quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cientista nuclear morre em Teerã após bomba explodir em seu carro

11/01/2012 05h39- Atualizado em 11/01/2012 08h57

Cientista nuclear morre em Teerã após bomba explodir em seu carro

Professor trabalhava em uma usina de enriquecimento de urânio.
Autoridades iranianas acusaram Israel pelo atentado.

Do G1, com agências internacionais
26 comentários

O cientista nuclear iraniano e professor universitário Mustafa Ahmadi Roshan, de 32 anos, morreu nesta quarta-feira (11) após uma bomba explodir em seu carro no norte da capital do país, Teerã.
O atentado aumentou a tensão entre o Irã e países ocidentais, relacionada ao contestado programa nuclear iraniano, pois autoridades iranianas acusaram Israel, aliada do Ocidente, pelo ataque.
A bomba, cuja explosão feriu outras duas pessoas no bairro de Seyed Khandan, próximo à universidade, foi colocada no veículo por um indivíduo que circulava em uma motocicleta, contaram testemunhas citadas pela rede Press TV.
Roshan, professor da Universidade Tecnológica de Teerã, supervisionava a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, na província de Isfahan.
Natanz é a principal central de enriquecimento do Irã e tem mais de 8.000 centrífugas.
Irã acusa Israel
O vice-governador de Teerã, Safarali Baratloo, acusou Israel pelo ataque.
"A bomba era de tipo magnética e semelhante àquelas usadas anteriormente para assassinar cientistas, e isso é obra dos sionistas (israelenses)", disse , segundo a agência semioficial de notícias Fars.
O carro de Mustafa Ahmadi Roshan é içado após o ataque desta quarta-feira (11) (Foto: Reuters)O carro de Mustafa Ahmadi Roshan é içado após o ataque desta quarta-feira (11) (Foto: Reuters)
O vice-presidente iraniano, Mohamad Reza Rahimi, afirmou que o assassinato de cientistas será incapaz de deter o programa nuclear iraniano.
"Atualmente, os que alegam lutar contra o terrorismo atacam nossos cientistas. Mas devem saber que os cientistas iranianos estão mais decididos do que nunca a avançar pelo caminho do progresso científico", afirmou Rahimi.
Outros cientistas iranianos supostamente vinculados com o controverso programa nuclear de Teerã já foram vítimas de atentados.
O cientista nuclear e professor universitário Massoud Ali Mohammadi morreu em um ataque similar, em janeiro de 2010, em Teerã.
tópicos:
veja também

Tragédia na Região Serrana do RJ faz um ano ainda com cicatrizes

11/01/2012 06h26- Atualizado em 11/01/2012 06h36

Tragédia na Região Serrana do RJ faz um ano ainda com cicatrizes

Infraestruturas ainda não estão totalmente recuperadas.
Segundo o governador, a reconstrução é 'tarefa gigantesca'.

Lilian QuainoDo G1 RJ
13 comentários

Capela atingida pela chuva há 1 ano e em 2012 (Foto: (Foto: Montagem de fotos de Celso Pupo e Thamine Leta))A capela atingida pela chuva há um ano e em 2012 (Foto: Montagem de fotos de Celso Pupo e Thamine Leta)
Nas mais tradicionais e turísticas cidades da Região Serrana do estado do Rio, a noite de 11 de janeiro do ano passado começou com chuva forte. O temporal aumentou na madrugada do dia 12, fazendo morros deslizarem, e provocando enxurradas que chegaram a uma velocidade de até 180 quilômetros por hora, segundo especialistas. Um mês depois, a região ainda contava seus mortos: 911. Mais de 400 mil moradores da região ficaram desabrigados.
A destruição ainda é visível em Nova Friburgo, um ano depois da tragédia. Um dos pontos turísticos da cidade, a Praça do Suspiro, ainda tem muita lama e pontos destruídos, como é o caso da Capela de São Antônio. O governador Sérgio Cabral disse no início do ano que a recuperação da Região Serrana ainda é uma “tarefa gigantesca” para o estado.
Cabral esteve em Friburgo para entregar viaturas para a Defesa Civil atuar no município e nas cidades de Teresópolis e Petrópolis, também na Região Serrana. O governador afirmou que uma nova catástrofe foi evitada graças ao alerta de sirene instalados em áreas de risco da cidade de Friburgo.
Em setembro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que fosse implementado um plano de alerta de chuvas na serra. A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio confirmou que que vai instalar 73 sirenes de alerta de chuvas em pontos críticos nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, mas a instalação dos equipamentos deve ser concluída apenas em março.
Cassa soterrada em Teresópolis (Foto: Tássia Thum/G1)Casa soterrada em Teresópolis
(Foto: Arquivo/Tássia Thum/G1)
Soterrados em casa
Em janeiro de 2011, a avalanche de lama provocada pelas chuvas foi destruindo casas em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, sem distinguir áreas rurais e urbanas, ricos e pobres, crianças, adultos, velhos e animais. Muita gente dormia quando, entre 3h e 4h de 12 de janeiro, suas casas desabaram sob a força das águas carregadas de terra e entulho, sem dar, para muitos, qualquer chance de fuga. Famílias inteiras morreram soterradas em suas próprias casas.
Com o deslizamentos de barreiras e morros, as galerias de águas pluviais foram totalmente obstruídas por terra trazida das encostas, entulho e lixo, o que piorou as inundações. Estradas e pontes foram destruídas e bairros inteiros ficaram isolados.
Somente na noite da quarta-feira (12) equipes de resgate começaram a chegar a algumas das áreas mais atingidas, já sem luz e sem sinal de telefonia, e encontraram destruição, morte, e moradores perambulando pelas ruas cheia de lama sem saber o que fazer - cenário de uma praça de guerra. Além de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, os municípios de Areal, Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto também sofreram com as chuvas de janeiro.
Em Nova Friburgo, a maior parte das vítimas morava no bairro de Conselheiro Paulino. A Clínica São Lucas (particular) foi bastante atingida pelas águas e o Hospital Municipal Raul Sertã foi totalmente inundado. O ginásio de uma escola estadual foi usado como necrotério. Mais de 800 toneladas de lixo, lama e entulho eram retiradas por dia das ruas da cidade.
Já os bairros mais afetados de Teresópolis foram Bonsucesso, Caleme e Biquinha. Também registraram vítimas Poço dos Peixes, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, Pessegueiros e Salaquinho.
Bebê salvo de escombros em Nova Friburgo (Foto: Carolina Lauriano/G1)Bebê salvo de escombros em Nova Friburgo
(Foto: Arquivo/Carolina Lauriano/G1)
Vidas em jogoA tragédia expôs dramas como os da estilista e designer Daniela Conolly, que morreu soterrada na casa onde estava hospedada em Itaipava. Morreram ainda seu pai, sua mãe, seu marido e o filho, de 2 anos; a babá; e três sobrinhos, filhos do economista Erick Conolly, seu irmão, diretor da holding do Icatu, que estava no Rio trabalhando.
Também mostrou o milagre da vida: um bebê de seis meses foi salvo dos escombros no centro de Nova Friburgo sem arranhões. O pequeno Nicolas estava vestido com apenas uma blusa e não chorou em nenhum momento.
Ou a luta de Ilair Pereira de Souza que, agarrada numa corda enquanto sua casa ruía, conseguiu sobreviver às águas que destruíam São José do Vale do Rio Preto, mas não conseguiu salvar seu cachorrinho, que tentou segurar com ela enquanto pôde.
Calamidade pública
O governador do Rio, Sérgio Cabral, declarou estado de calamidade pública nos sete municípios atingidos. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e a presidente Dilma Roussef visitaram a região. O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, coordenou em campo as operações dos bombeiros e Defesa Civil.
O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, sobrevoou as áreas mais atingidas em Teresópolis e disse que o quadro era de uma “tragédia impressionante”. “Muitas pessoas morreram dormindo. As encostas estão vindo abaixo. As áreas são muito instáveis”, disse ele na época. Segundo a Empresa de Obras Públicas do estado (Emop), ocorreram mais de 770 deslizamentos de encostas.
Prejuízos na economiaA Região Serrana é o mais importante polo de produção agrícola do estado do Rio. Com a destruição, estima-se que 17 mil famílias que se sustentavam da atividade agropecuária tenham sido afetadas.

eleições E.U.A 2012

11/01/2012 03h13- Atualizado em 11/01/2012 09h03

Mitt Romney vence 2ª prévia para ser rival de Obama nas eleições dos EUA

Ele superou Ron Paul e Jon Huntsman com facilidade em New Hampshire.
Pré-candidato se consolida como nome favorito da oposição à Presidência.

Do G1, com agências internacionais
7 comentários

Mesmo sem contabilizar os votos de todas as urnas, o empresário Mitt Romney foi declarado vencedor, em New Hampshire nesta terça-feira (10), da segunda decisão prévia do Partido Republicano para definir o candidato que vai concorrer com o democrata Barack Obama pela Presidência dos Estados Unidos, de acordo com dados oficiais de apuração.
Romney já havia vencido a prévia do estado de Iowa, uma semana antes, por apenas oito votos, e tem amplo favoritismo para se consolidar como candidato republicano contra o atual presidente, candidato à reeleição.
Com a apuração quase encerrada, Romney detinha 39%, enquanto o segundo colocado, o congressista Ron Paul, conhecido por seus pontos de vista libertários, estava com 23%,e o ex-embaixador na China Jon Huntsman, um moderado, com 17%.
"Esta noite festejamos, mas amanhã precisamos seguir trabalhando", disse Romney, criticado por sua moderação em um partido claramente dominado pela ala conservadora republicana.
O pré-candidato republicano Mitt Romney saúda eleitores na noite desta terça-feira (10) em Manchester, New Hampshire (Foto: Reuters)O pré-candidato republicano Mitt Romney saúda eleitores na noite desta terça-feira (10) em Manchester, New Hampshire (Foto: Reuters)
"O presidente já está sem argumentos. Agora está ficando sem desculpas", afirmou Romney a seus partidários reunidos na cidade de Manchester.
"Pedimos ao povo da Carolina do Sul que se una aos cidadãos de New Hampshire e façam de 2012 o ano do fim do tempo" para Obama, disse o ex-executivo e ex-governador de Massachussets.
"Este país hoje tem um líder que nos divide com a amarga política da inveja. Temos que oferecer uma visão alternativa e estou pronto para levá-los por outro caminho, no qual nosso desejo de vencer nos una e não haja ressentimento pelo sucesso.
"Nos últimos dias temos visto alguns republicanos desesperados para se unir a Obama. Isto é um grave erro para nosso partido e para nossa nação", advertiu Romney.
entenda as eleições nos estados unidos 9/1/11 (Foto: Editoria de Arte/G1)