segunda-feira, 9 de abril de 2012

ELEIÇÕES 2012 | 09/04/2012 - 11:34

 

PMDB disputará 120 prefeituras e busca reeleição em 3 cidades-pólos

Patricia Sanches e Glaucia Colognesi

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, garante que a legenda tem 120 pré-candidatos a prefeito e se articula para ser o partido à frente do maior número de municípios a partir de 2013. Hoje o PMDB comanda 18 prefeituras, perdendo para o PSD, com 50; e o PR, com 24. Conforme Bezerra, já há uma definição pela reeleição de Chicão Bedim, em Sorriso; Juarez Costa, em Sinop; e Lírio Lautenschlager, em Nova Mutum. As cidades-pólos são tidas como estratégicas para o presidente. “Estão fazendo uma boa gestão”, avaliou.
Enquanto Bezerra exalta os três gestores, ele está cada vez mais afastado do prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio. O “racha” com o correligionário existe desde 2008, quando Pátio foi eleito, mas ficou mais evidente nos últimos tempos. Nos bastidores, peemedebistas avaliam que a ruptura ocorreu devido o fato de Pátio ser centralizador nas ações e ter deixado de lado a legenda.
Além disso, o gestor tem problemas com o governador Silval Barbosa, uma das principais lideranças no Estado. Não superou o fato de Silval não ter subido no seu palanque na disputa contra o então prefeito Adilton Sachetti (PDT), que buscava à reeleição. Para piorar a situação, na semana passada Pátio foi cassado pela Justiça Eleitoral.
Articulação
Enquanto Bezerra encabeça as articulações para lançar o maior número de candidatos, Silval Barbosa (PMDB) diz que está conversando com os presidentes estaduais das legendas para debater o pleito deste ano. “Vamos buscar o consenso no máximo de cidades”, pontuou.
Alguns presidentes de siglas da base aliada, como o deputado federal Wellington Fagundes (PR), defendem que o governador não participe diretamente do pleito para não desequilibrar a disputa e beneficiar uma agremiação em detrimento de outra. Militantes do PMDB, por sua vez, cobram a presença de Silval no pleito para fortalecer as pré-candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário