segunda-feira, 9 de abril de 2012

Chávez retoma tratamento em Cuba após mídia brasileira inventar história

 

   9/4/2012 11:40  

Chávez
Chávez brinca com o bebê antes de embarcar para Cuba
Ao contrário do que divulgou o colunista de um jornal conservador do Rio de Janeiro Merval Pereira, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retomou neste domingo, em Havana, as sessões de radioterapia voltadas a combater um tumor na região da pélvis. Pereira citou ter ouvido de suas fontes, entre as quais estão incluídos fornecedores de informações para a agência norte-americana de espionagem (CIA, na sigla em inglês), a história na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dito a Chávez para vir ao Brasil, tratar-se no Hospital Sírio Libanês, nesta capital.
O presidente Chávez, tão logo informado sobre a notícia falsa que a mídia conservadora brasileira tratou de difundir, negou qualquer uma das informações prestadas por Pereira, seja no jornal no qual em escreve, seja nos programas noticiosos do canal de TV Globonews, braço midiático da principal detentora de concessões públicas na área de comunicação do país, a Rede Globo. O mandatário venezuelano já fez duas cirurgias para remoção de tumores, em Cuba. Ele relatou, ainda, suas conversas nos últimos dias, por telefone, com o ex-presidente Lula e, em nenhum momento, o brasileiro sugeriu que Chávez transferisse o tratamento para o Hospital Sírio Libanês.
Fontes do governo venezuelano acrescentaram que, na conversa em tom emotivo e que tratou da remissão do câncer do brasileiro, Lula pediu a Chávez que fosse disciplinado e levasse a sério o tratamento. Eles também combinaram de se encontrar em uma visita de Lula à Venezuela, em breve. Um dos médicos do Sírio Libanês que participou da equipe que tratou os tumores da presidente Dilma Rousseff, do ex-vice-presidente José Alencar e do próprio Lula também negou qualquer consulta sobre uma possível mudança do tratamento de Chávez para em São Paulo. Estava provada a falsidade das informações alardeadas por Pereira.
Chávez, na véspera, despachou normalmente com seus ministros, antes de embarcar para Cuba para prosseguir com o tratamento. Na Venezuela, a história de Pereira ganhou o apoio de um dos integrantes da mídia de oposição ao presidente que, em sua página no Twitter, aumentou-a mais um pouco e chegou a adiantar que um avião do governo da Venezuela havia partido para o Brasil, com a missão de preparar a chegada de Chávez ao Hospital Sírio Libanês e que Chávez se reuniria com Lula e Dilma Rousseff no hospital já no final de semana. Lula passou o Domingo de Páscoa com a família e a presidenta Dilma embarcou para Washington. Até o início da tarde deste domingo, o colunista venezuelano Nelson Bocaranda ou o seu informante brasileiro Merval Pereira haviam desmentido as informações falsas disseminadas nas últimas 72 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário