quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EUA vão reforçar presença militar na Ásia

05/01/2012 14h28- Atualizado em 05/01/2012 14h28

EUA vão reforçar presença militar na Ásia, promete Obama

Presidente prometeu manter 'superioridade militar' norte-americana.
Ele também disse que país tenta 'virar página' após Iraque e Afeganistão.

Do G1, com agências internacionais
3 comentários
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quinta-feira (5) manter a "superioridade militar" dos UEA no mundo apesar dos necessários cortes orçamentários, ao apresentar a nova estratégia americana de Defesa.

Durante discurso no Pentágono, Obama, que é candidato à reeleição, também destacou a prioridade que ele quer dar de hoje em diante à Ásia, uma "região crucial" onde os Estados Unidos reforçarão sua presença militar no futuro, ao mesmo tempo em que o país "se ocupa de virar a página de uma década de guerra" no Iraque e no Afeganistão.
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa no Pentágono nesta quinta-feira (5) (Foto: AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa no Pentágono nesta quinta-feira (5) (Foto: AP)

Queda de elevador em construção deixa 2 mortos e 4 feridos em MT

05/01/2012 10h27- Atualizado em 05/01/2012 13h04

Queda de elevador em construção deixa 2 mortos e 4 feridos em MT

Trabalhadores caíram de uma altura de aproximadamente 18 metros.
Feridos foram levados para o Pronto-Socorro de Cuiabá.

Iara VilelaDo G1 MT
14 comentários

Elevador despenca de prédio (Foto: Denise Soares/G1)Perícia vai investigar as causas da queda do elevador no prédio em construção (Foto: Denise Soares/G1)
O elevador de um prédio despencou na manhã desta quinta-feira (5) em um canteiro de obras no bairro Quilombo, em Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas estavam no elevador no momento em que ele caiu de uma altura de aproximadamente 18 metros.
Conforme os bombeiros, dois trabalhadores morreram na hora e outros quatro ficaram gravemente feridos. As vítimas foram atendidas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Entre os feridos, dois estavam inconscientes e outros dois tiveram várias fraturas pelo corpo.
Prédio passou por vistoria em dezembro de 2011 (Foto: Denise Soares / G1)Prédio passou por vistoria em dezembro de 2011
(Foto: Denise Soares / G1)
Segundo o tenente Danilo Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o elevador estava muito alto e despencou com rapidez. ''É uma tragédia. Provavelmente o cabo de aço deve ter escapado ou rompido. Só a perícia pode dizer o que aconteceu. Eles caíram do 6º andar, de uma altura de 16 a 18 metros. As estruturas estavam aparentemente normais e a capacidade do elevador é de oito pessoas, suportando até 800 quilos'', detalhou ao G1.
De acordo com outros trabalhadores da obra que estavam no local, a estrutura não apresentou nenhum problema, inclusive tinha sido usada várias vezes na mesma manhã. "O elevador estava normal. Não teve nenhum problema quando subimos. Eu olhei lá de cima e ouvi os gritos", disse Elino Souza, que trabalha na obra há quatro meses.
Em entrevista ao G1, Erli Ribeiro Lavour, que é engenheiro civil da obra, afirmou que o prédio passou por vistoria recentemente, inclusive com liberação da Delegacia do Trabalho. "Foi uma fatalidade. A obra passou por vistoria em dezembro e não foi constatado nada, nenhuma irregularidade. O elevador tinha seis meses de uso", detalhou.
Conforme o engenheiro, 25 pessoas trabalhavam na obra e as seis vítimas usavam todos os equipamentos de segurança necessários. Uma equipe de perícia esteve no local e deve investigar as causas da queda do elevador. A previsão de entrega da obra é dezembro de 2012. O prédio tem atualmente 12 andares e três ainda seriam concluídos.

Estado de saúde dos sobreviventes da queda de elevador em MT é grave

05/01/2012 12h43- Atualizado em 05/01/2012 12h47

Estado de saúde dos sobreviventes da queda de elevador em MT é grave

Seis trabalhadores estavam em elevador de prédio em construção
Dois homens morreram na hora e quatro foram internados em hospital.

Do G1 MT
Comente agora

Prédio passou por vistoria em dezembro de 2011 (Foto: Denise Soares / G1)Prédio passou por vistoria em dezembro de 2011
(Foto: Denise Soares / G1)
É considerado grave o estado de saúde das quatro pessoas que sobreviveram à queda de um elevador na manhã desta quinta-feira (5) em Cuiabá. O acidente foi por volta das 7h30 da manhã, quando o elevador com seis trabalhadores de um prédio ainda em construção despencou de uma altura de 18 metros.
Duas pessoas morreram na hora e outras quatro foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas foram encaminhadas para o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), onde permanecem internadas.
Segundo a unidade hospitalar, os quatro trabalhadores estão em estado grave e internados na ala vermelha do PSMC. Um deles tem o estado de saúde mais delicado, de acordo com o hospital. O homem passou por uma drenagem no tórax e corre risco de morrer.
Ainda conforme o hospital, o caso de um segundo trabalhador inspira cuidados, já que ele apresenta um quadro de confusão mental. Já os outros dois homens não correm risco de morte, eles já receberam pontos nas fraturas e estão sob observação.
Acidente
Segundo o Corpo de Bombeiros, o cabo de aço que sustenta a estrutura pode ter rompido no momento da subida do elevador. Apesar disso, o engenheiro civil da obra informou que o local passou por vistoria em dezembro de 2011 e não apresentou nenhuma irregularidade. O queda do elevador matou o mestre de obras e o operador do elevador. A perícia técnica irá apurar as causas do acidente.

ACONTEU

No RJ, rompimento de dique leva 4 mil a ter de deixar casas
Situação é caótica em bairro de
Campos, diz secretário de Defesa Civil.

'Ninguém está mentindo', 
afirma Kassab (Reprodução/TV Globo)
prédio em sp
'Ninguém está mentindo',
afirma Kassab
Empresa admitiu falha em implosão de prédio.

Homem atira 
nos próprios cães, diz polícia (Rodrigo Mansil / TV TEM)
interior de sp
Homem atira
nos próprios cães, diz polícia
2 morreram e um está internado em clínica.

publicidade
Apenas PR e PMDB demonstram sintonia
Da Reportagem


Faltando cerca de seis meses para as convenções que definirão as candidaturas e coligações às eleições municipais, em Cuiabá os únicos partidos que apresentaram nomes à prefeitura e que parecem já estar em sintonia são o PR e PMDB.

Embora todos os demais afirmem o desejo por eventuais alianças e a simpatia por outras agremiações, nenhum ainda se mostra disposto a abrir mão da indicação de um nome próprio à sucessão do prefeito Chico Galindo (PTB).

O Democratas, por exemplo, que tem como pré-candidato o ex-prefeito da Capital Roberto França, não é descartado como aliado pelo PMDB, que pretende lançar o empresário Dorileo Leal. “Ainda não há uma conversa oficial, mas há uma amizade antiga minha com o França e um bom relacionamento com o senador Jayme Campos”, pondera Dorileo.

O posicionamento é compartilhado pelo presidente do PMDB na Capital, Clóvis Cardoso. Ele afirma o interesse do partido em alianças com as legendas que compõem a base aliada do Governo do Estado. “O DEM fez parte dessa base durante o tempo que teve o secretário José Domingos Fraga”, afirma, em referência ao secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, que deixou o DEM para se filiar ao PSD.

Apesar disso, Cardoso descarta a possibilidade de Dorileo concorrer como vice de França. A atitude é a mesma do lado democrata. Questionado sobre o assunto, Jayme sequer considera a hipótese do ex-prefeito abrir mão de encabeçar uma eventual chapa.

A situação é a mesma nos casos do PSB e PT, embora ambos demonstrem entusiasmo numa aliança. Enquanto o presidente do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, ameniza afirmando ser uma orientação da Executiva Nacional que o partido conquiste a prefeitura da Capital, o vereador Lúdio Cabral (PT) é mais enfático. “Nosso posicionamento é de que o PT precisa ter um candidato próprio. O meu nome está à disposição”, dispara. (LN)

DESTAQUE DO DIA

Mais lidas


Consumo de energia deve crescer 4,5% ao ano na próxima decada


Menores são abusadas após pegar carona


Reeducandos teem até o dia 8 para retornar

Vídeos

O andamento das obras do Arena pantanal

ELEIÇÃO E.U.A

Mitt Romney vence prévia republicana
em Iowa por apenas oito votos

Em agosto 2012, será anunciado o republicano que disputará com Barack Obama
BBC Brasil

Mitt RomneyRick Wilking/Reuters
O pré-candidato republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney, que ganhou a primeira prévia por apenas oito votos

Publicidade

Em uma disputa decidida somente nos últimos minutos da apuração, o pré-candidato republicano Mitt Romney venceu o caucus de Iowa, prévia que abriu o calendário eleitoral americano na noite de terça-feira (3), com uma diferença de apenas oito votos sobre o segundo colocado, Rick Santorum.
Como já indicavam pesquisas divulgadas nos últimos dias, a disputa foi a mais acirrada na história do caucus de Iowa. Até o fim da apuração, ambos os pré-candidatos apareciam praticamente empatados, com 25% dos votos cada.
Veja os adversários de Obama
Disputa está acirrada
Entenda o processo eleitoral
Veja o calendário da eleição presidencial
O resultado oficial foi divulgado somente na madrugada desta quarta-feira (4): Romney conquistou 30.015 votos, e Santorum, 30.007.
O congressista Ron Paul, que também começou a apuração empatado com Romney e Santorum, acabou em terceiro lugar, com 21% dos votos.
A votação em Iowa marca o início de uma maratona de caucus (em que os candidatos são escolhidos em assembleias) e primárias (em que os eleitores votam por meio de cédulas) que irão culminar, em agosto, com o anúncio oficial do candidato republicano que vai concorrer contra o presidente democrata Barack Obama - em busca de um segundo mandato - na eleição presidencial de 6 de novembro.
Antes mesmo da divulgação dos resultados finais, o governador do Texas, Rick Perry, que ficou em quinto lugar, disse que voltaria ao seu Estado para reavaliar a campanha e decidir se continua ou não na disputa.
O próximo desafio dos pré-candidatos republicanos será já na próxima terça-feira (10), na primária de New Hampshire, onde Romney lidera com folga as pesquisas.
Votação
Estima-se que mais de 120 mil eleitores tenham votado nas assembleias realizadas simultaneamente na terça-feira em 1.784 locais - como escolas, bibliotecas, residências e prédios públicos - nos 99 condados de Iowa.
Nessas reuniões, foram eleitos delegados que prometem apoiar nas convenções o candidato escolhido pelos eleitores.
O lugar privilegiado no calendário eleitoral americano faz com que o caucus de Iowa, chamado de o "Primeiro da Nação', receba atenção especial por parte dos candidatos e da imprensa.
Ao longo da campanha, Romney viu vários de seus adversários - Michele Bachman, Rick Perry, Newt Gingrich e o ex-candidato Herman Cain - subirem ao topo das pesquisas de intenção de voto no Estado, para logo em seguida voltarem a cair.
Entre os sete pré-candidatos republicanos com chances de ganhar a indicação do partido, apenas Jon Huntsman decidiu não focar sua campanha em Iowa, partindo direto para New Hampshire.
Calcula-se que os outros seis, somados, tenham percorrido mais de 37 mil quilômetros e investido pelo menos US$ 12,5 milhões (cerca de R$ 22,9 milhões) em propagandas eleitorais no Estado.
A campanha de Romney em Iowa começou modesta, com algumas visitas rápidas, mas na última semana o pré-candidato dedicou atenção total ao Estado, percorrendo quase 2 mil quilômetros.
Santorum, ao contrário, passou os últimos meses concentrado na campanha no Estado, onde visitou todos os 99 condados e realizou quase 400 eventos.
O esforço começou a dar resultados nos últimos dias, com a subida do ex-senador da Pensilvânia ao topo das pesquisas, ao lado do favorito Romney e de Paul.
Teste
Historicamente, o caucus de Iowa é considerado um teste para a viabilidade de uma candidatura, e uma boa colocação no Estado representa um impulso para as prévias seguintes.
Por abrir o calendário eleitoral, a votação no Estado também serve como termômetro do efeito que as campanhas até o momento estão provocando nos eleitores.
No entanto, nem sempre o vencedor em Iowa é o escolhido final do partido.
Na eleição de 2008, Obama venceu o caucus democrata em Iowa e acabou ganhando a indicação do partido e, por fim, a Casa Branca.
Do lado republicano, porém, o caucus de Iowa em 2008 foi vencido pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee. Romney ficou em segundo.
Nenhum dos dois conquistou a nomeação do partido, que foi para o senador John McCain, apesar do modesto quarto lugar na prévia de Iowa.

3ª Guerra a caminho: Irã praticará exercícios militares para FECHAR O ESTREITO DE ORMUZ!

Fonte : JCNWES. BBC de Londres.
40% do petróleo transportado diariamente no mundo circulam por esta passagem marítima
E MAIS: OBAMA PRESSIONA IRÃ A DEVOLVER AVIÃO NÃO TRIPULADO RECENTEMENTE CAPTURADO
O legislador iraniano Parviz Sorouri, membro do Comitê Nacional de Segurança e Política do Parlamento Iraniano, disse à agência de notícias estudantis ISNA: “Em breve iremos executar uma manobra militar para praticar o fechamento do Estreito de Ormuz. Se o mundo quer fazer que a região seja insegura, nós faremos que o mundo seja inseguro.

— Este vídeo não está reproduzindo? Favor reportar para brasilindomavel@gmail.com
Leia reportagem da Associated Press traduzida

Esta declaração não oficial evidencia a escalada de tensões entre Estados Unidos e Irã, que poderá levar a uma guerra com consequências devastadores, inclusive dando início à Terceira Guerra Mundial.
Conheça alguns dos acontecimentos que têm aumentado a escalada de tensões:
O Irã é o próximo objetivo da Nova Ordem Mundial. Mas por uma questão psicológica, de aceitação do público mundial, é preciso que se entenda que o Irã deu o primeiro tiro que iniciará uma guerra total. O que por si só já é uma mentira, pois o Irã está sendo atacado por todos os lados, inclusive por bombardeiros B-2, que estão destruindo suas bases militares e assassinando seus oficiais. A covarde Elite Globalista não tem coragem de iniciar essa guerra se a motivação para tal não for notoriamente atribuída ao Irã. Tudo o que nos separa da Terceira Guerra Mundial é que o Irã revide diretamente.
Por André o’Zaca
REPORTAGEM DA ASSOCIATED PRESS TRADUZIDA
IRÃ DIZ QUE ESTÁ RECUPERANDO DADOS DE AVIÃO NÃO TRIPULADO AMERICANO
By NASSER KARIMI
The Associated Press
Texto original
Teerã, Irã – Especialistas do Irã estão nos estágios finais de recuperação de dados do avião de vigilância não tripulado dos Estados Unidos, capturado pelas forças armadas do país, reportou a TV estatal nesta segunda-feira.
Teerã ostentou a captura do “RQ-170 Sentinel”, uma aeronave ultra-secreta com tecnologia de camuflagem, como uma vitória para o Irã e uma derrota para os Estados Unidos em meio a uma complicada batalha de inteligência e de tecnologia.
O presidente Barack Obama disse na segunda que os EUA estão pressionando o Irã para devolver a aeronave, sobre a qual representantes do governo americano disseram que teria apresentado defeito. Mas um alto comandante da Guarda Revolucionária do Irã disse no domingo que o país não mandaria a aeronave de volta, acrescentando que “ninguém devolve o símbolo de uma agressão.”
O legislador iraniano Parviz Sorouri, membro do Comitê Nacional de Segurança e Política do Parlamento, disse na segunda que a informação extraída será usada para entrar com um processo contra os Estados Unidos pelo que ele chamou de “invasão” por parte do avião não tripulado.
Sorouri também alegou que o Irã tem a capacidade de construir uma cópia do avião não tripulado através de engenharia reversa, mas não elaborou mais sobre este assunto.
A TV estatal transmitiu imagens, nesta quinta, de oficiais militares iranianos inspecionando o que foi identificado como um avião não tripulado. A mídia estatal iraniana tem dito que este avião foi detectado e abatido no leste do país, próximo à fronteira com o Afeganistão.
Oficiais da Guarda Revolucionária, a força militar mais poderosa do Irã, têm alegado que as forças armadas do país abateram a aeronave de vigilância através de uma emboscada eletrônica, causando danos mínimos ao avião.
Representantes americanos dizem que as avaliações da inteligência dos EUA indicam que o Irã não derrubou o avião nem fez uso de eletrônica ou tecnologia cibernética para forçar o avião a descer. Eles argumentam que o avião apresentou um defeito. Os representantes falaram de forma anônima para poderem discutir o programa secreto.
Representantes dos EUA estão preocupados que outros países tenham a capacidade de fazer uso de engenharia reversa para descobrir a composição química da tinta que desvia as ondas de radar ou a sofisticada tecnologia óptica que permite que operadores do avião identifiquem suspeitos de terrorismo a dezenas de milhares de pés de altura.
Eles também estão preocupados que adversários consigam hackear o banco de dados do avião, embora não está claro que algum dado possa ser recuperado. Algumas tecnologias de vigilância permitem que imagens de vídeo sejam transmitidas ao operador do avião no solo sem que haja a necessidade de armazenar boa parte dos dados coletados. E se forem armazenados, os dados estarão criptografados.
Separadamente, em comentários a uma agência de notícias semi-oficial, a ISNA, Sorouri disse que EM BREVE O IRÃ FARÁ UM TREINAMENTO NAVAL PARA PRATICAR O FECHAMENTO DO ESTRATÉGICO ESTREITO DE ORMUZ, na entrada do Golfo Pérsico, o qual serve de passagem para cerca de 40 por cento do petróleo transportado no mundo.
A despeito dos comentários de Sorouri e das ameaças passadas de que o Irã iria fechar a passagem marinha se os EUA ou Israel atacassem as instalações nucleares do Irã, tal exercício não foi oficialmente anunciado.
“O Irã ira fazer do mundo um lugar inseguro se o mundo atacar o Irã”, disse Sorouri.
Ambos Estados Unidos e Israel não descartam uma opção militar contra o controverso programa nuclear do Irã, o qual o Ocidente suspeita que esteja direcionado a construir armas atômicas. O Irã nega a acusação, dizendo que suas atividades nucleares têm propósitos pacíficos, como a geração de energia.
Em outro sinal de que as tensões entre Irã e os EUA estão aumentando, Teerã disse na segunda ter solicitado à Interpol ajuda para prender dois ex-oficiais americanos acusados de dar apoio aos assassinatos de oficiais do Irã.
O procurador do estado iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejehei, disse a repórteres que o Irã apresentou queixas contra o general reformado do exército americano, Jack Keane, e um ex-agente da CIA, Reuel Marc Gerecht.
Ejehei disse que o Irã enviou uma solicitação à Interpol em Paris, de ajuda à perseguição destes dois americanos através de seu escritório em Washington.
O Irã diz que os dois homens insistiram ao governo Obama que usasse ação dissimulada contra o Irã e matasse alguns de seus mais importantes oficiais, incluindo o brigadeiro general Ghassem Soleimani, comandante das Força Quds, a unidade especial de operações em países estrangeiros da Guarda Revolucionária.

O legislador iraniano Parviz Sorouri, membro do Comitê Nacional de Segurança e Política do Parlamento Iraniano, disse à agência de notícias estudantis ISNA: “Em breve iremos executar uma manobra militar para praticar o fechamento do Estreito de Ormuz. Se o mundo quer fazer que a região seja insegura, nós faremos que o mundo seja inseguro.”

Esta entrada foi publicada em Irã, Terceira Guerra Mundial, Tirania e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Reunião termina sem acordo e Polícia Civil do Ceará mantém greve

Reunião termina sem acordo e Polícia Civil do Ceará mantém greve

Policiais civis querem receber equivalente a 60% do salário de delegado.
Resposta do governo foi prometida para esta quinta-feira, diz sindicato.

Giselle DutraDo G1 CE
10 comentários

Policiais civis em greve bloqueiam delegacias. (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Policiais civis em greve bloqueiam delegacias.
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
A reunião entre representantes dos policiais civis com o secretário de Segurança Pública e Defesa, Coronel Francisco Bezerra, para negociar as reivindicações da categoria, na noite desta quarta-feira (4) terminou sem acordo e a Polícia Civil permanece em greve, segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpoci). Durante a reunião, os grevistas foram informados que somente nesta quinta-feira (5) receberão uma resposta do governo do estado. "Não houve nenhum tipo de contraproposta. Nós esperávamos pelo menos isso devido ao tempo que estamos mobilizados", disse a presidente do Sinpoci, Inês Romero.
A Polícia Civil do Ceará paralisou atividades na noite de terça-feira (3), um pouco antes de policiais militares decidirem retornar ao trabalho, na madrugada desta quarta-feira (4). Esta é a terceira paralisação dos policiais civis em seis meses, mas, desta vez, eles afirmam que só voltam a trabalhar após terem as reivindicações atendidas.
Segundo Inês Romero, há cerca de 400 policiais acampados em frente à Delegacia Geral da Polícia Civil, no centro de Fortaleza. De acordo com ela, as reivindicações não mudaram: plano de cargos e carreiras, além de rajuste salarial. "O nosso salário é o menor do Brasil", afirma. Os policiais civis querem que o salário deles seja o equivalente a 60% do salário de um delegado, que atualmente é de R$ 7.500. Atualmente, esse salário representa 30% desse valor. "No entanto, esse valor não é atrelado, apenas estamos usando como parâmetro", explicou a presidente do sindicato.

Segundo o Sinpoci, o secretário informou que vai se reunir com o procurador-geral do estado, Fernando Oliveira, para tratar sobre a pauta levada pela categoria e dará um posicionamento para a diretoria do sindicato até o meio-dia. Participaram da reunião a diretoria do Sinpoci, o delegado-geral da Polícia civil, Carlos Dantas, representantes da Força Sindical do Ceará e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará, Valdetário Monteiro. Monteiro propôs um termo de conduta com datas agendadas para tratar a negociação.
Cerca de 400 policiais estão concentrados em frente à Delegecia Geral da Polícia Civi, diz Inês Romero (com o microfone) (Foto: Sinpoci / Divulgação)Cerca de 400 policiais estão concentrados em frente à Delegecia Geral da Polícia Civi, diz Inês Romero (com o microfone) (Foto: Sinpoci / Divulgação)
Entenda o caso
A primeira paralisação da categoria ocorreu no dia 2 de julho de 2011, mas foi decretada ilegal em 5 de julho pela 6ª Vara da Justiça. A categoria retomou as atividades em 3 de agosto após impasses com a Justiça. Nova paralisação foi realizada em 14 de outubro, mas o movimento, mais uma vez, foi considerado ilegal pela Justiça, fazendo com que os policiais voltassem ao trabalho em 14 de dezembro.

Nas duas primeiras paralisações a categoria permaneceu com 30% do efetivo trabalhando nas delegacias cearenses. Agora, no entanto, segundo informações do Sinpoci, 100% do efetivo policial está orientado a paralisar as atividades.
Polícia Militar
Os policiais militares e bombeiros deixaram gradualmente nesta quarta-feira (4) o prédio da 6ª Companhia do 5º Batalhão para voltar ao expediente e consertaram carros retidos na área. Homens que fazem o patrulhamento em motos foram os primeiros a voltar às ruas. A 6ª Companhia foi o ponto de concentração da categoria na paralisação que começou em 29 de dezembro e terminou nesta quarta com acordo entre governo e PMs.
Durante a paralisação, o governo estadual decretou situação de emergência e solicitou reforço da Força Nacional e Exército, que policiam as ruas desde o réveillon. Fortaleza viveu um dia de 'feriado' nesta terça-feira (3) em que lojas e bancos fecharam as portas em diversos corredores comerciais e três escolas suspenderam aulas com medo de assaltos por causa da falta de policiais nas ruas.