quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

edital do VLT sai sexta

Governo de MT confirma lançamento de edital do VTL para Copa na sexta

Caixa Econômica Federal deu aval para governo lançar licitação em MT.
Licitação será nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Ericksen VitalDo G1 MT
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Modelo de VLT que será implantado em Cuiabá para a Copa 2014 (Foto: Assessoria/Agecopa)Modelo de VLT que será implantado em Cuiabá
para a Copa 2014 (Foto: Assessoria/Agecopa)
O edital de licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modelo de transporte público a ser construído para a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá (MT), será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (17). O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (15), em Brasília, pelo governador Silval Barbosa (PMDB), após reunião com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda.
Após o aval da Caixa, será lançada a licitação nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que consiste em uma licitação para mais simplificada. Feito isso, as empresas terão um prazo de 30 dias para apresentar as propostas. Em seguida, sai uma vencedora que já poderá começar a execução da obra em paralelo com a elaboração de projetos. O governo já começou a admitir que tem vai ter que “correr contra o tempo” para conseguir entregar a obra no prazo para o mundial.
O empréstimo que o estado contratará para implantação do VLT é da ordem de R$ 1,26 bilhão. O valor de R$ 423 milhões, que antes estava aprovado para o antigo Bus Rapid Transit (BRT), ônibus com linha exclusiva, já foi redirecionado para o metrô de superfície. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de novo empréstimo com a Caixa Econômica Federal (com recursos do BNDES). A obra do trem de superfície deve começar no primeiro semestre de 2012 e o término deve ser em dezembro de 2013, conforme o governo.
O processo de mudança no modal de transporte público – de BRT para VLT - para o mundial gerou polêmica no ano passado. Uma reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" denunciou que o Ministério das Cidades teria forjado um documento que autorizou mudanças no projeto de mobilidade urbana na capital, ampliando o custo da obra. O Ministério negou a fraude e classificou como disputa política.

Confira a rota do VLT
O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus que circula pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá. O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

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