sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SAÚDE ALERTA


Campanha de atualização do cartão de vacina é amanhã

Gostou do conteúdo então divulgue


Redação do GD
Neste sábado (18) começa a campanha de atualização do cartão de vacina. A campanha segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, pretende avaliar criteriosamente as cadernetas de saúde da criança e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação. O intensivo vai até o dia 24 de agosto e tem como meta a comprovação de que 99% das crianças menores de 5 anos de idade tenham o cartão de vacinação em dia.
Os pais devem levar seus filhos aos postos de vacinação acompanhados da caderneta de vacinação para verificar se esta em dia. As crianças que estiverem com o cartão em conformidade, não receberão qualquer vacina, contudo é necessário que a verificação seja feita nos postos especializados por profissionais capacitados.
Muitas mães iniciam o esquema vacinal e não concluem achando que o filho já esta protegido, entretanto algumas vacinas só conseguem garantir a proteção contra a doença que foi produzida depois de três doses e um reforço. Portanto é necessário que os pais observem no cartão da criança as datas de agendamento para a próxima vacina e compareçam na unidade de saúde.
Mudanças
A vacina Pentavalente vai substituir a Tetravalente ou seja, em uma só vacina as crianças estarão sendo protegidas contra a Difteria, Coqueluche, Tétano e Meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, e contra Hepatite B. A criança que anteriormente era imunizada contra a Hepatite B em separado agora recebe uma dose contra Hepatite B ao nascer e as demais junto com a pentavalente.
Já no caso da VIP (vacina injetável contra a Poliomielite), a criança que começar a vacinação de rotina em Agosto (ou seja, aos dois meses de idade), iniciará o esquema vacinal com a VIP. Aos 4 meses, quando for receber a segunda dose da Pólio também receberá uma dose da VIP. Aos seis meses a terceira e o reforço aos 15 meses serão com a gotinha (VOP). Esta fase de mudança da VOP para a VIP foi definida em reunião internacional da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) onde o Brasil firmou um acordo de introduzir a vacina este ano pois a mesma já é utilizada nos países desenvolvidos e representa um avanço em termos de maior eficiência no processo de imunização da criança e redução dos possíveis efeitos adversos pós vacinais.
As vacinas disponibilizadas são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP). (Ascom SES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário