quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ELEIÇÃO RONDONOPOLIS

Pátio e Percival se preparam para duelo; sem apoio, Salles deve recuar

Romilson Dourado


Rogério Salles (PSDB) assiste a polarização sobre possível duelo nas urnas entre Zé do Pátio (PMDB) e Percival Muniz (PPS)
Rondonópolis caminha para uma eleição polarizada entre o prefeito Zé do Pátio (PMDB) e o ex-prefeito e deputado estadual Percival Muniz (PPS), principalmente depois da pesquisa Mark, divulgada aqui no blog na semana passada, mostrando o socialista empatado tecnicamente com Adilton Sachetti (PDT), que não será candidato, e o prefeito peemedebista em segundo lugar - confira aqui. O tucano Rogério Salles mantém o nome no páreo, mas trata-se apenas de uma estratégia de valorização do "passe", ainda mais por ter a esposa Marília Salles no cargo de vice-prefeita.
De um lado, Pátio conta com o poder da máquina, mas, por causa de tropeços administrativos e de brigas internas, não conseguiu motivar a militância, com a retomada da autoestima, e também luta para ter respaldo integral da cúpula regional, especialmente do deputado federal Carlos Bezerra, dirigente da legenda, e do governador Silval Barbosa, com quem Pátio vinha tendo divergências nas duas últimas eleições, tanto que ambos, embora do mesmo PMDB, estiveram em palanques separados. O maior desafio do prefeito, que tem perfil mais político do que técnico e faz tanto alarde que sufoca as ações concretas, é de convencer o eleitor rondonopolitano de que cumpriu as promessas de campanha, com foco no social. De todo modo, o peemedebista reúne condições de ter apoio de grandes partidos, como do PR do deputado Wellington Fagundes, que já declarou simpatia pelo nome de Bezerra para prefeito, e até do tucanato e do PSD.
Já Percival, prefeito por duas vezes, prepara munição para contrapor a atual gestão. A tendência é de construir também um amplo arco de alianças, com aval especialmente do PDT de Sachetti e Pedro Taques, e do PSB de Mauro Mendes e Valtenir Pereira. As negociações de bastidores podem resultar na indicação do apresentador de TV Carlos Vanzelli, do PDT, para vice de Percival. O curioso é que Pátio e Percival são figuras populistas. Além de prefeito e hoje no posto de deputado, Percival foi vereador e deputado federal constituinte e ocupou a cadeira de vice-prefeito. Pátio também exerceu mandatos de vereador e de deputado estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário