terça-feira, 20 de março de 2012

Em nota, AMMP repudia ataques de André Prieto contra Mauro Zaque

Da Redação - Renê Dióz

Foto: Laura Petraglia/ODEm nota, AMMP repudia ataques de André Prieto contra Mauro Zaque
O presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Vinícius Gahyva, publicou nota de repúdio nesta terça-feira (20) aos ataques pessoais desferidos pelo defensor-público geral do Estado, André Luiz Prieto, ao promotor Mauro Zaque na semana passada.

Prieto chegou a chamar Zaque de oportunista, midiático, “escorpião improbo” e irresponsável, devido à ação proposta pelo promotor com base em indícios de um rombo – estimado em R$ 4,5 milhões – na Defensoria Pública.

A ação requeria também o afastamento de Prieto, que foi negado, mas o defensor ainda assim acusou que o promotor propôs a ação com o objetivo de prejudicar-lhe pessoalmente.

Além de declarar que Zaque lhe deve dinheiro, insinuou que o promotor já chegou a utilizar a escolta oficial do Ministério Público (MP) para levar a mulher ao salão de beleza e que o prédio das promotorias, em Cuiabá, foi construído com mármore da empresa de seu irmão.

“A AMMP lamenta o comportamento despropositado de quem ocupa lugar de destaque na advocacia pública de Mato Grosso, no comando de instituição que presta relevante serviço de assistência jurídica aos necessitados e onde encontramos agentes da mais alta respeitabilidade“, registra a nota da AMMP, divulgada nesta terça-feira (20).

O texto argumenta que Zaque, ao propor a ação contra Prieto, cumpriu apenas com seu papel de buscar por meio da Justiça a devida responsabilização do defensor. Os indícios de malversação de recursos públicos e improbidade administrativa, lembra a nota, foram apurados pela própria Corregedoria da Defensoria Pública.

Por isso, a nota classifica a conduta de Prieto – ao “extrapolar os legítimos limites de sua defesa, se utilizando da mídia para ofender a honra do agente público incumbido da defesa dos interesses da sociedade” – como incompreensível e até irracional.


Leia abaixo, na íntegra, a nota publicada pela AMMP.
A ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO (AMMP), ao tempo em que manifesta total e irrestrito apoio ao desempenho funcional do Exmo. Sr. Promotor de Justiça titular da 11ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA DE CUIABÁ – MAURO ZAQUE DE JESUS vem a público manifestar repúdio aos infundados ataques pessoais contra si irrogados, pelo acionado ANDRÉ LUIZ PRIETO.

Cumpre salientar que a atuação destacada do Promotor de Justiça MAURO ZAQUE DE JESUS, ao provocar o Poder Judiciário para a responsabilização do Defensor-Público Geral de Mato Grosso ANDRÉ LUIZ PRIETO e outros, apenas reflete o fiel e exemplar cumprimento de seu mister, em defesa da ordem jurídica e da sociedade mato-grossense.

O cumprimento do mandato republicano impõe ao membro do Ministério Público o dever de, enquanto fiscal da lei, demandar quem quer que venha a incorrer na prática de condutas compreendidas como de MALVERSAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS e tipificadas no ordenamento como IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, agindo o Promotor de Justiça em defesa do patrimônio coletivo e da honestidade na administração pública.

Neste passo, não é compreensível ou sequer racional, que o Sr. ANDRÉ LUIZ PRIETO tenha optado por extrapolar os legítimos limites de sua defesa, se utilizando da mídia para ofender a honra do agente público incumbido da defesa dos interesses da sociedade, especialmente quando a ação ministerial se baseia em fatos apurados pela própria Corregedoria da Defensoria Pública.

A AMMP lamenta o comportamento despropositado de quem ocupa lugar de destaque na advocacia pública de Mato Grosso, no comando de instituição que presta relevante serviço de assistência jurídica aos necessitados e onde encontramos agentes da mais alta respeitabilidade. Em corolário, a AMMP deixa registrado que o Ministério Público, a exemplo da atuação do Promotor de Justiça MAURO ZAQUE DE JESUS, não transigirá no seu dever institucional de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando sempre com respeito, mas com o rigor necessário à defesa do Patrimônio do povo mato-grossense.

Nestes termos, a AMMP - Associação Mato-grossense do Ministério Público - repudia com veemência a postura irresponsável e leviana do Sr. ANDRÉ LUIZ PRIETO que, alheia aos atributos da discrição, da prudência e do respeito institucional que orienta a conduta dos defensores públicos, divulga fatos mentirosos e totalmente divorciados da realidade.

A AMMP reafirma seu irrestrito apoio ao Promotor de Justiça insultado, disponibilizando-lhe meios para buscar a reparação cível e penal contra seu ofensor.

Vinicius Gahyva Martins
Presidente da AMMP

César Danilo Ribeiro de Novais
Diretor de Defesa Institucional e Integração da AMMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário