sábado, 25 de fevereiro de 2012

Gelo derretido entre 2003 e 2010 poderia inundar os EUA, diz estudo

Planeta perdeu em 8 anos o equivalente a 4.100 km³ de massa de gelo.
Aquecimento global é responsável, afirma artigo publicado na 'Science'.

Do Globo Natureza, em São Paulo
7 comentários

Em oito anos, o planeta perdeu o equivalente a 4.100 km³ de gelo -- provenientes das calotas, das geleiras, da Groenlândia e da Antártida -- devido ao derretimento, afirma pesquisa que será publicada nesta quinta-feira (9) na edição online da revista “Science”. O dado equivale a 1,2 centímetro de elevação nos mares.
Na prática, essa massa derretida é suficiente para encobrir completamente os Estados Unidos em 1,5 metro de água. O volume corresponde a 82 mil vezes a quantidade de água existente no Lago Paranoá, em Brasília – que tem 0,05 km³.
De acordo com o estudo realizado pela Universidade Columbia, com dados disponibilizados pelo programa Grace (satélites de observação da Terra operados em parceria da Nasa com a Alemanha), de janeiro de 2003 a dezembro de 2010 foram derretidas anualmente 150 bilhões de toneladas de gelo – sem incluir Groelândia e Antártida. Nestas duas regiões, a perda anual de gelo equivale a 385 bilhões de toneladas/ano.
“A Terra está perdendo uma incrível quantidade de gelo para os oceanos anualmente e esses novos resultados nos ajudarão a entender questões importantes sobre a elevação do mar e respostas das regiões frias do planeta às mudanças climáticas globais”, disse John Wahr, pesquisador da Universidade Columbia, em comunicado enviado pela instituição.
Imagem de dezembro de 2009 mostra montanhas e uma geleira na região do monte Everest, a 140 km de distância de Kathmandu. Milhões de pessoas estão sob ameaça de derretimento das geleiras do Himalaia, de acordo com cientistas, (Foto: Prakash Mathema/AFP)Imagem de dezembro de 2009 mostra montanhas e uma geleira na região do monte Everest, a 140 km de distância de Kathmandu. Milhões de pessoas estão sob ameaça de derretimento das geleiras do Himalaia, de acordo com cientistas. (Foto: Prakash Mathema/AFP)
Aquecimento global
Os cientistas participantes da pesquisa concordam que as atividades humanas, como o envio de grandes quantidades de gases de efeito estufa à atmosfera, estão aquecendo o planeta, fenômeno que é ocorre de forma mais acentuada nas áreas frias.
Porém, um dado inesperado aponta que, apesar da quantidade surpreendente de gelo derretido, o número é inferior ao apontado em estudos anteriores.
Groenlândia perdeu 1,5 mil gigatoneladas de gelo entre 2000 e 2008, calcula estudo (Foto: cortesia Steve Morgan)Groenlândia (foto) e a Antártida perderam juntas o
equivalente a 385 bilhões de toneladas por ano entre
janeiro de 2003 e dezembro de 2010, segundo
especialistas.(Foto: cortesia Steve Morgan)
Os satélites do Grace constataram, por exemplo, que o degelo nas altas montanhas da Ásia, como o Himalaia, foi inferior à previsão de 50 bilhões de toneladas de massa de gelo por ano (o número constatado é de quatro bilhões de toneladas ao ano).
Preocupação
Os cientistas querem agora encontrar um padrão para entender melhor o processo de aumento do nível do mar.
“Uma grande questão é entender como a ascensão dos oceanos vão ser modificada neste século”, disse Tad Pfeffer, também participante da pesquisa.

Foga na Antártida

25/02/2012 11h05- Atualizado em 25/02/2012 14h00

Incêndio em base do Brasil deixa ferido e 2 desaparecidos na Antártida

Pesquisadores que estavam na estação serão levados para o Chile.
Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar causas do acidente.

Do G1, em São Paulo
24 comentários

Um incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil na Antártida, deixando um militar ferido e dois desaparecidos. Segundo a Marinha, o acidente aconteceu no local onde ficam os geradores de energia, por volta das 2h (horário de Brasília) deste sábado (25). Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas.
O militar ferido já não corre risco de morte. Ele recebeu os primeiros socorros na estação polonesa de Arctowski e depois foi levado para a base chilena Eduardo Frei.
Mapa Comandante Ferraz (Foto: arte/G1)
A Marinha e o Ministério da Defesa não confirmam se os dois militares desaparecidos estariam mortos. Os nomes deles também não foram divulgados ainda.
Ao todo, 30 pesquisadores e um alpinista que auxilia nos estudos estão na estação chilena. Eles serão levados para Punta Arenas, no Chile, por um avião da Força Aérea Argentina. De lá, um avião disponibilizado pela Força Aérea Brasileira os trará de volta para o Brasil.
Os 15 integrantes do chamado “Grupo-Base”, militares da Marinha que fazem a manutenção da estação, ainda estão trabalhando no combate ao incêndio. Além deles, outros 12 funcionários da Marinha vão permanecer na base brasileira na Antártida.
Dois navios argentinos, dois botes poloneses e três helicópteros chilenos prestam apoio no controle. Um navio-polar da Marinha do Brasil, que estava estacionado no sul do Chile. está se dirigindo à Antártida para auxiliar a ação

Horário de verão termina no país neste domingo

À 0h de domingo (26), moradores devem atrasar em uma hora os relógios.
Mudança abrangeu regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, DF e BA.

Do G1, em São Paulo

O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo (26). Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Bahia, terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (25). Assim, o sábado terá uma hora a mais.
Neste ano, o horário de verão teve 133 dias de duração.
Em São Paulo, os trens e o Metrô funcionarão normalmente até a 1h do domingo, no horário novo. De acordo com a CPTM, isso representará um acréscimo entre 17 e 26 viagens em cada linha. Os ônibus metropolitanos funcionarão normalmente na troca do horário. As viagens programadas para as 23h e a 0h serão repetidas no momento do atraso dos relógios.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir.

A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
EconomiaCom o horário de verão, o Distrito Federal economizou 2,3 mil megawatts/hora, informa o governo. A redução significa, de acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), 0,4% do consumo geral do DF ou cerca de 30% da energia gasta, no período, por uma região administrativa como Brazlândia.

Período
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso de 2012. Neste ano o Carnaval foi comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia

Noticia MT

25/02/2012 09h58- Atualizado em 25/02/2012 11h24

Seis crianças abandonadas em casa de MT são resgatadas por policiais

Uma das vítimas é um recém-nascido de 30 dias, segundo a polícia.
Mães foram detidas em casa noturna de Várzea Grande.

Pollyana AraújoDo G1 MT
Comente agora

Seis crianças, entre elas um recém-nascido de 30 dias, foram encontradas sozinhas em situação de abandono em uma residência no bairro da Manga, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, durante a madrugada deste sábado (25). De acordo com a Polícia Militar, as mães deixaram as crianças em casa para ir a uma festa em uma casa noturna no bairro Cristo Rei, no município.
Segundo a polícia, as crianças estavam com fome e a casa de madeira representava perigo, além do que o recém-nascido estava sob os cuidados do irmão de oito anos. As outras crianças têm idades entre três e sete anos.
Depois que as vítimas informaram o local em que as mães tinham ido, os policiais militares, que flagraram a situação quando seguia para atender uma ocorrência de furto a uma residência na região, se dirigiram até a casa noturna e encontraram primeiro a mãe de cinco das seis crianças, de 24 anos, inclusive do bebê recém-nascido.
Ela informou, conforme a PM, que uma menina de três anos que também estava na casa dela era filha de sua prima de 20 anos com o qual tinha ido para a festa nesta noite. As suspeitas foram conduzidas até a Central de Flagrantes para prestar depoimento à Polícia Civil. Elas devem responder por abandono de incapaz. A pena para esse crime varia de seis meses a três anos de detenção.

Objeto Cai no Maranhão

Max Mauro Garreto/Arquivo Pessoal
Moradores de povoado no Maranhão dizem que objeto caiu do céu
Um objeto metálico não-identificado provocou um alvoroço nesta quarta-feira de Cinzas em duas cidades de pouco mais de 10 mil habitantes no interior do Maranhão. Moradores de Anapurus e de Mata Roma afirmam que o globo caiu do céu.

José Valdir Mendes, 46 anos, afirma que a peça, do tamanho de um botijão de gás, com mais ou menos 30 kg, caiu a 6 metros de sua casa, onde mora com a família. O globo é oco e deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal, segundo a Polícia Militar.

“Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, conta.

Segundo o morador do povoado Moraes, no município de Anapurus, a 280 km de São Luís, o objeto ainda bateu em um cajueiro, que teve o tronco quebrado, em seu quintal. Os cerca de 20 moradores do povoado saíram de suas casas para ver a peça. O caso se espalhou e chegou até a cidade vizinha de Mata Roma.

“Foi um alvoroço enorme aqui. Alguns com medo e receio com aquela história de 2012. Outros dizendo que era ‘alien’. Mas creio que é uma peça de satélite que caiu do espaço mesmo”, afirma o professor Max Mauro Garreto, 25, morador de Mata Roma.

Garreto afirma que sua mãe saiu para caminhar e, por volta das 6h, escutou um estrondo. “Ela ouviu um grande barulho, não deu tanta importância, falou que parecia um trovão. Aí, durante o dia, moradores do local onde caiu vieram até a cidade.”

A Polícia Militar chegou até o povoado por volta das 16h30 desta quinta-feira (23). O comandante da PM de Anapurus, major Edvaldo Mesquita, determinou que o objeto fosse levado até o quartel.

Por meio de nota, o Comando da Aeronáutica informou que "não dispõe de estrutura especializada para realizar investigações científicas a respeito desse tipo de fenômeno aéreo, o que impede a instituição de apresentar qualquer parecer sobre esses acontecimentos".

Segundo o meteorologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Pedro Costa, o objeto seria uma parte de um satélite. "Tenho certeza que não se trata de um balão meteorológico ou parte dele", afirma.
 

Politica 2014

ORÇAMENTO | 25/02/2012 - 09:10

Aliado de Taques, Cristovam vem a MT impulsionar projeto de Mendes

Andréa Haddad

Cristovam Buarque e Pedro Taques O senador Cristovam Buarque (DF) vai participar de eventos no Estado no próximo mês e ajudar na articulação de alianças em torno da pré-candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) à Prefeitura de Cuiabá. Segundo o presidente regional do PDT, deputado Zeca Viana, o ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação vai desembarcar em Cuiabá em 8 de março, às 21h.
No dia seguinte, ele vai proferir palestra na UFMT e, no sábado (10), do Movimento Cuiabá de Verdade, Fórum de Políticas Públicas para Educação - realizado pelas executivas do PPS, PDT, PSB e PV, partidos que trabalharam no último ano em torno do projeto de Mendes ao Governo. Segundo Zeca, em 9 de março Cristovan vai proferir palestras em Lucas do Rio Verde em uma escola do município.
O senador também deve visitar Sorriso. Na Capital, ele vai se reúnir com a Juventudade do PDT. No último pleito, o partido compôs no Estado em torno da candidatura de Mendes ao Governo com PPS, PSB e PV. Apesar da derrota do empresário, o grupo conseguiu eleger Taques, o deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional do PSB, os estaduais Percival Muniz, que comanda a executiva do PPS, Luciane Bezerra (PSB) e Zeca Viana, presidente do PDT no Estado. O grupo já trabalha a pré-candidatura de Mendes à Prefeitura de Cuiabá.
A 1ª ação para discutir pontos que devem ser incluídos no plano de Governo dele foi o lançamento do I Fórum de Debates sobre Políticas Públicas de Saúde, em fevereiro deste ano. Ligado à área educacional, Cristovam deve dar o pontapé para as discussões sobre o tema. Ele e Taques demonstram afiniado no Senado e praticamente votam todas as matérias em conjunto.

Copa de 2014

Eder reage com alegação que ESPN e vê tentativa de desprestigiar MT

Andréa Haddad

Eder Moraes O secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Eder Moraes, reage com veemência à reportagem publicada pelo ESPN que aponta um cenário dramático nas obras preparativas do evento em Cuiabá, uma das 12 cidades-sede, que, segundo o site, só começou 6 das 72 intervenções previstas pelo Comitê Organizador Local (COL).
Na avaliação dele, a reprodução do vídeo pela imprensa nacional é tendenciosa e visa meramente prejudicar a imagem do Estado. “Há uma clara intenção de divulgar as piores imagens da cidade. É justamente contra estas pessoas, que se opoem à copa em Cuiabá, que estamos vencendo batalhas diariamente”, alega.
Segundo Eder, a escolha da Capital contraria interesses dos que classifica de “tubarões”. Ele também enfatiza que a Secopa e o Governo, como um todo, não aceitam "esquemas". Eder comenta ainda que é difícil para alguns aceitarem que, nos rincões do Centro-Oeste, se encontre um modelo de desenvolvimento associando o crescimento da qualidade de vida dos moradores da cidade ao das áreas rurais, com incremento na produtividade de grãos e distribuição de renda. O secretário assegura que os projetos voltados ao Mundial de 2014 estão em andamento, dentro do cronograma previsto e dispara: - Vamos continuar incomodando muito porque estamos preparando a melhor para ser uma das melhores sedes.
Para Eder, o vídeo divulgado mostra um cenário dramático que não condiz com a realidade. Desde que assumiu o comando dos preparativos para que Cuiabá sedie partidas do mundial, o secretário se vê obrigado a revidar e desmentir boatos de lideranças de outros Estados com interesse em levar a Capital a perder o direito de receber os jogos. Ele já avisa que a possibilidade está descartada e promete trabalhar para executar todos os projetos previstos no prazo.

Noticia no Mundo

25/02/2012 08h08- Atualizado em 25/02/2012 08h08

Exército colombiano diz ter matado suposto chefe de facção das Farc

Wilson Correa é acusado de ser autor de sequestro de ex-governador.
Segundo o exército, líder morreu após confrontos.

Do G1, com agências internacionais
Comente agora

O exército colombiano anunciou ter matado Wilson Correa, suposto líder da facção Frente 42 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), segundo relataram agências internacionais neste sábado (25), atribuindo a informação à um relatório militar. Correa, também conhecido como Eduardo Robayo, teria morrido após combate com o exército em áreas rurais da Colômbia.
O suposto líder é acusado de ser o autor do sequestro do ex-governador do departamento colombiano de Meta, Alan Jara, em julho de 2001. Jara viajava em um veículo das Nações Unidas acompanhado por Lars Franklin, que então era coordenador da organização no país.
O ex-governador de Meta ficou no poder das Farc até fevereiro de 2009, quando foi liberado com outro político e quatro oficiais públicos.
O exército informa que, durante combates na sexta-feira (24), na área rural do município de Vistahermosa, em Meta, morreu o responsável pela segurança de Correa e foi capturada sua parceira, conhecida como Maria. A mulher estava com duas crianças de 10 e 12 anos, vestidas com trajes militares.
Baixas
Fundada em 1964 e hoje com cerca de 9 mil combatentes --contra cerca de 17 mil dez anos atrás--, as Farc também perderam outros três dirigentes históricos nos últimos anos: em março de 2008 Raul Reyes, morto em um ataque aéreo contra o território do Equador, Ivan Rios, assassinado por outro rebelde, e Alfonso Cano, tido como o então chefe máximo da guerrilha.
Em setembro de 2010, Jorge Briceño (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.
As Farc são a principal guerrilha da Colômbia, com 47 anos de existência e 9 mil integrantes, diz o Ministério da Defesa do país.

Raúl Castro recebe Hugo Chávez

Raúl Castro recebe Hugo Chávez no aeroporto de Havana

Presidente da Venezuela fará cirurgia para retirar tumor.
Neste sábado (25), Chávez fará novos exames em Cuba.

Da EFE

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu no aeroporto de Havana seu colega venezuelano, Hugo Chávez, que será operado na ilha por causa de uma "lesão" no mesmo local onde foi-lhe extirpado um tumor cancerígeno há oito meses.
Raúl Castro recebe Hugo Chávez em Cuba. (Foto: Miraflores Press Office / Marcelo Garcia / AP Photo)Raúl Castro recebe Hugo Chávez em Cuba. (Foto: Miraflores Press Office / Marcelo Garcia / AP Photo)
Em sua chegada a Havana, na noite da sexta-feira (24), Chávez disse por telefone ao canal de televisão venezuelano "VTV" que este sábado (25) será um dia de "avaliações, exames e os preparativos correspondentes" antes de ser operado.
A televisão oficial cubana em seu informativo de meia-noite veiculou imagens sem som da chegada de Chávez, que viajou para Cuba junto à ministra venezuelana de Saúde, Eugenia Sader, que será sua porta-voz durante os dias que permanecer na ilha.

Páscoa abre cerca de 1 mil vagas

25/02/2012 09h20- Atualizado em 25/02/2012 09h20

Páscoa abre cerca de 1 mil vagas para temporários em Rio Preto, SP

Aumento de funcionários é 25% maior que no ano passado.
Temporários são avaliados na Páscoa para ganharem efetivação.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora

Páscoa (Foto: Divulgação)Rede de chocolates em Rio Preto, espera vender
40% a mais do que em 2011. (Foto: Divulgação)
Com o término do carnaval, o comércio em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a 440 quilômetros da capital ,se prepara para as vendas e produção de ovos de Páscoa.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, (Acirp) Mauricio Bellodi, a expectativa é de 1 mil pessoas sejam contratadas para vagas temporárias na cidade. “Neste ano temos um aumento de 25% no número de empregos temporários em comparação com o ano passado, em que a estimativa era de 800 temporários contratados”, diz.
Com isso, as empresas que vendem e produzem chocolate precisam de mais funcionários para darem conta da demanda. Em uma rede Rio Preto, que possui quatro lojas na cidade, três vagas estarão abertas para as vendas da páscoa em cada um dos estabelecimentos. Para uma das funcionárias, Caroline Cristina Diodato, alguns podem ser contratados definitivamente depois da Páscoa. "É neste época que avaliam os funcionários melhor, pois a correria e as vendas consequentemente são maiores", explica.
Na área de produção de chocolate industrial, uma fábrica de Rio Preto espera contratar cerca de cinco pessoas. Segundo a proprietária do estabelecimento, Neia Gil Marques, se a procura pelo produto foi muito maior do que no ano passado, além deste número, mais funcionários diários poderão ser contratados com a proximidade da data.
Outra grande rede de chocolates de luxo, que tem duas lojas em Rio Preto, pretende vender 40% a mais este ano e com isso, as vagas para funcionários temporários é de dois a quatro novos funcionários por estabelecimento.
Para Gustavo Abreu, proprietário de uma distribuidora de chocolate da cidade, a seleção para possíveis funcionários já começou. "No total, estão sendo disponibilizadas dez vagas, e deste número, cinco podem ser contratados em definitivo", contou.
Para Marileni Moreira Sgobi, que está no ramo de produção de trufas, ovos e chocolate há 22 anos, o trabalho é realizado em família, mas este ano, foi necessário contratar ajuda. “Reunimos a família para trabalhar, mas neste ano, tivemos que contratar um temporário para dar conta das entregas, contou

Promotor do caso Mércia

25/02/2012 01h32- Atualizado em 25/02/2012 01h48

Promotor do caso Mércia espera que Mizael seja julgado este ano

Advogado e PM aposentado se entregou nesta sexta-feira.
Ele é acusado da morte da ex-namorada, Mércia Nakashima.

Do G1, com informações do Jornal da Globo *
28 comentários

O promotor que cuida do caso Mércia Nakashima, Rodrigo Merli Antunes, disse nesta sexta-feira (24) que o acusado da morte da jovem, o advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza, quer ser julgado o mais rápido possível. A intenção do promotor é realizar o julgamento ainda em 2012.
“Vamos ver se eles cumprem com a promessa. Eles podem eventualmente desistir dos recursos que ainda estão aguardando serem julgados. Se ele fizer isso a gente consegue adiantar bastante o processo e realizar o plenário do júri dele, quem sabe, ainda este ano”, disse Rodrigo Merli Antunes.
Mizael, escoltado por policiais, foi levado para um presídio militar.  (Foto: Reprodução / TV Globo)Mizael, escoltado por policiais, foi levado para um
presídio militar. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Mizael se entregou
Mizael só se entregou nesta sexta, no fórum de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, depois que os advogados fizeram um acordo com o juiz Leandro Cano. Nem a polícia, nem a promotoria foram avisadas.
A principal exigência era que o acusado de matar a advogada Mércia Nakashima não fosse filmado por órgãos de imprensa. O acordo foi cumprido.
Mizael chegou em um carro comum, com vidros escuros, entrou pelo acesso exclusivo a juízes e promotores no fórum, e ficou por aproximadamente 15 minutos.
“Ele só cumpriu o que ele disse, que jamais fugiria, é inocente. Disse em todos os momentos que é inocente, disse que jamais se ausentaria de Guarulhos, como não se ausentou”, afirmou Ivon Ribeiro, advogado de Mizael.
Mizael esconde rosto com um palitó. (Foto: Reprodução / TV Globo)Mizael esconde rosto com um paletó.
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Crime
O crime aconteceu em maio de 2010. Depois de 19 dias desaparecida, a advogada Mércia Nakashima foi encontrada morta em uma represa, em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A polícia afirma que ela foi assassinada porque Mizael não aceitava o fim do relacionamento.
No começo da noite, Mizael chegou à Corregedoria da Polícia Militar (PM) em um comboio. Em seguida, foi fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML). Usou o paletó para tentar se esconder e não falou com jornalistas.
Por ser advogado, Mizael tem direito a prisão especial e vai ficar no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo, em uma cela isolada.
A polícia acredita que Mércia tenha morrido ainda no dia 23 de maio de 2010, quando desapareceu da casa dos avós em Guarulhos. Um pescador afirmou ter visto o carro da advogada entrar na represa em Nazaré Paulista no mesmo dia. Também contou à polícia ter visto um homem não identificado deixar o veículo e ter escutado gritos de mulher.
O veículo foi localizado submerso em 10 de junho do mesmo ano. Um dia depois, os bombeiros encontraram o corpo de Mércia.
Peritos identificaram que ela levou um tiro no rosto, provavelmente de raspão. Segundo o perito Renato Pattoli, Mércia foi agredida, baleada, desmaiou e morreu afogada, já que ela também não sabia nadar.
Mizael era procurado desde 7 de dezembro de 2010. Ex-namorado da vítima foi denunciado pelo Ministério Público (MP) de Guarulhos pelo assassinato da advogada. O outro acusado do crime é o vigia Evandro Bezerra da Silva, que ainda está foragido.
Pedido negado
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou no dia 17 de fevereiro o pedido da defesa de Mizael para que o processo fosse suspenso até que a corte decida se o julgamento deve ser realizado em Guarulhos ou em Nazaré Paulista.
Com a decisão liminar (provisória) do ministro Ricardo Lewandowsky, o caso continuará correndo em Guarulhos, sem suspensão, até o julgamento do mérito pelo plenário do tribunal. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia negado pedido idêntico feito pelos advogados de Mizael e reconhecido a competência da Vara do Júri de Guarulhos para processar e julgar o réu.