sexta-feira, 16 de novembro de 2012

E.U.A /COMBUSTIVEL

EUA superarão Arábia Saudita em produção de petróleo em 2017

De acordo com a AIE, o aumento na produção de petróleo e de gás de xisto empurra o país em direção à autossuficiência em energia

Estação de petróleo na Arábia Saudita
Estação de petróleo na Arábia Saudita (Marwan Naamani/AFP)
Os Estados Unidos vão superar a Arábia Saudita como maior produtor mundial de petróleo até 2017, disse a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta segunda-feira. De acordo com a AIE, o aumento na produção de petróleo e de gás de xisto empurra o país em direção à autossuficiência em energia.
A AIE, que aconselha as maiores nações industrializadas sobre política energética, divulgou as estimativas em seu relatório anual. Suas conclusões foram diferentes das vistas no relatório de 2011, que previu a Arábia Saudita ainda como maior produtor até 2035.
"O desenvolvimento energético nos Estados Unidos é profundo e seu efeito será sentido bem além da América do Norte e do setor de energia", disse a AIE. "A recente recuperação na produção de petróleo e gás dos Estados Unidos, conduzida por tecnologias que estão desbloqueando fontes de petróleo e gás, está estimulando a atividade econômica - com menores custos e preços de eletricidade dando à indústria uma vantagem competitiva", acrescentou.
A AIE disse ainda prever uma queda contínua das importações americanas de petróleo, com a América do Norte se tornando exportador líquido de petróleo por volta de 2030. Desde que começou o ano, os Estados Unidos extraíram cerca de 6,2 milhões de barris de petróleo por dia, contra 5 milhões em 2008, o que representa um salto de 24%, segundo as estatísticas do Departamento de Energia norte-americano. "Os Estados Unidos importam atualmente cerca de 20% de suas necessidades energéticas e será praticamente autossuficiente em términos líquidos, contrariando a tendência dos países importadores", diz o organismo.
O economista-chefe da AIE, Fatih Birol, disse em coletiva de imprensa em Londres, acreditar que os Estados Unidos também podem ultrapassar a Rússia como o maior produtor de gás por uma margem significativa em 2015. Pouco depois, em 2017, os Estados Unidos se tornariam o maior produtor de petróleo, disse ele.
Esse tema foi evocado na recente campanha presidencial. O republicano Mitt Romney, que perdeu na semana passada para Barack Obama, prometeu a independência energética para 2020, apostando nas energias fósseis (petróleo, gás, carvão), enquanto que seu vitorioso rival preferiu focar nas energias renováveis (solar, eólica) e na economia de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário