segunda-feira, 16 de abril de 2012

RUMO À COPA DO MUNDO

RUMO À COPA DO MUNDO | 16/04/2012 - 10:25

Obras da Copa-2014 em Cuiabá já são visíveis, diz adjunto Padeiro

Glaucia Colognesi


Durante inspeção à obra da ponte sobre o rio Cuiabá na avenida Mário Andreazza, o secretário Eder de Moraes e o adjunto Marcelo Oliveira (à dir.), que assegura que os projetos estão sendo executados dentro do prazo previsto
O secretário-adjunto da Secopa Marcelo Oliveira, o Padeiro, disse que são visíveis as obras preparativas da Grande Cuiabá para o Mundial de 2014. Segundo ele, os projetos de desbloqueio, que serão inaugurados nos próximos dias, são pensados para possibilitar as grandes obras de mobilidade urbana. Até o momento, enfatiza Marcelo Padeiro, já foram lançadas mais de 15 obras, sob a liderança do governador Silval Barbosa e do secretário Eder de Moraes. Ele destacou o asfaltamento da Juliano Costa Marques, que chega até o presídio Carumbé. Também citou a avenida Jurumirim, que deverá estar pronta até final de junho e a ponte da Mário Andreazza, que liga Cuiabá a Várzea Grande e que deverá ser inaugurada agora em maio.
Questionado se há outra obra de igual magnitude como a da Arena Pantanal que esteja sendo realizada em Cuiabá, o secretário-adjunto lista travessia urbana e as mudanças que serão feitas na avenida Miguel Sutil. "As trincheiras nessa avenida já estão com ordem de serviço. O problema hoje é a mobilização das empreiteiras e os canteiros de obras. Os canteiros precisam ter 10 mil metros quadrados e devem ficar próximos às obras", enfatiza Padeiro, que foi secretário de Obras do ex-prefeito da Capital Roberto França.
Na perimetral estão previstas obras de recapeamento asfáltico, drenagem em alguns pontos e a construção de trincheiras nos balões situados na entrada da avenida Mário Andreazza, do Verdão, do Santa Rosa e da Avenida dos Trabalhadores. No trecho entre o centro de eventos do Pantanal até a Mário Andreazza serão necessários 12 meses de obras. Já no itinerário entre o bairro Bela Vista e a avenida Safira serão mais um ano e meio.
Marcelo Padeiro afirma que as próprias autoridades que visitam Cuiabá para conhecer obras e projetos da Copa-2014 fazem questão de passar pela Arena Pantanal, onde está sendo reconstruído o estádio Verdão, orçado em quase R$ 500 milhões. Trata-se de uma obra de grande porte e a que está mais avançada. Além disso, enfatiza Padeiro, foi reconhecida internacionalmente por conta do modo como foi projetada e seria a única do país a ter conquistado a certificação verde.

Secopa possui ônibus envelopado já no clima da Copa em Mato Grosso e o utiliza para transporte de autoridades
Fotos: Edson Rodrigues

Silval sobre Cuiabá-Chapada: Mais importante é a questão ambiental?

16/04/2012 - 10:18

 

Da Redação - Lucas Bólico
“O que é mais importante, a questão ambiental ou as centenas de vidas que são ceifadas nas estradas?”. A provocação é do governador Silval Barbosa (PMDB), que promete ‘lutar’ para duplicar a estrada que liga Cuiabá a Chapada, a MT 251, o quanto antes.

“Quero duplicar até Capada dos Guimarães e vou lutar por isso”, afirma Barbosa. “Essa é uma estrada que causa muitas mortes, ela tem ceifado muitas vidas”, lamenta o peemedebista.

Na ótica de Silval, questões ambientais não podem atravancar obras como essa. “Vou brigar muito por isso [conclusão da duplicação da MT – 251]”, prometeu.

“A questão ambiental é sim muito importante, mas muitas vidas se perderam ali”, completa. O governador lembra que com a Copa, o volume de carros que transita pela rodovia aumentará, oque fará subir também a potencialidade de acidentes.

A primeira etapa das obras de duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães,foi entregue em outubro de 2010. O trecho de 16,7 quilômetros, entre o trevo da Fundação Bradesco e o trevo de Manso.

Máquinas para mutirão de combate a dengue serão entregues hoje

16/04/2012 - 10:10

 

Da Redação - PV
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), entrega nesta segunda-feira (16) para as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande os maquinários que serão usados na limpeza urbana a fim de eliminar os focos do mosquito da dengue. As duas cidades respondem juntas por 40% dos casos da doença em Mato Grosso.

A entrega dos equipamentos será feita oficialmente, às 8 horas, durante reunião do Comitê de Combate a Dengue, que será realizada na Secretaria das Cidades. O Estado está participando dessa força-tarefa atendendo a uma solicitação dos dois municípios, que na semana passada pediram ao Governo do Estado um reforço de maquinários para fazer um grande mutirão de limpeza com o objetivo de reduzir os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Durante reunião realizada dia 10 foi acordado com os municípios que o Estado iria disponibilizar seis caminhões, três pás carregadeiras e uma retroescavadeira para Cuiabá. Em contrapartida o município irá fornecer mais caminhões e pá escavadeira. Para Várzea Grande também serão seis caminhões, duas pás carregadeiras e uma retroescavadeira, que será ofertada pela Funasa. Os equipamentos fornecidos pelo Estado vão para as ruas com adesivos do Governo.

O trabalho das equipes será acompanhado pela da Secretaria das Cidades. Os pontos prioritários onde serão realizadas a limpeza serão apontados pelos dois municípios, que se comprometeram em divulgar durante a reunião de segunda-feira uma lista dos locais por onde o mutirão deverá passar.

A força-tarefa será realizada em Cuiabá e Várzea Grande por um prazo de 60 dias. Durante esse período será coletado o chamado “lixo da dengue”, ou seja, todos os tipos de recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. As retroescavadeiras vão trabalhar também na limpeza dos córregos e todos os locais onde houver água acumulada e que precisa de drenagem.

Ficou acordado ainda que a equipe do mutirão não será responsável pela coleta de lixo convencional, que é da responsabilidade das prefeituras. Depois de feita a limpeza emergencial a manutenção ficará a cargo dos municípios.

O Comitê de Combate à Dengue é formado por representantes da Secretaria de Estado das Cidades, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Defesa Civil do Estado, Defesa Civil de Cuiabá e de Várzea Grande e Ministério Público Estadual (MPE).

Governador Silval Barbosa promove dezenas de oficiais da Polícia Militar

16/04/2012 - 08:37

Policia Militar MT

Governador Silval Barbosa promove dezenas de oficiais da Polícia Militar (Renê Dióz/OD)


De Sinop - Alexandre Alves
O governador Silval Barbosa (PMDB) promoveu dezenas de oficiais da Polícia Militar, com publicações no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (16). São promoções por “merecimento” e por “antiguidade” a coronel, tenente-coronel, major, primeiro-tenente e capitão..

Entre os novos coronéis está Roberson Dias Pereira, que até então era tenente-coronel. Ele atuou nos últimos anos como comandante da Polícia Militar de Primavera do Leste. Também foi um dos integrantes da Equipe Técnica da Comissão Especial do Zoneamento Socioecológico e Econômico (ZSEE) na Assembleia Legislativa.

Quem também salta de tenente-coronel ao posto de coronel é o militar José de Jesus Nunes Cordeiro, que nos últimos anos esteve à frente da Direção de Recursos Humanos da corporação.

Ao posto de tenente-coronel foram promovidos os majores Gilberto Duarte Vitório, Odair Pereira de Moura, Diva Maria de Oliveira Mainardi, Cleber Benedito da Silva, Vanilto Nogueira Fixina.

Na área médica da Polícia Militar, passa a ser coronel médico Juliano Blanco Canavarros e tenente-coronel médico Cleber Benedito da Silva, Sérgio Benedito Ferreira da Costa, Iracema Maria de Queirós.