terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Presa dupla que sequestrou e tentou estuprar deficiente

  • POLÍCIA / VIOLÊNCIA SEXUAL

    Tamanho da fonte:
    31.01.12 | 10h55 - Atualizado em 31.01.12 | 12h56


  • Presa dupla que sequestrou e tentou estuprar deficiente


  • Garota de 20 anos tem problemas mentais. Caso aconteceu no bairro Jardim Vitória



  • MidiaNews

    Graças a testemunhas que denunciaram, a PM evitou o estupro de uma deficiente mental

    DA REDAÇÃO

    Policiais militares prenderam em flagrante Dinei da Costa, de 30 anos, e Edmilson de Paula Santos, 25, que seqüestraram e tentaram estuprar uma deficiente mental de 20 anos.

    Uma testemunha presenciou o momento em que a garota foi colocada no porta-malas de um Corsa Classic. Então, seguiu de motocicleta para ver onde a levariam. Nisso, outra testemunha ligou para a PM.

    O fato ocorreu no final da madrugada de segunda-feira (30), no bairro Jardim Vitória, na periferia de Cuiabá. A dupla foi presa no próprio bairro.

    Segundo os policiais, os criminosos perceberam que estavam sendo seguidos e abandonaram a vítima. “Não demorou muito, e deparamos com a mulher na estrada, seminua. Os dois estavam um pouco mais adiante, onde foram presos”, explicou um dos PMs.

    As testemunhas disseram aos policiais que a cena em que a garota era colocada no porta-malas foi “forte”, pois praticamente a jogaram no compartimento e saíram em direção ao bairro.

    No entendimento dos PMs, os dois iriam abusar sexualmente da garota e não descartam a hipótese de matá-la, em seguida.

    “Tudo seria possível, se não chegássemos a tempo”, completou o policial.

    Segundo as informações, a garota mora em Barra do Garças (507 km a Leste da Capital) e estava passeando em Cuiabá. Ele teria saído de casa sem que os familiares percebessem.

    Aos policiais, Dinei e Edmilson alegaram que a mulher roubou o celular de um deles e, por isso, queriam que ela o devolvesse.

    O argumento, no entanto, não convenceu os policiais. O carro também foi apreendido e os PMs não souberam informar se o automóvel possui algum tipo de irregularidade
  • Após 3 horas, incêndio em loja de Várzea Grande (MT) é controlado

    31/01/2012 12h13- Atualizado em 31/01/2012 12h13

    Após 3 horas, incêndio em loja de Várzea Grande (MT) é controlado

    Incêndio durou pouco mais de três horas e atingiu loja varejista.
    Ocorrência mobilizou bombeiros de duas cidades para atendimento.

    Leandro J. NascimentoDo G1 MT
    Comente agora

    Incêndio em Várzea Grande (Foto: Pollyana Araújo/G1)Incêndio atingiu loja no centro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (Foto: Pollyana Araújo/G1)
    Os bombeiros de Cuiabá e Várzea Grande conseguiram controlar o incêndio de grande proporção que atingiu uma loja de departamentos na avenida Couto Magalhães, no centro de Várzea Grande, na região metropolitana da capital. O trabalho, que contou com a participação de 30 militares, durou pouco mais de três horas. O objetivo agora, conforme explicou o sub-comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Várzea Grande, capitão Marcelo Augusto Revelis Carvalho, é controlar os pequenos focos que ainda restam no local.

    O Corpo de Bombeiros estima que ao menos 100 mil litros de água tenham sido utilizados no atendimento da ocorrência. "As equipes conseguiram entrar na loja para combater o fogo. Conseguimos controlá-lo e só estamos fazendo o rescaldo, apagando os [últimos] focos. O incêndio já apagou", declarou o militar, em entrevista ao G1.

    A loja atingida pelo fogo atende consumidores do varejo com produtos diversos e em diferentes linhas. Os materiais, de fácil combustão, contribuíram para o avanço do fogo rapidamente pelo estabelecimento. A empresa, vinculada a uma rede nacional, possui ainda lojas na capital do estado.
    Incêndio loja Várzea Grande (Foto: Pollyana Araújo/G1)População acompanhou combate ao fogo
    (Foto: Pollyana Araújo/G1)
    Os bombeiros não descartam risco de desabamento do prédio da empresa, mas esperam por uma avaliação de engenheiros do grupo. "Existe sim o risco de desmoronamento. Mandamos interditar a rua porque uma equipe de engenheiros da loja fará a avaliação", reforçou Revelis.
    Mesmo com o incêndio, os bombeiros conseguiram garantir que as labaredas não atingissem outras empresas localizadas na mesma região. "O ponto principal foi o combate direto ao fogo para não deixá-lo espalhar para as lojas do lado, pois estão todas próximas. Fazíamos o resfriamento das lojas e uma outra linha combatia as chamas", pontuou o sub-comandante.

    O calor intenso, associado às altas labaredas, dificultou a ação dos bombeiros. "Havia falta de acesso, luminosidade dentro da loja depois que o foco foi controlado. Mas conseguimos", salientou o bombeiro militar.
    Energia cortada
    A concessionária responsável pelos serviços de energia dediciu interromper o fornecimento na região atingida pelo incêndio. Ao todo, 973 consumidores que estão na região da avenida Couto Magalhães ficaram sem luz. Pouco depois das 10h (horário de Mato Grosso), o serviço foi normalizado, segundo informou ao G1 a assessoria de imprensa da Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat).

    PRF atribui acidente com funcionários da Seduc a “ultrapassagem indevida”

    PRF atribui acidente com funcionários da Seduc a “ultrapassagem indevida”
    Redação JCnwes


    Agentes da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso acreditamque o grave acidente envolvendo um carro da Secretaria de Educação – e que matou três pessoas – tenha sido provocado por uma ultrapassagem indevida. . O acidente aconteceu volta das 14h30 de segunda-feira (30), na BR-163, em Nova Mutum, nas proximidades da Cantina da Uva. O veículo VW Gol de placas OAR-6304 em que estavam as três vítimas seguia de Cuiabá para Paranaíta.
    De acordo com vestígios encontrados no local e declarações de testemunhas, o condutor teria tentado realizar uma ultrapassagem em um veículo Volvo FH12 com placas de Sorriso, conduzido por um homem de 32 anos, não teria conseguido completar a manobra e retornou à posição inicial, no entanto bateu na traseira do Volvo, rodou sobre a pista e colidiu frontalmente com uma carreta Mercedes Benz LS1634 com placas de Lucas do Rio Verde, que vinha em sentido contrário.
    No acidente morreram Carlos Luis Fernandes Sanches, 55, e os passageiros João Vicente do Prado, 48, e Denise Yumi Tada, 33. Na colisão, os ocupantes do VW Gol ficaram presos nas ferragens.
    O governador do Estado, Silval Barbosa, lamentou a morte de três servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo nota do Governo, os três servidores viajavam para vistoriar a obra de uma nova unidade escolar e liberá-la provisoriamente.
    Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Nova Mutum e ainda não há previsão quando serão transladados para Cuiabá. A equipe do setor de Qualidade de Vida, da Seduc, foi quem informou os familiares das vítimas.
    Pela manhã, um acidente foi registrado na Serra de São Vicente, na BR-364, em Cuiabá, e envolveu quatro veículos. Uma caminhonete se chocou com outros carros e provocou a paralisação do tráfego de veículos na pista. Segundo a PRF, ninguém ficou ferido no acidente, que paralisou o trânsito no local, provocando um engarrafamento na trecho.

    Eleições 2012 em Cuiabá: Dorileo Leal ou Mauro Mendes, qual deles é o “novo” da vez?

    Eleições 2012 em Cuiabá – “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!” Parece redundante, mas é dessa forma “tudo nos mínimos detalhes”, na base do “tintim por tintim” que o ‘seo’ Januário, velho amigo de meu falecido pai, gostava de explicar situações e “causos” aparentemente parecidos, mas diferentes na essência.

    Relembro disto, e nem sei bem por que veio-me à cachola essa comparação um tanto quanto esdrúxula, para ilustrar o atual momento da pré-campanha eleitoral de Cuiabá, onde os pretensos candidatos se parecem muito – fato, aliás, que ensejaria a alguém mais irreverente que eles fossem chamados de “farinha do mesmo saco”!
    Menos por mim – fique logo claro -, pois que não é do meu propósito ridicularizar nenhum dos nomes que, até o presente, estão sendo cogitados como prováveis prefeitáveis nas eleições municipais que se avizinham.
    E como todos se parecem em termos de expectativa política, não existindo nenhum “fato novo” relevante nessas possíveis candidaturas, tentarei estabelecer o que, segundo minha modesta visão, pode diferenciá-los.
    Antes, porém, salvo algum candidato “laranja” de plantão e que sempre costuma aparecer a serviço de alguém, elenco os nomes que podem ser considerados candidatos para valer: Dorileo Leal, Mauro Mendes, Guilherme Maluf, Roberto França e Chico Galindo. Fora desses cinco nomes, será mesmo uma “zebra” surgir algum outro projeto eleitoral sério.
    Ressalvando que, necessariamente, os cinco podem não sair candidatos, mas apenas que é dentre eles que surgirão os dois ou três nomes que, no frigir dos ovos, vão encarar a disputa. Acredito que este é o cenário que se desenha com vistas à sucessão municipal e dificilmente vai sofrer, até lá, maiores alterações. A não ser a quase certeza de que, mantido esse quadro eleitoral, a disputa vai ser definida em segundo turno. Quem viver, verá!
    Feito o esclarecimento, comecemos por Mauro Mendes que, embora queira se estabelecer como o “novo”, não apresenta nenhuma novidade, tendo em vista que já foi candidato e perdeu duas eleições anteriores (estou certo ou errado?). Embora não queira assumir esse rótulo, o de político, preferindo o de empresário e empreendedor, e se esquivando, inclusive, de assumir a intenção de se candidatar a prefeito, mesmo visitando os bairros de Cuiabá com esse propósito, Mendes é tão político quanto Roberto França (que já disputou “trocentos” mandatos), Guilherme Maluf ou Chico Galindo! Já disse que não linhas acima e não vou classificá-lo como “farinha do mesmo saco”! Até em respeito a todos eles.
    Com esse perfil, Mauro Mendes chama a atenção, justamente pelo fato de não querer ser classificado como político, e insistir tanto para entrar na política!
    Peculiaridade, aliás, a de renegar a atividade política, que parece ser característica própria de outros membros do mesmo grupo de onde ele emergiu para tentar carreira na vida pública. Estranho!
    Nesse conjunto de pré-candidatos, outro que destoa do grupo é Dorileo Leal, não só por afirmar antecipadamente que vai ser candidato (no que foge do jogo maquiavélico de esconder as intenções políticas), e pelo fato de não alardear a condição de empresário, embora seja, além de que, ao contrário dos demais, nunca foi candidato a nada.
    Se existe algo “novo” nesse sentido, e ele! O que, obviamente, não significa que tenha o mesmo atual favoritismo eleitoral de Mauro Mendes

    Concursados planejam manifestação

    CONCURSO | 31/01/2012 - 07:38

    Concursados planejam manifestação

    Nayara Araújo

    Cerca de mil aprovados no concurso público realizado em 2009, que ofertava mais de 10 mil vagas distribuídas em diversas áreas, pretendem iniciar uma manifestação contra o Governo do Estado nesta quinta (2). Eles alegam que a decisão do governador Silval Barbosa (PMDB), de contratar 264 terceirizados e não nomear os que passaram no certame, fere a legislação. A prova foi refeita em 2010 e, de acordo com o líder da manifestação, Francisvaldo de Castilho Gonçalves, o calendário para nomeação estava previsto para 3 meses, mas até o momento nada foi feito.
    Após o ato de panfletagem, Castilho adianta que pretende realizar outra manifestação no próximo dia 28, no Palácio do Paiaguás. “Vamos alugar carro de som e reinvidar os nossos direitos!”, exclama. O Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpag), Sindicato Estadual dos Servidores do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário (Sintap), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social (SINDES), também estão apoiando o ato.
    De acordo com o líder da manifestação, ele foi uma das muitas pessoas que pediu demissão após a aprovação. “Muitas pessoas até mudaram de Estado. Eu pedi demissão, fui recontratado, mas hoje ganho um salário inferior ao de antes”, enfatiza. Castilho chega a acusar que o certame tenha sido uma estratégia eleitoreira de Silval. “Tal assertiva é um desabafo de cidadãos que depositaram a sua confiança e esperança naquele que tinha por dever e direito cumprir o que prometeu, posto que não está no Governo para seu bel prazer e, sim para fazer o que há de melhor para a população”, desabafa.

    Mendes continua distanciado em 1º lugar; Sérgio seria principal ameaça

    Mendes continua distanciado em 1º lugar; Sérgio seria principal ameaça

    Jcnwes Noticias.

    O empresário Mauro Mendes (PSB) atravessou 2011 de ponta a ponta na liderança e entra o ano que marca as eleições com chances reais de se tornar o próximo prefeito de Cuiabá. A primeira rodada de pesquisas de 2012 do instituto Mark, feita nos últimos dias 29 e 30 em parceria exclusiva com o RDNews, aponta Mendes com 36,9% das intenções de voto. O segundo colocado é o deputado Sérgio Ricardo (PR) que, mesmo com 23,9%, ou seja 13 pontos percentuais atrás do empresário, não deve concorrer ao Palácio Alencastro porque sua prioridade é retornar à presidência da Assembleia Legislativa.
    Num cenário da amostragem estimulada com 7 possíveis candidatos, o ex-prefeito Roberto França (DEM) surge em terceiro lugar, empatado tecnicamente com o empresário Dorileo Leal (PMDB), que detém 4,2%, considerando que a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos. Os pesquisadores ouviram 591 eleitores de 101 bairros da capital. Os nomes do deputado estadual Guilherme Maluf, do PSDB, e da ex-senadora Serys Marli (PT) figuram com 3,7% cada. O prefeito Chico Galindo (PTB) segura a lanterna, com somente 2,9%.
    Sem a inserção do nome de Sérgio, Mendes segue firme na liderança, chegando a 44,8%. França vem em seguida com 10,2%, enquanto Maluf e Serys ficam na casa dos 5 pontos percentuais. Dorileo conta com 4,7% e, Galindo, com 3,6% - veja mais detalhes nos dois cenários acima. Sob assinatura do juiz Walter Pereira de Souza, a pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, sob número 00001/2012.
    Estratificação
    Todos entrevistados são da zona urbana. De acordo com a estraficação, 3,2% têm entre 16 e 17 anos; 18,8% entre 18 e 24; 27,6% registram entre 25 e 34 anos, ao passo que 21,3% possuem de 35 a 44, enquanto 20,3% somam de 45 a 59 anos. Revelam acumular mais de 60 anos 8,8% das pessoas ouvidas pelo instituto Mark. São do sexo masculino 48,6% e, do feminino, 51,4%.
    Quanto ao nível de escolaridade, 4,4% são analfabetos e/ou têm o primário incompleto; 14,9% possuem o primário integral ou 1º grau por concluir; 30.8% contam com 1º grau completo e/ou 2º por terminar, enquanto 40,6% ou registram ensino médio completo ou superior por concluir. Segundo a pesquisa, 9,3% têm o terceiro grau completo. Em relação à renda familiar, 6,1% ganham até um salário mínimo; 53,6%, de um a cinco; 25,5% entre cinco e 10; 11,3%, de 10 a 20 e, 3,4% dos entrevistados contam com mais de 20 salários mínimos.

    Prédio que desabou foi projetado para ter 15 andares, mostram plantas

    30/01/2012 21h49- Atualizado em 30/01/2012 21h49

    Prédio que desabou foi projetado para ter 15 andares, mostram plantas

    Jornal Nacional teve acesso a novos documentos de edifício no Rio.
    Prédio começou a ser construído em 1938.

    Do Jornal Nacional
    40 comentários

    O Jornal Nacional teve acesso a novas plantas do Edifício Liberdade, que desabou e derrubou outros dois prédios na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, na noite de quarta-feira (25). Nesta segunda-feira (3) surgiram novas imagens que foram gravadas em frente ao local da tragédia.
    A investigação agora está nas mãos da polícia. O trabalho dos peritos vai ganhar uma ajuda importante com as plantas originais do prédio mais alto, que foi o primeiro a ruir.
    O edifício, que começou a ser construído em 1938, inicialmente teria 15 andares. Mas um ano depois, durante a obra, houve uma modificação. Os construtores conseguiram aprovação da prefeitura para acrescentar mais três andares, que tinham um recuo, e criar um subsolo. O prédio ficou pronto em 1940.
    Dez anos depois, em 1950, os donos do edifício tiveram uma autorização da prefeitura para fazer uma obra de extensão nos três andares mais altos.
    Para o engenheiro Cláudio Nóbrega, do Clube de Engenharia, as mudanças antigas podem ter provocado uma sobrecarga na estrutura.
    “Se esse prédio, as fundações dele e os pilares, até o décimo quinto, foram calculados para 15 pavimentos, e você amplia, ainda que seja só a parte de trás, alguns pilares passaram a receber mais carga devido a esses três pavimentos”, disse ele.
    A obra mais recente pode ter sido decisiva para ter provocada a tragédia. “Pode ter sido, ainda no campo das hipóteses, uma espécie de uma gota d’água, uma carga que foi o limite máximo da estrutura. Porque pelo tipo de ruptura, foi uma ruptura muito abrupta”, concluiu.
    O diretor da empresa TO, que fazia obras no prédio, prestou depoimento na Polícia Federal. Sérgio Alves voltou a dizer que um conjunto de fatores deve ter provocado a queda do Edifício Liberdade, e não as reformas realizadas pela empresa.
    Novas imagens do dia do desabamento
    As imagens da câmera de segurança de uma lanchonete mostram os clientes saindo da loja para olhar o que estava acontecendo. Eles voltam correndo e, em seguida, o estabelecimento é invadido por uma nuvem de poeira.
    Cinco dias depois do acidente que deixou 17 mortos, praticamente não há mais escombros no local do desabamento.
    Parentes de desaparecidos fizeram, nesta segunda-feira (30), exames de DNA, que poderão ajudar na identificação de quatro corpos encontrados - que não puderam ser reconhecidos. Cinco pessoas permanecem desaparecidas.

    Dilma chega a Havana para primeira visita a Cuba como presidente

    30/01/2012 21h49- Atualizado em 30/01/2012 21h55

    Dilma chega a Havana para primeira visita a Cuba como presidente

    Presidente foi recebida no aeroporto pelo chanceler Bruno Rodríguez.
    Agenda desta terça inclui reunião com Raúl Castro e visita a porto.

    Do G1, em Brasília
    22 comentários

    A presidente Dilma Rousseff desembarcou no início da noite desta segunda-feira (30) na capital de Cuba, Havana, para sua primeira viagem presidencial à ilha caribenha. No aeroporto, ela foi recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez, recebeu flores e deixou o local sem falar com a imprensa.
    A presidente Dilma Rousseff, ao desembarcar no aeroporto de Havana, recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez (Foto: Enrique de la Osa/Reuters)A presidente Dilma Rousseff, ao desembarcar no aeroporto de Havana, recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez (Foto: Enrique de la Osa/Reuters)
    Ainda nesta terça (31), conforme a agenda presidencial, Dilma terá reunião e almoço com o presidente de Cuba, Raúl Castro. Irá visitar depois o porto de Mariel, com investimentos brasileiros. Ela deixa o país ainda na terça. Na quarta (1°), Dilma tem compromissos no Haiti.
    Antes, o primeiro compromisso da presidente será uma visita ao monumento e memorial de José Martí, político e pensador do século 19 que lutou pela independência do país da Espanha.
    Dilma deve anunciar, durante a visita, liberação de um crédito de cerca de US$ 70 milhões para auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar de Cuba. O crédito, segundo o governo brasileiro, era uma forte demanda do governo de Cuba e vai financiar a compra de maquinário e insumos agrícolas por pequenos agricultores cubanos.

    Bope terá nova farda camuflada para dificultar identificação de policiais

    31/01/2012 05h57- Atualizado em 31/01/2012 06h13

    Bope terá nova farda camuflada para dificultar identificação de policiais

    Uniforme preto tradicional continuará sendo usado por policiais.
    Tecido novo facilita respiração é inspirado em farda de guerra no Afeganistão.

    Thamine LetaDo G1 RJ
    20 comentários

    Nova farda camuflada deve chegar ao batalhão em julho (Foto: André Durão/G1)Nova farda camuflada deve chegar ao batalhão em julho (Foto: André Durão/G1)
    A Tropa de Elite da Polícia Militar do Rio vai ganhar um novo uniforme ainda em 2012. Além das tradicionais fardas pretas, que acompanham os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) há cerca de 20 anos, os combatentes vão poder usar também uma farda camuflada que dificulta a identificação dos policiais durante operações na mata e em comunidades cariocas.
    O uniforme preto não será substituido pela farda camuflada (Foto: André Durão/G1)O uniforme preto não será substituido pela farda
    camuflada (Foto: André Durão/G1)
    Segundo o Major Maurílio Nunes, responsável pela encomenda das novas fardas, o novo uniforme é mais seguro, confortável e permite que os agentes do Bope respirem com mais facilidade.
    “São esses três pilares que a gente buscou: saúde, conforto e segurança. Taticamente não é interessante divulgar um padrão de onde e quando vamos usar. Mas a farda preta vai continuar a existir, e a nova padronagem de camuflagem também. A farda nova se adéqua bem em operações na selva e na mata urbana”, disse Nunes em entrevista ao G1. Segundo o major, o tecido foi escolhido após uma pesquisa científica realizada pelo Bope em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
    Farda usada por soldado americano no Afeganistão  (Foto: André Durão/G1)Farda usada por soldado americano no Afeganistão
    (Foto: Erik de Castro/ Reuters)
    Segurança
    A pesquisa concluiu que quando o combatente estava vestido com a farda preta era facilmente identificado durante uma ação. “O preto delineia muito a silhueta do combatente. Então, o bandido vai saber que é um policial que está ali. Já a padronagem da camuflada, quebra o contorno do agente, e dificulta a identificação”, disse.
    A farda camuflada que será usada pelo Bope foi criada para soldados americanos que lutaram na guerra do Afeganistão. Segundo o major Nunes, por causa da dificuldade na produção do tecido, o batalhão ainda aguarda a licitação para a compra do novo uniforme.
    Policial do Bope simula ação com modelo da nova farda (Foto: André Durão/G1)Policial do Bope simula ação com modelo da nova
    farda (Foto: André Durão/G1)
    “Se conseguirmos que o tecido seja produzido aqui (Brasil) será uma licitação nacional. Caso tenhamos que importar, abriremos uma licitação internacional. A previsão é que aproximadamente em julho tenhamos essas fardas no Bope”, afirmou Nunes.
    As fardas pretas também serão novamente produzidas, com o mesmo tecido usado na farda camuflada. Segundo o Nunes, 1.200 fardas devem ser compradas e cada uma poderá custar cerca de R$ 200.
    Evitar cópias
    De acordo com o Bope, uma das vantagens da nova farda é a dificuldade de copiar o material. “Depois que todo mundo começar a ver, lógico, acabam querendo copiar. Mas o tecido vai ser muito difícil de imitar. Teremos um cuidado para dificultar ao máximo a cópia da farda”, acredita Nunes.
    Simulação com o novo uniforme na mata (Foto: André Durão/G1)Simulação com o novo uniforme na mata (Foto: André Durão/G1)
    Em 1978, quando o Batalhão de Operações Especiais foi criado, os agentes usavam a farda azul da Polícia Militar, assim como agentes de outros batalhões da instituição. Na década de 90, a farda preta foi adotada. A partir de então, o Bope passou a ser reconhecido pelo uniforme, que também era visto como arma psicológica.
    “Falar em mudança de farda gera uma expectativa nas pessoas, achar que a nossa farda preta vai mudar. As pessoas ainda vão identificar o Bope com a farda preta, pois continuaremos usando. Mas muito mais que a farda, o que fez o nome do Bope foi o homem por trás dela”, acredita Nunes.
    Segundo o Bope, quando os agentes atuam em ocupações em favelas, todo o equipamento pesa cerca de 25kg. Além da farda, o combatente usa colete, capacete, cinto de guarnição, uma pistola e um fuzil.

    Confrontos matam 100 em um dia na Síria, diz ONG

    31/01/2012 07h29- Atualizado em 31/01/2012 07h51

    Confrontos matam 100 em um dia na Síria, diz ONG

    Conselho de Segurança da ONU discute plano de paz para a região.
    Número de mortos pela repressão pode passar de 6 mil, diz oposição.

    Do G1, com agências internacionais
    2 comentários

    A violência provocou pelo menos 100 mortes na Síria nesta segunda-feira (30), incluindo 55 civis que foram vítimas em ações das forças de segurança do governo, em sua maioria na região de Homs, anunciou nesta terça o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
    Cinquenta e cinco civis morreram, sendo 40 deles em Homs e seus arredores, nove em Deraa, cinco nos subúrbios de Damasco e um em Idleb, informou o OSDH.
    Levantes árabes 30/01 (Foto: Editoria de Arte / G1)
    Além disso, 10 soldados dissidentes, seis membros das forças de segurança e 25 soldados regulares também morreram na segunda-feira, destacou a ONG.
    Há vários dias a violência registra um aumento considerável na Síria.
    Nesta terça-feira, diplomatas dos Estados Unidos e de vários países da Europa devem manifestar apoio no Conselho de Segurança da ONU a um plano de paz árabe para o país, proposto pelo Marrocos, apesar da oposição da Rússia.
    Membro permanente e com poder de veto, a Rússia, tradicional aliada de Damasco, rejeita esse projeto porque considera que ele ultrapassa os limites de ação da ONU e inclui "pontos inaceitáveis", como a "ideia de impor certo desfecho ao diálogo político quando este nem sequer começou", declarou o embaixador russo na organização, Vitaly Churkin.
    Na segunda-feira, o ministério sírio das Relações Exteriores afirmou que a que a Síria "continuará sua defesa contra o terrorismo" e acusou os Estados Unidos e os países ocidentais de desejarem espalhar o "caos".
    Desde o início da revolta contra o contestado regime do presidente Bashar al Assad, a repressão deixou milhares de mortos, segundo a ONU. Segundo a oposição, o número de mortes poderia ultrapassar 6 mil.
    Soldados sírios desertores se juntam a protesto contra o governo de Bashar em Kafranbel, no dia 29 de janeiro (Foto: Reuters)Soldados sírios desertores se juntam a protesto contra o governo de Bashar em Kafranbel, no dia 29 de janeiro (Foto: Reuters)