quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dilma manifesta solidariedade às vítimas de desabamento no Rio

26/01/2012 16h55- Atualizado em 26/01/2012 17h11

Dilma manifesta solidariedade às vítimas de desabamento no Rio

'Me solidarizo [...] principalmente com as famílias', afirmou presidente no RS.
Ela assinou acordo para pagamento de dívida de companhia estadual.

Do G1, em Brasília e em Porto Alegre
Comente agora

A presidente Dilma Rousseff manifestou nesta quinta (26), em Porto Alegre, solidariedade com as vítimas do acidente em que prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro.
"Me solidarizo com a população do Rio de Janeiro, principalmente com as famílias daquelas pessoas que foram atingidas por essa catástrofe, que foi a derrubada do edifício e depois dos outros dois. Tenho certeza, um local em que a população gaúcha se une a mim para se solidarizar com a população carioca", afirmou durante solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A presidente fez a afirmação após assinatura de um acordo para o pagamento de uma dívida bilionária da União com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul.
A presidente Dilma Rousseff, durante solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (26). (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)A presidente Dilma Rousseff, durante solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (26). (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Ela disse que acompanhou as ações de ajuda junto com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, nesta quinta.
"Transmiti a eles também meus sentimentos e minhas esperanças que as pessoas sobrevivam e que sejam encontradas com vida após esse esforço de encontrar aqueles que estão soterrados", afirmou.
tópicos:
veja também

desabamento no Rio

25/01/2012 22h48- Atualizado em 26/01/2012 15h00

Infográfico: desabamento no Rio

14 comentários

Mapa desabamento no Centro do Rio, com serviço de resgate (Foto: Arte G1)

Padre Antônio Maria é feito refém em invasão de mosteiro em Jacareí

26/01/2012 12h13- Atualizado em 26/01/2012 12h24

Padre Antônio Maria é feito refém em invasão de mosteiro em Jacareí

Suspeitos fugiram com dois carros, aparelhos eletrônicos e dinheiro.
Padre disse que abraçou assaltante.

Do G1 SP, com informações do VNews
1 comentário

Padre Antonio Maria foi prestar solidariedade a Roberto Carlos (Foto: Mario Barra/G1)Padre Antonio Maria foi amarrado pelos ladrões
(Foto: Arquivo/G1)
O padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor, estava no grupo feito refém durante a invasão ao Mosteiro Karim, em Jacareí, no interior paulista, na noite desta quarta-feira (25). Os criminosos entraram no local e renderam cerca de 15 pessoas, incluindo o padre, freiras, jovens adotados e o caseiro do local. O grupo fugiu levando eletrônicos, dois carros e dinheiro. Ninguém havia sido preso até o final da manhã desta quinta-feira (26).
“Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei 'meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade'. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada”, contou o padre.
Logo após ser desamarrado, o sacerdote disse a um dos criminosos que iria rezar por ele. "Eu falei 'eu sei que não vai dizer teu nome, mas eu quero dizer que eu vou rezar muito por você, por vocês, vai falar isso para os teus amigos'. E eu fiquei lá conversando com ele e disse até 'eu quero te dar um abraço', e eu abracei ele e ele me abraçou”, disse.
Invasão
A freira Rosane dos Santos Coelho disse que não ficou nervosa quando se deparou com o grupo armado no terreno do estabelecimento. “Minha reação foi de tranquilidade. A gente passando serenidade faz com que eles [os criminosos] fiquem mais calmos”, disse a irmã ao G1 na manhã desta quinta.
Segundo a freira, cerca de sete homens armados entraram no terreno do mosteiro por volta das 23h desta quarta. Primeiramente, o grupo rendeu o caseiro, o padre e três jovens adotados que ficam em casas separadas do prédio principal. Depois, segundo a freira, uma parte do grupo foi até o mosteiro com um dos jovens. “Ele [jovem adotado] falou que o padre estava passando mal. Quando abri a porta para levar remédios, os assaltantes me abordaram”, contou.
De acordo com irmã Rosane, os homens armados levaram as freiras que estavam no prédio, o caseiro, o padre e os jovens para um quarto do mosteiro, em um grupo de cerca de 15 pessoas. O padre e o caseiro ficaram amarrados com as mãos nas costas. “Depois eles pediram para que apontássemos os quartos e vasculharam todo o mosteiro”, disse.
De acordo com o delegado Talis Prado Pinto, da Delegacia Seccional de Jacareí, o grupo levou dois carros que estavam no terreno, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Os assaltantes deixaram o terreno por volta das 2h.
Segundo irmã Rosane, um assalto semelhante aconteceu no mosteiro há cerca de dois anos. Ela afirma que o terreno não é murado, mas protegido apenas por uma cerca fácil de ser ultrapassada. “Nós estamos tentando buscar ajuda com a polícia, pois não temos renda fixa para fazer uma segurança maior. Mas vamos ver o que Deus vai providenciar”, disse.

Desabamento no Rio

Desabamento no Rio

Cobertura do desmoronamento de três prédios no Centro da cidade

O FIM ESTÁ PROXIMO ?

A Terra foi atingida dia (24/01/2012) pela maior tempestade solar dos últimos 7 anos


Imagem do Sol capturada pela sonda SDO (Solar Dynamics Observatory) em 23/01/2012 - 04h11min. A região mais brilhante (acima, à direita) é a número 1402 de onde se originou a explosão. Crédito: SDO
Está previsto que uma potente erupção solar descarregue enormes quantidades de partículas ionizadas sobre o campo magnético da Terra a partir de hoje, resultado da maior tempestade solar desde 2005 que prossegue em andamento no Sol.
De acordo com o site Spaceweather.com, às primeiras horas da madrugada de 23 de Janeiro (03h59min UT), a sonda SDO (Solar Dynamics Observatory) da NASA detectou um violento flash ultravioleta gerado por uma erupção solar.
A sonda GOES-15, operada pela NOAA, capturou esta imagem em raios-X de uma gigantesca tempestade solar em 23 de Janeiro de 2012. Crédito: NOAA
A protuberância solar surgiu a partir da mancha solar número 1402, uma região do Sol que ultimamente tem estado cada vez mais ativa. Vários satélites, incluindo a SDO, as sondas SOHO e a STEREO estão acompanhando esta poderosa atividade solar.
Segundo os especialistas do SWPC (Space Weather Prediction Center), uma divisão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), espera-se que uma torrente de partículas carregadas expelidas pela proeminência solar de 23/01 atinjam a Terra pelas 12 horas de hoje (24/jan – hora do Brasil/Rio de Janeiro).


Medidas preventivas

A NOAA diz que esta é a tempestade solar mais forte desde maio de 2005 e, como precaução, espera-se que os vôos polares aqui na Terra sejam redirecionados, afirmou Kathy Sullivan, diretor da entidade.
Os cientistas chamam estas explosões eletromagnéticas de “Ejeções de Massa Coronal” (EMCs) e são estudadas de perto porque podem produzir tempestades geomagnéticas potencialmente perigosas quando as partículas carregadas chegam às linhas do campo magnético da Terra.
Além de gerarem espetáculos aurorais mais fortes do que o normal, as tempestades solares apontadas diretamente para a Terra podem gerar uma tempestade geomagnética e assim perturbar satélites em órbita, provocar interferências globais nas comunicações e avariar outras infraestruturas elétricas e eletrônicas.
A Spaceweather.com em um alerta relatou:
Existem poucas dúvidas de que a nuvem de plasma se dirige para a Terra. Uma inspeção preliminar de imagens obtidas pela SOHO/STEREO sugerem que a EMC irá provocar uma forte interação com o campo magnético da Terra entre 24 e 25 de janeiro de 2012 à medida que navega, em sua maior parte, para norte do nosso planeta.
A proeminência solar de domingo foi avaliada como uma erupção de classe M9, o que a colocou muito perto de ser classificada como uma erupção de classe X, o tipo mais forte de tempestade solar. As tempestades de classe M são poderosas porém médias, enquanto as de classe C são bem mais fracas.

A Estação Espacial Internacional não sofrerá efeitos…

A NASA estuda constantemente as condições meteorológicas espaciais em ordem a determinar potenciais perigos para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Com base na investigação da agência, a porta-voz Kelly Humphries da NASA afirmou que os seis atuais habitantes do posto avançado orbital não correm nenhum risco. Kelly afirmou:
Os controladores de vôo investigaram as previsões meteorológicas da proeminência e concluíram que não deverão existir efeitos adversos. Assim, não será necessário tomar medidas especificas para proteger a tripulação da ISS.
SDO (AIA 193) capturou esta imagem de uma proeminência solar de classe M9 entrando em erupção no hemisfério norte do Sol às 03:49 de 23 de janeiro de 2012, apenas 4 dias depois uma outra poderosa EMC ter gerado grandes auroras no dia 22. Espera-se mais atividade geomagnética para dia 24/01/2012.
Na semana passada, outro grupo de manchas solares gerou ejeções de classe M e os cientistas da SDO disseram que estes tipos de proeminências ocorrem quase que diariamente à medida que o Sol lentamente roda esta região na direção da Terra.
A atividade solar aumenta e diminui segundo um ciclo médio que dura em torno de 11 (±2) anos. Atualmente, o Sol encontra-se no meio do Ciclo Solar 24 e espera-se que a atividade aumente gradualmente até o atingir máximo solar previsto para ocorrer em 2013.

Fontes

SpaceWeather.com (23/01/2012): ALMOST-X FLARE AND CME
._._.

ESPORTE

Quinta, 26 de janeiro de 2012, 03h00
NA HORA CERTA

Mixto reage derrotando Vila

Gostou do conteúdo então divulgue


Luiz Esmael / Da Redação
O Mixto se reabilitou em tempo no Campeonato Mato-grossense. Jogando diante de sua torcida, o Alvinegro da Vargas fez valer o fator casa e venceu o Vila Aurora de 2 a 0, ontem à noite, no Dutrinha. Os gols da vitória foram marcado pelo meia Julian numa bela cobrança de falta aos 11 minutos da etapa inicial e pelo atacante Furlan aos 43 do segundo tempo...

Tragédia no Rio Imagens mostram trabalho de resgate em local de desabamento no Rio

26/01/2012 08h02- Atualizado em 26/01/2012 08h14

Imagens mostram trabalho de resgate em local de desabamento no Rio

Equipes utilizam lanternas e equipamento capaz de identificar ruídos.
Segundo Secretaria de Saúde, quatro vítimas continuam internadas.

Do Bom Dia Rio
3 comentários

Imagens gravadas por uma câmera instalada no capacete de um bombeiro mostram o trabalho de resgate no local onde ocorreu o desabamento de três prédios, no Centro do Rio. No vídeo, as equipes aparecem utilizando um equipamento capaz de identificar ruídos entre os escombros e lanternas para tentar localizar sobreviventes.

O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (25), na Avenida Treze de Maio, atrás do Theatro Municipal.

Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e do Corpo de Bombeiros em busca de vítimas, trechos de ruas da região permanecerão fechadas nesta quinta-feira (26). Já as estações do metrô no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente desde as 5h. A Prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.

Feridos

Quatro vítimas do desabamento seguem internadas na manhã desta quinta-feira (26), no Hospital Souza Aguiar, também no Centro. As informações são da Secretaria municipal de Saúde. Segundo o órgão, o quadro mais grave é o de uma mulher, que teve lesão no couro cabeludo e passou por uma cirurgia.

Uma quinta vítima também foi levada para o hospital, mas já foi liberada. O homem, identificado apenas como Francisco, não estava dentro de um dos prédios, mas ajudava os bombeiros no resgate e sofreu um corte.

Um zelador e um operário, que estava dentro de um elevador, estão entre as vítimas retiradas com vida dos escombros. As informações são do coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil. Ainda de acordo com o coronel, as buscas se concentram em dois pontos sinalizados com a ajuda de cães farejadores.
No início da madrugada, parentes reunidos na porta do hospital procuravam desaparecidos que estariam nos prédios.

Interdições

Os trechos fechados, segundo o Centro de Operações Rio, são Avenida Treze de Maio, onde houve o desabamento, Avenida Almirante Barroso entre Avenida Rio Branco e Senador Dantas. Já a Rua Senador Dantas vai funcionar com mão invertida entre Avenida Almirante Barroso e Evaristo da Veiga. Para esta operação, agentes de trânsito trabalharão nos bloqueios com apoio de 10 painéis informativos. Veículos que vêm da Cruz Vermelha e da Avenida República do Chile deverão seguir pela Rua Senador Dantas, que estará com a mão invertida.
A Prefeitura do Rio reforçou o efetivo no local. Mais de 40 agentes da Defesa Civil e d Secretaria municipal de Saúde estão na região, além de quatro ambulâncias para remoção das vítimas.
Equipes no local
Cerca de 200 homens da CET-Rio e da Guarda Municipal estão nas ruas orientando o trânsito na região do desmoronamento. A CET-Rio também colocou dez reboques na região e dez painéis em diferentes pontos da cidade. A Rioluz dá apoio com 20 homens, três caminhões do tipo cesto, geradores, equipamentos de segurança e iluminação. A Seconserva atua com 30 homens, 10 caminhões e duas escavadeiras. A Comlurb conta com 30 homens, 10 caminhões e duas pás mecânicas. A Secretaria municipal de Obras disponibilizou três escavadeiras hidráulicas, um guindaste de cem toneladas, duas tesouras mecânicas e um rompedor pneumático. A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) patrulha a área com seis equipes de controle urbano, enquanto a Secretaria de Assistência Social atua com 20 profissionais.

O Centro de Operações está em alerta tomando as medidas necessárias, como deslocamento de equipes e acionamento de outros órgãos e concessionárias, para minimizar o impacto do desabamento e facilitar o trabalho das equipes. O monitoramento é feito por cerca de 50 operadores na sala de controle, que utilizam 15 câmeras na região afetada.
Mapa interdição desabamento (Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio)Mapa interdição desabamento (Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio)
Um posto de informações para familiares de eventuais vítimas foi instalado na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.

Paes não acredita em explosão

Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes confirmou que, além de um prédio de dez andares e outro de 20 andares, um sobrado, que ficava entre as duas construções, acabou atingido pelos destroços.
Mais cedo, numa entrevista anterior, o prefeito havia comentado sobre as possíveis causas do desmoronamento. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito.
Mapa mostra área do desabamento (Foto: Arte/G1)
De acordo com a empresária Zilene Bernardino, que trabalha no local, o prédio de dez andares fica na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio, e o outro na própria Treze de Maio. Um terceiro prédio, de menores proporções, também pode ter desabado, segundo testemunhas.
Uma moradora de um prédio vizinho relatou que três andares de um dos prédios passavam por reforma. "De repente, ouvimos um grande barulho e começou a voar tudo", contou a argentina Devora Galavardo, que mora há seis meses em frente ao prédio que desabou.
Nos vídeos ao lado, enviados ao VC no G1, o leitor Elias de Oliveira capturou os momentos de confusão após a queda dos prédios e do sobrado na Treze de Maio. O leitor, que estava em um bar na Cinelândia, começou a filmar quando a poeira baixou.
O analista de sistemas Fernando Amaro conta que pelo menos cinco pessoas de sua empresa que participavam de um treinamento estariam dentro de um dos prédios que desabou.
A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da Avenida Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Desmonoramento no Centro (Foto:  Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )Desabamento foi na área aos fundos do Theatro Municipal (Foto: Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )
tópicos:
veja também

Crea diz que obra ilegal era feita em um dos prédios que desabou no RJ

26/01/2012 08h35- Atualizado em 26/01/2012 09h13

Crea diz que obra ilegal era feita em um dos prédios que desabou no RJ

Crea e bombeiros confirmam obras em prédio de 20 andares que caiu.
Investigação apura causa da tragédia que deixou desaparecidos e feridos.

Do G1 RJ
17 comentários

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Rio de Janeiro
informou que duas obras eram realizadas no prédio de 20 andares, um dos três que desabaram na noite de quarta-feira (25) no Centro da cidade. A tragédia deixou 19 desaparecidos e pelo menos seis feridos.

Segundo o presidente do Conselho de Análises e Prevenção de Acidentes do Crea, Luiz Antonio Cosenza, as obras eram “ilegais”, pois não havia registro delas. "Duas obras eram realizadas no prédio, no 16º andar. Eram obras ilegais, pois não tinham nenhum registro no Crea. E isso é considerado exercício ilegal", afirmou.
Durante a madrugada desta quinta-feira (26), dois fiscais do Crea foram ao local vistoriar. "Policias e funcionários nos informaram sobre essas obras. No nosso registro (no Crea), não consta nada sobre essas obras. Fica a dúvida: não tinha um profissional responsável pela obra ou, se tinha, não registrou. Vamos levantar quem era o proprietário dessa obra e porque não registrou", disse Cosenza no local da tragédia. Segundo o coordenador, quando uma obra é realizada, o profissional deve registrá-la no Crea e na prefeitura.
O secretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, também confirmou que havia uma obra no prédio e que investiga se ela teria sido a causado a tragédia.
"Realmente há obra pelo relato de um sobrevivente que foi resgatado. Ele era um operário desta obra e foi resgatado de dentro da cabine do elevador. Ele relata que estava efetivamente trabalhando na obra e no momento em que iria sair do elevador, no 6º andar, percebeu que o prédio estava entrando em colapso e, então, voltou pra dentro da cabine e o elevador despencou", disse o coronel à TV Globo.
Para o Crea, as construções, apesar de antigas, costumam ter estruturas fortes, com o uso de grande quantidade de material resistente e disse acreditar que o mais provável é uma causa externa para o desabamento.

“Eles (os prédios) foram feitos em uma época em que não havia muita economia de material, se gastava material com estrutura, se fazia bem forte mesmo. Talvez alguma causa externa pode ter provocado este desabamento. Salvo algum engano, que pode ocorrer”, afirmou ele.
Em entrevista à TV Globo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse ter recebido a informação sobre as obras e que as causas da tragédia ainda são investigadas.

arte desabamento (Foto: G1)

Desmonoramento no Centro (Foto:  Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )Desabamento foi na área aos fundos do Theatro Municipal (Foto: Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )
tópicos:
veja também