sábado, 17 de março de 2012

sanecap

Após decisão do TRT e mais uma negociação, greve chega ao fim

Patrícia Sanches

17h55 - Após muita negociação, os servidores da Sanecap acabam de chegar a um entendimento com a Prefeitura de Cuiabá e decidiram encerrar a greve deflagrada na última segunda (16).
13h50- Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região determinou nesta sexta (16) que 40% dos funcionários da Sanecap retornem imediatamento ao trabalho para que a distribuição de água na Capital seja restabelecida. A decisão é do desembargador Edson Bueno. Com a determinação judicial, os grevistas não podem impedir o acesso ao trabalho dos servidores que não são favoráveis à greve. “Sempre estivemos abertos ao diálogo, e continuamos favoráveis à negociação. A falta de água para a população não pode ser utilizada como instrumento de negociação da categoria”, pontua o prefeito Chico Galindo (PTB).
Na decisão, o desembargador pondera ainda que os grevistas estão impedidos de bloquear acesso às estações de tratamento e distribuição. Os servidores "cruzaram os braços" na última segunda (12). Desde então, o caos tomou conta da cidade e vários bairros estão sem água. A Justiça teve que agir porque a paralisação prejudicou ainda o funcionamento de creches, escolas e até de hospitais.
Para evitar que a população seja ainda mais penalizada e reverter a situação caótica, o TRT determinou que 40% dos servidores da área operacional e 30% dos da área administrativa volter a trabalhar imediatamente, enquanto continuam as negociações entre o sindicato da categoria e a prefeitura. O não cumprimento da decisão acarreta multa diária de R$ 20 mil. A expectativa é de que todo o abastecimento seja normalizado num prazo de três dias.
Reunião
Nesta sexta acontece nova rodada de negociação entre entre a gestão municipal e os trabalhadores na Procuradoria Regional do Trabalho, numa audiência de conciliação. O prefeito Chico Galindo estará presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário