terça-feira, 13 de março de 2012

Sergio Ricardo é Contra a volta dos Radares

Sérgio Ricardo reafirma posição contrária à volta de radares

13/03/2012 11:26

A instalação de radares eletrônicos em vias de maior fluxo de veículos em Cuiabá divide opiniões. O deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) mantém um posicionamento contrário ao retorno destes equipamentos.

“Defendo educação no trânsito, o radar tem ser na cabeça do motorista. Estes equipamentos são apenas caça-níqueis”, diz o parlamentar, que liderou campanhas contra o funcionamento dos radares na Capital e que acabaram sendo desativados por decisão judicial, em 2002.

Sérgio Ricardo defende a obrigatoriedade das instituições públicas desenvolverem campanhas educativas e preventivas para o trânsito. Ele aponta também a necessidade de exigir mais rigor na emissão da carteira de habilitação.

O parlamentar explica que o Detran e a Secretaria de Estado de Educação têm áreas específicas para desenvolver ações de educação no trânsito. Ele acrescenta que estes órgãos devem ampliar a atuação com entidades sem fins lucrativos para que as informações cheguem a toda população.

Segundo ele, com as facilidades tecnológicas da atualidade, os motoristas poderão fazer uso do GPS (sistema de posicionamento global) para que sejam alertados sobre os radares e só reduzir a velocidade nos locais onde os equipamentos estão instalados.

Desta forma, explicar Sérgio, os motoristas poderão circular em alta velocidade até poucos metros destes equipamentos, como em outros locais. Os radares, também conhecidos por pardais, apenas punem e não tem qualquer cunho educativo. “Sou a favor da educação no trânsito”, reafirma Sérgio Ricardo.

O retorno dos pardais atende uma exigência do Ministério Público Estadual (MPE), que entende ser um mecanismo para reduzir a violência no trânsito de Cuiabá.

Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Prefeitura de Cuiabá aceitou em instalar os equipamentos em 41 locais de maior movimentação de veículos na Capital.

A falta de cumprimento deste TAC, por parte da prefeitura, fez o MPE recorrer à Justiça. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Márcio Aparecido Guedes, determinou ao Poder Executivo que cumpra a execução do acordo com o Ministério Público.

A Prefeitura de Cuiabá trabalha para lançar o quanto o processo de licitação para instalação dos radares.

VELHOS PARDAIS

Sérgio Ricardo é o autor da ação número nº 373/2002 contra a Prefeitura de Cuiabá e a empresa Engebras – Indústria, Comércio e Tecnologia de Informática, que detinha a concessão para operar os radares eletrônicos. O parlamentar entende que estes equipamentos servem apenas para fortalecer a arrecadação, sem fazer uso de qualquer instrumento educativo, com o objetivo de orientar os condutores de veículos.

OFÍCIO

O parlamentar encaminhou um ofício para o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Josemar de Araújo Sobrinho, pedindo a relação detalhada dos 41 pontos onde serão instalados os 87 radares.

Com esta relação, o parlamentar quer identificar, junto com técnicos desta área, sobre a real necessidade de implantar estes radares.

Fonte: Noelma de Oliveira - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário