terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ministério Público pede que notas de real não tragam a frase “Deus seja louvado”

Ministério Público pede que notas de real não tragam a frase “Deus seja louvado”

Processo aberto contra o Banco Central alega que a frase desrespeita o Estado laico

Ministério Público pede que notas de real não tragam a frase “Deus seja louvado”
A coluna Radar Online, assinada por Lauro Jardim na revista Veja, trouxe uma denúncia que deve gerar muita polêmica no Brasil. Embora seja um país laico, ou seja, sem religião oficial, existem várias menções religiosas nas atitudes do governo e vários feriados religiosos nacionais.
Recentemente, o procurador substituto do Ministério Público Federal em São Paulo, Pedro Antonio de Oliveira, quer que a frase “Deus seja louvado” seja retirada das cédulas de Real.
Em dezembro do ano passado, o procurador fez uma representação devido a uma suposta “ofensa à laicidade da República Federativa do Brasil”. Em outras palavras, ele pede que o Banco Central não imprima mais “Deus seja louvado” nas cédulas de dinheiro.
Para o procurador, essa frase desrespeita o Estado laico e, portanto, não deveria estar nas cédulas.
O Banco Central já iniciou um procedimento interno para tratar do caso. Em sua resposta ao procurador, divulgada na semana passada, o banco lembra que, a exemplo da moeda, até a Constituição foi promulgada “sob a proteção de Deus”.
Também argumenta que “A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo”.
O Banco Central acredita que a ação do procurador “padece de vício de origem”, pois é atribuição do Conselho Monetário Nacional determinar como serão as cédulas e as moedas do país.
Não é a primeira vez que o assunto é tratado. Vários artigos já foram publicados em relação a isso. Porém, é a primeira vez que existe uma ação clara de um órgão federal.
O jornalista Túlio Vianna, assina um artigo na revista Fórum que exemplifica bem qual a posição dos sem religião:
“A liberdade constitucional de crença é também uma liberdade de descrença, e ateus e agnósticos também são cidadãos brasileiros que devem ter seus direitos constitucionais respeitados.
O mesmo se diga em relação aos politeístas, que acreditam em vários deuses e não aceitam a ideia de um deus onipotente, onisciente e onipresente.
Um bom exemplo do uso do nome de Deus com violação do princípio da laicidade é a expressão “Deus seja louvado” no dinheiro brasileiro.
Como não incomoda à maioria da população, acaba sendo negligenciada em detrimento dos direitos constitucionais dos ateus, agnósticos e politeístas, que ainda não são bem representados no Brasil.
Já se vê, porém, algumas destas expressões riscadas à caneta nas notas brasileiras, o que é uma clara manifestação de descontentamento com o desrespeito à descrença alheia”.

Plataforma de limpeza segue tombada

14/02/2012 11h12- Atualizado em 14/02/2012 11h12

Plataforma de limpeza segue tombada no Rio Tietê nesta terça

Incidente aconteceu na madrugada de segunda na Zona Norte de SP.
Segundo DAEE, não havia previsão de retirada do equipamento.

Do G1 SP
Comente agora

Plataforma tombou na madrugada desta segunda-feira (Foto: Rafael Brito/Futura Press/AE)Plataforma tombou na madrugada desta segunda
(Foto: Rafael Brito/Futura Press/AE)
A plataforma de limpeza do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que afundou no Rio Tietê, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (13), continuava tombada na manhã desta terça (14). Até as 10h40, não havia previsão da retirada do equipamento do rio.
Segundo o departamento, no momento do incidente não havia ninguém na plataforma e, por isso, não houve feridos. Apesar da presença de uma retroescavadeira sobre a plataforma, o departamento informou que não houve prejuízos materiais.
No início da tarde desta segunda, técnicos da empresa proprietária do equipamento foram ao local, na altura da Ponte da Casa Verde, para recuperar a plataforma e retomar os trabalhos de desassoreamento do rio. De acordo com o Daee, a presença da plataforma tombada na manhã desta terça não prejudicava o serviço do departamento no

Caso Eloá

14/02/2012 10h27- Atualizado em 14/02/2012 11h18

Irmão de Eloá diz que Lindemberg era um 'monstro'

Julgamento acontece em Fórum de Santo André, no ABC.
Testemunhas de defesa devem começar a ser ouvidas.

Do G1 SP, com informações do Globo Notícia
4 comentários

forum santo andré (Foto: Kleber Tomaz/G1)Julgamento do caso Eloá entrou em seu segundo dia nesta terça-feira (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Ronickson Pimentel dos Santos, irmão da estudante Eloá Pimentel, definiu Lindemberg Alves, acusado de matar a jovem em 2008, como "louco", "vingativo" e "extremamente agressivo". Nas palavras de Ronickson, ouvido durante o julgamento do caso na manhã desta terça-feira (14), o réu é um "monstro". Ronickson foi o primeiro a ser interrogado nesta manhã, segundo dia de julgamento.
Os trabalhos do Tribunal do Júri foram retomados por volta das 9h30. Lindemberg passou a noite desta segunda-feira (13) no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.
O júri, presidido pela juíza Milena Dias, ocorre mais de três anos após um dos sequestros mais longos do país - cerca de cem horas - acompanhado ao vivo pela TV, que terminou com a morte da estudante, com 15 anos à época.
"Ele é um monstro, um louco, agressivo", reforçou Ronickson em seu depoimento. Após dizer isso, o irmão de Eloá encarou Lindemberg, que abaixou a cabeça.
Ronickson falou por cerca de uma hora ao Tribunal do Júri - ele chorou três vezes. O irmão de Eloá se emocionou ao lembrar da doação de órgãos da irmã - que ele definiu como uma "atitude muita linda" de sua mãe -, ao dizer que sua família está se reconstruindo
e ao relatar que o irmão caçula, Everton Douglas, se sente culpado por ter apresentado Eloá a Lindemberg, de quem era amigo à epoca.
Ele era agressivo, sempre arrumava brigas por futebol"
Ronickson Pimentel, sobre Lindemberg
Por diversas vezes ao longo de sua fala, Ronickson encarou o réu, que abaixava a cabeça sem esboçar reação. O irmão de Eloá disse ainda que ela chegou a reclamar uma vez que havia apanhado de Lindemberg. Ronickson questionou o namorado da irmã na época, que negou tudo. Segundo ele, a irmã vivia triste. "Ele era agressivo, sempre arrumava brigas por futebol", disse.
Ronickson classificou a morte de Eloá como uma "traição" de Lindemberg em relação à família da vítima, que sempre o tratava como um filho. "O que ele fez foi uma traição". “Lindemberg tirou todos os sonhos da Eloá. E o que ela mais queria era ser veterinária”, completou.
O advogado Thiago Pinheiro, que defende o pai de Eloá, Everaldo Pereira dos Santos, disse durante o depoimento de Ronickson que seu cliente afirmou que o tiro na virilha da vítima era um disparo simbólico. "O tiro eu não sei se foi simbólico, mas foi para matar”, respondeu Ronickson.
Assistente da acusação, José Beraldo também interveio durante o depoimento do irmão de Eloá. "Olha para os olhos dele e diga se Lindemberg se mataria”. “Não. Ele não se mataria”, respondeu Ronickson.

Após o depoimento de Ronickson, o Tribunal do Júri começou a ouvir as testemunhas de defesa. A primeira a falar é o advogado Marcos Assumpção Cabello, o primeiro a ser contratado pela família do réu para acompanhar as negociações com a Polícia Militar durante o sequestro de Eloá, em outubro de 2008.

Primeiro dia de depoimento
O primeiro dia de julgamento de Lindemberg começou por volta 10h50 desta segunda (13). Durante a manhã, houve a exibição de vídeos tanto do Ministério Público quanto da defesa. Seis homens e uma mulher compõem o conselho de sentença, definido no início do julgamento.
Durante uma hora e meia, a defesa de Lindemberg exibiu cerca de 15 vídeos jornalísticos que retratam a cobertura da imprensa e também a invasão da Polícia Militar ao apartamento onde a Eloá foi mantida refém por cinco dias, entre 13 e 17 de outubro de 2008.
Nayara Rodrigues chega a fórum para julgamento de Lindemberg (Foto: Nelson Antoine/AE)Nayara Rodrigues no momento em que chegou ao
fórum na segunda (Foto: Nelson Antoine/AE)
Depoimentos
Após a apresentação dos vídeos, três amigos de Eloá que também foram mantidos reféns por Lindemberg em 2008 e um policial militar depuseram. Nayara Rodrigues, que foi baleada pelo acusado, disse que o namoro de Lindemberg e Eloá tinha "idas e vindas". Segundo ela, os dois terminaram "várias vezes".
A garota acrescentou que o acusado passou a odiá-la depois que Eloá terminou definitivamente o relacionamento. "Ele achava que eu influenciava negativamente a Eloá. Ele achava que ela tinha terminado o namoro por minha causa. Ele me odiava e odiava minha mãe", disse. A pedido da jovem, Lindemberg foi retirado do plenário.
Nayara começou a chorar ao lembrar da amiga. "Ele batia nela o tempo todo dentro da casa, não largava a arma", disse, emocionada. A advogada de defesa de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, porém, afirmou que Nayara "simulou choro". “Teve dramatização demais, ela estava bem orientada”, disse. Para o advogado de Nayara, Marcelo Oliveira, a defesa está "desesperada".
Iago Vilera
Já Iago Vilera, um dos adolescentes também feitos reféns, prestou depoimento por mais de 30 minutos. O acusado voltou à sala do júri sem algemas e escoltado por dois PMs para assistir ao depoimento, já que o jovem não se opôs à presença dele. "Eu vi o Lindemberg perseguindo a Eloá, passando de moto e encarando os amigos de forma ameaçadora", disse Vilera.
Victor Campos
O estudante Victor de Campos, que também foi mantido refém, contou que Lindemberg, durante o cárcere privado, falou que "não estava para brincadeira". "Ele dizia que ia fazer uma besteira. Me deu uma coronhada porque achou que eu tinha algo com a Eloá." Segundo ele, o acusado dizia aos reféns: "Vou atirar em um de vocês para botarem fé em mim".
Atos Valeriano
Além dos três jovens, prestou depoimento nesta segunda o sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro durante o sequestro. Ele foi o último a falar no primeiro dia do júri. Segundo o PM, Lindemberg Alves atirou para matá-lo.
Qual a acusaçãoLindemberg responde por 12 crimes. Além da morte de Eloá, são duas tentativas de homicídio (contra Nayara e o sargento Atos Antonio Valeriano, que escapou do tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor, Iago e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).
Segundo o Ministério Público, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima, de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos. O julgamento de Lindemberg deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Arte: Julgamento Caso Eloá (Foto: Arte G1)
tópicos:

tragédia

14/02/2012 10h11- Atualizado em 14/02/2012 10h16

Adolescente esfaqueia garota de 12 anos e é detida em MT, diz polícia

Segundo a PM, suspeita cometeu o crime porque vítima bateu na irmã dela.
Além da adolescente, a mãe e a irmã também foram conduzidas à delegacia.

Pollyana AraújoDo G1 MT
Comente agora

Uma adolescente de 17 anos foi detida nesta segunda-feira (13) no bairro Santa Isabel em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, sob suspeita de esfaquear uma outra garota de 13 anos. Segundo a Polícia Militar, a menor teria tentado matar a vítima por ter agredido a irmã dela momentos antes do ocorrido em uma papelaria no município.
A irmã da suspeita que também foi conduzida até a Central de Flagrantes alegou, conforme a PM, que a vítima junto com outras duas meninas tinham a agredido e, depois disso, acompanhada da irmã e da mãe de 36 anos, ela foi até a casa da vítima. No local, elas discutiram e a irmã dela pegou uma faca e desferiu um golpe que atingiu o abdômen da adolescente.
Em seguida, de acordo com a polícia, as três suspeitas deixaram a residência da vítima e fugiram em um veículo de propriedade da mãe das garotas. Testemunhas, no entanto, informaram as características do carro e, com isso, os policiais fizeram buscas e localizaram as suspeitas.
Elas foram encaminhadas à Central de Flagrantes, enquanto a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro de Várzea Grande e levada ao centro cirúrgico para fazer uma cirurgia por conta da perfuração no abdômen. A faca usada no crime não foi encontrada, conforme a PM.

CONFUSÃO NA CAMARA

Câmara de Cuiabá | 14/02/2012 - 08:23

Legislatura começa e termina com confusões e CPIs; 2 foram cassados

Aluisio Arruda


Ralf Leite e Lutero Ponce foram cassados no início da legislatura, agora, Deucimar Silva está na berlinda
A 17ª legislatura da Câmara de Cuiabá começou em janeiro de 2009 com muita confusão por causa de uma CPI e da apuração de quebra de decoro e está terminando com outras duas CPIs. Neste intervalo de dois anos, foram cassados Ralf Leite (PRTB) e Lutero Ponce (PMDB). Agora, Deucimar Silva (PP) está na berlinda. Além disso, os vereadores querem saber se houve cobrança de juros excessivos por parte da Cemat contra a Sanecap.

Ralf teve a perda do mandato decretada após ter se envolvido numa série de escândalos. Já Lutero foi acusado de causar um rombo superior a R$ 7 milhões, durante o período em que ele comandou o Legislativo municipal. Curiosamente, Deucimar, que agora é alvo de investigação, foi tido como principal responsável pela perda do mandato de Ralf e do peemedebista. O progressista, por sua vez, é acusado de ser responsável pelo possível superfaturamento de R$ 1 milhão.
Na campanha de 2008 houve um forte movimento na Capital por renovação, com a expectativa de que os novos eleitos pudessem mudar o perfil do Legislativo, apresentando propostas e projetos, mas o que houve foram brigas, conspirações e discursos. Pouco se discutiu sobre os problemas da Capital.
O debate se aflora em 2012 porque estamos em ano eleitoral. Quem está de olho na reeleição busca espaço para se cacifar. Já quem nada fez, tenta apresentar alguma proposta para não passar em branco. Outro fator que causa mais debate no Legislativo, e acirra a disputa interna, é o aumento no número de cadeiras na Câmara, que pula de 19 para 25. A tendência é que haja uma inflação de candidatos

PT ANUCIA APOIO A MENDES

PT nega candidatura de Serys e se aproxima de PSB de Mendes

Nayara Araújo

O presidente do diretório regional do PT, Willian Sampaio, tem sido cauteloso ao falar sobre uma possível candidatura da ex-senadora Serys Maly à Prefeitura de Cuiabá. Em reunião com o PSB, que já tem um nome próprio à disputa, o empresário Mauro Mendes, ele preferiu desconversar sobre o assunto. A alegação de Sampaio é que o partido precisa primeiro definir se terá candidato na Capital ou se apoiará outra legenda. A definição deve ser tomada apenas em 21 de abril. "Até lá, a discussão está aberta para os outros partidos”, disse.
A abertura para o diálogo foi bem recebida pelo presidente do PSB no Estado, o deputado federal Valtenir Pereira. Ele avaliou de forma positiva a reunião, realizada na tarde desta segunda (13). No encontro, os partidos discutiram uma eventual coligação, que para Valtenir pode ser bem vinda, uma vez que os partidos seguem um mesmo caminho em nível nacional.
“Nos estados onde o PSB e PT somaram esforços, conseguiram atingir o objetivo”, enfatizou, frisando que pretende adotar uma tática para unir as duas legendas também em Mato Grosso. “Queremos ver a possibilidade do PSB contribuir com a candidatura do PT e verificar os locais onde eles podem somar com os nossos candidatos”, disse.
Sampaio, por sua vez, rasgou elogios a Valtenir e avaliou a reunião como proveitosa. “O PSB é um partido de esquerda com o qual temos uma relação histórica”, avaliou. Apesar da aparente proximidade entre PSB e PT, Sampaio não descartou a possibilidade de diálogo com outras legendas. "Veto mesmo, temos apenas àqueles que são de oposição ao governo federal, como o DEM, o PSDB e o PPS", ponderou.

ELEIÇÕES 2012 - PARA VEREADORES

Eleições 2012: Em Cuiabá pesquisa mostra quem sai na frente

Homens que estão na mídia lideram

Cristina Cavaleiro
O ano de 2011 nem terminou e a corrida por uma cadeira na Câmara Municipal da capital está a todo vapor. Uma reportagem exibida pelo jornal Noticias de Mato Grosso, da TV Rondon , filiada do SBT, mostrou uma avaliação de intenção de votos , realizada pelo Instituto de Pesquisas ( IPEC).

Quatro pré- candidatos a vereadores estão bem na pesquisa. Entre os pré-candidatos mostrados na pesquisa, o atual vereador Everton Pop(PP), está na frente na pesquisa , na corrida por uma vaga no Legislativo Municipal na eleição de 2012. Segundo o IPEC, o parlamentar e apresentador está com 2, 58 % de intenção dos votos.
Já o jornalista Toninho de Souza ( PSD), em segundo, com 1,96%. Ludio Cabral(PT), marcando 1,23% e Domingo Sávio com (PMDB), 0,62%. O estudo foi executado em domicilio e pré- estabelecido em 19 regiões de 100 bairros de Cuiabá, 815 entrevistados.

CASO LEOPODINO

  • Justiça demora e ex-escrevente se livra de condenação


  • Beatriz Árias se livra da acusação do crime de lavagem de dinheiro, juntamente com advogado



  • MidiaNews/Reprodução

    A ex-escrevente Beatriz Arias (detalhe) sempre esteve no centro do caso da morte do juiz Leopoldino

    DA REDAÇÃO

    A ex-escrivã do Fórum de Cuiabá, Beatriz Árias, conseguiu se livrar da acusação do crime de lavagem de dinheiro, fato que ocorreu em 1999 e que teria motivado o assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amoral, em setembro daquele ano.

    A sentença que extinguiu o processo foi proferida pelo desembargador federal Mário César Ribeiro, do Tribunal Regional Federal.

    O processo que o Ministério Público Federal movia conta a ex-escrevente e o advogado Sammir Hammoud perdeu a validade, no começo desta semana.

    Os dois chegaram a ser condenados a dois anos de prisão pelo crime, mas o MPF recorreu. Como o TRF demorou para julgar a apelação, o crime acabou extinto.

    Beatriz exigiu a restituição do dinheiro – R$ 30.500,00 - que foi depositado da conta de Leopoldino, mas o desembargador entendeu que ela não conseguiu provar que o dinheiro lhe pertencia.

    Conforme o processo, o depósito ocorreu no dia 21 de outubro de 1999. O irmão e um tio de Beatriz foram detidos, juntamente com o advohado Samir Hammoud, na Avenida Internacional, na divisa da cidade de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, portando a quantia de GR$ 41.900.000,00 (quarenta e um milhões e novecentos mil guaranis), que haviam sido sacados no Banco Nacional de Fomento.

    Conforme as investigações, o dinheiro foi sacado da conta de Beatriz, por conta de um depósito feito numa agência do Banco do Brasil, em Brasília, pelo juiz Leopoldino, no dia 26 de julho de 1999, no valor de R$ 30.500, conforme comprovante do depósito, constante do processo.

    “Daí, apurou-se que a denunciada Beatriz sacou o dinheiro depositado em seu nome, na agência do Banco do Brasil em Ponta Porã/MS, e o depositou em outra conta sua, no Banco Nacional de Fomento, usando o seu nome paraguaio – Perla Beatriz Vichini Peralta", diz denúncia do MPF.

    Em outro trecho, o MPF cita que, posteriormente, com o desenrolar do Caso Leopoldino e a prisão de Beatriz, o advogado Samir Hammoud, para receber seus honorários advocatícios, pressionou os outros parentes da ex-escrevente para que os três fossem até o Paraguai, a fim de sacar o dinheiro e repassá-lo ao advogado.

    “Antes de concretizar esse intento, o advogado foi surpreendido pelos policiais federais”, completa a denúncia do MPE.

    Morte do juiz
    Leopoldino Marques do Amaral foi encontrado morto a tiros no dia 7 de setembro de 1999. O corpo estava parcialmente carbonizado, em uma vala na cidade de Concepción, no Paraguai.

    Leopoldino denunciou à CPI do Judiciário, um mês e meio antes de ser morto, a distribuição de verbas para desembargadores, a contratação ilegal de parentes (nepotismo) e a suposta existência de um esquema de vendas de sentenças na Justiça Estadual.

    O juiz disse, também, antes de morrer, que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) teria se transformado "num ambiente poluído de irregularidades". O magistrado dizia também estar sofrendo ameaças de morte.
  • TRABALHO ESCAVRO EM MT

    Auditores fiscalizam fábrica em MT após contratação de haitianos

    A fiscalização averiguou as condições de trabalho dos haitianos.
    Haitianos estão no estado desde o dia 18 de janeiro.

    Do G1 MT
    2 comentários

    Auditores da superintendência regional do Trabalho realizaram uma fiscalização na fábrica de cerâmicas, localizada em Nossa Senhora do Livramento, a 42 quilômetros de Cuiabá, para averiguar as condições de trabalho dos haitianos que estavam trabalhando no local. A inspeção ocorreu neste domingo (12) e um grupo de haitianos acabou abandonando a fábrica no dia 8 de fevereiro, sendo encontrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na rodovia.
    Segundo o chefe de Fiscalização do Trabalho, Amarildo Borges Oliveira, os auditores terão o prazo de quatro meses para encerrar o relatório de inspeção na fábrica. Mas os dados preliminares, segundo Borges,apontam que a empresa não tem nenhuma irregularidade. “Os auditores não encontraram nenhuma situação de trabalho degradante”, informou ao G1.
    Amarildo Borges informou também que os haitianos já receberam pelos 15 dias trabalhados. “Agora eles [haitianos] podem ir para qualquer lugar do país, pois eles têm o visto de trabalho”, informou o chefe de Fiscalização.
    De acordo com Otto Frank, dono da empresa de cerâmica, o grupo não deixou o emprego por causa do salário, mas porque não demonstraram aptidão para o serviço. “Dois que vieram para trabalhar na empresa se adaptaram. Os outros são mais adaptados em serviço de cidade, em mexer com a internet e aqui não encontraram isso”, declarou.
    O caso
    Os seis haitianos deixaram o local onde estavam trabalhando na cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, na tarde de quarta-feira (8). Eles procuraram um posto da Polícia Rodoviária Federal que fica em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, afirmando que tinham percorrido o caminho até o local à pé.
    O grupo alegou que o dono da empresa onde estavam trabalhando não cumpriu o salário estabelecido, pois o empresário havia combinado o valor de R$ 900, mas quando chegaram no estado ele havia informado que o salário seria de R$ 742.Segundo os haitianos, o dono tinha incluso as despesas de alimentação e moradia.
    O dono da empresa negou as acusações. Ao G1, ele explicou que o grupo fugiu do local e que o salário de R$ 742 seria apenas inicialmente. Otto também negou que estaria cobrando as despesas de moradia e alimentação dos haitianos.

    POLICIA

    Rapaz diz que matou jovem em forno de pizzaria em MT sob efeito de droga

    Corpo foi encontrado no forno no dia 3 de fevereiro totalmente carbonizado.
    Advogado afirmou que jovem estava sob efeito de droga no dia do crime.

    Ericksen VitalDo G1 MT
    18 comentários

    suspeito é preso por suspeita de queimar jovem em FORNO DE PIZZARIA (Foto: Ericksen Vital / G1)Suspeito (ao centro) se apresentou à polícia e
    confessou o crime (Foto: Ericksen Vital / G1)
    O suspeito Weber Melques Venandes de Oliveira, de 22 anos, confessou nesta segunda-feira (13), em depoimento à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Cuiabá, ter assassinado a facadas uma jovem de 25 anos e depois ter queimado o corpo dela dentro do forno de uma pizzaria. O rapaz se apresentou à Polícia Civil e declarou que cometeu o crime quando estava sob o efeito de drogas, conforme disse ao G1 o delegado André Renato Gonçalves, que conduz o inquérito.
    O advogado do suspeito,Paulo Valine Medeiros, disse à imprensa que o seu cliente contou que o crime não teve uma motivação aparente. Ele relatou ainda que o suspeito é usuário de drogas há pelos menos dois anos. Após o depoimento, o delegado do caso, André Renato Gonçalves, declarou que o jovem foi indiciado pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de destruição de cadáver. O inquérito policial deve ser concluído ainda nesta semana, conforme a polícia.
    Após o depoimento, o jovem foi encaminhado para a Penitenciária Central do Estado (antigo presídio Pascoal Ramos), na capital, onde deve ficar preso temporariamente pelo período de dez dias. A Justiça decretou a prisão dele com base no depoimento do pai do suspeito. Ele disse à polícia que o filho contou que cometeu o homicídio e, em seguida, fugiu em uma motocicleta. O advogado pontuou que vai esperar o delegado concluir o inquérito para depois decidir quais as medidas judiciais que devem ser tomadas.

    Polícia disse que a faca foi usada no crime contra jovem (Foto: Ericksen Vital/G1)Polícia disse que faca foi usada para matar mulher
    (Foto: Ericksen Vital/G1)
    No depoimento, o suspeito Welber Melques informou que passou a noite com a jovem em uma boate localizada no bairro Alvorada, na capital. Ele afirmou que ambos consumiram drogas e depois foram para a pizzaria do pai dele, perto da Avenida General Mello, no bairro Barbado.
    Segundo o delegado André Renato, o suspeitou comentou que os dois foram até o estabelecimento buscar mais dinheiro para continuar consumindo cocaína. O suspeito e a vítima teriam se conhecido na noite do crime.
    No local, “subitamente”, segundo o delegado, o jovem contou que matou a mulher com golpes de faca e depois colocou o corpo dela inteiro dentro do forno. O corpo da vítima foi encontrado no último dia 3 de fevereiro totalmente carbonizado. Em seguida, o suspeito limpou a cena do crime.
    Os vizinhos relataram à polícia que ouviram gritos de uma mulher na madrugada da data do crime. Após o fato, o suspeito foi até a casa do pai dele e ficou escondido na chácara de um amigo, em Cuiabá.

    NOTICIA DO MUNDO

    Proposta orçamentária de Obama provoca protestos da oposição

    O presidente propõe que os EUA gastem US$ 3,8 trilhões em 2013. A oposição vê os números como parte da campanha eleitoral de 2012.


    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou nesta segunda-feira (13) o orçamento do governo para 2013. E em um ano de eleição presidencial, algumas medidas já provocaram protestos da oposição.
    O presidente Obama propõe que os Estados Unidos gastem US$ 3,8 trilhões no próximo ano. São US$ 900 bilhões além do que o governo deve arrecadar nesse período.
    Ao mesmo tempo, a Casa Branca quer reduzir a enorme dívida do país, que hoje ultrapassa os US$ 15 trilhões. Nos próximos dez anos, essa dívida cairia para cerca de US$ 11 trilhões.
    O dinheiro viria, principalmente, do aumento de impostos das pessoas físicas e das famílias com rendimentos acima de US$ 1 milhão anuais. A classe média alta também perderia isenções existentes há mais de dez anos.
    Só que essa proposta de orçamento não tem chance de ser aprovada no Congresso. A oposição vê os números da Casa Branca apenas como parte da campanha eleitoral de 2012. Ao mesmo tempo em que propõe aumentar impostos, o presidente promete gastar bilhões em projetos que rendam votos, como a construção de escolas, a manutenção de estradas e a criação de empregos.

    E.U.A CONDENA SIRIA

    Hillary Clinton condena escalada da violência do regime sírio

    Secretária de Estado americana criticou 'uso de artilharia contra civis'.
    Ao lado de ministro turco, ela disse que EUA vão trabalhar por uma solução.

    Da AFP
    Comente agora

    A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, condenou nesta segunda-feira (13) a intensificação da violência por parte do regime sírio, que incluiu o uso de artilharia e tanques.
    "É lamentável que o regime tenha intensificado a violência em cidades de todo o país, inclusive com o uso de artilharia e disparos de tanques contra civis inocentes", disse Clinton em Washington, em um momento em que o regime sírio voltou a bombardear na segunda-feira a cidade de Homs.
    Hillary disse, durante entrevista coletiva ao lado do ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, que os Estados Unidos trabalhariam com Ancara para resolver os problemas humanitários na Síria.
    Ela acrescentou ter se comprometido a permitir a entrada de provisões de emergência na Síria.
    O regime sírio voltou a bombardear, na segunda-feira, a cidade rebelde de Homs, ignorando o apelo da Liga Árabe de envio de uma força de paz comum com a ONU, que mencionou possíveis crimes contra a humanidade no país.

    Síria

    14/02/2012 06h38- Atualizado em 14/02/2012 07h01

    Tropas atacam cidade rebelde de Homs pelo 10º dia seguido na Síria

    Bairro de Baba Amr, sede dos rebeldes, é fortemente bombardeada.
    Regime de Assad reprime violentamente protestos da oposição.

    Do G1, com agências internacionais
    Comente agora

    A cidade de Homs, reduto da rebelião contra o regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, sofreu os bombardeios mais violentos dos últimos cinco dias, especialmente o bairro de Baba Amr, anunciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
    "O bombardeio de Baba Amr que começou ao amanhecer é o mais violento dos últimos cinco dias. São dois foguetes por minuto", afirmou à France Presse Rami Abdel Rahmane, diretor do OSDH.
    A cidade é, há dez dias, alvo de uma violenta repressão militar.
    Hadi Abdullah, um ativista de Homs entrevistado por telefone, confirmou que o bombardeio de Baba Amr era extremamente pesado.

    "A situação é trágica. Há mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos, diabéticos e, principalmente, pessoas feridas que não podem ser retiradas", disse.

    "Na segunda-feira à noite, três ativistas entraram na cidade de carro com pão, leite infantil e remédios", completou.

    "O carro foi atingido por um foguete e os três morreram".

    "Nós afirmamos que era perigoso, mas eles disseram 'se nós não ajudarmos os moradores, quem vai?", relatou Abdullah.
    Cresce a pressão diplomática contra Assad, que vem reprimindo fortemente protestos contra seu governo desde março do ano passado. Mas a Rússia e a China, aliados do presidente sírio, barraram até agora uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando a repressão na Síria.
    Tanques são vistos na entrada do bairro de Baba Amr, em Homs, na sexta-feira (10), em foto divulgada por opositores (Foto: AP)Tanques são vistos na entrada do bairro de Baba Amr, em Homs, na sexta-feira (10), em foto divulgada por opositores (Foto: AP)
    Na véspera, diante da Assembleia Geral da ONU, Navi Pillay, alta comissária para Direitos Humanos da ONU, afirmou que crimes contra a humanidade podem estar sendo cometidos na Síria e apelou à comunidade internacional para que atue.
    Obama e Cameron
    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, renovaram a condenação à repressão na Síria e abordaram a situação na Somália durante uma conversa telefônica na segunda-feira, anunciou a Casa Branca.

    "Falaram sobre a situação na Síria, condenando a violenta repressão aplicada pelo regime contra seu próprio povo, e concordaram sobre a necessidade de coordenar estreitamente o aumento da pressão sobre o regime de Bashar al Assad e apoiar uma transição para a democracia", afirma um comunicado da Casa Branca.
    Posição chinesa
    A maior autoridade da diplomacia chinesa, Dai Bingguo, defendeu a posição de não interferência de Pequim nos assuntos sírios em uma conversa com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, informou a agência oficial Xinhua.

    Dai, que tem o cargo de Conselheiro de Estado (equivalente a um ministro de Estado), afirmou em uma conversa telefônica com Clinton que a violência na Síria é "essencialmente um assunto interno" e que a China respalda os esforços da Liga Árabe para resolver o conflito por "meios políticos".

    O dirigente chinês afirmou que a posição, diferente da adotada pela Liga Árabe, que recebeu até o momento o apoio de Pequim para a missão na Síria, é "objetiva e equitativa", além de representar uma "atitude responsável".

    A Liga Árabe anunciou no domingo que fornecerá um apoio político e material à oposição síria. Também decidiu pedir ao Conselho de Segurança a formação de uma força conjunta da ONU e da organização pan-árabe para acabar com a violência na Síria.

    Hillary Clinton, que criticou o veto chinês e russo, além de ter acusado os dois países de fornecer uma proteção ao brutal regime de Damasco, declarou que o governo dos Estados Unidos continuará conversando sobre a Síria com a China.