quarta-feira, 25 de abril de 2012

Portal Olhar Direto fica fora do ar após sofrer ataques de crackers

 

Da Redação - Renê Dióz
O Olhar Direto sofreu ataques de crackers que retiraram o site do ar entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira (25). De acordo com o IP Hotel, cujos servidores hospedam o Olhar Direto, o site sofreu um ataque no final da tarde de ontem e outro por volta das 7h de hoje.

O diretor comercial Gustavo Morgado explicou que tratam-se de ataques do tipo DDOS (distributed denial-of-service), no qual uma rede de computadores infectados por vírus ao redor do mundo provoca o sobrecarregamento do servidor de determinado site.

De acordo com o diretor, existem ao redor do mundo (mas principalmente em países como Rússia, China e Estados Unidos) milhões de computadores infectados passíveis de serem controlados por crackers – tal como os hackers, pessoas com avançado conhecimento de informática, mas que o utilizam para fins escusos - no intuito de atacar alvos específicos, como portais de grandes empresas, governos, instituições etc.

O cracker controlador manipula essa rede de computadores de modo que todos, ao mesmo tempo, passem a enviar pacotes de dados a determinado alvo. O servidor do site atacado aceita as requisições feitas pela rede em ação, mas os pacotes de dados enviados contêm todos números de IP (Internet Protocol, como se fosse a identidade do computador) forjados.

Daí, o servidor se vê impossibilitado de remeter os dados de volta e, ao mesmo tempo, continua recebendo centenas de milhares de pacotes de dados. O resultado da sobrecarga é a invalidação do sistema e a negação de acesso ao site.

Segundo Morgado, um ataque nesta escala raramente é provocado isoladamente pelo cracker; na maioria das vezes, ou é praticado por uma motivação ideológica (como ativistas que tentam derrubar sites de corporações financeiras) ou é contratado por alguém interessado em retirar (por horas ou dias) o conteúdo do site em questão do ar.

Ele informou que todas as medidas estão sendo tomadas para recuperar o acesso ao Olhar Direto. Inicialmente, foram bloqueados os IPs de origem dos computadores manipulados nos ataques, mas a medida se tornou ineficaz durante a manhã de hoje – quando os ataques se intensificaram.

O IP Hotel está estudando outras medidas para a manutenção do site. A direção do Olhar Direto vai buscar a devida investigação policial dos fatos e agradece aos internautas pela compreensão com o funcionamento do site nos próximos dias, cuja atualização ficará comprometida enquanto o IP Hotel trabalha para incrementar a infraestrutura dos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário