segunda-feira, 19 de março de 2012

Com assinatura de contrato com AG, Copa do Mundo começa para o Inter

19/03/2012 07h36- Atualizado em 19/03/2012 13:00hs

Evento de assinatura será seguido por entrevista coletiva no Museu do Inter, no Estádio Beira-Rio

Por GLOBOESPORTE.COMPorto Alegre
Salão Nobre do Conselho Deliberativo já está preparado para a assinatura entre Inter e AG (Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS)Salão Nobre do Conselho Deliberativo já está preparado para a assinatura (Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS)
Depois de muitas idas e vindas, a nova era do Estádio Beira-Rio começa às 11h desta segunda-feira com a pompa pertinente a uma relação de 20 anos. A assinatura de contrato entre Inter e Andrade Gutierrez será feita em cerimônia no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, mas com clima de final: na área externa, os sócios poderão acompanhar o fim da novela da reforma do estádio por meio de um telão. Depois de meses de incertezas, a Copa do Mundo finalmente começa para o Inter nesta segunda.
O acordo encerra oito meses de impasse e discórdia entre o clube e a construtora. Depois da assinatura, haverá entrevista coletiva no Museu do Inter. A previsão do presidente do Inter, Giovanni Luigi, é de que as obras no estádio sejam reiniciadas em 10 dias e que as máquinas estejam no estádio, no máximo, até esta terça-feira. O fechamento do Beira-Rio para a reestruturação do gramado está programado somente para o final de 2013.
Dias turbulentos
A semana que antecedeu o acordo foi de troca de farpas e de muita preocupação das autoridades. Na quinta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, chegou a declarar que as relações com a contrutora estavam "esgotadas". Por sua vez, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse que estava "perplexo" com o imbróglio.
luigi inter presidente inter reforma beira-rio (Foto: Tomás Hammes/GLOBOESPORTE.COM)Luigi trouxe a notícia que todos esperavam na sexta
(Foto: Tomás Hammes/GLOBOESPORTE.COM)
Enquanto todos demonstravam cansaço pelo impasse que atrasou as obras por 269 dias, o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio de Azevedo, se mostrava tranquilo com a possibilidade de um acerto.
Já na sexta-feira, uma reunião extraordinária com a Comissão de Obras do Beira-Rio deu um ar de esperança aos envolvidos no processo. Após três horas de espera, o presidente do Inter, que havia amanhecido pessimista, trouxe a notícia que todos queriam receber.
- Depois de inúmeros contratempos e reuniões, chegamos a um bom termo com a construtora e segunda-feira, às 11h, será assinado o contrato - confirmou Giovanni Luigi.
A declaração colocou um ponto final na novela com a Andrade Gutierrez e deu lugar a um sentimento de que dias melhores virão. Agora, fora de campo, tudo é Copa do Mundo para o Inter.
Como será a reforma
beira-rio projeto copa do mundo (Foto: Divulgação/Secopa)Projeto de reforma do Beira-Rio (Foto: Divulgação/Secopa)
O Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Para isso, o Inter terá de se adaptar às novas exigências e padrões da Fifa, estando pronto para sediar qualquer evento nacional ou internacional de futebol. Veja abaixo as principais mudanças no estádio.
- Para os jogos da Copa, a capacidade total do Beira-Rio será de 51.300 lugares. Depois do evento, o Inter poderá estender até 56 mil lugares com a retirada das cadeiras localizadas atrás das goleiras.
- Além das vagas existentes, o torcedor poderá usufruir de um edifício-garagem que será localizado próximo à Avenida Beira-Rio, onde hoje estão os campos suplementares do clube. O edifício terá cerca de 3 mil novas vagas.
- A profundidade do degrau da arquibancada para cada torcedor sentar passará dos atuais 60 centímetros para 90 centímetros, dando mais espaços para o torcedor se acomodar. As cadeiras serão retráteis, o que facilitará a circulação do público.

- O Beira-Rio receberá uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica, cobrindo todos os lugares do estádio, inclusive as rampas e os acessos aos portões.

- Haverá um anel circundando todo o estádio. Os torcedores de qualquer setor poderão se encontrar neste ambiente, antes e depois das partidas.

- Os acessos não serão mais exclusivos pelas rampas. Haverá mais elevadores além de 16 novas torres de escadas.

- O torcedor que estacionar no edifício-garagem terá uma rampa coberta de acesso que sairá do edifício até o nível de acesso às áreas vip do estádio.

- Com mais portões de acesso e uma lógica mais moderna, o Beira-Rio poderá ser completamente evacuado em apenas oito minutos.

- Com o estádio totalmente coberto e cadeiras retráteis e de mesmo espaço em todos os setores, o Beira-Rio terá vai proporcionar conforto para todas as pessoas presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário