quinta-feira, 22 de março de 2012

Lei da Ficha Limpa pode "desfalcar" chapa a vereador do PTB em Cuiabá.

em Cuiabá.

Lei da Ficha Limpa pode "desfalcar" chapa a vereador do PTB em Cuiabá.

E-mailImprimirPDF
O PTB pode ser o principal prejudicado com a possível exclusão de vereadores da chapa que vai disputar o pleito deste ano, na Capital, em virtude da aplicação da lei da Ficha Limpa. Se a eleição fosse hoje, teriam problemas para concorrer o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro, e os colegas Néviton Fagundes e Totó César. Os 3 são do PTB do prefeito Chico Galindo. Todos tiveram as contas de campanha reprovadas.
Assim como eles, os demais parlamentares cuiabanos estão desesperados em função da possibilidade de serem barrados na corrida pela reeleição, como os tucanos Lueci Ramos e Paulo Borges, o ex-secretário de Trânsito e Transportes, Edivá Alves (PSD), e o peemedebista Domingos Sávio.
Curiosamente, estes parlamentares tidos por "ficha-sujas" podem ser impedidos de disputar um pleito que se torna mais atrativo porque abre 6 vagas a mais, passando de 19 para 25 cadeiras. A tendência é que Cuiabá tenha mais de 500 candidatos a vereador. Por outro lado, por conta da Ficha Limpa, que impede condenados por órgão colegiado com trânsito em julgado de concorrer, muitos tendem a não ter os registros deferidos pela Justiça Eleitoral.
No caso de Pinheiro, a preocupação é maior, pois ele próprio vinha se articulando para ser bem votado na campanha à reeleição e, de quebra, conquistar pela segunda vez consecutiva o comando da Mesa Diretora, que conta com duodécimo mensal de R$ 2 milhões. Néviton e Totó eram do PRTB e foram cooptados pelo PTB de Galindo. Marcus Fabrício e Clovito são os outros 2 que completam a bancada petebista, que, por enquanto, figuram na lista dos aptos a concorrer ao novo mandato.
13h - Sávio e Néviton garantem estar habilitados a concorrer e negam serem enquadrados na Lei da Ficha Limpa
Domingos Sávio e Néviton Fagundes asseguram que não se enquadram nos dispositivos da lei da Ficha Limpa. Ambos garantem não terem quaisquer pendências, nem mesmo contas reprovadas pelo TRE. Por meio da assessoria, eles informaram que os balancetes foram aprovados pela corte eleitoral. Diante disso, continuam trabalhando na reeleição. Sávio está no 2º mandato consecutivo, tendo assumido pela primeira vez na condição de suplente do PT e, nos pleitos seguintes, conquistado a reeleição. Hoje está no PMDB. Já Néviton foi eleito em 2008 pelo PRTB e depois migrou para o PTB.
nisso está vereador Totó Cesar que pode fica sem disputar.

Toninho diz que Galindo terceirizou hospital sem licitação e quer dados

SAÚDE | 22/03/2012 - 18:24

Toninho diz que Galindo terceirizou hospital sem licitação e quer dados

Patrícia Sanches

A administração do pronto-socorro da Capital será terceirizada a partir de 2 de abril. A denúncia foi feita pelo vereador Toninho de Souza (PDT), durante a sessão ordinária desta quinta (3). Na oportunidade, o parlamentar afirmou que o secretário de Saúde Lamartine Godoy, inclusive, já comunicou o superintendente da unidade Ronaldo Taques sobre a decisão. Toninho questiona o fato do contrato supostamente ter sido assinado sem que licitação, por isso, apresentou um requerimento, que já foi aprovado no plenário, solicitando informações. “Pedi cópia do contrato e do processo licitatório porque, ao que parece, tudo foi feito na calada da noite”, disparou Toninho.
As críticas dele foram endossadas por Lúdio Cabral (PT), pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Os dois usaram a tribuna para exigir esclarecimentos. "É inconstitucional, estão desrespeitando a legislação", reclama Lúdio. Em dezembro do ano passado, os vereadores aprovaram um projeto de lei por meio do qual deram “aval” para que o prefeito Chico Galindo (PTB) entregue a gestão de unidades de saúde a Organizações Sociais de Saúde (OSS). "Votei contra, mas abriram brecha para esse tipo de atitute", pondera Toninho. Já Lúdio reforça que, como a empresa vencedora tem fins lucrativos, o contrato é ilegal.
Conforme informações preliminares, segundo Toninho, a administração da unidade de saúde passa a ficar sob a responsabilidade da IGSR João Laércio Moreira, a mesma que é responsável pela gestão dos hospitais São Mateus e Santa Rosa. O valor do contrado é de R$ 190 mil mensais. “Trata-se de um atestado de incapacidade”, dispara Toninho. Logo em seguida, ele reforça que a prefeitura devia continuar gerindo a unidade.

Lúdio, por sua vez, questiona o fato da empresa ser ligada ao hospital Santa Rosa, que tem o deputado Guilherme Maluf (PSDB) como um de seus proprietários. “Não podemos esquecer que ele é pré-candidato a prefeito”, alfineta. Toninho prefere não polemizar a questão e alega não ser possível saber se Maluf teve algum envolvimento na assinatura do contrato. Procurado pela equipe do RDNews, Maluf não atendeu ou retornou as ligações.
14h26 - Maluf nega ligação com terceirização de PS
O deputado Guilherme Maluf confirmou que a empresa IGSR João Laércio Moreira presta serviços para o hospital Santa Rosa, do qual é proprietário, mas garantiu não ter nada a ver com a negociação entre Galindo e a empresa. "Ela presta serviços para a minha e outras dezenas. Ele (Lúdio) tem que provar o que está dizendo", reagiu Maluf.
Logo em seguida, o parlamentar pondera que sequer estava sabendo da tercerização de parte dos serviços do pronto-socorro. Justamente, por isso, prefere não emitir opinião sobre a decisão do prefeito Chico Galindo. "Eu desconheço. Quando defendi a estadualização da unidade era porque o Estado poderia investir mais recursos, já dessa outra forma eu não sei", frisa.

Após morte de atirador, presidente da França anuncia medidas antiterror

22/03/2012 10h22- Atualizado em 22/03/2012 17h43

Após morte de atirador, presidente da França anuncia medidas antiterror

Sarkozy prometeu punição a apologia ao terrorismo e à violência.
Atirador morreu após invasão da tropa de elite francesa em Toulouse.

Da AFP
30 comentários

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira (22) que deseja instituir medidas penais para reprimir a apologia ao terrorismo ou o apelo ao ódio e à violência na internet, em viagens ou nas prisões.
"Estes delitos serão castigados penalmente", afirmou o presidente em uma declaração à televisão, logo depois da morte do atirador que estava entrincheirado em Toulouse.
"A partir de agora, qualquer pessoa que consultar páginas na internet que promovam a violência será castigada penalmente", afirmou Sarkozy no palácio do Eliseu.
"Qualquer pessoa que se deslocar para o estrangeiro para seguir trabalhos de doutrinamento de ideologias que levam ao terrorismo será castigada penalmente", acrescentou.
"Com o primeiro-ministro (François Fillon), pedi ao ministro da Justiça que realize uma reflexão profunda sobre a propagação destas ideologias no âmbito carcerário", acrescentou.
Força especial RAID, da França, monitora o entorno da casa de  Mohamed Merah (Foto: AP)Força especial RAID, da França, monitora o entorno da casa de Mohamed Merah

Dilma reúne no Planalto 28 dos maiores empresários do país

22/03/2012 13h34- Atualizado em 22/03/2012 17h12

 

Presidente fez encontro para pedir mais investimentos e estimular economia.
Participaram ministros Mantega, Fernando Pimentel e Gilberto Carvalho.

Priscilla MendesDo G1, em Brasília
18 comentários

A presidente Dilma Rousseff, ao lado dos ministros da Fazenda, Guido Mantega (esq.) e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (dir.), em reunião com empresários no Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias / Ag. Brasil)A presidente Dilma Rousseff, ao lado dos ministros da Fazenda, Guido Mantega (esq.) e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (dir.), em reunião com empresários no Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias / Ag. Brasil)
A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta quinta-feira (22) no Palácio do Planalto com um grupo de 28 dos maiores empresários e banqueiros do país para um encontro com a finalidade de discutir o investimento da indústria no setor produtivo do país.
EMPRESÁRIOS COM DILMA
NomeEmpresa
Alberto Borges Caramuru
Amarílio Proença J.Macedo
André Esteves BTG Pactual
Antonio Carlos da Silva Grupo Simões
Carlos Sanchez EMS
Cledorvino Belini Fiat
Daniel Feffer Suzano
Eike Batista EBX
Frederico Curado Embraer
Ivo Rosset ramo têxtil
João Castro Neves Ambev
Joesley Batista Friboi
Jorge Gerdau Gerdau
José Martins Marcopolo
Josué Gomes Coteminas
Lázaro Brandão Bradesco
Luiz Nascimento Camargo Corrêa
Luiz Trabucco Bradesco
Luiza Trajano Magazine Luiza
Marcelo Odebrecht Odebrecht
Murilo Azevedo Vale
Otávio Azevedo Andrade Gutierrez
Paulo Skaf Fiesp
Paulo Tigre Tigre
Pedro Passos Natura
Ricardo Steinbruch CSN
Roberto Setúbal Itaú
Robson Andrade Conf. Nac. da Indústria
Fonte: lista de presença informada pelo Palácio do Planalto
O encontro durou pouco mais de três horas e meia - começou às 10h40 e terminou por volta das 14h. Teve a presença dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.
O Planalto convidou representantes das principais empresas brasileiras do ramo têxtil, de transportes, infraestrutura, indústria siderúrgica, construção civil, varejo, agronegócio e automóveis, além de bancos privados.
A presidente chamou os empresários para pedir mais investimentos, especialmente na área de infraestrutura. A economia brasileira registrou crescimento de 2,7% em 2011, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no início do mês.
Por setores, a indústria respondeu por 1,6% do crescimento do PIB, atrás de serviços (2,7%) e agropecuária (3,9%). O ministro da Fazenda vem dizendo que o governo pretende aumentar em 20% o investimento neste ano.
Dilma também discutiu demandas das centrais sindicais dos trabalhadores, que se reuniram com ela na semana passada e cobraram, entre outros pontos, a isenção do Imposto de Renda na Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e abono salarial; aumento das aposentadorias e fim do fator previdenciário.
Por outro lado, o setor industrial deveria apresentar suas demandas, como desoneração tributária, menor taxa de juros e medidas para conter a valorização do real.

Cuiabá sofre goleada e é eliminado da Copa do Brasil

22/03/2012 - 09h42

               
Futebolpress
A Portuguesa deu um chega para lá na crise e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil, mas a classificação não foi tão fácil quanto parece. Nesta quarta-feira, a Lusa goleou o Cuiabá-MT, por 4 a 0, no Canindé, na partida de volta da primeira fase. Os três últimos gols foram marcados a partir dos 39 minutos do segundo tempo.
Diego Souza, Ananias e Danilo, duas vezes, marcaram para a Portuguesa, que agora enfrenta o Juventude na segunda fase, mas a data do primeiro confronto ainda não está definida. O jogo realizado em Cuiabá havia terminado empatado por 1 a 1.
Atraso...
O confronto entre Portuguesa e Cuiabá-MT começou com uma hora de atraso, devido a falta de energia na zona norte de São Paulo. Tudo isso aconteceu por causa de sacos de lixo que foram atirados na fiação elétrica. Às 19h30, os refletores do estádio ainda não haviam sido atendidos e a Eletropaulo, empresa responsável por distribuir energia elétrica, procurava resolver o problema.
Começo bom e com muitas chances
A Portuguesa precisava da vitória para garantir a classificação e afastar um pouco da crise que ronda o Canindé. Por isso, partiu para cima e quase abriu o placar no primeiro minuto. Henrique cobrou falta para dentro da área e Ricardo Jesus cabeceou mal, perdendo grande chance. O Cuiabá errava muitos passes e por isso não conseguia chegar com perigo ao gol defendido por Rodrigo Calaça.
A primeira chance do Dourado veio aos dez minutos. Bogé invadiu a área, trombou com os adversários e finalizou fraco. Rodrigo Calaça defendeu e a zaga da Lusa aliviou o perigo. O time matogrossense cresceu na partida e perdeu mais uma grande chance. Após descida rápida, Leandro Cearense recebeu dentro da área, mas na hora da finalização pegou embaixo da bola e mandou por cima.
A resposta da Portuguesa veio aos 20. Henrique fez grande jogada individual, passou por dois marcadores e cruzou na cabeça de Ricardo Jesus, que mandou na trave. Gatti apenas observou. Os dois times buscavam o gol a todo momento e criavam boas chances. Bogé bateu para boa defesa de Calaça e depois Ananias fez grande jogada individual, bateu cruzado e por muito pouco Diego Souza não conseguiu completar de carrinho.
O placar quase foi aberto aos 30 minutos. Ricardo Jesus recebeu de Diego Souza e arriscou da entrada da área, mas mandou para fora. Na sequência, Guilherme "sambou" em cima do zagueiro e soltou a bomba. Gatti fez boa defesa e garantiu o empate parcial. Um pouco melhor em campo, a Lusa abriu o placar aos 45 minutos. Ivan recebeu de Ananias e fez grande jogada individual na esquerda, cruzando na cabeça de Diego Souza. A bola tocou na trave e entrou.
Lusa liquida o jogo
No primeiro grande lance de perigo da etapa final, a Portuguesa quase marcou o segundo. Luís Ricardo avançou em velocidade, deixou três marcadores para trás e na hora de marcar um golaço, bateu no travessão. Na sequência, Léo Silva dominou e soltou a bomba de fora da área. Gatti fez grande defesa e impediu que a Lusa ampliasse o placar, complicando ainda mais a vida do Cuiabá.
Diferente da etapa inicial, quando os dois times criaram boas chances, a Portuguesa era muito melhor no segundo tempo. Ricardo Jesus recebeu passe, dominou e bateu de virada, para fora. Aos poucos, o Cuiabá passou a se soltar e buscar o gol de empate, que levaria a decisão para os pênaltis. Já a Lusa quase matou o jogo em um contra-ataque.
Ananias recebeu dentro da área e bateu cruzado. A bola tinha endereço certo, mas Bogé salvou em cima da linha e impediu o segundo gol da Lusa. Aos 26 minutos, Fernando soltou a bomba em cobrança de falta e a bola desviou em Rogério, indo para escanteio. Na cobrança de Daniel, Lombardi cabeceou e Rodrigo Calaça fez grande defesa.
Em um contra-ataque fulminante, a Portuguesa garantiu a classificação aos 39 minutos. Luís Ricardo desceu com velocidade e cruzou rasteiro para Ananias, que, na marca do pênalti, bateu sem chances para Gatti. Dois minutos depois, Ivan fez boa jogada pela esquerda e mandou para a área. Danilo aproveitou falha da zaga adversária e subiu livre, cabeceando para as redes. O atacante voltaria a balançar as redes aos 43. Jean Motta levantou para a área e Danilo cabeceou sem chances para o goleiro adversário.

Política / INFRAESTRUTURA

22.03.2012 | 08h32 - Atualizado em 22.03.2012 | 08h39
Tamanho do texto A- A+

Ministério dos Transportes garante duplicação de trecho da BR-163

Até abril será licitada duplicação de 300 km entre Rondonópolis e Rosário Oeste

H. Pradera
Clique para ampliar
Governador Silval Barbosa foi recebido em audiência pelo ministro Paulo Passos (Transportes)
CAROLINE LANHI/ ARLINDO TEIXEIRA
DA SECOM MT
A duplicação da BR-163, entre Rondonópolis e Rosário Oeste, deverá ser licitada até o final de abril, afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Passos, na quarta-feira (21), em audiência com o governador Silval Barbosa. O encontro aconteceu em Brasília-DF, no Ministério dos Transportes, para tratar de diferentes obras em Mato Grosso.
O trecho a ser duplicado tem aproximadamente 300 quilômetros de extensão. A previsão é que sejam investidos R$ 1,2 bilhão, quantia que pode mudar, já que o projeto ainda está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). “O ministro nos garantiu que até final de abril os editais estarão na praça para licitação e que até o mês de junho, deverá ser emitida a ordem de serviço para a empresa vencedora”, reiterou o governador.
Além de confirmar a duplicação da BR-163, disse Silval Barbosa, o ministro dos transportes afirmou que Mato Grosso não perderá nenhum recurso das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assim como destacou a ministra de Planejamento, Mirian Belchior, e o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto. “Corte em recursos para essas obras em Mato Grosso estão fora de cogitação”, frisou Passos.
Diante das notícias, o governador Silval Barbosa analisou como positiva a ida à capital Federal. “Saímos de Brasília com total segurança. Todos asseguraram que o que foi estabelecido para o Estado será cumprido”, concluiu.
Na avaliação do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, a audiência no Ministério dos Transportes foi fundamental para acelerar o processo das obras e acompanhar os trabalhos para que não haja prejuízo na continuidade destes. “Além da BR-163, os trabalhos nas rodovias federais 158 e 242, em Mato Grosso, são obras de logística estratégicas para o escoamento da produção do Estado”, finalizou.
Também participou da audiência o deputado federal Wellington Fagundes.

Menor sem carteira pega moto para comprar pão, bate em carro parado na Miguel Sutil e tem fratura exposta

Da Redação - Lucas Bólico
Menor sem carteira pega moto para comprar pão, bate em carro parado na Miguel Sutil e tem fratura exposta
Um jovem de 17 anos teve uma fratura exposta na perna direita e outras lesões nos braços após um acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (22) na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Sem habilitação, o rapaz bateu a Honda Biz que pilotava na traseira de um carro parado.

De acordo com Márcio Ribeiro Pedrosa, 31, o motorista do veículo Corsa que estava parado e apenas sentiu o impacto da batida, familiares do jovem que saiu ferido avisaram que o rapaz saiu de manhã apenas para comprar pão e na volta para casa acabou provocando o acidente.

O impacto da violência foi tamanho que deslocou mais de 50 centímetros o Corsa que estava com o freio de mão acionado. “O que mais me impressionou foi que o carro foi arrastado”, disse o motorista que estava estacionado.

Além das lesões sofridas pelo piloto da motocicleta, o acidente também obrigou o motorista do Corsa a adiar uma bateria de exames pela qual a mãe passaria pela manhã. “Ela está com câncer e nós íamos para lá agora para fazer os exames”, contou.

A moto ficou com a parte superior destruída. O escapamento e o eixo traseiro do Corsa também foram quebrados no acidente. De acordo com testemunhas, a batida aconteceu entre 7h30 e 8h, período de grande trafego de na Miguel Sutil. O transito ficou engarrafado por mais de 40 minutos.

PF vai atuar com TRE no combate a propaganda extemporânea

22/03/2012 - 09:30

 

Da Redação - Julia Munhoz
Foto: ReproduçãoDesembargador Rui Ramos - presidente do TRE/MT Desembargador Rui Ramos - presidente do TRE/MT
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já tem mobilizado as equipes que atuam no combate as propagandas extemporâneas – antes do período permitido para as eleições. Segundo o presidente da Corte, desembargador Rui Ramos, a Polícia Federal também irá auxiliar nos trabalhos de investigação.

O desembargador explicou durante entrevista ao Olhar Direto, que a Justiça Eleitoral já tem observados as recentes aparições de adesivos em carros e alguns outdoors. “Evidentemente nós (TRE) já temos acompanhado na medida do possível. Temos observado um ou outro caso, mas não podemos dizer se é efetivamente”.

Rui Ramos ressalta que como as eleições só ocorrerão em outubro ainda seria muito cedo para afirmar que já existem candidatos fazendo propaganda antes do período previsto pela legislação. “Vamos combater as campanhas fora de época junto com a Polícia Federal, assim que constatarmos casos mais concretos as equipes vão sair com máquinas nas ruas fotografando”.

Conforme o calendário eleitoral deste ano divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir do dia 26 de maio será permitido ao candidato realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, porém ainda será vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos.

A propaganda eleitoral só começa efetivamente no dia 6 de julho, quando, segundo o TSE, será permitida a propaganda eleitoral e os candidatos, partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, bem como a realização de comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas.

No mesmo dia os postulantes também poderão iniciar propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga

Pré-candidato do PT, Lúdio promete rescindir a concessão da Sanecap

Da Redação - Renê Dióz
Foto: Renê Dióz/ODPré-candidato do PT, Lúdio promete rescindir a concessão da Sanecap
O vereador Lúdio Cabral foi anunciado oficialmente na tarde desta quarta-feira (21) como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Cuiabá neste ano.

Apoiado por figuras petistas como o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil e pelo deputado estadual Alexandre César, o vereador se lança à empreitada com a promessa de rescindir o contrato de concessão da Sanecap como primeiro ato à frente do Palácio Alencastro.

Usando o espaço do auditório Licínio Monteiro da Assembléia Legislativa nesta tarde, Lúdio se apresentou à imprensa como pré-candidato e assegurou que reverterá a concessão da Sanecap.

“No dia primeiro de janeiro, Cuiabá terá uma política pública de saneamento”, declarou, antevendo também um embate judicial consequente da quebra do contrato de concessão para se discutir o valor da multa rescisória.

Para o vereador, na condição de empresa pública a Sanecap só não funcionou a contento até hoje porque esteve à mercê de interesses que a transformaram num grande cabide de empregos, onde cargos de comando foram ocupados por pessoas sem a menor qualificação técnica, onde os trabalhadores foram desrespeitados em seus direitos e a verba pública mal aplicada.

Crítico da concessão da Sanecap e atuante quase que solitário na oposição dentro da Câmara Municipal, Lúdio detém porção significativa dos apoios e correntes dentro do partido e desponta como uma alternativa para viabilizar a retomada da unidade e do poder da sigla em Mato Grosso (com desdobramentos na eleição interna em 2013 e com vistas a 2014).

Articulações
Porém, o nome do vereador – o primeiro a se propor como pré-candidato do PT – ainda precisa passar pelo crivo do intrincado processo interno de escolha da melhor tática eleitoral e, na sequência, de apontamento do melhor nome para a disputa.

Primeiramente, no próximo fim de semana, o diretório municipal do PT se reúne para debater a estratégia eleitoral do partido. Três chapas defendem teses concorrentes de táticas para conquistar a Prefeitura.

A chapa de Lúdio, “Unidade e Protagonismo Agora”, defende a candidatura própria da sigla com a escolha de um nome pré-candidato; congrega cinco coletivos e cerca de 65% dos filiados na Capital.

A chapa da Articulação de Esquerda, da ex-senadora Serys Slhessarenko, defende a tese aberta – candidatura própria (sem apresentar nome) ou apoio do partido a algum nome de partido aliado. Já a tese da Militância Socialista, da vereadora Enelinda, defende a candidatura própria, mas sem apontar nome.

Essas chapas defenderão suas teses e disputarão os votos dos mais de 5,6 mil filiados do PT em Cuiabá no próximo dia 15 de abril. De acordo com o número de votos que cada chapa obtiver, proporcionalmente serão instituídos delegados para cada uma.

São eles que decidirão no dia 22 de abril, finalmente, a estratégia do PT para a eleição municipal (se o partido terá candidato ou não).

Caso não haja consenso, será aberto um calendário com prazo para inscrição de pré-candidaturas. Até os dez primeiros dias de junho o partido tomará a decisão final num encontro municipal

PPS reafirma apoio a Mauro Mendes e quer DEM em 'blocão' de oposição

Da Redação - Laura Petraglia
O vice-presidente municipal do Partido Popular Socialista (PPS), João Batista, afirmou que a sigla não tem a intenção de deixar o Movimento Mato Grosso Muito Mais, blocão composto pelos partidos PDT, PSB, PPS e PV, que dá sustentação e apoio à pré-candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) à prefeitura da capital.

Em contraponto à fontes do Olhar Direto, que afirmaram que em uma reunião realizada na noite desta terça-feira (20) a sigla teria sentado com o Democratas e tratado de uma possível aliança entre os dois partidos, João explicou que o encontro se deu para tratar de políticas públicas para Cuiabá e da possível formação de um blocão de oposição.

“Nem o Dem, nem o PPS possuem candidatos à prefeitura de Cuiabá. O apoio do PPS ainda é para a candidatura do empresário Mauro Mendes. Assim como sentamos com o Democratas ontem, vamos sentar com mais siglas que possam integrar esse blocão de oposição a essa situação tenebrosa que Cuiabá chegou”, argumentou.

Segundo João, o PPS quer promover um fórum de debates com a sociedade civil e organizada sobre o que pode ser feito para que Cuiabá saia do ‘buraco’. “Estamos vislumbrando um pacto futuro de oposição e vamos continuar conversando com as siglas que se opões à gestão atual”, finalizou.

Leia também:

PPS abre conversações com o DEM e pode esfriar candidatura de Mauro Mendes

Eleição 2012

VÁRZEA GRANDE | 22/03/2012 - 06:40

Jayme quer a vereador empresários, 2 ex-deputados e até ex-adversária

Romilson Dourado


Como o DEM não tem um vereador em VG e precisa reforçar nome de Lucimar Campos à prefeita, o senador Jayme Campos já escalou políticos da velha guarda, como os ex-deputados Zilda Pereira e José Carlos de Freitas para disputar vaga na Câmara
O senador Jayme Campos começou a jogar pesado para não só eleger a esposa Lucimar Campos à prefeita, como recompor, nas urnas de outubro, a bancada do DEM na Câmara Municipal de Várzea Grande. Para se ter ideia, vão integrar a chapa própria de postulantes à vaga de vereador os ex-deputados estaduais José Carlos de Freitas e Zilda Pereira Leite, que nos anos 90 era adversária ferrenha dos irmãos Júlio e Jayme, além de empresários, como Wilson de Oliveira, o Grafite, que queria concorrer a prefeito, e o ex-vereador João Tertuliano de Barros, o Joãozito de Barros.
Jayme partiu para a tática do convencimento à velha guarda da política até junto ao ex-técnico do Operário, Antônio Gomes, o Totinha, tio do presidente da Câmara, vereador Maninho de Barros, que trocou o DEM pelo PSD. Os Campos querem também dificultar o projeto de reeleição de Maninho, filho do conselheiro aposentado Branco de Barros. Totinha, por enquanto, não aceitou entrar na lista de possíveis candidatos. A relação dos Campos com os Barros está estremecida desde a saída de Maninho do DEM.
Ex-prefeito por três mandatos, Jayme Campos está inconformado por causa da perda de representante do Democratas na Câmara Municipal. Em 2008, o seu partido elegeu 4 dos 13 vereadores, sendo eles Baiano Pereira, Chico Curvo, Maninho e Isabela Guimarães. No ano passado, todos abandonaram o grupo do senador e migraram para o recém-criado PSD do prefeito Tião da Zaeli. Seguiram o mesmo destino os suplentes e que tiveram passaram pela câmara Edil Moreira e Eucaris Terezinha. Hoje o Democratas não conta com um vereador.
Nas eleições deste ano, o legislativo várzea-grandense terá 8 cadeiras a mais, saltando de 13 para 21. Isso está motivando vários nomes a entrar no páreo. Jayme disse em reunião com os pré-candidatos que é uma questão de honra o partido reconquistar espaço. Avisa que terá uma chapa forte, como nunca vista na história dos 145 anos de fundação do município. Em verdade, são políticos da velha guarda que ocuparam diferentes mandatos. José Carlos de Freitas, por exemplo, foi vice-prefeito e deputado estadual. Zilda respondeu como secretária de Educação de Várzea Grande, foi deputada estadual e candidata à prefeita. Joãozinho também exerceu mandato de vereador. A exemplo da eleição passada, Wilson Grafite vinha sendo cogitado para disputa a prefeito e, como o DEM atropelou etapas e já decidiu por lançar Lucimar Campos, o empresário agora vai se contentar com candidatura de vereador.