é causada pela chegada de uma frente fria do Ártico através do mar de Kara, informou o ministério.
Ainda de acordo com o órgão, a possibilidade de interrupção das linhas de transmissão de energia elétrica não foi descartada, assim como incêndios em casas de aldeias aquecidas por fogareiros.
Mortes na Europa
O frio intenso atinge países do leste europeu, onde provocou pelo menos 60 mortes, principalmente entre moradores de rua na Polônia e na Ucrânia.
Na Polônia, desde o fim de semana, pelo menos 15 pessoas morreram por hipotermia, cinco delas nas últimas 24 horas, com temperaturas chegando aos 20 graus negativos em regiões orientais do país.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), com sede em Genebra, na Suíça, informou na terça-feira (31) que espera uma redução de temperatura para até -14º C em Frankfurt, na Alemanha, -12º C em Budapeste, na Hungria, -15º C em Estocolmo, na Suécia, e -22º C em São Petersburgo, na Rússia. Na Suíça, a sensação térmica era de -25º a -40º C na região montanhosa do país.

NOTICIA DE MATO GROSSO

Prefeitura de Cuiabá anuncia construção de 20 pontes de madeira

A administração municipal prevê gasto da ordem de quase um milhão.
Pontes serão construídas em diversas regiões e comunidades cuiabanas.

Do G1 MT
Comente agora

A Prefeitura de Cuiabá anunciou a construção e reforma de 20 pontes de madeira em diversas regiões da capital, neste ano, com o valor total previsto para as obras de quase um milhão. O projeto será executado por meio da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfe).
De acordo com o secretário da pasta, Lécio Monteiro, a construção é um serviço prioritário para melhorar a qualidade de vida de várias comunidades. Na lista de obras constam as regiões Rio dos Peixes, Mutuca e Paciência; Coxipó do Ouro; Estrada do Paiaguás; Aricá-Açú; Aguaçú e Parque Humaitá. Monteiro apontou que o valor previsto para as licitações é de R$ 964.691 mil, com recursos próprios do município.
No último ano, a Prefeitura Municipal realizou serviços de reforma e ampliação de 14 pontes de madeira com recursos próprios na ordem de R$ 548.175 mil.

COPA 2014

01/02/2012 12h06- Atualizado em 01/02/2012 12h13

Em MT, ministro vistoria Arena e defende venda de cerveja em estádio

Aldo Rebelo veio a Cuiabá para vistoriar as obras da Arena Pantanal.
Projeto que prevê venda de bebida alcoólica nos estádios está em tramitação.

Do G1 MT
Comente agora

ministro Aldo Rebelo (Foto: Dhiego Maia/G1)Aldo Rebelo visitou obras da Arena Pantanal
(Foto: Dhiego Maia/G1)
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, está em Cuiabá para vistoriar o andamento das obras da Arena Pantanal, que sediará quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. A visita à capital mato-grossense faz parte do roteiro de vistoria às obras das cidades que vão receber os jogos daqui a dois anos. Rebelo defendeu, durante a vinda a Cuiabá, a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios antes mesmo da realização da Copa. No entanto, frisou que o assunto é de responsabilidade do Congresso Nacional e que não vai medir esforços para a liberação do consumo de cerveja durante os jogos.
"O Congresso vai tomar uma decisão tranquila, que seja bem equilibrada e proteja o interesse público e o direito do consumidor. O governo trabalha com os líderes dos partidos da base, do governo na própria Câmara e eu tenho conversado permanentemente com o presidente da Comissão Especial, com o relator da Lei Geral da Copa, no sentido de concluirmos os detalhes que impediram a votação da Lei Geral da Copa em dezembro, para que ela possa ser votada na Câmara em fevereiro e no Senado em março", informou o ministro.
A liberação do consumo de bebida alcoólica nos estádios foi um dos pontos polêmicos que impediu a votação da Lei Geral da Copa em dezembro no Congresso. A medida esbarra no Estatuto do Torcedor, que proíbe qualquer comercialização e consumo de bebida alcoólica nos estádios, nas leis de muitos estados, inclusive Mato Grosso, e contraria determinação da Confederação Brasileira de Futebol [CBF]. Para a FIFA, a liberação da cerveja é fundamental para a realização do mundial, já que tem entre os patrocinadores do evento, uma fabricante da bebida.
Ajustando as leis, Rebelo acredita que a liberação será possível. Para o ministro, o modo como a bebida será consumida nos estádios terá que se ajustar aos costumes do brasileiro, sem se esquecer nos modelos de outros países que sediaram o mundial.

JUDICIÁRIO / SUBSIDIÁRIOS DOS DESMANDOS

  • Para Taques, decisão do STF sobre CNJ é equivocada


  • Senador diz que equívoco se deve ao fato de que o próprio Supremo já havia reconhecido constitucionalidade de Conselho



  • MidiaJur

    Senador Pedro Taques discursou durante ato público contra decisão do STF, em Brasília

    ALEXANDRE APRÁ
    ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
    O senador Pedro Taques (PDT) fez um duro discurso de oposição ao Supremo Tribunal Federal (STF), depois da decisão liminar do ministro Marco Aurélio de Mello, que restringiu a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em processos administrativos disciplinares de juízes.

    “Depois dessa decisão, eu percebi que não é o CNJ que estão querendo tornar subsidiário. É o povo brasileiro que querem tornar subsidiário. Subsidiário aos desmandos, subsidiário ao retrocesso”, disse o parlamentar, que também discursou durante o manifesto promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, na tarde desta terça-feira (31).

    Para Taques, a decisão do STJ foi equivocada, já que a própria já havia reconhecido a constitucionalidade da atuação do CNJ.

    “Num ditadura militar o que está acima é o exército. Num regime de estado democrático de direito é a constituição da república e o Supremo não está acima da constituição”, afirmou o senador.

    Taques também é um dos apoiadores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que pretende alterar o texto constitucional que criou o CNJ, para lhe dar amplos poderes.

    Torres também fez um duro discurso, onde apelou aos ministros do Supremo para que ouçam os clamores populares e analisem a atuação do CNJ junto aos tribunais estaduais.
  • HAITI







    01/02/2012 07h00- Atualizado em 01/02/2012 07h25

    Dilma visita  Haiti

    Ela vai nesta quarta ao país, onde também visitará militares brasileiros.
    Processo de reconstrução do Haiti também estará na pauta da visita.

    Do G1, em Brasília *
    4 comentários

    A presidente da República, Dilma Rousseff, chega nesta quarta-feira (1) ao Haiti, onde faz sua primeira visita oficial desde que assumiu a Presidência. Na últimas segunda e terça, ela esteve em Cuba, onde manteve encontros com o ex-mandatário Fidel Castro e o irmão dele, o presidente Raúl Castro.
    No país caribenho, Dilma deve conversar com o presidente do Haiti, Michel Martelly, sobre as medidas tomadas pelo governo brasileiro em relação aos imigrantes haitianos que chegam ao país.
    No início de janeiro, o Conselho Nacional de Imigração, órgão ligado ao Ministério do Trabalho, aprovou a concessão de 1,2 mil vistos por ano para haitianos que pretendem migrar para o Brasil. O documento, válido por cinco anos, dá direito ao estrangeiro de trabalhar e trazer a família para o país pelo mesmo período.
    Segundo o Ministério da Justiça, o visto foi concedido em caráter especial "em função dos problemas econômicos e humanitários decorrentes do terremoto de 2010". O visto aos haitianos é classificado como especial porque permite a eles trabalhar sem precisar comprovar ter um emprego no Brasil.
    Ao chegar ao Haiti, Dilma será recebida pelo líder haitiano no aeroporto internacional Toussaint Louverture, de onde seguirão para o Palácio Nacional.
    Além da questão de imigração, a visita de Dilma também terá como foco o desenvolvimento econômico e o processo de reconstrução do Haiti. O Haiti ainda sofre com as conseqüências de um forte terremoto que atingiu o país em janeiro de 2010.
    Exército
    A presidente também se reunirá com representantes de outros setores envolvidos na cooperação entre Haiti e Brasil. Dilma fará uma visita ao batalhão brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). O Brasil comanda o contingente militar da Minustah desde sua criação, em 2004.
    A diminuição do contingente brasileiro será também um assunto que Dilma e Martelly abordarão durante o encontro, segundo assinalou na última semana o chanceler brasileiro, Antonio Patriota.

    Romney vence prévia na Flórida e é favorito a ser rival de Obama nos EUA

    01/02/2012 02h46- Atualizado em 01/02/2012 07h14

    Romney vence prévia na Flórida e é favorito a ser rival de Obama nos EUA

    Ex-governador de Massachusetts conquistou sua 2ª vitória em 4 prévias.
    Republicanos escolhem quem vai enfrentar democrata, que tenta reeleição.

    Do G1, em São Paulo
    Comente agora

    O empresário e ex-governador do estado de Massachusetts Mitt Romney venceu nesta terça-feira (31), com ampla vantagem a eleição prévia, do Partido Republicano no estado da Flórida.
    Segundo a divisão eleitoral do estado, Romney teve 46,4% dos votos, seguido por Newt Gingrich, com 31,9%, e Rick Santorum, com 13,4%. O pré-candidato Ron Paul ficou em quarto lugar, com 7%.
    Essa foi a segunda vitória de Romney nas quatro primeiras disputas do partido para decidir quem vai concorrer com o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, nas eleições de novembro nos Estados Unidos. Romney agora lidera a disputa e se consolida como favorito a ser o candidato a presidente pelos republicanos.
    O pré-candidato republicano Mitt Romney fala em Tampa nesta terça-feira (31) (Foto: AP)O pré-candidato republicano Mitt Romney fala em Tampa nesta terça-feira (31) (Foto: AP)
    A votação na Flórida foi a mais relevante para o partido até agora. Por ser um estado muito populoso, ele dá ao vencedor um total de 50 delegados para representar sua candidatura na Convenção Nacional do Partido Republicano, quando o candidato é formalmente indicado em uma eleição indireta.
    Segundo a CNN, Romney agora tem 84 delegados, contra 27 de Newt Gingrich (seu principal concorrente), enquanto Ron Paul tem 10 delegados, e Rick Santorum, 8. Assim como na eleição propriamente dita, as primárias acontecem separadamente em cada estado, e o vencedor ganha o apoio dos delegados de cada um deles – o número de delegados é proporcional à população do estado. O pré-candidato que conseguir atingir a marca de 1.144 delegados se torna o indicado do Partido.
    perfil mitt romney eleições eua (Foto: Editoria de Arte/G1)
    A primária da Flórida foi a quarta prévia realizada pelos republicanos e, apesar de Romney aparecer desde o início como favorito, cada uma das três primeiras rodadas da disputa interna teve um vencedor diferente. O ultraconservador Rick Santorum venceu em Iowa, Romney ganhou em New Hampshire e o ex-presidente da Câmara de Deputados Newt Gingrich saiu vencedor na Carolina do Sul, o que tornou a disputa acirrada e deixou incerta a definição da candidatura do partido rival de Obama.
    Ao confirmar seu favoritismo na Flórida, Romney se aproxima de garantir a indicação como candidato presidencial, por mais que seu principal rival, Gingrich, prometa disputar as prévias em todos os 50 estados até a convenção do partido, em agosto.
    Antes mesmo do fim da votação, Gingrich já parecia admitir que seria derrotado, como previam as pesquisas de intenção de voto. Em uma entrevista ao "New York Times", ele disse estar olhando bem adiante, sem pensar só na Flórida, e disse que o Partido Republicano teria uma definição "até junho ou julho, a não ser que Romney desista antes", disse, indicando uma longa batalha entre os republicanos.
    A campanha na Flórida foi marcada por fortes ataques entre os dois principais pré-candidatos do Partido Republicano. Romney e Gingrich concentraram sua propaganda política em críticas um ao outro na tentativa de conquistar o voto do eleitorado no estado.
    entenda as eleições nos eua 20/01 (Foto: Editoria de Arte / G1)

    Os principais pré-candidatos
    Empresário e ex-governador do estado de Massachusetts, Romney foi derrotado por John McCain nas primárias republicanas de 2008 e vem sendo apontado como favorito para representar o partido em 2012. Ele tem 64 anos e lançou a pré-candidatura em junho com um discurso econômico duro, dizendo que Obama "faliu a América". Apesar de ter acenado apoio ao movimento consevador Tea Party, Romney tem um dos projetos mais ao centro entre os principais pré-candidatos.
    O principal obstáculo de Romney pode ser seu apoio como governador a um programa de saúde em Massachusetts que se tornou um modelo para a reforma do sistema de saúde de Obama. Muitos republicanos são contra essas reformas. O fato de Romney ser da religião mórmon também pode ser um impedimento para conquistar votos de cristãos evangélicos do sul. Sobre ele pesa a fama de ser "duas-caras", depois que mudou de posição em questões como aborto, direitos dos gays e controle de armas em sua pré-candidatura presidencial em 2008, depois de governar Massachusetts mais ao centro.
    Já Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, foi o primeiro a oficializar a pré-candidatura no Partido Republicano, em maio. Aos 67 anos, ele é um conservador famoso por batalhas sobre Orçamento com o ex-presidente Bill Clinton, quando era presidente da Câmara, na década de 1990. Ele também tem sido um crítico feroz do governo de Obama, principalmente de sua reforma da saúde.
    Ele é muito respeitado por ter liderado os congressistas republicanos quando acabaram com 40 anos de oposição, em 1994. Mas, como um de seus pontos fracos, críticos apontam sua tendência a ser temperamental, qualidade que os americanos não consideram desejável para seus presidentes. Ele já fez várias declarações consideradas pouco diplomáticas.
    calendário eleições eua 31/1/12 (Foto: Editoria de Arte/G1)
    veja também
    ELEIÇÕES 2012 | 01/02/2012 - 07:12

    Leitão e Dilceu desmentem Dorner e Riva sobre composição em Sinop

    Andréa Haddad e Glaucia Colognesi

    O presidente do PSDB em Mato Grosso, deputado federal Nilson Leitão, e o pré-candidato a prefeito pelo Partido Democratas em Sinop, ex-deputado Dilceu Dal'Bosco, desmentiram o fundador do PSD no Estado e presidente da Assembleia, deputado José Riva, quanto ao acordo para as eleições deste ano no quarto maior município do Estado.
    Ao anunciar a pré-candidatura do suplente de deputado federal Roberto Dorner à Prefeitura da "Capital do Nortão", Riva se empolgou e acabou dizendo que Dilceu e Leitão já manifestaram interesse em apoiar a candidatura do social-democrata e sinalizaram que querem indicar o vice. O problema é que para isso, Dilceu teria que desistir da sua pré-candidatura. "O Leitão, o Dilceu e o deputado Dilmar Dal'Bosco me procuraram para conversar, eles têm interesse em apoiar o Dorner e se dispuseram a indicar o vice. O Leitão inclusive se disponibilizou a colocar a esposa ou mesmo o Dilceu no cargo", garantiu Riva.
    Dilceu, por sua vez, não confirmou que a aliança esteja "fechada" e reafirmou que é pré-candidato. "Estamos buscando primeiro a construção de uma frente partidária forte, mas não estamos discutindo nomes. Está muito cedo pra isso e não posso tomar essa decisão sem ouvir o meu irmão, os deputados e as outras lideranças do partido", pontuou.
    Dilceu evitou polemizar ao avaliar a postura de Riva em antecipar as decisões. "Ele não está errado, é líder de um partido e é natural que torça pelo candidato dele, não podia fazer diferente", ponderou.
    Leitão confirmou interesse na aliança com o PSD, mas negou que as discussões estejam tão avançadas. "É uma alternativa de apoio nosso, mas não houve conversas, ninguém nos procurou. Tem ainda o nome do Dilceu e nome do PSDB", afirmou. Ele ressaltou que o diretório municipal do seu partido ainda nem definiu se terá candidatura própria e que a decisão sairá depois do feriado de carnaval.
    Até mesmo o próprio presidente da Executiva do PSD, vice-governador Chico Daltro, não confirmou a composição. "Há partidos em Sinop interessados em apoiar o Dorner, o DEM e o PSDB sinalizaram, mas hoje essa não é uma candidatura definida, é viável. Imagina se um deputado federal como o Nilson Leitão apoiar o nosso candidato", conjecturou.

    ELEIÇÕES PARA VEREADORES DE CUIABA

    Lúdio, Pop, Chico 2000 e Toninho "puxam" a lista dos mais cotados para vereador

    Romilson Dourado

    Os vereadores Lúdio Cabral (PT), Everton Pop e Toninho de Souza (ambos do PSD) e Chico 2000 (PR) são os mais lembrados na corrida por cadeira no Legislativo cuiabano. Se as eleições fossem hoje, eles teriam chances reais de reeleição porque estão com bom desempenho na pesquisa espontânea de intenção de voto.
    É o que aponta a primeira rodada deste ano feita pelo instituto Mark nos últimos dias 28 e 29, em parceria exclusiva com o RDNews. Os pesquisadores ouviram 591 eleitores de 101 bairros da Capital. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, sob número MT-00001/2012.
    Nesta amostragem espontânea, o entrevistado revela o nome de preferência sem auxílio da lista de pré-candidatos. São os chamados eleitores "seguros", aqueles que, mesmo a 8 meses do pleito, já estão decididos. A tendência é que mais de 500 concorram às 25 vagas a serem abertas, 5 a mais da composição de hoje.
    O resultado da amostragem não traz qualquer garantia de eleição. Serve somente de termômetro para medir como está o grau de aceitação dos pré-candidatos junto aos eleitores. Chama a atenção o universo de indecisos. Segundo o instituto, 82,2% não sabem em quem votar para vereador.
    O petista Lúdio, que também se diz pré-candidato a prefeito, figura com 1,5% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Pop e Chico 2000, ambos com 1,4%. Na "cola" aparece o também vereador e apresentador de TV Toninho de Souza, que trocou o PDT pelo PSD, com 1%. Os demais nomes citados figuram com menos de 1%, entre eles outros 9 vereadores, sendo eles Néviton Fagundes (PTB), Deucimar Silva (PP), Domingos Sávio (PMDB), o licenciado Francisco Vuolo (PR), Totó Cesar (PTB), Misael Galvão (PR), o presidente da Câmara Municipal Júlio Pinheiro (PTB), o tucano Paulo Borges e o petebista Clovis Hugueney, o Clovito. Também são lembrados os suplentes de vereador João Emanuel, secretário de Habitação, e Paulinho Brother e o ex-vereador Ralf Leite

    Avião faz pouso forçado no aeroporto Marechal Rondon, em MT

    01/02/2012 16h47- Atualizado em                  01/02/2012 07h01

    Avião faz pouso forçado no aeroporto Marechal Rondon, em MT

    Três pessoas estavam no avião, mas nenhuma delas se feriu.
    Bombeiros atuaram no combate e prevenção de incêndio.

    Leandro J. NascimentoDo G1 MT
    Comente agora

    Uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no final da manhã desta terça-feira (31). Três pessoas estavam na aeronave que atua no ramo de transporte na capital. Apesar do susto, os passageiros não sofreram ferimentos. De acordo com a Infraero, a pista ficou interditada para pousos e decolagens por cerca de 50 minutos.

    Ao G1, a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o 'peito' do avião foi utilizado pelo piloto para suprir a falta do trem de pouso. Mas as causas que motivaram a ocorrência ainda devem ser investigadas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalhou no serviço de prevenção a incêndio.

    Conforme explica o sub-comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Várzea Grande, capitão Marcelo Augusto Revelis Carvalho, água e espuma foram utilizados para evitar explosão da aeronave ou mesmo um princípio de fogo.
    "O avião veio para a aterrissagem com o trem de pouso armado, pelo menos aparentemente. Quando fez o toque ao pousar, o trem quebrou e ele [avião] foi de barriga no chão", disse o militar em entrevista ao G1.

    Dos três ocupantes, dois foram encaminhados ao Pronto Socorro de Várzea Grande, para serem submetidos a exames. "Dois passageiros da aeronave estavam sentindo dores e foram encaminhados para o pronto socorro", complementou o sub-comandante do Batalhão dos Bombeiros.

    A ocorrência desta terça-feira foi a primeira da natureza registrada este ano no Aeroporto Internacional de Vázea Grande. O estabelecimento funciona fora de Cuiabá, mas no município distante apenas 10 km da capital.
    O atendimento de situações como a verificada no final da manhã fica à cargo dos bombeiros que atuam na seção de combate a incêndios, instalada no aeroporto. Conforme Revelis, são 43 militares que se revesam nos serviços.
    O representante da empresa proprietária da aeronave foi procurada para falar sobre o ocorrido. Entretanto, até o fechamento desta reportagem nenhum representante