segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mundo

13/02/2012 07h42- Atualizado em 13/02/2012 08h07

Capriles vence primárias e disputará presidência com Hugo Chávez

Vencedor enfrentará presidente venezuelano, há 13 anos no poder.
Participação foi de 2,9 milhões de eleitores, acima das expectativas.

Da Reuters
Comente agora

O governador Henrique Capriles foi eleito no domingo (12) por esmagadora maioria como o candidato da oposição venezuelana para concorrer com o presidente Hugo Chávez na eleição presidencial de outubro.
Na eleição primária realizada por uma coalizão de 30 partidos contrários a Chávez, a chamada Mesa da Unidade Democrática, participaram 2,9 milhões de pessoas - o dobro da estimativa inicial.
Capriles governa o estado de Miranda, o segundo mais povoado do país, e recebeu 62% dos votos. Em segundo lugar ficou o governador do Estado de Zulia, Pablo Pérez, com cerca de 870 mil votos, ou seja, perto de 29% do total.
As últimas pesquisas divulgadas indicavam uma vitória folgada de Capriles. A disputa funciona como um termômetro para a eleição presidencial em 7 de outubro, em que Chávez busca o terceiro mandato. Sem dar sinais de esgotamento após ter anunciado estar curado do câncer na “região pélvica” diagnosticado no ano passado, o venezuelano chegou ao 13º ano de governo, no último dia 2, com 51% de aprovação, segundo uma pesquisa recente.
Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias deste domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias deste domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário