quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vuolo é 1º a responder por propaganda eleitoral antecipada

 

Laura Nabuco

17h05 - Para o advogado de Vuolo, Antônio Luiz Ferreira, a representação é fruto de uma interpretação equivocada do promotor de Justiça. Ele alega que o secretário foi o 5º pré-candidto à Prefeitura de Cuiabá a ser entrevistado pelo jornal e garante que a legislação permite a exposição de plataformas de governo e partidárias por parte de filiados ou pré-candidatos. "A lei realmente veda que ele peça votos, mas não que fale sobre os seus planos. O TRE tem julgado improcedentes ações desse tipo", afirma. Conforme Ferreira, a defesa tem um prazo de 48h para se manifestar. Ele acredita, no entanto, que a alegação deve ser apresentada ainda nesta quarta (25).
16h26 - O secretário extraordinário de Logística Intermodal e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, Francisco Vuolo (PR), foi acionado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta propaganda eleitoral antecipada. A ação foi proposta pelo promotor Alexandre de Matos Guedes devido a uma entrevista veiculada pelo jornal Diário de Cuiabá no dia 15 de abril.
Conforme a ação, em pelo menos duas perguntas feitas pelo jornal Vuolo fez referência à sua campanha. Guedes alega ter ficado nítido o caráter eleitoreiro da matéria, porque o secretário teria discorrido sobre seus diferenciais em relação aos demais pré-candidatos. Além disso, Voulo teria falado sobre seus planos caso seja eleito.
Este é o primeiro caso de representação por propaganda fora de época das eleições deste ano. Em março, o também pré-candidato à sucessão de Chico Galindo (PTB), Dorileo Leal (PMDB) chegou a ser alvo do juiz federal substituto Pedro Francisco da Silva, membro do TRE. O magistrado pediu mais atenção da Justiça Eleitoral na fiscalização do peemedebista, superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, devido a realização do projeto "Viva o seu Bairro".
A propaganda eleitoral é permitida por lei apenas após o dia 6 de julho. A ação contra Vuolo foi distribuída à 55ª Zona Eleitoral e deve ficar sob os cuidados do juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho. Procurado pela reportagem do RDNews, o secretário afirmou estar numa reunião. Até o fechamento desta matéria ainda não havia retornado a ligação

Nenhum comentário:

Postar um comentário