quinta-feira, 22 de março de 2012

Eleição 2012

VÁRZEA GRANDE | 22/03/2012 - 06:40

Jayme quer a vereador empresários, 2 ex-deputados e até ex-adversária

Romilson Dourado


Como o DEM não tem um vereador em VG e precisa reforçar nome de Lucimar Campos à prefeita, o senador Jayme Campos já escalou políticos da velha guarda, como os ex-deputados Zilda Pereira e José Carlos de Freitas para disputar vaga na Câmara
O senador Jayme Campos começou a jogar pesado para não só eleger a esposa Lucimar Campos à prefeita, como recompor, nas urnas de outubro, a bancada do DEM na Câmara Municipal de Várzea Grande. Para se ter ideia, vão integrar a chapa própria de postulantes à vaga de vereador os ex-deputados estaduais José Carlos de Freitas e Zilda Pereira Leite, que nos anos 90 era adversária ferrenha dos irmãos Júlio e Jayme, além de empresários, como Wilson de Oliveira, o Grafite, que queria concorrer a prefeito, e o ex-vereador João Tertuliano de Barros, o Joãozito de Barros.
Jayme partiu para a tática do convencimento à velha guarda da política até junto ao ex-técnico do Operário, Antônio Gomes, o Totinha, tio do presidente da Câmara, vereador Maninho de Barros, que trocou o DEM pelo PSD. Os Campos querem também dificultar o projeto de reeleição de Maninho, filho do conselheiro aposentado Branco de Barros. Totinha, por enquanto, não aceitou entrar na lista de possíveis candidatos. A relação dos Campos com os Barros está estremecida desde a saída de Maninho do DEM.
Ex-prefeito por três mandatos, Jayme Campos está inconformado por causa da perda de representante do Democratas na Câmara Municipal. Em 2008, o seu partido elegeu 4 dos 13 vereadores, sendo eles Baiano Pereira, Chico Curvo, Maninho e Isabela Guimarães. No ano passado, todos abandonaram o grupo do senador e migraram para o recém-criado PSD do prefeito Tião da Zaeli. Seguiram o mesmo destino os suplentes e que tiveram passaram pela câmara Edil Moreira e Eucaris Terezinha. Hoje o Democratas não conta com um vereador.
Nas eleições deste ano, o legislativo várzea-grandense terá 8 cadeiras a mais, saltando de 13 para 21. Isso está motivando vários nomes a entrar no páreo. Jayme disse em reunião com os pré-candidatos que é uma questão de honra o partido reconquistar espaço. Avisa que terá uma chapa forte, como nunca vista na história dos 145 anos de fundação do município. Em verdade, são políticos da velha guarda que ocuparam diferentes mandatos. José Carlos de Freitas, por exemplo, foi vice-prefeito e deputado estadual. Zilda respondeu como secretária de Educação de Várzea Grande, foi deputada estadual e candidata à prefeita. Joãozinho também exerceu mandato de vereador. A exemplo da eleição passada, Wilson Grafite vinha sendo cogitado para disputa a prefeito e, como o DEM atropelou etapas e já decidiu por lançar Lucimar Campos, o empresário agora vai se contentar com candidatura de vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário