terça-feira, 13 de março de 2012

Criança brinca com fogo e acaba incendiando 5 ocas em aldeia de MT

2012 16h07- Atualizado em 13/03/2012 16h07

Índios estão dormindo embaixo de duas árvores e sem cobertores.
Ninguém ficou ferido, no entanto condimentos e objetos foram queimados.

Do G1 MT
Comente agora

Cinco ocas foram completamente destruída pelo incêndio. (Foto: Auakamu Kamayurá / Arquivo Pessoal)Cinco ocas foram completamente destruída pelo incêndio. (Foto: Auakamu Kamayurá / Arquivo Pessoal)
Uma criança de cinco anos incendiou cinco ocas da aldeia Kamayurá, localizada na região do Xingu, próximo ao município de Canarana, distante 831 km de Cuiabá. O incêndio ocorreu na última sexta-feira (09) quando o pequeno índio estava brincando com um papel em que ele havia colocado fogo com um fósforo. De acordo com os indígenas, ninguém ficou ferido, porém, condimentos e objetos foram totalmente queimados.
Em entrevista ao G1 o índio Auakamu Kamayurá falou que o tempo seco ajudou as chamas a se alastrar com mais facilidade. “No momento em que a criança estava brincando o tempo estava muito seco. Além disso, ele estava muito próximo da oca, o que ajudou a alastrar o fogo mais facilmente”, informou.
O índio disse que todos os condimentos e objetos que estavam dentro das ocas foram destruídos pelo fogo. “Perdemos rede, cobertores, comida, artesanatos produzidos por nós. Agora estamos divulgando nossa situação nas redes sociais para ver como as pessoas podem nos ajudar”, contou.
Nestas cinco ocas destruídas pelo fogo moravam aproximadamente 160 índios, de acordo com Auakamu. Agora estas pessoas estão dormindo embaixo de duas árvores. “Todos estão dormindo embaixo de uma mangueira e de um pé de laranja, sem cobertor, sem nada. Procuramos a coordenação da Fundação Nacional do Índios (Funai) de Canarana para ver se conseguimos, ao menos, as redes e recursos para construir um residência provisória”, explicou.
De acordo com a coordenação regional do órgão, responsável pela aldeia, as lideranças do povo Kamayuré, devem se reunir com representantes da Funai nesta terça-feira (13) para averiguar como será a liberação dos recursos para a reconstrução da moradia dos índios

Nenhum comentário:

Postar um comentário