sábado, 28 de abril de 2012

União garante R$ 2 bi para quatro eclusas na Teles Pires/Tapajós

 

De Alta Floresta - Alexandre Alves
Foto: Reprodução
Mapa da futura hidrovia
Mapa da futura hidrovia
O Ministério dos Transportes sinalizou a garantia de R$ 2 bilhões para a construção de quatro eclusas (mecanismos de elevação de embarcações) que viabilizarão a hidrovia Teles Pires-Tapajós, em trecho de 1.043 quilômetros, com um porto em Cachoeira Rasteira, no município de Apiacás (1.010 km ao extremo norte de Cuiabá).

A informação é do coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, em entrevista ao Olhar Direto e outros veículos de comunicação nesta sexta-feira à tarde em Alta Floresta (823 km da capital), município onde acontece o “Movimento Pró-Porto”.

“O Ministério garantiu os recursos para a construção de quatro eclusas nas hidrelétricas de São Luis do Tapajós, Chacorão e Jatobá”, disse Edeon aos jornalistas.

Segundo o coordenador, com os quatro “elevadores” nas futuras hidrelétricas e o porto de Cachoeira Rasteira, a soja produzida no Médio Norte de Mato Grosso poderá ser escoada via hidrovia, barateando o custo de transporte. Atualmente são gastos cerca de US$ 130 por tonelada de soja, partindo de Sorriso até os portos de Santos (SP) ou Paranaguá (PR).

Com a futura hidrovia, o custo vai baixar para R$ 53 de frete hidroviário, mais o rodoviário em trecho de aproximadamente 500 quilômetros entre Sorriso e Apiacás. Deve-se levar em consideração também que o frete marítimo vai ficar mais em conta, já que os navios serão carregados em Santarém ou Belém, no Pará, ou ainda no porto de Santana, no Macapá (AP), diminuindo as distâncias que os navios precisam percorrer para chegar até a China – maior importador da oleaginosa mato-grossense.

Segundo Edeon, com os recursos garantidos para as quatro eclusas, as lideranças ligadas ao agronegócio vão trabalhar para a efetivação da construção das eclusas junto com as hidrelétricas. “Isso, na melhor das hipóteses, vai se concretizar por volta de 2018, mas temos que começar a mobilização agora, para conseguir que as eclusas sejam feitas durante as construções das barragens”, comentou.

Vaz informou que a soja transportada pelo futuro modal vai gerar economia de aproximadamente R$ 8 por saca, se comparado aos modais rodoviário e ferroviário usados hoje.

“Mato Grosso tem potencial para ampliar em nove milhões de hectares sua área plantada sem derrubar uma única árvore, usando apenas pastagens degradadas. Mas para isso é preciso viabilizar a logística de transporte, e a hidrovia é o melhor caminho”, pontuou Edeon Vaz.

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