quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Votorantim vai construir fábrica de cimento em Goiás



A Votorantim Cimentos anunciou, ontem, que vai investir, nos próximos três anos, R$ 5 bilhões na construção de mais oito fábricas no Brasil, das quais a maior delas em Goiás. As outras serão localizadas no Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Pará e Bahia. Nas novas unidades, serão gerados mais 7 mil empregos diretos.
Embora a empresa não tenha divulgado onde a fábrica será localizada, nem o valor do investimento, O POPULAR apurou no Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) que as maiores reservas de calcário para cimento no Estado de Goiás estão localizadas nos municípios de Formosa e Anicuns.
Em Formosa, os alvarás de mineração de calcário para cimento, cujas reservas são avaliadas para mais de 1 bilhão de toneladas, estão há mais de dez anos nas mãos dos grupos Camargo Corrêa e de João Santos, que já atuam na produção de cimento em outros Estados. Em Anicuns, os alvarás pertencem a várias pessoas físicas.
As notícias que circulam no mercado goiano é que a Votorantim Cimentos estaria negociando tanto com os concessionários dos alvarás em Anicuns como se associando à Camargo Corrêa para montar a fábrica em Formosa. Mas as especulações apontam que o negócio foi fechado com a Camargo Corrêa.
O projeto da empresa é construir uma fábrica com capacidade para produzir 2 milhões de toneladas de cimento por ano em Goiás, até 2012. Isso demandaria investimentos de mais de R$ 500 milhões, de acordo com estimativas de empresários que atuam no setor da mineração no Estado.
Além desses oito novos projetos, que serão implantados até 2013, a Votorantim Cimentos está construindo outras cinco fábricas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte.
Atualmente, a empresa tem nove fábricas em operação nos Estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso, Porto Velho e em Goiás, no município de Cocalzinho. Contudo, desde março, a Votorantim transferiu a unidade de Cocalzinho para o grupo francês Lafarge que assumirá a unidade em julho.
Número de unidades será de 35 em 2013
A Votorantim Cimentos terá capacidade de produção de 42 milhões de toneladas a partir de 2013, quando terá 35 fábricas. O número total de fábricas chegaria a 38 em 2013 se não fossem consideradas as 3 que serão entregues à Lafarge em julho em troca de 17% de participação na Cimpor.
Segundo o presidente da empresa, Walter Schalka, a Votorantim quer ser a única fornecedora de cimento para a obra da hidrelétrica de Belo Monte. Duas das oito novas fábricas no Brasil anunciadas estarão no Pará. Uma das novas unidades nesse Estado terá capacidade de produção de 750 mil toneladas a partir de 2012 e a outra, de 1,2 milhão de toneladas a partir de 2013.
Empresa antecipa estratégia
O objetivo da Votorantim Cimentos é se antecipar à crescente demanda por materiais básicos de construção no Brasil para manter o pleno abastecimento do mercado atual e futuro. “Estamos antecipando investimentos para reforçar nosso compromisso de abastecer o mercado nacional da construção”, afirma o presidente da empresa Walter Schalka.
Segundo ele, a empresa vai operar com uma ociosidade estratégica, crescer em mercados potenciais e ampliar a configuração industrial e logística para melhor o nível de serviços dos seus clientes.
Em nota distribuída à imprensa, a Votorantim justifica que as regiões escolhidas para a construção de novas unidades levam em consideração uma tendência de crescimento, regionalização e descentralização do consumo de cimento no Brasil, e posiciona a empresa mais próxima dos mercados de alto potencial de consumo.
Dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento, referentes a janeiro último, mostram que o consumo de cimento no Brasil cresceu 9,2% em janeiro passado em relação ao mesmo período de 2009. Em Goiás, o consumo chegou a 182.953 toneladas, colocando o Estado como o 8º maior consumidor do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário