sexta-feira, 18 de maio de 2012

POLITICA

18/05/2012 - 09:30

Pesquisa espontânea revela liderança de Mauro Mendes na disputa; veja quadro completo


Da Redação - Lucas Bólico
Foto: Montagem
Os três melhores colocados na pesquisa: Guilherme Maluf (esq), Mauro Mendes (centro) e Dorileo Leal (dir)
Os três melhores colocados na pesquisa: Guilherme Maluf (esq), Mauro Mendes (centro) e Dorileo Leal (dir)
O quadro da pesquisa espontânea feita pelo Olhar Direto em parceria com a Access Pesquisas mostra que o empresário Mauro Mendes (PSB) obtém uma porcentagem de intenção de votos acachapante sobre os oponentes, em uma situação em que nenhum nome é apresentado ao eleitor e ele tem de escolher um político para votar a prefeito.


Nesta situação, Mendes totaliza 29,38% das intenções, número superior ao de indecisos, que é de 29,23%. Os que optaram por nenhum candidato ou em votar nulo totalizam 18,03% das intenções. Em segundo lugar na pesquisa espontânea aparece o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), com 2,90% das intenções de voto. O resto da porcentagem está pulverizada entre 13 nomes


Em terceiro lugar na espontânea, vem o não candidato a prefeito senador Blairo Maggi (PR), com 2,69%. O empresário Dorileo Leal (PMDB) está logo abaixo do republicano, em quarto lugar, com 2,40%.


O quadro da pesquisa espontânea revela ainda o nome de muitos não candidatos figurando entre os que alcançaram porcentagem de intenções de voto. O recém empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo soma 2,22%. O ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) tem 1,77%. O senador Pedro Taques (PDT) totaliza 1,56%. O deputado estadual Walter Rabello (PSD) tem 1,46% e a ex-senadora Serys Slhessarenko (PT) 1,39%.


O ex-prefeito Roberto França (DEM), que ainda não confirmou a candidatura aparece com 1,19% da preferência do eleitorado. Lúdio Cabral (PT) totaliza 1,16%, o atual prefeito Chico Galindo (PTB) 0,95%. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) também pontuou com 0,79%. Em último colocado apareceu Francisco Vuolo (PR), com 0,66%,


O levantamento realizado pela Access Pesquisas foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT 00034/2012. Mais quadros e possibilidades foram levantados e serão divulgados com exclusividade pelo Olhar Direto.

Metodologia



A pesquisa quantitativa aplicada com a metodologia Survey ouviu nas residências de diferentes bairros cerca de 800 moradores. O método utilizado é empregado em diversas áreas do conhecimento. É uma pesquisa de opinião pública que envolve coleta de dados através de entrevistas aplicadas em uma amostra selecionada da população em estudo.


A sondagem, além de questões ligadas à intenção de votos para a eleição majoritária da capital no pleito eleitoral de 2012, também buscou no seio dos entrevistados manifestações ligadas às diversas áreas administrativas e sociais de Cuiabá.


A Access Pesquisas está sediada em Brasília e atua em diversos Estados. Desde 2004 o instituto é parceiro do Olhar Direto na realização de trabalhos semelhantes em Mato Grosso.



Leia também:

Olhar Direto divulga pesquisa exclusiva de intenção de voto para eleição a prefeito de Cuiabá em 2012

Notícias Relacionadas