segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rumos as eleições

Toninho quer romper com Galindo; Brito resiste e defende PSD na base

Patrícia Sanches


Prefeito Chico Galindo conta com apoio de Brito para manter PSD na base; Toninho defende entrega de cargos
O recém-criado PSD já rachou em Cuiabá por causa de divergências internas. Enquanto o vereador Toninho de Souza defende que o partido rompa com a gestão Chigo Galindo, deixando a base governista, o assessor especial do Palácio Alencastro Carlos Brito tenta manter o PSD com o petebista. O PSD se tornou uma importante peça no pleito deste ano e deve ter um peso significativo no processo eleitoral deste ano.
Na Câmara conta com uma bancada expressiva, tendo: Toninho, Edivá Alves e Everton Pop. Leve Levi, titular de uma das cadeiras, está licenciado e completa o grupo. Além da forte atuação no Legislativo, a legenda participa da gestão Galindo por meio das pastas de Habitação, sob João Emanuel, de Cultura, com Luiz Poção, e a assessoria especial de Brito, que tem status de secretário e deve assumir uma vaga no staff do petebista ainda neste mês. Poção e Emanuel devem deixar os postos em abril para disputar o cargo de vereador.
Diante do impasse, o rumo do partido deve passar por uma discussão da cúpula. Neste contexto, o voto do presidente da Assembleia José Riva, um dos fundadores da sigla, terá peso. Da bancada do PSD, por enquanto, apenas Toninho defende uma ruptura com Galindo. Ele segue orientação de uma parte da legenda que busca facilitar uma coligação com o PMDB, de Dorileo Leal.
Nos bastidores, o parlamentar tem dito que se Brito quer ficar com Galindo, deve entrar na cota do prefeito e não na do partido. A briga deve prosseguir até as convenções. Acontece que, se de um lado, quem está no cargo deve ficar, Toninho não tem força para forçar um rompimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário